Recomendações
para Coordenadores e Professores Responsáveis pelos Grupos/Equipas
Após o acompanhamento de algumas jornadas dos
Quadros Competitivos, a verificação e análise dos Boletins de Jogo das várias
modalidades, serve o presente para esclarecer e uniformizar alguns procedimentos nas
actividades do Desporto Escolar:
- As horas marcadas no horário são de INÍCIO de JOGO, e não
para as escolas se apresentarem no local de competição, é necessário dar tempo para a
preparação do jogo. A jornada inaugural deverá ter inicio na hora marcada, para tal as
escolas visitadas deverão ter o espaço de competição devidamente preparado.
- Os boletins de jogo devem ser preenchidos com rigor e correcção
e
deverão dar entrada neste CAE até 72 horas úteis após a realização dos
jogos. Há boletins enviados para estes serviços com incorrecções graves ou
incompletos, tendo suscitado sérias dúvidas de leitura, o que demonstra, pouco
cuidado no seu preenchimento e análise no final dos encontros.
- Os Regulamentos das várias modalidades (Regulamento Geral de
Provas; Regulamento Específico e o Regulamento Técnico-Pedagógico,
nos escalões de Infantis e Iniciados) devem ser escrupulosamente cumpridos.
Deve ser dada especial atenção às normas de utilização de jogadores no decurso dos
jogos, pois têm sido diagnosticadas anomalias neste aspecto.
- Devem os Professores/Responsáveis cumprir e fazer cumprir algumas
formalidades e assegurar (antes, durante, intervalos e final de encontro) o correcto
funcionamento da actividade, fundamentalmente:
- Usar equipamentos iguais (particularmente camisolas e calções) e
numerados. Eeste ponto constitui-se como um elemento fundamental do bom funcionamento das
actividades.
- Proceder de forma a que os jogos sejam dirigidos por um 1º árbitro,
2º árbitro, oficial de mesa e marcador.
- Implementar o protocolo de jogo, em formalidades (mínimas) e
directrizes de procedimentos:
- O material de controle de actividade deve estar devidamente
organizado (mesa, boletim de jogo, apitos, marcadores de mesa e todo material específico
para as diversas modalidades).
- Saudação de todos os elementos, antes e depois dos jogos (equipas,
adversários e árbitros).
- Aquecimento protocolado dos alunos/atletas.
- Cumprimento das directrizes para o comportamento/atitude dos
elementos suplentes.
- O disposto nas regras oficiais em função das necessidades
específicas das modalidades, no que respeita ao espaço de jogo.
Assim, pedimos aos Professores/Responsáveis
por Grupos/Equipas mais cuidado no desenvolvimento deste processo, que queremos educativo,
para que o mesmo possa atingir os níveis de qualidade pretendidos.
Só assim o Desporto Escolar poderá ser a
celebração de uma festa desportiva, com elevado conteúdo formativo.
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