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CENTRO DE FORMAÇÃO DE DESPORTO ADAPTADO

Escola Secundária Carlos Amarante
CAE Braga – Desporto Escolar

 

Projecto 2004/2005

1. Introdução

O projecto do Centro de Formação de Desporto Adaptado (CFDA) foi implementado durante o ano lectivo 2003-2004, tendo como escola-sede, a Escola Secundária de Carlos Amarante, em Braga, e como escola-pólo, a Escola EB 2,3 de Vila Verde.  Teve ainda articulação com a Escola EB 2,3 Rosa Ramalho (Barcelinhos), através da proposta desta para a criação de um grupo de Boccia.  Promoveu actividades para as deficiências motoras, auditiva e visual, nas modalidades de Boccia, Futsal e Goalball, para um total de 45 alunos com deficiência e sem deficiência.

No ano lectivo que agora se inicia (2004/2005), o Centro de Formação de Desporto Adaptado continua a adopção do lema da inclusão pelo desporto escolar, operacionalizado através da prática desportiva das modalidades de Boccia e Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica para alunos grandes dependentes motores, e do Judo e Goalball para a alunos com deficiência visual.  Para além da prática desportiva e a criação de quadros competitivos, de encontros e de experiências desportivas, terá como objectivo a formação de professores e alunos, o envolvimento de escolas, das famílias e das instituições comunitárias, como pretende apoiar a criação de um modelo desportivo escolar inclusivo.

A participação não será exclusiva para alunos com deficiência de várias escolas do Distrito de Braga, mas envolverá alunos sem deficiência, ao nível da partilha da prática desportiva, no apoio e acompanhamento aos alunos com deficiência, na arbitragem dos jogos, e através de equipas de apoio ao desenvolvimento do Centro de Formação.

O CFDA foi implementado nos concelhos de Braga, de Vila Verde e de Barcelos, contando como escola-sede, a Escola Secundária de Carlos Amarante (Concelho de Braga) e como escolas-pólo, a Escola EB 2,3 de Vila Verde (Concelho de Vila Verde) e a Escola Secundária de Alcaides de Faria (Concelho de Barcelos).  Estas escolas receberão alunos de escolas da sua área geográfica. 

Para além dos professores de Educação Física envolvidos directamente no Centro de Formação, contamos com o apoio directo dos professores de Ensino Especial das escolas-pólo e das escolas-parceiras (escolas de proveniência dos alunos).

2. Enquadramento do projecto

Identificação do(s) Professor(es) do C.F.D.

Estabelecimento de Ensino onde está colocado

Modalidade / Disciplina Desportiva

Quadro Competitivo

(Escolar / Federado)

Luis Marta

ES Carlos Amarante

Coordenador

-

Luís Marta

ES Carlos Amarante

Boccia/Futebol CRE

Escolar

José Duro

ES Carlos Amarante

Judo/Goalball

Escolar

Teresa Alves

EB 2,3 Vila Verde (Vila Verde)

Boccia

Escolar

Abílio Costa

ES Alcaides de Faria (Barcelos)

Boccia

Escolar

Envolverá directamente 6 professores de Educação Física, dos quais 1 Coordenador do Centro, e um número estimado de 40 alunos, entre alunos com deficiência e alunos sem deficiência. 

Código a)

Escola Sede e escolas-pólos

Professor Responsável

Deficiência

Modalidades

401122

Escola Secundária de Carlos Amarante

Luis Marta

Motora Grave

Boccia/FCRE

José Duro

Visual

Judo/Goalball

345430

Escola EB 2,3 de Vila Verde

Teresa Alves

Motora Grave

Boccia

400750

Escola Secundária Alcaides de Faria

Abílio

Motora Grave

Boccia

343675

Escola EB 2,3 Rosa Ramalho – Barcelinhos

-

Motora Grave

Boccia

Escolas Parceiras

Alunos c/ deficiência

Modalidades

DM

CR

DA

DV

400737

Escola Secundária Alberto Sampaio

 

1

   

Boccia / BC1

401341

Escola Secundária D. Maria II

 

1

   

Boccia / SCF

402205

Escola Secundária de Maximinos

 

2

   

Boccia / BC3 e BC4

401122

Escola Secundária Carlos Amarante

6

Apoio Boccia

3

Apoio Judo/Goalball

     

1

Judo/Goalball

341587

Escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão

 

1

   

Boccia / BC3

     

2

Judo/Goalball

345611

Escola EB 2,3 de Lamaçães

 

2

   

Boccia / BC3 e BC1

Escolas Pólo (c/ núcleo de Boccia)

Alunos c/ deficiência

Modalidades

DM

CR

DA

DV

345430

Escola EB 2,3 de Vila Verde

 

4

   

Boccia

5

Apoio Boccia

400750

Escola Secundária Alcaides de Faria

 

3

   

Boccia

4

Apoio Boccia

343675

Escola EB 2,3 Rosa Ramalho – Barcelinhos

 

2

   

Boccia

2

Apoio Boccia

 

No final do ano lectivo transacto, foi possível encontrar números da população potencial para este projecto através da informação cedida pela Equipa Coordenadora dos Apoios Educativos, ECAE Braga, os quais permitiram o direccionamento para o tipo de actividades propostas, e os contactos que a partir de Setembro de 2004 foram necessários efectuar.

Estes dados dizem respeito ao âmbito de intervenção da escola sede (concelho de Braga).  Os dados recolhidos permitiram-nos encontrar uma população potencial para este projecto de 95 alunos, do 2º ciclo até ao ensino secundário, ao nível das deficiências motoras, visuais e auditivas.

Em função do avaliado no ano transacto decidiu-se como importante apostar em modalidades com possibilidade de encontros desportivos escolares, focalizar as oportunidades para os alunos com grande dificuldade de acesso ao desporto escolar, e garantir o apoio de professores do quadro das escolas que oferecem condições de continuidade.

Assim sendo, foi excluída a aposta na modalidade de Futsal e o apoio aos alunos deficientes motores ambulantes, como aos alunos deficientes auditivos, por falta de professor que desejasse continuar o projecto e porque o nível de dificuldade para o acesso desportivo não era elevado, optando-se por sugerir aos alunos a inclusão em actividades de desporto escolar nas suas escolas.

O quadro de alunos potenciais para o projecto do ano lectivo 2004/2005 é o que abaixo apresentamos:

Agrupamento

Escolas

Motores

Visuais

Auditivos

Total

Observações

EB1

EB23

SEC

T

EB1

EB23

SEC

T

EB1

EB23

SEC

T

André Soares

Fora de âmbito

3

-

3

Fora de âmbito

1

-

1

Fora de âmbito

-

-

0

4

 

Cabreiros

2

-

2

-

-

0

-

-

0

2

1CR

Fujacal

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Nogueira

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Fran. Sanches

-

-

0

1

-

1

10

-

10

11

 

Frei C. Brandão

2

-

2

3

-

3

-

-

0

5

1CR

Gualtar

3

-

3

-

-

0

1

-

1

4

1CR

Tadim

2

-

2

1

-

1

1

-

1

1

1CR

Fontes

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

S. João do Souto

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Lamaçães

6

-

6

-

-

0

15

-

15

21

2CR

Encosta/Sameiro

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

AE Nasc. do Este

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Palmeira/Adaúfe

3

-

3

1

-

1

-

-

0

4

 

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

S. Frutuoso

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Cávado

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Real

1

-

1

1

-

1

-

-

0

2

 

Mosteiro

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Oeste da Colina

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Celeirós

1

-

1

-

-

0

-

-

0

1

+2

Braga/Oeste

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Horiz.do Este

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Trigal Stª Maria

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

Alberto Sampaio

-

2

2

-

2

2

-

7

7

11

1CR

Carlos Amarante

-

1

1

-

4

4

-

11

11

16

1CR

D. Maria II

-

2

2

-

1

1

-

-

0

3

 

Maximinos

-

6

6

-

-

0

-

1

1

7

4CR

Sá de Miranda

-

-

0

-

-

0

-

-

0

0

 

TOTAL

0

23

11

34

0

8

7

15

0

27

19

46

95

12CR

Podemos observar que ainda carecemos, à data de apresentação deste projecto, de mais inscrições, pois o nosso objectivo é tentar apoiar o maior número possível de alunos com deficiência motora grave e com deficiência visual.  Esperamos igualmente, conforme aconteceu no ano lectivo anterior, que ao longo do ano existam mais inscrições de alunos de apoio.

2. Planeamento das actividades

O planeamento de actividades do Centro de Formação será orientado para 4 eixos fundamentais:

q       Actividades regulares de treino

q       Encontros e competições

q       Actividades de formação

q       Actividades nas escolas parceiras

As actividades regulares de treino serão efectuados nas instalações da escola sede e das escolas-pólos, bem como haverá lugar a treinos em instalações desportivas cedidas por instituições da cidade de Braga, como em escolas-parceiras.   Esta situação servirá o propósito de encontrar as condições ideais de prática desportiva, ou seja a articulação entre disponibilidade de espaços, disponibilidade de horários do aluno com deficiência, aluno de apoio e professor, como de transportes.

Os treinos estarão organizados por modalidade e grau de classificação desportiva (caso do Boccia), como existirão treinos globais, onde todos terão a oportunidade de participar em conjunto.

Os encontros e competições serão organizados pelas escolas promotoras e pelas estruturas do CAE e da DREN.

As actividades de formação servirão o intuito de habilitar todos os participantes para um melhor desempenho na sua modalidade, bem como aprender e conhecer outras realidades e práticas.  Servirão ainda o propósito de sensibilizar a comunidade escolar, e a envolvente, para este sub-sistema desportivo escolar, bem como para formar outros professores, alunos e agentes desportivos na área de desporto escolar para alunos com deficiência.

As actividades nas escolas parceiras serão solicitadas por estas, ou propostas pelo coordenador do Centro de Formação, como forma de dinamizar e dar a conhecer o desporto escolar para alunos com deficiência.  Também, para preparar o lançamento futuro de novos pólos de trabalho, como ainda para dar a conhecer as potencialidades e as capacidades desportivas dos alunos da escola que participam no Centro de Formação.

3. Enquadramento financeiro

Será necessário prever um investimento anual nas actividades do Centro de Formação da escola-sede em cerca de 2000 Euros, respeitantes a despesas estimadas em deslocações, equipamentos e material desportivo, divulgação, alimentação e prémios.   Procuraremos encontrar financiamentos paralelos, ou a facilitação de serviços, ao nível de patrocínios, apoio das escolas-parceiras, apoio das instituições da cidade (APPC Braga; ACAPO Braga; APD Braga; CMB; IDP; IPJ; outras) e projectos de âmbito nacional (SNR; PCAND; FPDD; CEFD). 

Igualmente procurar-se-á envolver as famílias dos alunos e as associações de pais.

 

4. Parcerias e protocolos a celebrar

q       Escola EB 2,3 de Vila Verde

q       Escola Secundária de Alcaides de Faria

q       Escola EB 2,3 Rosa Ramalho

q       Escola Secundária Alberto Sampaio

q       Escola Secundária D. Maria II

q       Escola Secundária de MaximinosI

q       Escola EB 2,3 de Lamaçães

q       Escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão

q       Núcleo Regional de Braga da APPC

q       Delegação de Braga da ACAPO

q       Delegação de Braga da APD

q       Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral

q       Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes

 

5. Divulgação

A divulgação será feita via internet, ao nível interno das escolas promotoras (escola sede e escolas-pólo), bem como através de contactos directos com as escolas parceiras.

Serão elaborados cartazes e fichas de inscrição.  Na escola sede far-se-á uma divulgação a todas as turmas, através do apoio dos professores de Educação Física e dos outros professores, através de um documento informativo e sensibilizador sobre o projecto, que em anexo tem uma ficha de inscrição para alunos.

Todas as actividades serão divulgadas e promovidas no site da internet da escola e do desporto escolar (CAE).

Para as acções de formação serão contactadas todas as escolas do concelho de Braga, e dar-se-á informação à comunicação social regional, para além das formas mencionadas acima.

Equaciona-se a possibilidade de ser apresentada na escola sede um trabalho informático sobre o CFDA, complementado por um vídeo sobre o desporto para deficientes.

 

6. Articulação com outras disciplinas da escola sede

Na continuidade do trabalho efectuado no ano transacto, procurar-se-á aprofundar a articulação com a disciplina de Educação Física, com a Formação Técnica de Desporto e com o Curso Tecnológico de Desporto, por forma a existirem apoios ao nível da organização de actividades, arbitragem de provas, formação de alunos e realização de trabalhos.

Continuar-se-á a receptividade ao apoio prestado pelos grupos de Inglês e de Alemão da escola sede, para patrocínios e realização de trabalhos, bem como nas actividades levadas a cabo pela disciplina de Arte e Design de uma turma do 12º ano, para a criação de cartazes, logotipo do CFDA, prémios e outras actividades.

Para este ano, já foram lançadas a base para a realização de um anuário do CFDA, com a colaboração de professoras da disciplina de Português.

A articulação com outras disciplinas pretende envolver a escola no projecto, por forma a este poder ter um enquadramento mais educativo e formativo, criando espaços de reflexão e de acção importantes à inclusão do aluno com deficiência e à formação de uma cidadania mais solidária para todos.


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