Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

Dia de Santa Teresa

15 Outubro 2009

 

1º CICLO

No 1º Ciclo, os alunos prepararam-se para a festa de Santa Teresa, através dos Quartos de Hora de Reflexão e das aulas de EMRC. Foram trabalhados, nas aulas, alguns aspectos da vida e da mensagem de Teresa. A história da lagarta e da borboleta, em power-point, foi trabalhada segundo o esquema enviado para as reuniões dos Amigos de Jesus.

No dia 15, os alunos festejaram Santa Teresa, com uma Celebração da Palavra, no auditório do Colégio. O 1º e 2º anos participaram na celebração às 10:45h e o 3º e 4º anos às 11:30h.A celebração constou de um tempo de reflexão e oração. Após a visualização de um Power-Point sobre a vida de Santa Teresa. Os cantos, apropriados para o momento, levaram os alunos a exprimirem o seu entusiasmo e carinho por Jesus e Teresa.

 

2º E 3º CICLOS

 O dia 15 de Outubro é sempre um dia festivo para o colégio: celebra-se o dia de Santa Teresa. É a actualização de um espírito que nos liga ao passado - uma vida e uma Obra - e ao presente de tanta gente que, em profundidade, se eleva.

Começámos com a Eucaristia, (celebrada pelo P. Sérgio, pároco de S: Victor), lugar de ENCONTRO. No auditório estavam os alunos do 3.º ciclo e o que se propunha era que nos uníssemos em torno da mensagem: “Liga-Te e cresce!”. Este foi o slogan principal proposto para a reflexão, que tinha por base as palavras de Santa Teresa: “Liga-te aos Mestres muito determinado a aprender o que te ensinam”. (cf. Caminho de Perfeição). O 2º ciclo na mesma hora, mas na capela do colégio, (celebrada pelo P. José Carlos Vilas Boas) com o mesma lema e com o slogan do Colégio para ser vivido durante o ano,”QUERER, ACREDITAR, CAMINHAR, VENCER” começaram o dia, agradecendo tanto dom recebido e pedindo força e entusiasmo para caminhar, trabalhar para alcançar as metas propostas para o ano.

Vivendo em atitude de solidariedade, e unindo este dia com o dia Mundial da Erradicação da Pobreza, no decurso da Eucaristia fez-se a oferta simbólica de um euro gigante com o registo dos valores que são tema de reflexão ao longo do ano lectivo, juntamente com o lema: QUERER, ACREDITAR, CAMINHAR, VENCER”  

“Liga-te... e dá crédito a esta ideia!”- foi o mote para a actividade solidária que se seguiu à Eucaristia. Após esta celebração, cada turma deslocou-se a uma superfície comercial, onde cada aluno, (de calculadora na mão, fazendo e refazendo as contas), adquiriu os géneros alimentares possíveis dentro desse orçamento, partilhando com o Projecto SA. Os olhares e os gestos dúbios de muitos alunos e alunas faziam conjecturar: 1€ daria bem para comprar uma mão cheia de gomas ou pastilhas elásticas… mas a alternativa era arroz, massa, leite, atum,  em gesto de compras solidárias, dando primazia aos que necessitam da nossa partilha. E a imaginação voou até às casas onde os bens farão, certamente, multiplicar sorrisos… sob o olhar atento de Teresa.

Sílvia Carneiro Afonso

 

Tarde em estilo Teresiano

A Primeira edição da Liga Teresiana - Liga-Te - aconteceu  na tarde do dia 15 de Outubro, dia de Santa Teresa. Aproveitando o último sol de um Verão prolongado, os espaços exteriores do Colégio serviram de cenário para, num ambiente de grande euforia, os(as) alunos(as) do 2º e 3º ciclo participarem num Peddy-paper organizado pelos(as) professores(as) dos Departamentos de Ciências Exactas e da Natureza e de Expressões com a colaboração dos restantes Departamentos. As várias áreas do Saber giraram de mão em mão sob a forma de questões de cultura geral, puzzles, dança, pintura..., num rodopio que se prolongou até às 17 horas. Viram-se grupos de alunos(as) a correr na ânsia de serem os primeiros a terminar as suas tarefas, no menor tempo possível e com o máximo de pontuação conseguida. O entusiasmo foi geral, tanto por parte dos alunos, pela participação activa, como por parte dos(as) professores(as), por lhes proporcionar esta experiência educativa e poder presenciar o entusiasmo que esta desencadeou nos alunos.

            Saltar os muros do Colégio transportando a "Chama" da Liga-Te, talvez até Santo Tirso ou Elvas, é o desejo de todos(as, professores(as) e alunos(as) do Colégio Teresiano de Braga. Para quando esta tão desejada 2ª edição da Liga-Te?

Anabela Soares e Sandra Góis.

 

 

    

         

              

 

 

 
 
Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos