Anos lectivos anteriores
                 Ajuda/Sugestões
160.gif (107 bytes)
    Eventos/Provas    Escolas

Visita de Sua Ex.ª o Sr. Secretário de Estado da Educação

Acção de divulgação do Desporto Escolar nas Escolas E.B. 2,3 de Celeirós; Sec. Carlos Amarante; Sec. Alberto Sampaio

Hoje, dia 17 de Novembro de 2004, o Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. Diogo Feio, visitará esta Área Educativa no âmbito de uma Acção de divulgação do Desporto Escolar naquilo que se entende como actividade prioritária que é a Actividade Interna das Escolas. Nesse sentido informamos que esse estabelecimento de ensino será objecto de uma visita de trabalho, a fim de se constatar o decurso dessas mesmas actividades.
O programa Horário será o seguinte:

15.00 Horas - Escola EB 2,3 de Celeirós
16.00 Horas - Sec. Carlos Amarante
17.15 Horas - Sec. Alberto Sampaio 

No seguimento da política e das metas definidas pelo Ministério da Educação, assume este Governo, o Desporto Escolar como meio educativo privilegiado para desenvolver pessoal e socialmente as crianças e os jovens portugueses através de três grandes finalidades:

  • Promoção da Saúde (aquisição de bons hábitos de vida activa e saudável);
  • Desenvolvimento da Cidadania (potencial de socialização da prática dos jogos desportivos);
  • Formação de Candidatos a Bons Praticantes de Desporto (no que diversifica as possibilidades e os projectos de futuro de quem passa pela Escola)

Para a persecução destas finalidades, são definidos no Programa do Desporto Escolar três níveis de desenvolvimento:

- Actividade Interna
- Actividade Externa
- Formação Desportiva Especializada

A Actividade Interna desenvolve-se através de um conjunto de actividades físico-desportivas com carácter regular e sistemático, especificados num plano e programa anual integrado no Plano de Actividades de Escola.

A Actividade Externa refere basicamente os Campeonatos Escolares nas suas diferentes fases (CAE, Regional, Nacional e Internacional).

A Formação Desportiva Especializada abrange os Centros de Formação Desportiva, os Estágios de Aperfeiçoamento Técnico e os Campos de Férias Especializados.

Assim, enquanto a Actividade Externa e a Formação Desportiva Especializada se definem pelo seu carácter selectivo em que têm acesso os melhores candidatos a bons praticantes desportivos, a Actividade Interna tem um carácter mais abrangente visando o alargamento da prática desportiva ao maior número de alunos possível.

No ano lectivo 2003-2004 nas 1276 Escolas aderentes ao Desporto Escolar, 1809, dos 6214 professores envolvidos no projecto do Desporto Escolar, tiveram redução da componente lectiva para desenvolver Actividade Interna.

Compete aos Órgãos de Direcção e Gestão do Estabelecimentos de Educação e Ensino, na elaboração dos horários, prever a existência de tempos semanais para as práticas da Actividade Interna, compatíveis com a disponibilidade de instalações, alunos e professores.

Das formas organizativas da Actividade Interna destacamos:

- Campeonatos/ Torneios Internos ( Inter-Turmas ) – 9821 programados em 2003-04
- Corta-Mato Internos – 1222 em 2003-04
- Formação de Dirigentes/Outra Formação – 350 acções programadas em 2003-04
- Formação de Juízes/Árbitros – 2410 acções programadas em 2003-04
- Encontros/Convívios Inter-Escolas, de proximidade geográfica – 1898 em 2003-04
- Dias ou Semanas de Modalidade

 

Alguns dados do CAE de Braga em 2003/2004:

- Campeonatos/Torneios Internos (Inter-Turmas) - Foram realizadas 261 actividades, num total de 70579 participantes
- Corta-Matos Internos (Escolas) - realizaram corta-mato 76 Escolas, em que participaram 9862 alunos
- Formação de Dirigentes/Outra Formação - participaram 32 professores
- Formação de Juízes/Árbitros - (Nível 2, CAE) participaram 310 alunos

Uma verdadeira Cultura Desportiva de Escola será alcançada no respeito pelas tradições e hábitos organizacionais de cada Escola, e da Comunidade envolvente. É um desejo que se promovam acções no âmbito de parcerias entre estruturas da educação e, o envolvimento necessário, de agentes dos sectores público, social e privado mas também, se promova, um conjunto diversificado de actividades de envolvimento dos pais e famílias na Escola.

Este ano lectivo, em parceria com a Fundação Luís Figo, e como forma organizativa da Actividade Interna, foi lançada a Taça Luís Figo que abrangendo as modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Voleibol, Ciclismo, Judo, Karting, Natação, Ténis  e Triatlo conta com a adesão de cerca de 400 Escolas e terá o seu epílogo numa grande Festa do Desporto Escolar a realizar na Maia a 6 de Maio de 2005

Assim, com o reconhecimento de muitos bons exemplos e boas práticas, de norte a sul do país, que se constituem como incentivo de processos de melhoria de funcionamento da estrutura e dos resultados do Desporto Escolar, assume-se o Desporto Escolar como forma insubstituível de contributo para a integração social, prevenção da saúde, introdução à cultura desportiva, orientação e especialização desportivas, criação de hábitos de vida saudável e prevenção de comportamentos desviantes.

 

Página Inicial      Modalidades/QC    Fotografias     Documentação/Fichas     Formação    Eventos/Provas     Escolas

Contactos/Ligações    Anos lectivos anteriores     Ajuda/Sugestões