DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 5º ano
ÁREA DE
PROJECTO
5.º Ano
-
Competências
Essenciais
COMPETÊNCIAS GERAIS |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
- Usar correctamente a língua
Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio.
- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
- Realizar actividade de forma
autónoma, responsável e criativa.
- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos comuns.
|
Prestar atenção a situações e
problemas manifestando envolvimento e curiosidade;
Questionar a realidade observada;
Identificar e articular saberes e
conhecimentos para compreender uma situação ou problema;
Pôr em acção procedimentos necessários
para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;
Utilizar formas de comunicação
diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e
necessidades;
Comunicar, discutir e defender ideias
próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;
Traduzir ideias e informações
expressas numa linguagem para outras linguagens;
Valorizar as diferentes formas de
linguagem;
Valorizar e apreciar a língua
portuguesa;
Usar a língua Portuguesa no respeito
de regras do seu funcionamento;
Promover o gosto pelo uso correcto da
língua portuguesa;
Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
Rentabilizar as tecnologias de
informação e comunicação nas tarefas do trabalho de Grupo;
Auto-avaliar as aprendizagens
realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectos visados;
Realizar tarefas por iniciativa
própria;
Responsabilizar-se por realizar
integralmente uma tarefa;
Participar em actividades de grupo,
respeitando as regras do Trabalho de Grupo;
Manifestar sentido responsabilidade,
de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
Comunicar, discutir e defender
descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus
parceiros;
Avaliar e ajustar os métodos de
Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos
objectivos visados. |
-
CONTEÚDOS
1º Período
|
. Trabalhos de
grupo subordinados ao tema – “A Natureza”. |
|
AULAS PREVISTAS – 12 Blocos (24 aulas) |
2º Período
|
. Trabalhos de
grupo subordinados ao tema – ”Respeito pela Natureza”;”Respeito pelos
outros” |
|
AULAS PREVISTAS – 10 Blocos (20 aulas) |
3º Período
|
. Trabalhos de
grupo subordinados ao tema – ”Respeito pela Natureza”;”Respeito pelos
outros” |
|
AULAS PREVISTAS – 10 Blocos (20 aulas) |
Ciências da Natureza
5.º Ano
Turma A
1.
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Respeitar a diversidade de indivíduos e grupos, a biodiversidade, o
ambiente e o património cultural;
- Pesquisar, seleccionar e organizar
a informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
- Usar
correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar o pensamento próprio;
- Utilizar os
processos e conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para
compreender a realidade sócio-cultural;
- Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns. |
-
Reconhecimento da
relação entre a diversidade de seres vivos e seus comportamentos e a
diversidade ambiental.
-
Reconhecimento que,
dadas as dimensões das células, há necessidade de se utilizar
instrumentos adequados à sua observação.
-
Utilização de
critérios de classificação de materiais e de seres vivos.
-
Explicação da dinâmica
da Terra com base nos fenómenos e transformações que ocorrem.
-
Planificação e realização de investigação envolvendo a relação entre
duas variáveis, mantendo outras constantes.
-
Compreensão da importância de se questionar sobre transformações que
ocorrem na Terra e de analisar as explicações dadas pela Ciência.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Abordagem ao
conceito de Biosfera.
-
Variedade de formas
e revestimento do corpo.
-
Locomoção no ar, na
água e no solo.
-
Variedade de regimes
alimentares.
-
Comportamento dos
animais na época da reprodução.
-
Animais vivíparos e
animais ovíparos.
-
Metamorfoses na rã
e nos insectos.
-
Variação dos factores do meio – sua influência no comportamento dos
animais.
|
Aulas Previstas -
14/2 Blocos ( 29 aulas)
Nº de blocos
para fichas de Av. Sumativa – 2 |
2.º Período |
-
Morfologia das
plantas com flor. Alguns aspectos da morfologia das plantas sem
flor.
-
A célula - unidade
na constituição dos seres vivos.
-
Classificação dos
seres vivos.
-
A água, importante
componente dos seres vivos. A água como solvente.
-
A qualidade da água.
-
Tratamento da água
– referência alguns processos.
-
Distribuição da água
na Natureza. A água e actividades humanas.
|
Aulas Previstas -
16
Blocos (32 aulas)
Nº de
blocos para fichas de Av. Sumativa – 2 |
3.º Período |
-
Importância dos
gases atmosféricos.
-
Factores que alteram
a qualidade do ar.
-
Rochas frequentes na
região - comparação com outras rochas relativamente a algumas
propriedades.
-
Rochas, minerais e
actividades humanas.
-
Alteração das rochas
pelos agentes atmosféricos e biológicos - génese dos solos.
-
Alguns tipos de
solos e suas propriedades.
-
Conservação dos
solos - novas tecnologias e suas consequências.
|
Aulas Previstas – 12/2
Blocos ( 25 aulas)
Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa –
2 |
Ciências da Natureza
5.º Ano
Turma B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Respeitar a diversidade de indivíduos e grupos, a
biodiversidade, o ambiente e o património cultural;
- Pesquisar, seleccionar e organizar a informação
para a transformar em conhecimento mobilizável;
- Usar
correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar o pensamento próprio;
- Utilizar os
processos e conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para
compreender a realidade sócio-cultural;
- Cooperar com outros em tarefas e projectos
comuns. |
-
Reconhecimento da relação entre a
diversidade de seres vivos e seus comportamentos e a diversidade
ambiental.
-
Reconhecimento que, dadas as dimensões
das células, há necessidade de se utilizar instrumentos adequados à
sua observação.
-
Utilização de critérios de classificação
de materiais e de seres vivos.
-
Explicação da dinâmica
da Terra com base nos fenómenos e transformações que ocorrem.
-
Planificação e realização de investigação envolvendo a relação entre
duas variáveis, mantendo outras constantes.
-
Compreensão da importância de se questionar sobre transformações que
ocorrem na Terra e de analisar as explicações dadas pela Ciência.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Abordagem ao conceito de Biosfera.
-
Variedade de formas e revestimento do
corpo.
-
Locomoção no ar, na água e no solo.
-
Variedade de regimes alimentares.
-
Comportamento dos animais na época da
reprodução.
-
Animais vivíparos e animais ovíparos.
-
Metamorfoses na rã e nos insectos.
-
Variação
dos factores do meio – sua influência no comportamento dos animais.
|
Aulas Previstas - 18
Blocos ( 36 aulas)
Nº de
blocos para fichas de Av. Sumativa – 2
Nº de feriados – 4 (Oficiais + Feriados da
Congregação Santa Teresa) |
2.º Período |
-
Morfologia das plantas com flor. Alguns
aspectos da morfologia das plantas sem flor.
-
A célula - unidade na constituição dos
seres vivos.
-
Classificação dos seres vivos.
-
A água, importante componente dos seres
vivos. A água como solvente.
-
A qualidade da água.
-
Tratamento da água – referência alguns
processos.
-
Distribuição da água na Natureza. A água
e actividades humanas.
|
Aulas Previstas -
15,5
Blocos (31 aulas)
Nº de blocos para fichas de Av. Sumativa – 2
Festas no Colégio
– 1 (22 de Março – Ciência no Colégio) |
3.º Período |
-
Importância dos gases atmosféricos.
-
Factores que alteram a qualidade do ar.
-
Rochas frequentes na região - comparação
com outras rochas relativamente a algumas propriedades.
-
Rochas, minerais e actividades humanas.
-
Alteração das rochas pelos agentes
atmosféricos e biológicos - génese dos solos.
-
Alguns tipos de solos e suas
propriedades.
-
Conservação dos solos - novas
tecnologias e suas consequências.
|
Aulas Previstas – 15 Blocos
( 30 aulas)
Nº de
blocos para fichas de Av. Sumativa – 2
Nº de
feriados – 1 (Corpo de Deus)) |
educação moral e religiosa católica
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CGER 1
- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para
compreender a realidade e para abordar situações e problemas
quotidianos.
CGER 2 - Usar adequadamente linguagens
das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para
se expressar.
CGER 3 - Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio.
CGER 7 - Adoptar estratégias adequadas
à resolução de problemas e
à tomada de decisões.
CGER 8 - Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
CGER 9 - Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
CGER 10 - Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora
da saúde e da qualidade de vida.
|
1. Saber estar consigo e gostar de si
como ser em desenvolvimento (CGER 10).
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a
responsabilidade dos seus actos (CGER 8).
4. Fundamentar a priorização dos
valores e dar razões das escolhas pessoais
(CGER 7).
5. Conhecer o mundo e pensar
criticamente a realidade (CGER 1 e 3).
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária
(CGER 7 e 8).
7. Respeitar e valorizar os outros na
sua diversidade de seres, culturas e formas de estar (CGER 1 e 2).
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano (CGER 1).
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja
Católica na construção da História (CGER
1 e 2).
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã
(CGER 8 e 9) |
2-
Conteúdos
1.º Período |
1.
Filhos de Deus e
irmãos
2.
A Bíblia conta a
história da salvação
3.
A promessa de
Deus
4.
Deus liberta o
povo de Israel |
Aulas Previstas -
( 10 aulas) |
2.º Período |
5.
Filhos de Deus e
irmãos
6.
A Bíblia conta a
história da salvação
7.
A promessa de
Deus
8.
Deus liberta o
povo de Israel |
Aulas Previstas -
( 11 aulas) |
3.º Período |
9.
Filhos de Deus e
irmãos
10.
A Bíblia conta a
história da salvação
11.
A promessa de
Deus
12.
Deus liberta o
povo de Israel |
Aulas Previstas -
( 10 aulas) |
Educação Física
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para
compreender a realidade e para abordar situações e problemas do
quotidiano.
Cger3.
Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e
para estruturar o pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem
adequadas a objectivos visados.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma e criativa.
Cger9.
Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva
pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
·
Elevar o nível funcional
das capacidades condicionais e coordenativas gerais básicas,
particularmente da resistência geral de longa duração; da força
rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de
frequência de movimentos e de deslocamento; da flexibilidade, da força
resistente (esforços localizados) das destrezas geral e direccionada.
·
Cooperar com os
companheiros para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos
Colectivos, realizando com oportunidade e correcção as acções
solicitadas pelas situações de jogo, aplicando a ética do jogo e as
suas regras.
·
Compor e realizar, da
Ginástica, as destrezas elementares de solo, em esquemas individuais
e/ou de grupo, aplicando os critérios de correcção técnica, expressão,
e apreciando os esquemas de acordo com estes critérios.
·
Conhecer e aplicar
cuidados higiénicos, bem como as regras de segurança pessoal e dos
companheiros, e de preservação dos recursos materiais.
·
Praticar actividades
lúdicas tradicionais populares de acordo com os padrões culturais
característicos da região e cooperar com os companheiros para o
alcance do objectivo dos jogos elementares, utilizando com
oportunidade as acções técnico tácticas características. |
-
Conteúdos/Competências de Acção
1.º Período |
Jogos Pré-Desportivos
o
Ocupar racionalmente o
espaço;
o
Efectuar desmarcações
para receber a bola;
o
Marcar um adversário;
-
Desenvolver a
condição física;
-
Aperfeiçoar o domínio
do corpo;
-
Desenvolver o
espírito desportivo.
Ginástica de Solo
|
Aulas Previstas – 5ºA = 12x90’ +
12x45’ = 36 aulas / 5ºB = 12x90’ + 12x45’ = 36 aulas |
2.º Período |
Jogos Pré-Desportivos
o
Ocupar racionalmente o
espaço;
o
Efectuar desmarcações
para receber a bola;
o
Marcar um adversário;
-
Desenvolver a
condição física;
-
Aperfeiçoar o domínio
do corpo;
-
Desenvolver o
espírito desportivo.
Basquetebol
-
Passe
– Executa o Passe de peito e picado.
-
Recepção
-
Drible – Progressão e protecção.
-
Lançamentos – Em apoio; na passada.
-
Jogo 3x3 – Executa, em situação de jogo 3x3: - Todos os
elementos técnicos referidos; - Não vira as costas ao cesto; - Abre
linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os gestos
técnicos adequados ao momento do jogo.
|
Aulas Previstas – 5ºA = 9x90’ +
11x45’ = 29 aulas / 5ºB = 11x90’ + 11x45’ = 33 aulas |
3.º Período |
Jogos Pré-Desportivos
o
Ocupar racionalmente o
espaço;
o
Efectuar desmarcações
para receber a bola;
o
Marcar um adversário;
-
Desenvolver a
condição física;
-
Aperfeiçoar o domínio
do corpo;
-
Desenvolver o
espírito desportivo.
Futsal
-
Passe
– Executa o passe – Com a parte interna do pé, externa e peito do
pé.
-
Recepção – Executa a recepção com as diferentes partes do
pé.
-
Condução de bola
– Executa a condução de bola Com as diferentes partes do pé: - Não
olhando só para a bola. Remate – Executa o remate: - Com as
diferentes partes do pé.
-
Jogo 4x4 – Executa, em situação de jogo 4x4 e/ou 5x5: -
Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas à bola;
- Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os
gestos técnicos adequados ao momento do jogo.
|
Aulas Previstas – 5ºA = 10x90’ +
11x45’ = 31 aulas / 5ºB = 11x90’ + 11x45’ = 33 aulas |
Educação Musical
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
Cger2. Usar adequadamente linguagens
das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para
se expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas
e projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora
da saúde e da qualidade de vida. |
1. Interpretação e Comunicação
- Domínio de práticas vocais e
instrumentais diferenciadas.
2. Criação e Experimentação
- Compreensão e utilização de
diferentes conceitos, códigos e convenções para a criação de pequenas
peças musicais.
3. Percepção Sonora e Musical
- Reconhecimento de estruturas,
efeitos e qualidades dos sons
- Identificação e utilização de
estruturas musicais.
4. Culturas Musicais nos contextos
- Identificação de estilos e géneros
musicais tendo em conta os enquadramentos socioculturais do passado e
do presente.
- Conhecimento e valorização do
património artístico - musical nacional. |
-
Conteúdos
1.º Período |
UNIDADE 1 – “A MÚSICA É A ARTE DOS
SONS”
- Sons vocais e instrumentais
- Instrumentos da sala de aula e
início ao estudo de flauta
- Figuras musicais: mínima, semínima,
colcheia e suas pausas
- Registo agudo e grave – movimento
sonoro
- Frases iguais e diferentes |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24
aulas) |
2.º Período |
UNIDADE 2 – “ A MÚSICA COMO LINGUAGEM
SONORA MUSICAL”
- Escrita musical
- As notas musicais
- Compassos simples: binário, ternário
e quaternário
- Figura musical: semibreve
- Anacrusa
- Ponto de aumentação e ligadura de
aumentação
- Ostinato rítmico e melódico
- Cânone rítmico e melódico
- Dinânica e andamento |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18
aulas) |
3.º Período |
UNIDADE 3 – “ EVOLUÇÃO DA MUSICA”
- Instrumentos de orquestra
- Agrupamentos
- Escala pentatónica e diatónica em dó
maior
- Forma AB e ABA |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18
aulas) |
Educação Visual e Tecnológica
5º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
* - Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
* - Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
* - Usar correctamente a língua
Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio.
* - Adaptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem, adequadas a objectos
visados.
* - Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
* - Adaptar
estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
* - Realizar
actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
* - Cooperar com os outros em tarefas
e projectos comuns.
|
. Fruição – Contemplação
Reconhecer a importância das artes
visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser
humano.
Reconhecer a importância do espaço
natural e construído, público e privado.
Conhecer o património artístico,
cultural e natural da sua região, como um valor da afirmação da
identidade nacional e encarar a sua preservação como um dever cívico.
Identificar e relacionar as diferentes
manifestações das artes visuais no seu contexto histórico e sócio –
cultural de âmbito nacional e internacional.
Reconhecer e dar valor a formas
artísticas de diferentes culturas, identificando o universal e o
particular.
. Produção – Criação
Utilizar diferentes meios expressivos
de representação.
Compreender e utilizar diferentes
modos de dar forma baseados na observação das criações da natureza e
do homem.
Realizar produções plásticas usando os
elementos da comunicação e da forma visual.
Usar diferentes tecnologias da imagem
na realização plástica.
Interpretar os significados
expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos
subjacentes à sua criação.
. Reflexão – Interpretação
Reconhecer a permanente necessidade de
desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes.
Desenvolver o sentido de apreciação
estética e artística do mundo recorrendo a referências e a
experiências no âmbito das artes visuais.
Compreender mensagens visuais
expressas em diversos códigos.
Analisar criticamente os valores de
consumo veiculados nas mensagens visuais.
Conhecer os conceitos e terminologias
das artes visuais. |
-
Conteúdos
1.º Período |
. Observar, Planear, Projectar
.
Comunicação Visual
|
Aulas Previstas - 24 Blocos ( 48
aulas) |
2.º Período |
. Geometria – Traçados Geométricos |
Aulas Previstas - 21 Blocos ( 42
aulas) |
3.º Período |
. Materiais e Técnicas de Expressão |
Aulas Previstas - 20 Blocos ( 40
aulas) |
Estudo Acompanhado
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e
para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar
(CG 2);
-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio
(CG 3);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns(CG 9).
|
-
Articular conhecimentos
e saberes para compreensão de situações e/ou problemas;
-
Utilizar formas de
comunicação verbal diversificadas, adequando-as aos contextos;
-
Planear e organizar
actividades de aprendizagem;
-
Usar as suas
competências comunicativas para interpelar, reflectir e opinar;
-
Usar a língua
portuguesa, respeitando as regras do seu funcionamento;
-
Localizar e seleccionar
informação;
-
Saber seleccionar
interesses e prioridades;
-
Saber exprimir dúvidas e
dificuldades;
-
Identificar situações
problemáticas;
-
Escolher e aplicar
estratégias de resposta a situações problemáticas.
-
Avaliar o seu
desempenho. |
-
Conteúdos
1.º Período |
1.º
Período:
o
Organização do estudo:
caderno diário, local, gestão do tempo;
o
Técnicas de estudo:
sublinhar, esquematizar, mnemónicas;
o
Tratamento de
informação: recolher, organizar, condensar, resumir;
o
Leitura de textos e
poemas;
o
Análise de obras;
o
Análise e resolução de
problemas;
o
Construção de materiais
didáctico-manipuláveis. |
Aulas Previstas: 5.º A – 12 Blocos
(24 aulas); 5.º B – 6,5 Blocos (13aulas) |
2.º Período |
2.º Período:
o
Interpretação de
enunciados;
o
Verbos utilizados na
elaboração de questões;
o
Dicionário;
o
Ficha de leitura;
o
Questionário;
o
Resumo;
o
Produção de texto;
o
Leitura/Análise de
obras;
o
Desenvolvimento de
raciocínio lógico-matemático. |
Aulas Previstas: 5.º A – 15 Blocos
(30 aulas); 5.º B – 5 Blocos (10 aulas) |
3.º Período |
3º Período:
o
Interpretação de
enunciados;
o
Verbos introdutores do
diálogo;
o
Questionário;
o
Resumo;
o
Leitura/Análise de
obras;
o
Leitura, interpretação e
contextualização de gráficos e tabelas. |
Aulas Previstas: 5.º A – 10 Blocos
(20 aulas); 5.º B – 5 Blocos (10 aulas) |
Formação cívica
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cg1
- Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cg3
- Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio.
Cg7
- Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
Cg9
- Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
Cg10
- Relacionar
harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal
promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
·
Aprender a participar na vida em comunidade.
·
Participar na vida cívica de forma crítica e responsável.
·
Respeitar a diversidade cultural
·
Cooperar com outros de forma interessada, activa e responsável
·
Aprender a ser responsável, alargando, gradativamente, esse
exercício
da responsabilidade desde o universo de si mesmo até
ao universo
da turma e, finalmente, da escola.
·
Conhecer e perceber a diversidade do mundo.
·
Respeitar a diversidade, aprendendo a projectar-se no outro.
·
Exercitar a cooperação.
·
Adquirir/manter hábitos de vida saudáveis.
·
Interpretar o Regulamento Interno da Escola.
·
Preservar o Património escolar
·
Desenvolver a capacidade de pensar criticamente.
·
Interiorizar valores inerentes à declaração dos Direitos do Homem.
·
Contribuir para a protecção do meio ambiente, para o equilíbrio
ecológico e
para a preservação do património natural. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
- Conhecimento próprio, valorização e
auto-estima
- Conhecimento/reconhecimento do
outro
- Direitos e deveres do aluno no
Regulamento Interno
- Normas de convivência na escola
- Relação entre colegas/situações
de discriminação
-
A família
- Direitos e deveres na família
|
Aulas Previstas - ( 10 aulas) |
2.º Período |
-
Ser cidadão
– cidadania
- Regras de civismo
- A Humanidade – “todos diferentes,
todos iguais”
- Direitos e deveres na sociedade
- Normas de convivência social
- A não violência
- Direitos do Homem
- Direitos das crianças
|
Aulas Previstas - ( 10 aulas) |
3.º Período |
- Xenofilia
- Respeito pela diferença: raça,
cor, religião, profissão,
idade, deficiência, condição
social…
- Situações de discriminação social
- Património natural/Património
cultural
- Educação e saúde alimentar
- Ser responsável
- Trabalhar em equipa
|
Aulas Previstas - ( 10 aulas) |
História e Geografia de Portugal
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para
compreender a realidade e para abordar situações e problemas do
quotidiano
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger8.
Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Coopera com outros em tarefas e projectos comuns. |
a) temporalidade;
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Tema 1. A Península Ibérica:
dos primeiros povos à formação de Portugal (século XII)
Unidade 1
- A Península Ibérica na Europa e no Mundo.
Unidade 2
– O relevo, os rios, o clima e a vegetação natural da Península
Ibérica.
Unidade 3
– Povos recolectores da Península Ibérica.
Unidade 4
– Povos agro-pastoris da Península Ibérica.
Unidade 5
– Povos visitantes da Península
Ibérica.
Unidade 6
– Os Romanos na Península Ibérica. |
Aulas Previstas – 16,5 Blocos (33
aulas) |
2.º Período |
Unidade 7
– Os Muçulmanos na Península Ibérica.
Unidade 8
– Portugal, um novo reino.
Unidade 9
– Geografia de Portugal.
Tema 2.
Do século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)
Unidade 10
– O Rei, os grupos sociais e as actividades económicas no século XIII.
Unidade 11
– As terras senhoriais no século XIII.
Unidade 12
– Os mosteiros no século XIII. |
Aulas Previstas - 13 Blocos (26
aulas) |
3.º Período |
Unidade 13
– Os Concelhos no século XIII.
Unidade 14
– A Crise de 1383-1385.
Unidade 15
– As descobertas do século XV.
Unidade 16
– O Império Português nos séculos XV e XVI.
As Unidades: 17 “O Encontro dos
Mundos”; 18 “Lisboa Quinhentista”, e 19 “O Tempo dos Filipes e a
Restauração” serão leccionadas no 6.º ano. |
Aulas Previstas - 13 Blocos (26
aulas) |
inglês
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
|
OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER
- Analisar/ compreender um texto/
imagem;
- Descrever e relatar acções/
acontecimentos presentes;
- Expressar sentimentos;
- Dar opiniões – concordar ou
discordar;
- Escrever cartas informais;
- Ler com expressividade;
- Estabelecer afinidades/ diferenças
entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão
inglesa;
- Conhecer e aplicar, em situação,
estruturas pragmáticas da língua Inglesa;
- Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da Língua Inglesa;
- Produzir textos. |
-
Conteúdos
1.º Período |
GRAMMAR
·
Personal pronouns
·
What?
·
Present
tense of the verb to be - affirmative
·
Possessive
adjectives: his/her
·
Who?
/How?
·
English
alphabet
·
Cardinal
numbers
·
Articles
·
How
old…? …years old
·
What
day is it? It’s…
·
When is
… birthday? It’s in…/It’s on…
·
Verb to
be (short forms)
·
Time
prepositions
·
Cardinal
numbers (to 100)
·
Ordinal
numbers
·
What’s…
address/ telephone number |
LANGUAGE
FUNCTION/VOCABULARY
·
Cultural
information
·
Introducing
·
Greeting
·
Spelling
·
Classroom
language
·
Classroom
objects
·
Counting
to 20
·
Ages
·
Days, months, seasons
·
Dates
·
Birthdays
·
Addresses
·
Telephone numbers
|
5º A e
B - Aulas previstas 49 Blocos – 12 de 90’ /
25 de 45’ |
2.º Período |
GRAMMAR
·
Where…from?
·
Direct questions
·
Verb to
be: interrogative and negative forms
·
What
nationality are you?
·
Possessive
adjectives
·
What’s
your/his/her job?
·
Connectors
(before; after; first; then)
·
Have
got
·
Demonstratives
·
Adjectives
·
What
time is it? It’s…
·
Plurals
(regular/irregular) |
LANGUAGE
FUNCTION/VOCABULARY
-
Countries
-
Airport
-
Places
of birth
-
Nationalities
-
Cities
-
Family
-
Jobs
-
School
subjects
-
Parts
of the school
-
Colours
-
Nature
-
Animals
-
Time
|
5º A e
5º B – Aulas previstas 44 Blocos – 12 de 90’ /
20 de 45’ |
3.º Período |
GRAMMAR
·
Have got
(all forms)
·
Adjectives
·
How
tall/ big? Very/ quite
·
Possessives
·
Possessive
case/ Genitive
·
Whose…?
·
Can/
Can’t
·
Connectors
(and; but; also; too)
·
Prepositions of place
·
Where…?
·
There +
to be + object |
LANGUAGE
FUNCTION/VOCABULARY
-
Body
-
Descriptions
-
Clothes
-
Abilities
-
Likes/
Dislikes
-
The
house
-
Food
|
5º A e 5º
B – Aulas previstas 36 Blocos – 9 de 90’ / 18
de 45’ |
Língua Portuguesa
5.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e
para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar (CG 2);
-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio (CG 3);
-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados (CG 5);
-
Pesquisar, seleccionar e
organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável (CG
6);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma, responsável e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9).
|
Compreensão e expressão oral
-
Ouvir, atentamente,
instruções de trabalho, pequenas exposições e textos do património
literário do oral, seguindo o fio condutor dos mesmos;
-
Compreender instruções
para a execução de determinada acção;
-
Seleccionar e reter a
informação necessária ao objectivo visado;
-
Adaptar o discurso em
função do interlocutor;
-
Utilizar formas de
tratamento e de delicadeza adequadas a contextos sociais
diversificados;
-
Narrar situações vividas
ou imaginadas de forma a prender a atenção dos ouvintes;
-
Usar vocabulário
diversificado;
-
Interpelar e opinar
acerca de diversos textos;
-
Usar as noções
gramaticais aprendidas anteriormente.
Leitura
-
Capacidade de ler com
clareza e iniciativa pessoal;
-
Identificar as ideias
importantes de um texto;
-
Estabelecer relações de
comparação entre textos;
-
Localizar e seleccionar,
num texto, a informação necessária para a resolução de questões;
-
Extrair e condensar
informação;
-
Ler em voz alta,
restituindo ao ouvinte o significado do texto;
-
Ler pequenas narrativas
e poemas;
-
Pesquisar de forma
orientada assuntos previamente seleccionados.
Expressão
escrita
-
Dominar as técnicas base
da escrita;
-
Dominar as principais
regras de translineação e de pontuação;
-
Aplicar regras de
parágrafo e período;
-
Usar vocabulário
variado;
-
Elaborar perguntas,
associando-lhes respostas claras e correctas;
-
Usar frases complexas
para relatar sequências;
-
Produzir textos
escritos, adequando-os ao objectivo, à situação e ao destinatário;
-
Aplicar correctamente a
pontuação do diálogo;
-
Apresentar uma
caligrafia legível e cuidada.
Funcionamento da
Língua
-
Conhecer os aspectos
fundamentais da estrutura e do uso do português padrão;
-
Aplicar, correctamente,
as normas de funcionamento da língua portuguesa. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Temáticos:
Leitura
e escrita expressiva e lúdica.
Textos do património literário oral.
Escrita para a apropriação de técnicas
e modelos.
Histórias.
Funcionamento da Língua:
-
Fonética;
-
Extensão silábica;
-
Pontuação: Sinais de
pontuação;
-
Configuração gráfica;
-
Acento – Posição do
acento;
-
Ortografia;
Palavras variáveis;
Classes e subclasses de palavras:
nomes, adjectivos, determinantes
-
Família de palavras;
-
Verbos (tempos simples
do modo indicativo);
-
Frase simples:
Entoação de frase;
Tipos e formas de Frase;
Elementos fundamentais: G. N. G.V. |
Aulas Previstas: 5.º A – 25 Blocos
(50 aulas); 5.º B – 23 Blocos (46 aulas) |
2.º Período |
Temáticos:
Histórias.
Contos
tradicionais.
Fábulas.
Texto
narrativo.
Resumo.
Funcionamento da Língua:
-
Funções sintácticas essenciais;
-
Classes de palavras:
determinantes, quantificadores, pronomes, interjeições;
Verbos (tempos do modo conjuntivo e
formas nominais);
-
Relações entre palavras;
-
Onomatopeias.
|
Aulas Previstas: 5.º A – 22 Blocos
(44 aulas); 5.º B – 21 Blocos (42 aulas) |
3.º Período |
Temáticos:
Texto
narrativo – Análise da obra: A Fada Oriana de Sophia de Mello
Breyner Andersen;
Resumo;
Poema.
Funcionamento da Língua:
-
Retrato físico e
psicológico;
-
Funções sintácticas;
-
Comunicação verbal:
locutor, interlocutor e ouvinte;
-
Adequação discursiva;
-
Relato discursivo. |
Aulas Previstas: 5.º A – 20 Blocos
(40 aulas); 5.º B – 20 Blocos (40 aulas) |
matemática
5.º Ano
Turma A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para
compreender a realidade e para abordar situações e problemas do
quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma
adequada e para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada
de decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva
pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
NÚMEROS E
CÁLCULO
O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais
positivos, das diferentes formas de representação dos elementos desses
conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das
propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las
em situações concretas;
A aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais
de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;
O reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e a aptidão
para usar o raciocínio proporcional em problemas diversos;
A aptidão para trabalhar com percentagens e para compreender e
utilizar as suas diferentes representações.
.GEOMETRIA
A predisposição
para identificar propriedades de figuras geométricas, nomeadamente em
triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem como para
justificar e comunicar os raciocínios efectuados;
A aptidão para
realizar construções geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e
para descrever figuras geométricas;
A aptidão para
resolver e formular problemas que envolvam relações entre os conceitos
de perímetro e de área, em diversos contextos;
A aptidão para
calcular áreas de rectângulos, triângulos e círculos, assim como
volumes de paralelepípedos, recorrendo ou não a fórmulas, em contexto
de resolução de problemas.
ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADES
A
compreensão das noções de frequência absoluta e relativa, assim como a
aptidão para calcular estas frequências em situações simples;
A sensibilidade
para criticar argumentos baseados em dados de natureza quantitativa. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Sólidos geométricos
Planificações.
Construção de modelos.
Classificação de polígonos.
Números inteiros e números decimais:
adição e subtracção; Perímetro.
Números inteiros e números decimais.
Ordenação.
Conjuntos numéricos.
Adição de números inteiros e números
decimais; propriedades comutativa e associativa.
Subtracção de números inteiros e
números decimais; identidade fundamental.
Expressões numéricas.
Perímetros.
Estimativa.
Estatística
Recolha e organização de dados.
Frequência absoluta.
Representação da informação: tabelas e
gráficos de barras. |
Aulas Previstas - 44
22 Blocos |
2.º Período |
Áreas; Multiplicação.
Equivalência de figuras planas.
Área e perímetro de rectângulos e
quadrados.
Áreas, por decomposição.
Áreas, por enquadramento.
Multiplicação de números inteiros e
números decimais; propriedades comutativa, associativa, distributiva
em relação à adição, distributiva em relação à subtracção.
Potência de expoente natural.
Expressões numéricas.
Divisão
Divisão de números inteiros e números
decimais; identidade fundamental.
Valor exacto e valores aproximados de
um quociente.
Divisor de um número.
Critérios de divisibilidade por 2, 5,
10, 100, 1000.
Expressões numéricas. |
Aulas Previstas - 44 22
Blocos |
3.º Período |
Volumes
Volume do paralelepípedo rectângulo e
do cubo.
Unidades de volume.
Ângulos. Triângulos
Rectas concorrentes e rectas
paralelas.
Semi-recta.
Ângulo e amplitude de ângulo.
Classificação de triângulos.
Números racionais: adição e subtracção
Números racionais.
Fracções.
Comparação e ordenação de números.
Fracções equivalentes.
Adição e subtracção de números
racionais.
Expressões numéricas. |
Aulas Previstas - 40 20
Blocos |
|