S. Cristóvão

Esta capelinha está situada no coruto de um monte e no centro de um castro romanizado. Tanto o altar como a imagem são de granito. S. Cristóvão é padroeiro contra o fastio.

S. Cristóvão é representado por uma imagem de gigante, descalço e com um grande pau na mão. Senta-lhe no ombro esquerdo o Menino segurando uma bola, que significa o mundo. Está sempre á entrada dos templos principais. S. Cristóvão é padroeiro contra o fastio. Em Ponte de Lima é uma imagem de roca (isto é: tem aparentes apenas o rosto as mãos e os pés afeiçoados; o resto do corpo é constituído por uma armação de madeira, que o vestuário encobre).

Na freguesia de Frontão (Ponte de Lima) tem capelinha própria, construída no coruto de um monte e no centro dum castro romanizado. Tanto o altar como a imagem são de granito.

No dia da festa (25 de Julho), oferendam-lhe grandes pães em forma de sêmeas com uma cruz gravada na massa. Também se podem observar nas dádivas, um ritual diferente das outras localidades. Os devotos, cumprem o velho preceito de darem as três voltas á capela.

Anterior                         Próximo

Página realizada por: Nuno Gonçalves

Envie o seu comentário ou sugestão para: lindoso@um.geira.pt