Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

Celebração de Santo Henrique

26 e 29 de Janeiro de 2007

 

Festa do P. Henrique no Teresiano

 

Desde que começou o mês de Janeiro, a festa do P. Henrique começou a ser preparada. No dia 2, reuniram-se todas as Irmãs que trabalham no Colégio para repensarem como dinamizar a espiritualidade teresiana, passando este caudal aos leigos e como viver este mês com toda a comunidade educativa, recriando o carisma, dinamizando-o. Depois de reflectirmos, passámos a mensagem aos Directores de Turma e aos Professores do 1º ciclo e da Pré-Escolar. Foram programadas algumas estratégias pelo Conselho de pastoral do Colégio, criando momentos de partilha e de reflexão, tendo sempre a intencionalidade de formar. Os momentos comuns seriam: entrada dos amigos no 1º ciclo numa Eucaristia; o 2º e os 3º ciclos também celebrariam em Eucaristia, mas em momentos separados. No dia 29, todos os alunos do Colégio, às 14 horas irão reunir-se junto da estátua que está no exterior para homenagearem o P. Henrique através de canções, uma poesia e do içar da Bandeira da Companhia e da Eco/escola. O olhar sempre atento do P. Henrique às problemáticas que o rodeavam conecta com o projecto “Junt@s fazemos a diferença”, que este ano está a ser vivenciado no Colégio, aproveitando sempre para formar os alunos, incutindo neles o aspecto interventivo e de cidadania activa e participativa. Todo o dia irá ser dinamizado neste sentido, havendo espaços de dramatizações e encenações, utilizando várias línguas, incentivando a cultura e a universalidade

 

Lourdes Oliveira, stj.

 

 

Fotografias

Clique na foto para ampliar

 

Pré-Escolar

                   

Inserido no lema “Junt@s fazemos a diferença”, que este ano serve de pano de fundo às actividades realizadas no Colégio, o sector da Pré-Escola celebrou o Dia do Fundador, Henrique de Ossó.

Previamente preparado nas respectivas salas com o estudo da vida do Santo e com a aprendizagem de cânticos alusivos à efeméride, as crianças celebraram este dia com uma visita à capela, passaram junto da sua estátua a quem homenagearam com canções e com um sentido “Viva o Padre Henrique”. Outro momento vivido pelas crianças do sector, foi a visualização de acetatos referente à história da sua vida.

Foi um dia diferente e significativo para as crianças da Pré-escola.

 

 

 

1º Ciclo

Henrique de Ossó

A sua festa no Colégio

 

Durante toda a sua vida Henrique de Ossó foi outro Jesus na Terra. Ajudou os pobres, os doentes e todos aqueles que precisavam de um pouco de amor, tendo como prioritário na sua vida, a EDUCAÇÃO. Ele percebeu que uma criança, um jovem, bem orientad@s, poderiam fazer muito bem no mundo. No dia 27 de Janeiro partiu para a casa de Jesus, continuando presente no nosso coração.

           Por isso mesmo, na sexta-feira (26 de Janeiro) antecipámos a festa, porque no dia seguinte, 27, Sábado, não dava para todos nos reunirmos e celebrarmos. Então, o Colégio, optou por dois dias de celebração, na Sexta para os alunos do 1º Ciclo e da Pré, e no dia 29, Segunda, para, os alunos do 2º e 3º ciclos. Foi uma festa muito bonita, uma belíssima eucaristia, na qual os alunos do 1º ano entraram para os Amigos de Jesus e os restantes renovaram o seu compromisso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na segunda-feira (29 de Janeiro) reunimo-nos todos os alunos do Colégio junto da estátua do padre Henrique, e cantámos algumas canções em sua homenagem. Sentia-se mesmo que o Colégio estava em festa, tudo nos convidava a viver na alegria e na festa.

 

           É claro que não foram só nestes dias que nos lembrámos de Henrique, pois durante todo o mês de Janeiro, nos fomos preparando, através do estudo do seu pensamento e da sua vida, sentimos que ele nos acompanha todos os dias e nos ensina a fazer tudo por Jesus.

 

VIVA O P. HENRIQUE

 

Alunos do 4º ano

 

Era uma vez uma criança

De Vinebre,

Com pai, mãe, irmã e irmão,

Uma criança humilde

E de bom coração

Brincava com Dolores

E Jaime, seu irmão.

Gostava de estudar,

Queria ser professor.

Mas sua mãe estava sempre a falar

De ser um homem de Deus seguidor.

Dia 15 de Setembro sua mãe morreu

Henrique triste ficou

E, depois disto no sonho

De sua mãe pensou.

Fez-se sacerdote

E anos depois as Irmãs Teresianas fundou

E às crianças

A sua vida dedicou.

 

Carolina Monteiro, 4.º Ano, Turma A

No dia 29 de Janeiro, dia do Padre Henrique, o Colégio Teresiano reúne-se para fazer uma grande festa, cheia de alegria e amizade.

Celebramos essa grande festa em homenagem ao Padre Henrique, porque ele foi uma grande pessoa e o fundador das Irmãs Teresianas e dos primeiros Colégios Teresianos. Ajudava os mais débeis, adorava as criancinhas, ajudava-as e era amigo delas.

No dia 26 houve uma Eucaristia para celebrar o dia da morte de Henrique de Ossó, como era um grande homem, foi para o céu e hoje é Santo. Nessa Eucaristia cantamos canções sobre ele em sua homenagem.

No dia 29 de Janeiro fomos todos junto à estátua do Padre Henrique rezar, falar e cantar sobre ele.

Todo o colégio gosta de Henrique de Ossó e todos gostaríamos de seguir o seu exemplo: SER OUTRO JESUS NA TERRA

Rita Teles, 4º ano A, n.º 23

 

A História de um Menino chamado Henrique de Ossó

 

            A História que vamos contar é um acontecimento de um menino chamado Henrique.

            Estávamos no ano 1840, quando uma mãe, deu à luz o seu 3º filho, chamado Henrique de Ossó.

            Quando Henrique ainda estava na barriga de sua mãe, ela, comunicou-lhe um desejo: “ Meu filho, que alegria me darias se um dia fosses sacerdote” (Padre)

            Henrique tinha dois irmãos: um chamava-se Jaime e uma irmã, chamada Dolores, o Pai também tinha o nome de Jaime.

            No dia 17 de Outubro de 1840, Henrique foi baptizado, já em casa, a mãe voltou a comunicar-lhe o seu sonho: “ meu filho, que alegria me darias se um dia fosses sacerdote “

            Henrique também tinha um sonho: Ir para a escola e estudar para ser professor. Acabaram as férias de Verão, Henrique entrou para o 1º ano, tinha 6 anos, um amigo chamado Jorge, não era muito bom a jogar no jogo “às distâncias”, perdia sempre, mas um dia Henrique perdeu de propósito para o Jorge ganhar. O menino ficou tão contente que foi contar a novidade à mãe.

            Mais tarde, Henrique teve uma doença grave, mas salvou-se. Em 15 de Setembro de 1854, a mãe de Henrique morreu, com a febre-amarela. Dolores, a irmã de Henrique, preparou as malas para ele ir trabalhar na loja do tio comerciante que vivia em Réus. Um dia Henrique, fugiu de casa e foi para Montserrat, para pedir a Nossa Senhora para ser aquilo que a mãe tanto desejava, como um dia também o fez Santa Teresa. No caminho ele encontrou um pobre que lhe pediu pão, como Henrique não tinha pão, trocou a roupa com o pobre.

            Quando estava a rezar a Nossa Senhora de Montserrat, o irmão viu-o, e como Henrique estava com uma roupa de pobre, o irmão não o reconheceu, aproximou-se e notou que era Ele.

            Disse-lhe: “ Quero ser Sacerdote”. Jaime voltou para Vinebre e contou ao Pai que Henrique queria ser Padre, o pai concordou.

            Ao longo da sua vida, disse: “ Dai-me um quarto de Hora de Oração que eu vos darei o Céu”. Uma frase que ele repetia de Santa Teresa.

            Henrique fundou as Irmãs Teresianas e os primeiros Colégios Teresianos.

 

            Henrique morreu em 27 de Janeiro de 1896

 

 Mensagem de Henrique

 

“Ser Outro Jesus na Terra”

“Nós Amigos de Jesus, achamos que devemos ser bons como Jesus foi, seguindo a Palavra de Deus e o recado do P. Henrique. “

“Ser Outro Jesus na Terra””

  Alunos do 3º ano A (8 anos): João Amaral; Tomás Faria; Afonso José        

 

 

 

Eucaristia do 2º Ciclo - Capela do Colégio

              

    

 

 

 

Debate "Auditoria Ambiental" - 3º Ciclo

                        

 

 

 

Actuação dos alunos do 8º Ano - "Paraíso Asfaltado"

                        

              

Alguns comentários

Ao início, não pensei que esta ideia fosse ser levada a sério por parte da turma. Quando percebi que houve uma aceitação por parte de toda a turma, fiquei surpreendida e envergonhada, só de pensar nas figuras que iria fazer, mas…

Os ensaios começaram, a adrenalina veio ao de cima. Os exercícios de concentração foram muito criativos, gostei mesmo deles…

Mas o verdadeiro desafio foi no dia da performance. Senti-me nervosa como raramente estou. Esperavam-me dezenas de pessoas ansiosas por uma boa actuação. Depois, a música iniciou…e, imediatamente, a cortina se fechou. Tanto esforço culminou num enorme espectáculo muito vantajoso para mim.

O tempo em cima do palco passou a voar, FELIZMENTE! E a recompensa foi uma salva de palmas geral, grandes elogios e uma felicidade interior com um sabor a vitória. Obrigada, stora.

Joana Veiga

  

Adorei participar na performance, pois, além de me ter divertido e ter feito algo diferente, também superei um dos meus maiores receios: estar perante muita gente com quem não tenho muita confiança.

Estou ansiosa por voltar a fazer algo semelhante.

Gostei mesmo muito e obrigada por ter confiado em nós.

Rosarinho

  

Acho que a performance foi fantástica. Foi também uma experiência única, linda e enriquecedora em termos gramaticais, ambientais e sociais. Fizemos muitas cenas, mas isso teve a sua piada.

Devo dizer que a Guida estava com umas sapatinhas muito bonitas.

Penso que correu tudo bem e os pequenos enganos não se notaram.

Toda a gente gostou e fico feliz e comovida com isso.

Gostei da Irmã Isabel como DJ…impôs imenso respeito no palco.

Adolescentes alegres, crianças felizes…eh, pá…que giro!

Amei a parte dos ETs. Foi bastante engraçado.

O fim estava emocionalmente fantástico. Gostei de tudo.

Anónim@

  

Na performance, eu aprendi mais algumas palavras em Inglês, a pôr a vergonha de lado e a apresentar-me ao público. Conseguimos aprender Inglês de uma forma diferente e atraente. Fizemos uma encenação apenas com duas músicas em Inglês, ninguém falou, mas entendeu-se perfeitamente a mensagem deixada ao público.

No início, traduzimos a letra para Português e tivemos que a perceber, para depois a reproduzirmos em teatro. Gostei muito de ter participado numa invenção magnífica em honra do Padre Henrique, a stora foi fantástica e “lúdica”. Se tivesse perdido esta experiência, ficava muito triste. Se o Padre Henrique estivesse vivo, de certeza que adoraria, tal como muita gente adorou.

Consegui adquirir muitos mais conhecimentos de Inglês e de teatro. Obrigada, professora.

Beatriz

 

Esta performance foi uma forma divertida e original de fazermos os outros e também nós próprios reflectir acerca do problema ambiental. Ao prepará-la, diverti-me imenso e penso que, neste tempo, nos unimos muito mais, ao ajudarmo-nos uns aos outros nos momentos de nervosismo.

Simplesmente adorei! Fico muito orgulhosa por toda a gente ter gostado, pois sei que todos se esforçaram

 Anónima

 

A performance foi muito gira! Para mim, foi uma experiência espectacular. Adorei! Aprendi com isto que é muito divertido fazer peças com os amigos, o que é uma nova experiência.

Foi pena alguns dos colegas não terem vindo para fazermos a performance, mas conseguimos improvisar. Tivemos muita calma, concentração e fizemos silêncio. Acho que a professora gostou do que nós fizemos. Foi uma excelente ideia. Adorei!

Obrigada, professora, por ter feito esta experiência connosco.

 Anónima

 

Para mim, participar na performance foi uma boa experiência e gostei de participar. Penso que correu bem e que vale a pena repetir. Penso também que ESPECTACULAR é a palavra para descrever aquele momento. Adquiri alguns conhecimentos a nível de representação. Foi muito bom.

 João Beiramar

 

Para mim, foi uma experiência única. Gostei muito, fez-nos reflectir sobre o ambiente. A música era sobre o ambiente, as árvores foram cortados e a mensagem que a música transmitia e que só damos valor às coisas quando elas se vão embora.

Por causa da performance, atingi um maior nível de concentração e ajudou-me muito, porque também serviu para aprender mais Inglês.

Espero fazer mais coisas assim!

OBRIGADO!

 Anónimo

 

 

 

Eucaristia do 3º Ciclo - Igreja Paroquial de S. Vítor

                             

                        

 

 

 

Homenagem ao Padre Henrique e Hastear da Bandeira da Eco-Escola

 

                  

                        

    

 

 

 
 
Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos