Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

Dias da Leitura

29 fevereiro 2012

Desafios ao sabor da leitura no Colégio Teresiano de Braga

Quem conta um conto…

No dia vinte e nove de fevereiro, iniciaram-se os Dias de Leitura, no Colégio Teresiano de Braga e os livros “amados como nenhuns outros companheiros da alma” - nas palavras de Eugénio de Andrade - foram os grandes homenageados. Esta iniciativa decorreu até sexta-feira, dia dois de março, envolveu toda a comunidade educativa e teve como objetivo promover a leitura nas suas várias vertentes, colocando os alunos como atores desse processo de descoberta e construção.

No primeiro dia, decorreu a atividade “A Hora do conto”, que consistiu na seleção prévia de contos e na sua dramatização, pelos alunos do segundo e terceiro ciclos. Estes foram apresentá-los às turmas dos seus colegas mais pequeninos – pré-escolar e primeiro ciclo. Esta atividade permitiu aos alunos do segundo e terceiro ciclos revisitar lugares encantados da sua infância e “vestir a pele” de personagens que povoaram o seu universo, proporcionando nas salas de aula momentos verdadeiramente mágicos. Desde a Cinderela, passando pelo Capuchinho Vermelho e pelas suas novas versões, todas as personagens foram resgatadas no tempo e trazidas para o Colégio Teresiano, com a função tão importante de alimentar os sonhos e a imaginação das crianças, bem como contribuir para a missão educativa do Colégio, através das suas moralidades.

Ainda neste primeiro dia, às catorze horas, os alunos do primeiro ciclo contaram com a presença da escritora Manuela Mota Ribeiro que, inspirada na sua experiência enquanto médica, escreve para sensibilizar as crianças em relação aos cuidados a ter com a saúde e também para os valores fundamentais, como o respeito pela diferença.

Estes dias, repletos de fadas, gnomos, animais falantes, demonstraram que a leitura dramatizada acrescenta muito na educação da criança e na sua relação com os livros, cultivando-a e desenvolvendo nela a imaginação e criatividade - aspetos essenciais, para a formação do ser.

No dia um de março, decorreu o Concurso de Poesia, dedicado ao grande tema do colégio “A variedade dá sabor à vida”, contando com a presença de um número elevado de alunos participantes, que escreveram textos da sua autoria. Para as melhores produções escritas e leituras foram atribuídos prémios – livros – para que estes continuem a construir este gosto pela leitura/ escrita.

No dia dois de março, os alunos do terceiro ciclo contaram com a presença da doutora Ana Araújo, professora de Literatura Africana da Universidade do Minho, e do doutor Pedro Quintas, professor de Tecnologias da Informação, argumentista de peças de teatro, encenador e ator. Estes dois convidados proporcionaram aos alunos, numa conversa intimista, um encontro com a escrita, enquanto meio de revelação do “eu”. Os alunos leram poemas e textos selecionados dos autores e foi aberto um diálogo sobre as palavras e o seu caráter confessional, que lhes desvelou todas as suas potencialidades, tornando este encontro inesquecível e um incentivo ao ato de escrita.

Esta “primavera cultural” antecipada provou a toda a comunidade que “quem conta um conto acrescenta um ponto” a favor da criança/ jovem e da sua relação com os livros que, ainda nas palavras de Eugénio de Andrade, são “tão musicais/no fluvial e transbordante/ardor de cada dia”.

 

 

 

 

 

 

 
 
Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos