Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos


DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 5º ano

 

 

ÁREA DE PROJECTO

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

COMPETÊNCIAS  GERAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

- Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

- Realizar actividade de forma autónoma, responsável e criativa.

- Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

Questionar a realidade observada;

Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

Valorizar as diferentes formas de linguagem;

Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do trabalho de Grupo;

Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectos visados;

Realizar tarefas por iniciativa própria;

Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros;

Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

  1. CONTEÚDOS

1º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados ao tema – “A Natureza”.

 

AULAS PREVISTAS – 12 Blocos (24 aulas)

 

2º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados ao tema – ”Respeito pela Natureza”;”Respeito pelos outros”

 

AULAS PREVISTAS – 10 Blocos (20 aulas)

 

3º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados ao tema – ”Respeito pela Natureza”;”Respeito pelos outros”

 

AULAS PREVISTAS – 10 Blocos (20 aulas)

 

 

Ciências da Natureza

5.º Ano Turma A

1.     Competências Essenciais 

Competências Gerais

Competências Específicas

 - Respeitar a diversidade de indivíduos e grupos, a biodiversidade, o ambiente e o património cultural;

- Pesquisar, seleccionar e organizar a informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

- Utilizar os processos e conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para compreender a realidade sócio-cultural;

- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

  1. Reconhecimento da relação entre a diversidade de seres vivos e seus comportamentos e a diversidade ambiental.

  2. Reconhecimento que, dadas as dimensões das células, há necessidade de se utilizar instrumentos adequados à sua observação.

  3. Utilização de critérios de classificação de materiais e de seres vivos.

  4. Explicação da dinâmica da Terra com base nos fenómenos e transformações que ocorrem.

  5. Planificação e realização de investigação envolvendo a relação entre duas variáveis, mantendo outras constantes.

  6. Compreensão da importância de se questionar sobre transformações que ocorrem na Terra e de analisar as explicações dadas pela Ciência.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  • Abordagem ao conceito de Biosfera.

  • Variedade de formas e revestimento do corpo.

  • Locomoção no ar, na água e no solo.

  • Variedade de regimes alimentares.

  • Comportamento dos animais na época da reprodução.

  • Animais vivíparos e animais ovíparos.

  •  Metamorfoses na rã e nos insectos.

  • Variação dos factores do meio – sua influência no comportamento dos animais.  

Aulas Previstas -         14/2       Blocos (  29     aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

 

2.º Período

  • Morfologia das plantas com flor. Alguns aspectos da morfologia das plantas sem flor.

  • A célula - unidade na constituição dos seres vivos.

  • Classificação dos seres vivos.

  • A água, importante componente dos seres vivos. A água como solvente.

  • A qualidade da água.

  •  Tratamento da água – referência alguns processos.

  • Distribuição da água na Natureza. A água e actividades humanas.

Aulas Previstas -      16  Blocos (32 aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

 

3.º Período

  • Importância dos gases atmosféricos.

  • Factores que alteram a qualidade do ar.

  • Rochas frequentes na região - comparação com outras rochas relativamente a algumas propriedades.

  • Rochas, minerais e actividades humanas.

  • Alteração das rochas pelos agentes atmosféricos e biológicos - génese dos solos.

  • Alguns tipos de solos e suas propriedades.

  • Conservação dos solos - novas tecnologias e suas consequências.

 

Aulas Previstas –      12/2   Blocos (   25    aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

 

 

Ciências da Natureza

5.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

- Respeitar a diversidade de indivíduos e grupos, a biodiversidade, o ambiente e o património cultural;

- Pesquisar, seleccionar e organizar a informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

- Utilizar os processos e conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para compreender a realidade sócio-cultural;

- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

  1. Reconhecimento da relação entre a diversidade de seres vivos e seus comportamentos e a diversidade ambiental.

  2. Reconhecimento que, dadas as dimensões das células, há necessidade de se utilizar instrumentos adequados à sua observação.

  3. Utilização de critérios de classificação de materiais e de seres vivos.

  4. Explicação da dinâmica da Terra com base nos fenómenos e transformações que ocorrem.

  5. Planificação e realização de investigação envolvendo a relação entre duas variáveis, mantendo outras constantes.

  6. Compreensão da importância de se questionar sobre transformações que ocorrem na Terra e de analisar as explicações dadas pela Ciência.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  • Abordagem ao conceito de Biosfera.

  • Variedade de formas e revestimento do corpo.

  • Locomoção no ar, na água e no solo.

  • Variedade de regimes alimentares.

  • Comportamento dos animais na época da reprodução.

  • Animais vivíparos e animais ovíparos.

  •  Metamorfoses na rã e nos insectos.

  • Variação dos factores do meio – sua influência no comportamento dos animais.  

Aulas Previstas -         18       Blocos ( 36     aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

Nº de feriados – 4 (Oficiais + Feriados da Congregação Santa Teresa)

 

2.º Período

  • Morfologia das plantas com flor. Alguns aspectos da morfologia das plantas sem flor.

  • A célula - unidade na constituição dos seres vivos.

  • Classificação dos seres vivos.

  • A água, importante componente dos seres vivos. A água como solvente.

  • A qualidade da água.

  •  Tratamento da água – referência alguns processos.

  • Distribuição da água na Natureza. A água e actividades humanas.

Aulas Previstas -      15,5  Blocos (31 aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

Festas no Colégio – 1 (22 de Março – Ciência no Colégio)

 

3.º Período

  • Importância dos gases atmosféricos.

  • Factores que alteram a qualidade do ar.

  • Rochas frequentes na região - comparação com outras rochas relativamente a algumas propriedades.

  • Rochas, minerais e actividades humanas.

  • Alteração das rochas pelos agentes atmosféricos e biológicos - génese dos solos.

  • Alguns tipos de solos e suas propriedades.

  • Conservação dos solos - novas tecnologias e suas consequências.

 

Aulas Previstas –      15   Blocos (   30    aulas)

Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2

Nº de feriados – 1 (Corpo de Deus))

 

 

educação moral e religiosa católica

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

 

CGER 1 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

CGER 2 - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CGER 3 - Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

CGER 7 - Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

CGER 8 - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

CGER 9 - Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

CGER 10 - Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento (CGER 10).

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos (CGER 8).

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais

(CGER 7).

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade (CGER 1 e 3).

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária

    (CGER 7 e 8).

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar (CGER 1 e 2).

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano (CGER 1).

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja

Católica na construção da História (CGER 1 e 2).

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã

     (CGER 8 e 9)

 

2-     Conteúdos

1.º Período

1.      Filhos de Deus e irmãos

2.      A Bíblia conta a história da salvação

3.      A promessa de Deus

4.      Deus liberta o povo de Israel

Aulas Previstas -                  (    10   aulas)

 

2.º Período

5.      Filhos de Deus e irmãos

6.      A Bíblia conta a história da salvação

7.      A promessa de Deus

8.      Deus liberta o povo de Israel

Aulas Previstas -                   (     11  aulas)

 

3.º Período

9.      Filhos de Deus e irmãos

10. A Bíblia conta a história da salvação

11. A promessa de Deus

12. Deus liberta o povo de Israel

Aulas Previstas -                   (  10    aulas)

  

 

Educação Física

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger3. Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

Cger7. Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma e criativa.

Cger9. Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

·        Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais básicas, particularmente da resistência geral de longa duração; da força rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de frequência de movimentos e de deslocamento; da flexibilidade, da força resistente (esforços localizados) das destrezas geral e direccionada.

·        Cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando com oportunidade e correcção as acções solicitadas pelas situações de jogo, aplicando a ética do jogo e as suas regras.

·        Compor e realizar, da Ginástica, as destrezas elementares de solo, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os critérios de correcção técnica, expressão, e apreciando os esquemas de acordo com estes critérios.

·        Conhecer e aplicar cuidados higiénicos, bem como as regras de segurança pessoal e dos companheiros, e de preservação dos recursos materiais.

·        Praticar actividades lúdicas tradicionais populares de acordo com os padrões culturais característicos da região e cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo dos jogos elementares, utilizando com oportunidade as acções técnico tácticas características.

  

  1. Conteúdos/Competências de Acção

1.º Período

Jogos Pré-Desportivos

  • Identificar as principais regras de cada um dos jogos;

  • Aprender a:

o       Ocupar racionalmente o espaço;

o       Efectuar desmarcações para receber a bola;

o       Marcar um adversário;

  • Desenvolver a condição física;

  • Aperfeiçoar o domínio do corpo;

  • Desenvolver o espírito desportivo.

Ginástica de Solo

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em Sequência:

    • Rolamento à frente (RF); RF saltado; Rolamento à retaguarda (RR); Apoio facial invertido (AFI); Avião; Ponte e/ou espargata; Elementos de ligação (saltos, voltas, afundos, …).

Aulas Previstas – 5ºA = 12x90’ + 12x45’ = 36 aulas / 5ºB = 12x90’ + 12x45’ = 36 aulas

 

2.º Período

Jogos Pré-Desportivos

  • Identificar as principais regras de cada um dos jogos;

  • Aprender a:

o       Ocupar racionalmente o espaço;

o       Efectuar desmarcações para receber a bola;

o       Marcar um adversário;

  • Desenvolver a condição física;

  • Aperfeiçoar o domínio do corpo;

  • Desenvolver o espírito desportivo.

Basquetebol

  • Passe – Executa o Passe de peito e picado.

  • Recepção

  • Drible – Progressão e protecção.

  • Lançamentos – Em apoio; na passada.

  • Jogo 3x3 – Executa, em situação de jogo 3x3: - Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas ao cesto; - Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 5ºA = 9x90’ + 11x45’ = 29 aulas / 5ºB = 11x90’ + 11x45’ = 33 aulas

 

3.º Período

Jogos Pré-Desportivos

  • Identificar as principais regras de cada um dos jogos;

  • Aprender a:

o       Ocupar racionalmente o espaço;

o       Efectuar desmarcações para receber a bola;

o       Marcar um adversário;

  • Desenvolver a condição física;

  • Aperfeiçoar o domínio do corpo;

  • Desenvolver o espírito desportivo.

Futsal

  • Passe – Executa o passe – Com a parte interna do pé, externa e peito do pé.

  • Recepção – Executa a recepção com as diferentes partes do pé.

  • Condução de bola – Executa a condução de bola Com as diferentes partes do pé: - Não olhando só para a bola. Remate – Executa o remate: - Com as diferentes partes do pé.

  • Jogo 4x4 – Executa, em situação de jogo 4x4 e/ou 5x5: - Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas à bola; - Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 5ºA = 10x90’ + 11x45’ = 31 aulas / 5ºB = 11x90’ + 11x45’ = 33 aulas

 

 

Educação Musical

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

1. Interpretação e Comunicação

  - Domínio de práticas vocais e instrumentais diferenciadas.

2. Criação e Experimentação

  - Compreensão e utilização de diferentes conceitos, códigos e convenções para a criação de pequenas peças musicais.

3. Percepção Sonora e Musical

  - Reconhecimento de estruturas, efeitos e qualidades dos sons

  - Identificação e utilização de estruturas musicais.

4. Culturas Musicais nos contextos

  - Identificação de estilos e géneros musicais tendo em conta os enquadramentos socioculturais do passado e do presente.

  - Conhecimento e valorização do património artístico - musical nacional.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

 

UNIDADE 1 – “A MÚSICA É A ARTE DOS SONS”

- Sons vocais e instrumentais

- Instrumentos da sala de aula e início ao estudo de flauta

- Figuras musicais: mínima, semínima, colcheia e suas pausas

- Registo agudo e grave – movimento sonoro

- Frases iguais e diferentes

Aulas Previstas -  12  Blocos  ( 24 aulas)

 

 

2.º Período

UNIDADE 2 – “ A MÚSICA COMO LINGUAGEM SONORA MUSICAL”

- Escrita musical

- As notas musicais

- Compassos simples: binário, ternário e quaternário

- Figura musical: semibreve

- Anacrusa

- Ponto de aumentação e ligadura de aumentação

- Ostinato rítmico e melódico

- Cânone rítmico e melódico

- Dinânica e andamento

Aulas Previstas -  9 Blocos  (18 aulas)

 

3.º Período

UNIDADE 3 – “ EVOLUÇÃO DA MUSICA”

- Instrumentos de orquestra

- Agrupamentos

- Escala pentatónica e diatónica em dó maior

- Forma AB e ABA

Aulas Previstas -  9 Blocos  (18 aulas)

  

 

Educação Visual e Tecnológica

5º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

* - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

 

* - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

 

* - Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

 

* - Adaptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem, adequadas a objectos visados.

 

* - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

 

* - Adaptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

 

* - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

 

* - Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Fruição – Contemplação

Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano.

Reconhecer a importância do espaço natural e construído, público e privado.

Conhecer o património artístico, cultural e natural da sua região, como um valor da afirmação da identidade nacional e encarar a sua preservação como um dever cívico.

Identificar e relacionar as diferentes manifestações das artes visuais no seu contexto histórico e sócio – cultural de âmbito nacional e internacional.

Reconhecer e dar valor a formas artísticas de diferentes culturas, identificando o universal e o particular.

 

. Produção – Criação

Utilizar diferentes meios expressivos de representação.

Compreender e utilizar diferentes modos de dar forma baseados na observação das criações da natureza e do homem.

Realizar produções plásticas usando os elementos da comunicação e da forma visual.

Usar diferentes tecnologias da imagem na realização plástica.

Interpretar os significados expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação.

  

. Reflexão – Interpretação

Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes.

Desenvolver o sentido de apreciação estética e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no âmbito das artes visuais.

Compreender mensagens visuais expressas em diversos códigos.

Analisar criticamente os valores de consumo veiculados nas mensagens visuais.

Conhecer os conceitos e terminologias das artes visuais.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

. Observar, Planear, Projectar

. Comunicação Visual

Aulas Previstas - 24 Blocos ( 48 aulas)

 

2.º Período

. Geometria – Traçados Geométricos

Aulas Previstas - 21 Blocos ( 42 aulas)

 

3.º Período

. Materiais e Técnicas de Expressão

Aulas Previstas - 20 Blocos ( 40 aulas)

 

 

Estudo Acompanhado

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar

   (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio

   (CG 3);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns(CG 9).

 

 

-  Articular conhecimentos e saberes para compreensão de situações e/ou problemas;

-  Utilizar formas de comunicação verbal diversificadas, adequando-as aos contextos;

-  Planear e organizar actividades de aprendizagem;

-  Usar as suas competências comunicativas para interpelar, reflectir e opinar;

-  Usar a língua portuguesa, respeitando as regras do seu funcionamento;

-  Localizar e seleccionar informação;

-  Saber seleccionar interesses e prioridades;

-  Saber exprimir dúvidas e dificuldades;

-  Identificar situações problemáticas;

-  Escolher e aplicar estratégias de resposta a situações problemáticas.

-  Avaliar o seu desempenho.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

      1.º Período:

 

o Organização do estudo: caderno diário, local, gestão do tempo;

o Técnicas de estudo: sublinhar, esquematizar, mnemónicas;

o Tratamento de informação: recolher, organizar, condensar, resumir;

o Leitura de textos e poemas;

o Análise de obras;

o Análise e resolução de problemas;

o Construção de materiais didáctico-manipuláveis.

Aulas Previstas: 5.º A – 12 Blocos (24 aulas); 5.º B – 6,5 Blocos (13aulas)

 

2.º Período

 

2.º Período:

 

o Interpretação de enunciados;

o Verbos utilizados na elaboração de questões;

o Dicionário;

o Ficha de leitura;

o Questionário;

o Resumo;

o Produção de texto;

o Leitura/Análise de obras;

o Desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático.

Aulas Previstas: 5.º A – 15 Blocos (30 aulas); 5.º B – 5 Blocos (10 aulas)

 

3.º Período

 

3º Período:

 

o Interpretação de enunciados;

o Verbos introdutores do diálogo;

o Questionário;

o Resumo;

o   Leitura/Análise de obras;

o Leitura, interpretação e contextualização de gráficos e tabelas. 

Aulas Previstas: 5.º A – 10 Blocos (20 aulas); 5.º B – 5 Blocos (10 aulas)

 

 

Formação cívica

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cg1 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cg3 - Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cg7 -  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

Cg9 - Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cg10 - Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

   · Aprender a participar na vida em comunidade.

   · Participar na vida cívica de forma crítica e responsável.

   · Respeitar a diversidade cultural

   · Cooperar com outros de forma interessada, activa e responsável

   · Aprender a ser responsável, alargando, gradativamente, esse

        exercício da responsabilidade desde o universo de si mesmo até

        ao universo da turma e, finalmente, da escola.

   · Conhecer e perceber a diversidade do mundo.

   · Respeitar a diversidade, aprendendo a projectar-se no outro.

   · Exercitar a cooperação.

   · Adquirir/manter hábitos de vida saudáveis.

   · Interpretar o Regulamento Interno da Escola.

   · Preservar o Património escolar

   · Desenvolver a capacidade de pensar criticamente.

   · Interiorizar valores inerentes à declaração dos Direitos do Homem.

   · Contribuir para a protecção do meio ambiente, para o equilíbrio

     ecológico e para a preservação do património natural.

 

2-       Conteúdos

1.º Período

    -  Conhecimento próprio, valorização e auto-estima

       -  Conhecimento/reconhecimento do outro    

       -  Direitos e deveres do aluno no Regulamento    Interno

       -  Normas de convivência na escola

       -  Relação entre colegas/situações de discriminação

       -  A família

       -  Direitos e deveres na família

      

Aulas Previstas -                   (    10   aulas)

 

2.º Período

 

 

      -  Ser cidadão – cidadania

       -  Regras de civismo

    -  A Humanidade – “todos diferentes, todos iguais”

       -  Direitos e deveres na sociedade

       -  Normas de convivência social   

       -  A não violência

       - Direitos do Homem

       -  Direitos das crianças

 

Aulas Previstas -                   (    10   aulas)

 

3.º Período

       -  Xenofilia

       -  Respeito pela diferença:  raça, cor, religião, profissão,

           idade, deficiência, condição social…

      -  Situações de discriminação social

       -  Património natural/Património cultural

       -  Educação e saúde alimentar

       -  Ser responsável

       -  Trabalhar em equipa

 

Aulas Previstas -                   (   10    aulas)

 

 

História e Geografia de Portugal

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Cger8. Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Coopera com outros em tarefas e projectos comuns.

 

1. Tratamento de informação/Utilização de Fontes.

2. Comunicação em História.

3. Compreensão Histórica:

     a) temporalidade;

     b) espacialidade;

     c) contextualização.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tema 1. A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal (século XII)

Unidade 1 - A Península Ibérica na Europa e no Mundo.

Unidade 2 – O relevo, os rios, o clima e a vegetação natural da Península Ibérica.

Unidade 3 – Povos recolectores da Península Ibérica.

Unidade 4 – Povos agro-pastoris da Península Ibérica.

Unidade 5 – Povos visitantes da Península Ibérica.

Unidade 6 – Os Romanos na Península Ibérica.

Aulas Previstas – 16,5 Blocos (33 aulas)

 

2.º Período

Unidade 7 – Os Muçulmanos na Península Ibérica.

Unidade 8 – Portugal, um novo reino.

Unidade 9 – Geografia de Portugal.

Tema 2. Do século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)

Unidade 10 – O Rei, os grupos sociais e as actividades económicas no século XIII.

Unidade 11 – As terras senhoriais no século XIII.

Unidade 12 – Os mosteiros no século XIII.

Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas)

 

3.º Período

Unidade 13 – Os Concelhos no século XIII.

Unidade 14 – A Crise de 1383-1385.

Unidade 15 – As descobertas do século XV.

Unidade 16 – O Império Português nos séculos XV e XVI.

 

As Unidades: 17 “O Encontro dos Mundos”; 18 “Lisboa Quinhentista”, e 19 “O Tempo dos Filipes e a Restauração” serão leccionadas no 6.º ano.

Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas)

 

 

inglês

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER

 

- Analisar/ compreender um texto/ imagem;

- Descrever e relatar acções/ acontecimentos presentes;

- Expressar sentimentos;

- Dar opiniões – concordar ou discordar;

- Escrever cartas informais;

- Ler com expressividade;

- Estabelecer afinidades/ diferenças entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;

- Conhecer e aplicar, em situação, estruturas pragmáticas da língua Inglesa;

- Utilizar correctamente as normas de funcionamento da Língua Inglesa;

- Produzir textos.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

GRAMMAR

 

 

·        Personal pronouns

·        What?

·        Present tense of the verb to be  - affirmative

·        Possessive adjectives: his/her

·        Who? /How?

·        English alphabet

·        Cardinal numbers

·        Articles

 

·        How old…? …years old

·        What day is it? It’s…

·        When is … birthday? It’s in…/It’s on…

·        Verb to be (short forms)

·        Time prepositions

·        Cardinal numbers (to 100)

·        Ordinal numbers

·        What’s… address/ telephone number

LANGUAGE FUNCTION/VOCABULARY

 

·        Cultural information

 

·        Introducing

·        Greeting

·        Spelling

·        Classroom language

·        Classroom objects

·        Counting to 20

 

 

·        Ages

·        Days, months, seasons

·        Dates

·        Birthdays

·        Addresses

·        Telephone numbers

 

                               5º A e B -  Aulas previstas 49                         Blocos – 12 de 90’ / 25 de 45’      

 

2.º Período

GRAMMAR

 

·        Where…from?

·        Direct questions

·        Verb to be: interrogative and negative forms

·        What nationality are you?

·        Possessive adjectives

·        What’s your/his/her job?

 

 

·        Connectors (before; after; first; then)

·        Have got

·        Demonstratives

·        Adjectives

·        What time is it? It’s…

·        Plurals (regular/irregular)

LANGUAGE FUNCTION/VOCABULARY

 

  • Countries

  • Airport

  • Places of birth

  • Nationalities

  • Cities

  • Family

  • Jobs

 

  • School subjects

  • Parts of the school

  • Colours

  • Nature

  • Animals

  • Time

 

                              5º A e 5º B – Aulas previstas 44                        Blocos – 12 de 90’ / 20 de 45’

 

3.º Período

GRAMMAR

 

·        Have got (all forms)

·        Adjectives

·        How tall/ big? Very/ quite

·        Possessives

·        Possessive case/ Genitive

·        Whose…?

·        Can/ Can’t

·        Connectors (and; but; also; too)

 

·        Prepositions of place

·        Where…?

·        There + to be + object

LANGUAGE FUNCTION/VOCABULARY

 

  • Body

  • Descriptions

  • Clothes

  • Abilities

 

 

 

 

 

  • Likes/ Dislikes

  • The house

  • Food

 

                             5º A e 5º B – Aulas  previstas 36                       Blocos – 9 de 90’ / 18 de 45’

 

 

Língua Portuguesa

5.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados (CG 5);

-  Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável (CG 6);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns        (CG 9).

 

 

 

 

 

 

      Compreensão e expressão oral

 

-  Ouvir, atentamente, instruções de trabalho, pequenas exposições e textos do património literário do oral, seguindo o fio condutor dos mesmos;

-  Compreender instruções para a execução de determinada acção;

-  Seleccionar e reter a informação necessária ao objectivo visado;

-  Adaptar o discurso em função do interlocutor;

-  Utilizar formas de tratamento e de delicadeza adequadas a contextos sociais diversificados;

-  Narrar situações vividas ou imaginadas de forma a prender a atenção dos ouvintes;

-  Usar vocabulário diversificado;

-  Interpelar e opinar acerca de diversos textos;

-  Usar as noções gramaticais aprendidas anteriormente.

 

      Leitura

 

-  Capacidade de ler com clareza e iniciativa pessoal;

-  Identificar as ideias importantes de um texto;

-  Estabelecer relações de comparação entre textos;

-  Localizar e seleccionar, num texto, a informação necessária para a resolução de questões;

-  Extrair e condensar informação;

-  Ler em voz alta, restituindo ao ouvinte o significado do texto;

-  Ler pequenas narrativas e poemas;

-  Pesquisar de forma orientada assuntos previamente seleccionados.

    

     Expressão escrita

 

-  Dominar as técnicas base da escrita;

-  Dominar as principais regras de translineação e de pontuação;

-  Aplicar regras de parágrafo e período;

-  Usar vocabulário variado;

-  Elaborar perguntas, associando-lhes respostas claras e correctas;

-  Usar frases complexas para relatar sequências;

-  Produzir textos escritos, adequando-os ao objectivo, à situação e ao destinatário;

-  Aplicar correctamente a pontuação do diálogo;

-  Apresentar uma caligrafia legível e cuidada.

 

Funcionamento da Língua

 

-  Conhecer os aspectos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão;

-  Aplicar, correctamente, as normas de funcionamento da língua portuguesa.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

 Temáticos:

 Leitura e escrita expressiva e lúdica.

Textos do património literário oral.

Escrita para a apropriação de técnicas e modelos.

     Histórias.

     Funcionamento da Língua:

-  Fonética;

-  Extensão silábica;

-  Pontuação: Sinais de pontuação;

-  Configuração gráfica;

-  Acento – Posição do acento;

- Ortografia;

   Palavras variáveis;

   Classes e subclasses de palavras: nomes, adjectivos, determinantes

  - Família de palavras;

-  Verbos (tempos simples do modo indicativo);

-  Frase simples:

   Entoação de frase;

   Tipos e formas de Frase;

   Elementos fundamentais: G. N. G.V.

Aulas Previstas: 5.º A – 25 Blocos (50 aulas); 5.º B – 23 Blocos (46 aulas)

 

2.º Período

Temáticos:

Histórias.

 Contos tradicionais.

 Fábulas.

 Texto narrativo.

     Resumo.

     Funcionamento da Língua:

   - Funções sintácticas essenciais;

-  Classes de palavras: determinantes, quantificadores, pronomes, interjeições;

   Verbos (tempos do modo conjuntivo e formas nominais);

-  Relações entre palavras;

- Onomatopeias.  

Aulas Previstas: 5.º A – 22 Blocos (44 aulas); 5.º B – 21 Blocos (42 aulas)

 

3.º Período

Temáticos:

 Texto narrativo – Análise da obra: A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andersen;

Resumo;

Poema.

      Funcionamento da Língua:

 -  Retrato físico e psicológico;

-  Funções sintácticas;

-  Comunicação verbal: locutor, interlocutor e ouvinte;

-  Adequação discursiva;

-  Relato discursivo.

Aulas Previstas: 5.º A – 20 Blocos (40 aulas); 5.º B – 20 Blocos (40 aulas)

  

 

matemática

5.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NÚMEROS E CÁLCULO

 

O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais positivos, das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

 A aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

O reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional em problemas diversos;

A aptidão para trabalhar com percentagens e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.

.GEOMETRIA

 

A predisposição para identificar propriedades de figuras geométricas, nomeadamente em triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem como para justificar e comunicar os raciocínios efectuados;

A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e para descrever figuras geométricas;

A aptidão para resolver e formular problemas que envolvam relações entre os conceitos de perímetro e de área, em diversos contextos;

A aptidão para calcular áreas de rectângulos, triângulos e círculos, assim como volumes de paralelepípedos, recorrendo ou não a fórmulas, em contexto de resolução de problemas.

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES


A compreensão das noções de frequência absoluta e relativa, assim como a aptidão para calcular estas frequências em situações simples;

A sensibilidade para criticar argumentos baseados em dados de natureza quantitativa.

  

  1. Conteúdos

 

1.º Período

Sólidos geométricos

Planificações.

Construção de modelos.

Classificação de polígonos.

Números inteiros e números decimais: adição e subtracção; Perímetro.

Números inteiros e números decimais.

Ordenação.

Conjuntos numéricos.

Adição de números inteiros e números decimais; propriedades comutativa e associativa.

Subtracção de números inteiros e números decimais; identidade fundamental.

Expressões numéricas.

Perímetros.

Estimativa.

Estatística

Recolha e organização de dados.

Frequência absoluta.

Representação da informação: tabelas e gráficos de barras.

Aulas Previstas -       44          22 Blocos

 

2.º Período

Áreas; Multiplicação.

Equivalência de figuras planas.

Área e perímetro de rectângulos e quadrados.

Áreas, por decomposição.

Áreas, por enquadramento.

Multiplicação de números inteiros e números decimais; propriedades comutativa, associativa, distributiva em relação à adição, distributiva em relação à subtracção.

Potência de expoente natural.

Expressões numéricas.

Divisão

Divisão de números inteiros e números decimais; identidade fundamental.

Valor exacto e valores aproximados de um quociente.

Divisor de um número.

Critérios de divisibilidade por 2, 5, 10, 100, 1000.

Expressões numéricas.

Aulas Previstas - 44         22 Blocos

 

3.º Período

Volumes

Volume do paralelepípedo rectângulo e do cubo.

Unidades de volume.

Ângulos. Triângulos

Rectas concorrentes e rectas paralelas.

Semi-recta.

Ângulo e amplitude de ângulo.

Classificação de triângulos.

Números racionais: adição e subtracção

Números racionais.

Fracções.

Comparação e ordenação de números.

Fracções equivalentes.

Adição e subtracção de números racionais.

Expressões numéricas.

Aulas Previstas - 40          20  Blocos

 

 

 

 

 

Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos