Contactos/Ligações
    Eventos/Provas    Escolas

DOCUMENTO ORIENTADOR DE ACTIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DA NATUREZA

Introdução

A uniformização de procedimentos em qualquer processo que dependa de vários intervenientes é uma necessidade que, quando discutida, se revela consensual.
Nesta perspectiva, o Gabinete do Desporto Escolar da Área Educativa de Braga elaborou o presente documento para viabilizar a existência de uma referência comum aos vários Grupos/Equipa de Actividades de Exploração da Natureza.

Actividade do Grupo/Equipa

A actividade dos grupos/Equipa de Actividades Náuticas e de Exploração da Natureza desenvolve-se em duas vertentes:

1. Dinâmica interna (processo de preparação/treino regular e concretização de actividades referentes ao grupo equipa)
2. Organização de encontros inter-escolas e participação em encontros CAE (eventualmente, participação em encontros regionais e/ou nacionais).

Dinâmica interna:     Processo de Preparação/Treino

A dinâmica interna de cada grupo deve, naturalmente, corresponder às expectativas dos seus constituintes, às suas características, à realidade das instalações/recursos disponíveis e à cultura da comunidade escolar.
No entanto, e apesar do exposto, os professores devem procurar que os seus alunos atinjam objectivos concretos, passando pelas várias etapas da aprendizagem/especialização nas áreas a desenvolver nas Actividades Náuticas e de Exploração da Natureza.

Concretização de actividades referentes ao grupo equipa

O Programa do Desporto Escolar, prevê a realização de competições internas, cursos de formação, etc..
Neste contexto, o professor deverá contemplar a realização de competições ao nível de escola que, havendo possibilidade, serão abertas a outras escolas (encontros inter-escolas).

Participação/Organização de Provas/Encontros:

• As Provas/Encontros de Actividades de Exploração da Natureza pretendem ser um factor de motivação dos alunos na participação nas actividades regulares do seu Grupo/Equipa, um instrumento de aferição do trabalho por eles desenvolvido e uma oportunidade de conhecer a especificidade nas modalidades a abordar.
  • Assim, e para que possa ser assegurada uma participação enriquecedora e dignificante, estes momentos obedecerão a um conjunto de normas orientadoras que se apresentam de seguida:
  • As inscrições dos alunos devem ser concretizadas nos prazos previstos.
  • Os professores responsáveis deverão garantir a inscrição de alunos devidamente preparados, tanto em termos de prestação psico-motora como em termos de conhecimentos regulamentares.
  • As escolas organizadoras e Professores/Responsáveis deverão zelar pela MÁXIMA SEGURANÇA das actividades em prática.
  • As entidades organizadoras (escolas ou CAE) devem comunicar aos intervenientes (incluindo o CAE), a data e local de realização dos eventos com um mínimo de 15 dias de antecedência (esta comunicação deverá ser acompanhada pelo regulamento específico da prova).
  • Gabinete do Desporto Escolar colaborará, dentro das suas possibilidades, com os responsáveis pelas organizações, sempre que para tal for solicitado.
  • >As escolas organizadoras deverão contactar com Autarquias e outras entidades, no sentido de as envolver e co-responsabilizar pela iniciativa (nomeadamente no que diz respeito a transportes, lanches, cedência de instalações, lembranças, prémios, ….)

Bom trabalho.

Página Inicial      Modalidades/QC    Fotografias     Documentação/Fichas     Formação    Eventos/Provas     Escolas

Contactos/Ligações    Anos lectivos anteriores     Ajuda/Sugestões