Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos


DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 6º ano

 

Área de projecto

6.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1 – Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2 – Usar adequadamente linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3 – Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

CG6 – Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8 – Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9 – Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

- Questionar a realidade observada;

- Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

- Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

- Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

- Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

- Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

- Valorizar as diferentes formas de linguagem;

- Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

- Usar a língua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

- Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

- Pesquisar, seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função de questões, necessidades ou problemas a resolver.

- Rentabilizar as tecnologias da informação e comunicação nas tarefas do Trabalho de Grupo;

- Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectivos visados.

- Realizar tarefas por iniciativa própria;

- Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

- Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

- Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

- Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros.

- Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Trabalhos em Grupo subordinados ao tema – À Descoberta de autores(as) portugueses(as):

- Pesquisa e elaboração da biografia de um autor.

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

2.º Período

Trabalhos em Grupo:

- Leitura de uma obra do autor(a) trabalhado(a) no 1º Período;

- Redacção de um texto acerca da obra, para ser representado.

Aulas Previstas - 11 Blocos (21 aulas)

 

3.º Período

Trabalhos em Grupo:

- Ensaio e representação da peça escrita no 2º Período.

Aulas Previstas -  9 Blocos (18 aulas)

  

 

Área de projecto

6.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1 – Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2 – Usar adequadamente linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3 – Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

CG6 – Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8 – Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9 – Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

- Questionar a realidade observada;

- Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

- Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

- Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

- Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

- Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

- Valorizar as diferentes formas de linguagem;

- Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

- Usar a língua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

- Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

- Pesquisar, seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função de questões, necessidades ou problemas a resolver.

- Rentabilizar as tecnologias da informação e comunicação nas tarefas do Trabalho de Grupo;

- Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectivos visados.

- Realizar tarefas por iniciativa própria;

- Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

- Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

- Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

- Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros.

- Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Trabalhos em Grupo subordinados ao tema – À Descoberta de autores(as) portugueses(as):

- Pesquisa e elaboração da biografia de um autor.

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

2.º Período

Trabalhos em Grupo:

- Leitura de uma obra do autor(a) trabalhado(a) no 1º Período;

- Redacção de um texto acerca da obra, para ser representado.

Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas)

 

3.º Período

Trabalhos em Grupo:

- Ensaio e representação da peça escrita no 2º Período.

Aulas Previstas -  10 Blocos (20 aulas)

 

 

Ciências da Natureza

6 .º Ano

1.     Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

 

-Respeitar a diversidade de indivíduos e grupos, a biodiversidade, o ambiente e o património cultural; (C. Geral 1)

- Pesquisar, seleccionar e organizar a informação para a transformar em conhecimento mobilizável; (C. Geral 6)

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio; (C. Geral 3)

- Utilizar os processos e conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para compreender a realidade sócio-cultural; (C. Geral 2)

- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns. ( C. Geral 9)

 

          i      Explicação sobre o funcionamento do corpo humano e sua relação com problemas de saúde e da sua prevenção.

        ii      Reconhecimento que o organismo humano está sujeito a factores nocivos que podem colocar em risco a sua saúde física e mental.

      iii      Compreensão de que o bom funcionamento do organismo decorre da interacção de diferentes sistemas de órgãos que asseguram a realização das funções essenciais à vida.

       iv      Compreensão da importância da alimentação para o funcionamento equilibrado do organismo.

         v      Discussão sobre a influência da publicidade e da comunicação social nos hábitos de consumo e na tomada de decisões que tenham em conta a defesa da saúde e a qualidade de vida.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Trocas nutricionais entre o organismo e o meio:

§          Os alimentos como veículo de nutrientes.

§           Órgãos do sistema digestivo do homem – digestão como processo de obtenção de nutrientes.

§          Características do sistema digestivo em função do regime alimentar dos animais.

§          Circulação do ar:
      - Movimentos respiratórios - ar inspirado e ar expirado.
      - Sistema respiratório - pulmões e vias respiratórias.
      - Sistema respiratório de um Peixe.

Aulas Previstas –       32           Blocos (    16   aulas)

Nº de blocos para avaliação sumativa: 2

 

2.º Período

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

§                     O sangue – importância dos seus constituintes.

§                     Evidências da respiração celular.

§                     Relação entre actividade física e consumo de nutrientes:

§                     Eliminação de produtos da actividade celular

§                     Principais produtos de excreção.

§                     Breve referência à pele e aos órgãos do sistema urinário.

Nas Plantas:

§                  Captação de água e sais minerais.

§                  A água e os sais minerais na planta.

§                  As plantas elaboram o seu alimento - Fotossíntese.

§                  Factores intervenientes na actividade fotossintética Produtos resultantes.

§                  Acumulação de reservas.

§                  Importância das plantas para o mundo vivo - As trocas gasosas nas plantas - qualidade do ar.

§                  As plantas, fonte de alimento e de matérias-primas.

Aulas Previstas -      32            Blocos (    16   aulas)

Nº de blocos para avaliação sumativa: 2

 

3.º Período

Transmissão da vida

§                  Reprodução humana e crescimento

§                  Caracteres sexuais.

§                  Sistema reprodutor.

§                  Fecundação e desenvolvimento do feto.

§                  O nascimento e os primeiros anos de vida - sua importância.

 Reprodução nas plantas

§                   Reprodução por sementes.

§                   Polinização, frutificação e disseminação.

§                   Germinação das sementes.

§                   Reprodução das plantas sem flor - reprodução por esporos.

Os Micróbios

§                     Micróbios causadores de doenças.

§                     Meios de defesa contra as agressões microbianas - a prevenção da doença.

Higiene e problemas sociais

§                  O tabagismo. O alcoolismo. Outras drogas.

§                  A poluição.

Aulas Previstas -        28          Blocos (   14    aulas)

Nº de blocos para avaliação sumativa: 2

 

 

Educação Física

6.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

 

 

 

 

 

CG2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

CG7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

CG8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

CG10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais básicas, particularmente da resistência, velocidade, flexibilidade e destreza.

2. Conhecer e aplicar cuidados higiénicos, bem como as regras de segurança pessoal, segurança dos companheiros e de preservação dos recursos materiais

3. Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, utilizando os conhecimentos sobre a técnica, organização e participação, ética desportiva, etc..

4. Cooperar com os companheiros para o alcance dos objectivos dos Jogos Desportivos Colectivos, desempenhando com oportunidade e correcção as acções solicitadas pelas situações de jogo, e aplicando a ética do jogo e respeitando as suas regras.

5. Na Ginástica, compor e realizar as destrezas elementares de solo e mini-trampolim em esquemas individuais, aplicando os critérios de correcção técnica e expressão artística.

6. No Atletismo, realizar as corridas e saltos, segundo padrões simplificados, e cumprindo as exigências técnicas e regulamentares elementares.

7. Realizar com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares do Badminton, garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais» e a «pares», aplicando as regras do jogo como jogador e como árbitro.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. Atletismo

Resistência; Velocidade; Salto em altura

 

  1. Badminton

Posição Base; Deslocamentos; Pega na raquete; Lob; Clear; Serviço curto e comprido.

Aulas Previstas: 6ºA - 32 aulas        6ºB – 36 aulas(45 minutos)

 

2.º Período

  1. Ginástica

No solo: rolamento à frente; rolamento à retaguarda; pino de cabeça; roda; avião; ponte.

 

  1. Voleibol

Regras básicas: dois toques, transporte, violação do campo adversário, rotação dos jogadores, número de toques por equipa, toque na rede.

Acções técnicas: passe por cima, manchete, serviço por baixo.

Aulas Previstas: 6ºA – 35 aulas       6ºB – 34 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. Andebol

Regras básicas: início e recomeço do jogo; formas de jogar a bola; regra dos dribles; regra dos passos; violações da área do guarda-redes; faltas contra adversários.

Acções técnicas: passe e recepção; drible; remate em apoio; remate em salto; remate em suspensão; fintas.

 

  1. Ginástica

No mini-trampolim: salto de vela; salto de carpa; salto engrupado; salto com meia-pirueta; mortal à frente.

No bock: salto-de-eixo; salto entre-mãos

Aulas Previstas: 6ºA -  31 aulas         6ºB – 32 aulas (45 minutos)

 

 

Educação Musical

6.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Interpretação e Comunicação

  - Domínio de práticas vocais e instrumentais  diferenciadas.

2. Criação e Experimentação

  - Compreensão e utilização de diferentes conceitos, códigos e convenções para a criação de pequenas peças musicais.

3. Percepção Sonora e Musical

 - Reconhecimento de estruturas, efeitos e qualidades dos sons.

 - Identificação e utilização de estruturas musicais.

4. Culturas Musicais nos contextos

 - Identificação de estilos e géneros musicais tendo em conta os enquadramentos socioculturais do passado e do presente.

 - Conhecimento e valorização do património artístico - musical nacional.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

UNIDADE 1 – “MÚSICA EXTRA - EUROPEIA”

- Panorâmica geral da música tradicional do mundo extra – europeu e instrumentos mais característicos

- Música monorrítmica e polirrítmica

- Estudo da semicolcheia

- Síncopa

- Ritmos pontuados

- Intervalos melódicos e harmónicos

- Interpretação de melodias em flauta

Aulas Previstas - 14 Blocos (28 aulas)

 

2.º Período

UNIDADE 2 – “ MÚSICA NA EUROPA”

- Panorâmica geral da música europeia e instrumentos mais característicos

- Apresentação da música por países

- Conhecimento das raízes da música europeia e sua relação com a evolução da história

- Compositores mais importantes dos países abordados

- Forma “Rondó”, cânone

- Função das alterações musicais

- Modo maior e menor

- Interpretação de melodias em flauta

Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas)

 

3.º Período

UNIDADE 3 – “ MÚSICA PORTUGUESA”

- Música tradicional portuguesa e instrumentos mais característicos

- Apresentação das músicas em todas as regiões do território nacional e ilhas da Madeira e dos Açores

- Agrupamentos musicais

- Monofonia e polifonia

- Ostinato rítmico e melódico

-  Interpretação de melodias em flauta

Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas)

  

 

Educação Moral e Religiosa Católica

6.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. A Comunidade Cristã

  2. A Igreja, Povo de Deus

  3. Ao serviço dos outros

  4. Por todo o mundo

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. Viver como pessoas

  2. Viver como cristãos

  3. Seguir Jesus

  4. O amor ao próximo

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. O compromisso cristão

  2.  Um mundo para todos

  3.  A vida não tem fim

  4.  Filhos de Deus e irmãos

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

  

 

Educação Moral e Religiosa Católica

6.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

 

1.º Período

  1. A Comunidade Cristã

  2. A Igreja, Povo de Deus

  3. Ao serviço dos outros

  4. Por todo o mundo

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. Viver como pessoas

  2. Viver como cristãos

  3. Seguir Jesus

  4. O amor ao próximo

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. O compromisso cristão

  2.  Um mundo para todos

  3.  A vida não tem fim

  4.  Filhos de Deus e irmãos

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

  

 

Educação Visual e Tecnológica

6º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

* - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

 

* - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

 

* - Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

 

* - Adaptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem, adequadas a objectos visados.

 

* - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

 

* - Adaptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

 

* - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

 

* - Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Fruição – Contemplação

Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano.

Reconhecer a importância do espaço natural e construído, público e privado.

Conhecer o património artístico, cultural e natural da sua região, como um valor da afirmação da identidade nacional e encarar a sua preservação como um dever cívico.

Identificar e relacionar as diferentes manifestações das artes visuais no seu contexto histórico e sócio – cultural de âmbito nacional e internacional.

Reconhecer e dar valor a formas artísticas de diferentes culturas, identificando o universal e o particular.

 

. Produção – Criação

Utilizar diferentes meios expressivos de representação.

Compreender e utilizar diferentes modos de dar forma baseados na observação das criações da natureza e do homem.

Realizar produções plásticas usando os elementos da comunicação e da forma visual.

Usar diferentes tecnologias da imagem na realização plástica.

Interpretar os significados expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação.

  

. Reflexão – Interpretação

Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes.

Desenvolver o sentido de apreciação estética e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no âmbito das artes visuais.

Compreender mensagens visuais expressas em diversos códigos.

Analisar criticamente os valores de consumo veiculados nas mensagens visuais.

Conhecer os conceitos e terminologias das artes visuais.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

. Observar, Planear, Projectar

. Comunicação Visual

Aulas Previstas - 24 Blocos ( 48 aulas)

 

2.º Período

. Geometria – Traçados Geométricos

. Materiais e Técnicas de Expressão

Aulas Previstas - 21 Blocos ( 42 aulas)

 

3.º Período

 . Gramática Visual

Aulas Previstas - 20 Blocos ( 40 aulas)

 

 

ESTUDO ACOMPANHADO

6.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns         (CG 9).

 

 

-  Articular conhecimentos e saberes para compreensão de situações e/ou problemas;

-  Usar formas de comunicação verbal diversificadas, adequando-as aos contextos;

-  Utilizar e relacionar saberes científicos das diversas áreas disciplinares;

-  Planear e organizar actividades de aprendizagem;

-  Usar as suas competências comunicativas para interpelar, reflectir e opinar;

-  Revelar hábitos e métodos de trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;

-  Mostrar-se responsável e autónomo na realização das actividades;

-  Organizar e registar informação;

-  Comunicar, discutir e defender opiniões pessoais, respeitando a  intervenção dos colegas;

-  Usar a língua portuguesa, respeitando as regras do seu funcionamento;

-  Identificar acontecimentos principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;

-  Saber exprimir dúvidas e dificuldades;

-  Identificar situações problemáticas;

-  Escolher e aplicar estratégias de resposta a situações problemáticas.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

o Atenção/concentração e memorização sensorial;

o Estudo: organização do espaço, gestão e rentabilização do tempo, condições ambientais e psicológicas…;

o Interpretação de enunciados;

o Reforço ortográfico;

o Consolidação de conhecimentos;

o Comunicação e expressão;

o Tratamento de informação: recolher, organizar, condensar, resumir…;

o Leitura de textos: poemas e obras integrais;

o Análise de obras;

o Factores de ordenação sequencial;

o Estratégias de raciocínio na resolução de situações problemáticas;

o Adição e subtracção de números racionais; propriedades comutativa e associativa da adição;

o Expressões numéricas;

o Quadriláteros;

o Simetria em relação a uma recta;

o Construção de triângulos.

Aulas Previstas: 6.º A – 12,5 Blocos (25 aulas); 6.º B – 11,5  Blocos (23 aulas)

 

2.º Período

o Abreviaturas;

o Selecção de informação em contexto;

o Comunicação e expressão;

o Fases de estudo de um texto;

o Ficha de leitura;

o Reconstrução do texto;

o Verbos introdutores do relato do discurso;

o Leitura e análise de obras;

o Raciocínio lógico-matemático;

o Multiplicação de números racionais;

o Potência de expoente natural;

o Inverso de um número;

o Divisão de números racionais;

o Expressões numéricas;

o Constante de proporcionalidade directa;

o Proporções;

o Percentagem;

o Escala;

Aulas Previstas: 6.º A – 11 Blocos (22 aulas); 6.º B – 10 Blocos (20 aulas)

 

3.º Período

 o Técnica do cartaz;

o Produção de texto: resumo, diálogo, poema…;

o Questionário;

o Biografia/autobiografia;

o Leitura/Análise de obras;

o Dramatização;

o Visita à Biblioteca.

o Estatística: Moda e média aritmética;

o Áreas do: Triângulo; Paralelogramo; Círculo;

o Volume do cilindro;

o Planificação da superfície do cilindro;

o Perímetro do círculo.

Aulas Previstas: 6.º A – 10 Blocos (20 aulas); 6.º B – 10 Blocos (20 aulas)

 

 

Formação Cívica

6.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar

   (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns (CG 9).

-  Manifestar atitudes de respeito na relação com os outros;

-  Reconhecer a dignidade da pessoa na sua diversidade e diferença;

-  Capacidade de diálogo e comunicação interpessoal;

-  Cooperação, activa e responsável;

-  Manifestar-se um cidadão tolerante, participativo e solidário;

-  Usar formas de tratamento de acordo com as normas sociais de  respeito e correcção;

-  Participar construtivamente no trabalho, expressando e debatendo opiniões;

-  Reconhecer os seus direitos e deveres e agir em coerência com eles;

-  Promover uma dinâmica de bem-estar geral e convivência agradável;

-  Avaliar o seu desempenho.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

o Conhecimento de si e dos outros;

o Relação interpessoal;

o Normas de convivência social;

o Regras do diálogo.

                       Aulas Previstas:  6º A – 6 Blocos (12 aulas)                              6.º B – 6 Blocos (12 aulas)

 

2.º Período

o Regras de civismo;

o Liberdade individual;

o O direito à diferença;

o Direitos e deveres do cidadão.

                     Aulas Previstas: 6º A – 4,5 Blocos  (9 aulas)                                 6.º B  – 5 Blocos (10 aulas)

 

3.º Período

o Interculturalidade;

o Discriminação;

o Agentes de paz.

                 Aulas Previstas: 6º A – 4,5 Blocos  (9 aulas)                                   6.º B – 5 Blocos (10 aulas)

 

 

  História e Geografia de Portugal

6.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. G. 6)

- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar. (C. G. 2)

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C. G. 3)

- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. (C. G. 1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tratamento de informação/Utilização de Fontes

Utilização de técnicas de Investigação

Ser capaz de:

- Observar e descrever aspectos da realidade física e social.

- Recolher, registar e tratar diferentes tipos de informação.

- Formular hipóteses simples.

- Elaborar conclusões simples.

Interpretação de informação histórica diversa e com diferentes perspectivas

Ser capaz de:

- Organizar e elaborar o Friso Cronológico.

- Analisar documentos escritos.

- Analisar documentação iconográfica.

- Analisar documentação gráfica (sobretudo gráficos de barras e sectogramas).

- Analisar documentação cartográfica (mapas com escala gráfica).

Comunicação em História

- Utilizar diferentes formas de comunicação escrita, nomeadamente, a produção de biografias, relatórios, narrativas, resumos, diários, síntese, aplicando o vocabulário específico da História na descrição, relacionação e explicação dos diferentes aspectos das sociedades. O uso da expressão escrita da língua portuguesa é fundamental nestas actividades.

- Desenvolver a comunicação oral através da narração/descrição e da participação em debates, colóquios, mesas-redondas, painéis, apresentações orais de trabalhos, ao nível da turma e da escola. O uso adequado da expressão oral da língua portuguesa e a emissão fundamentada de opiniões é importante nestas actividades.

- Enriquecer a comunicação através da análise e produção de materiais iconográficos (gravuras, fotografias, videogramas) e ainda plantas/mapas, gráficos, tabelas, quadros, frisos cronológicos, organogramas, genealogias, esquemas, dominando os códigos que lhe são específicos.

- Recriar situações históricas e exprimir ideias e situações sob a forma plástica e dramática.

- Utilizar meios informáticos como suporte da comunicação, recorrendo a programas de processamento de texto e consulta de sites da Internet que veiculem informação histórico-geográfica.

Compreensão Histórica

A) Temporalidade

Ser capaz de:

- Aplicar conceitos de mudança/continuidade na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos.

- Identificar, localizar no tempo e caracterizar as alterações significativas da sociedade portuguesa.

- Estabelecer relações passado/presente especificando contributos para o Portugal contemporâneo, utilizando correctamente o vocabulário específico da disciplina.

- Utilizar conceitos de tempo na produção de pequenas biografias, diários e narrativas.

- Construir e interpretar frisos cronológicos respeitantes a diferentes escalas, tempo e quadro de referência (individual, local, regional, nacional, internacional, cultural, etc...).

- Interpretar e elaborar linhas/árvores genealógicas a propósito de acontecimentos significativos (ex. crises dinásticas).

- Contactar com diferentes sistemas de datação, com particular destaque para o calendário cristão (a. C./d. C.).

- Utilizar unidades de referência temporal com ênfase para o milénio, século, década e respectiva ordenação

- Seriar, ordenar e comparar factos, acontecimentos, situações, objectos ou processos através de quadros, mapas. Gráficos, tabelas, etc, que proporcionem a explicitação de mudanças, continuidades e simultaneidades.

- Apropriar-se e empregar conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações da temporalidade (construção de um glossário).

B) Espacialidade

Ser capaz de:

- Conhecer a localização relativa do território português.

- Caracterizar os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos, relacionando-os com factores físicos e humanos, utilizando correctamente o vocabulário específico da disciplina bem como técnicas de representação gráfica.

- Manusear o globo terrestre e plantas de diferentes naturezas, escalas e realidades representadas.

- Usar a simbologia e convenções utilizadas nos mapas.

- Reconhecer, usar e interpretar escalas (numéricas e gráficas).

- Utilizar sistemas de orientação (rosa-dos-ventos/pontos cardeais).

- Apropriar-se e empregar conceitos e vocabulário de suporte às representações e construções de ralações da espacialidade (constituição de um glossário).

- Confrontar-se com observações directas dos espaços e diferentes modalidades da sua representação, itinerários no terreno e a respectiva reconstituição gráfica.

C) Contextualização

Ser capaz de:

- Distinguir características de sociedade que se constituiriam no espaço português em diferentes períodos e estabelecer relações entre os seus diversos domínios, utilizando correctamente o vocabulário da disciplina.

- Partir das ideias tácitas dos alunos como base para a construção do conhecimento histórico.

- Reconstruir o funcionamento das instituições em várias épocas.

- Observar, caracterizar e interpretar gravuras, fotografias, filmes, documentários e objectos referentes a vários aspectos da vida das sociedades estudadas.

- Trabalhar com fonte de diversos tipos e com múltiplas perspectivas dos vários períodos, para conhecer ideias, valores e atitudes características de cada sociedade e época.

- Realizar dramatizações e construir narrativas.

- Organizar dossiers temáticos.

- Realizar e participar em visitas de estudo/trabalho.

- Produzir pequenas biografias, diários e resumos.

- Realizar pequenas pesquisas sobre temas da História Regional, Local, integrando-as no contexto da História de Portugal.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Conteúdos do Programa do 5º Ano

Continuação do Tema 2 – Do século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)

Unidade 18 – Lisboa Quinhentista

Unidade 19 O tempo dos Filipes e a Restauração

Conteúdos do Programa do 6º Ano

Tema 3 – Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal

Unidade 1 – Portugal no século XVIII

Unidade 2 – 1820 e o triunfo dos liberais

Unidade 3 – Portugal na segunda metade do século XIX

Aulas Previstas - 18  Blocos (36 aulas)

 

2.º Período

Tema 4 – O século XX

Unidade 3 – Portugal na segunda metade do século XIX

Unidade 4 – A Revolução Republicana

Unidade 5 – Os anos da ditadura

Unidade 6 – O 25 de Abril e a construção da democracia

Aulas Previstas - 14 Blocos e meio  (29 aulas)

 

3.º Período

Tema 4 – O século XX

Unidade 7 A população portuguesa no limiar do século XXI

Unidade 8 Os lugares onde vivemos

Unidade 9 – As actividades económicas

Unidade 10 – Ocupação dos tempos livres

Unidade 11 – O mundo mais perto de nós

Aulas Previstas -  14 Blocos e meio  Blocos (29 aulas)

 

  

História e Geografia de Portugal

6.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. G. 6)

- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar. (C. G. 2)

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C. G. 3)

- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. (C. G. 1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tratamento de informação/Utilização de Fontes

Utilização de técnicas de Investigação

Ser capaz de:

- Observar e descrever aspectos da realidade física e social.

- Recolher, registar e tratar diferentes tipos de informação.

- Formular hipóteses simples.

- Elaborar conclusões simples.

Interpretação de informação histórica diversa e com diferentes perspectivas

Ser capaz de:

- Organizar e elaborar o Friso Cronológico.

- Analisar documentos escritos.

- Analisar documentação iconográfica.

- Analisar documentação gráfica (sobretudo gráficos de barras e sectogramas).

- Analisar documentação cartográfica (mapas com escala gráfica).

Comunicação em História

- Utilizar diferentes formas de comunicação escrita, nomeadamente, a produção de biografias, relatórios, narrativas, resumos, diários, síntese, aplicando o vocabulário específico da História na descrição, relacionação e explicação dos diferentes aspectos das sociedades. O uso da expressão escrita da língua portuguesa é fundamental nestas actividades.

- Desenvolver a comunicação oral através da narração/descrição e da participação em debates, colóquios, mesas-redondas, painéis, apresentações orais de trabalhos, ao nível da turma e da escola. O uso adequado da expressão oral da língua portuguesa e a emissão fundamentada de opiniões é importante nestas actividades.

- Enriquecer a comunicação através da análise e produção de materiais iconográficos (gravuras, fotografias, videogramas) e ainda plantas/mapas, gráficos, tabelas, quadros, frisos cronológicos, organogramas, genealogias, esquemas, dominando os códigos que lhe são específicos.

- Recriar situações históricas e exprimir ideias e situações sob a forma plástica e dramática.

- Utilizar meios informáticos como suporte da comunicação, recorrendo a programas de processamento de texto e consulta de sites da Internet que veiculem informação histórico-geográfica.

Compreensão Histórica

A) Temporalidade

Ser capaz de:

- Aplicar conceitos de mudança/continuidade na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos.

- Identificar, localizar no tempo e caracterizar as alterações significativas da sociedade portuguesa.

- Estabelecer relações passado/presente especificando contributos para o Portugal contemporâneo, utilizando correctamente o vocabulário específico da disciplina.

- Utilizar conceitos de tempo na produção de pequenas biografias, diários e narrativas.

- Construir e interpretar frisos cronológicos respeitantes a diferentes escalas, tempo e quadro de referência (individual, local, regional, nacional, internacional, cultural, etc...).

- Interpretar e elaborar linhas/árvores genealógicas a propósito de acontecimentos significativos (ex. crises dinásticas).

- Contactar com diferentes sistemas de datação, com particular destaque para o calendário cristão (a. C./d. C.).

- Utilizar unidades de referência temporal com ênfase para o milénio, século, década e respectiva ordenação

- Seriar, ordenar e comparar factos, acontecimentos, situações, objectos ou processos através de quadros, mapas. Gráficos, tabelas, etc, que proporcionem a explicitação de mudanças, continuidades e simultaneidades.

- Apropriar-se e empregar conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações da temporalidade (construção de um glossário).

B) Espacialidade

Ser capaz de:

- Conhecer a localização relativa do território português.

- Caracterizar os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos, relacionando-os com factores físicos e humanos, utilizando correctamente o vocabulário específico da disciplina bem como técnicas de representação gráfica.

- Manusear o globo terrestre e plantas de diferentes naturezas, escalas e realidades representadas.

- Usar a simbologia e convenções utilizadas nos mapas.

- Reconhecer, usar e interpretar escalas (numéricas e gráficas).

- Utilizar sistemas de orientação (rosa-dos-ventos/pontos cardeais).

- Apropriar-se e empregar conceitos e vocabulário de suporte às representações e construções de ralações da espacialidade (constituição de um glossário).

- Confrontar-se com observações directas dos espaços e diferentes modalidades da sua representação, itinerários no terreno e a respectiva reconstituição gráfica.

C) Contextualização

Ser capaz de:

- Distinguir características de sociedade que se constituiriam no espaço português em diferentes períodos e estabelecer relações entre os seus diversos domínios, utilizando correctamente o vocabulário da disciplina.

- Partir das ideias tácitas dos alunos como base para a construção do conhecimento histórico.

- Reconstruir o funcionamento das instituições em várias épocas.

- Observar, caracterizar e interpretar gravuras, fotografias, filmes, documentários e objectos referentes a vários aspectos da vida das sociedades estudadas.

- Trabalhar com fonte de diversos tipos e com múltiplas perspectivas dos vários períodos, para conhecer ideias, valores e atitudes características de cada sociedade e época.

- Realizar dramatizações e construir narrativas.

- Organizar dossiers temáticos.

- Realizar e participar em visitas de estudo/trabalho.

- Produzir pequenas biografias, diários e resumos.

- Realizar pequenas pesquisas sobre temas da História Regional, Local, integrando-as no contexto da História de Portugal.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Conteúdos do Programa do 5º Ano

Continuação do Tema 2 – Do século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)

Unidade 18 – Lisboa Quinhentista

Unidade 19 O tempo dos Filipes e a Restauração

Conteúdos do Programa do 6º Ano

Tema 3 – Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal

Unidade 1 – Portugal no século XVIII

Unidade 2 – 1820 e o triunfo dos liberais

Unidade 3 – Portugal na segunda metade do século XIX

Aulas Previstas -  16 Blocos (32 aulas)

 

2.º Período

Tema 4 – O século XX

Unidade 3 – Portugal na segunda metade do século XIX

Unidade 4 – A Revolução Republicana

Unidade 5 – Os anos da ditadura

Unidade 6 – O 25 de Abril e a construção da democracia

Aulas Previstas -  16 Blocos e meio  (33 aulas)

 

3.º Período

Tema 4 – O século XX

Unidade 7 A população portuguesa no limiar do século XXI

Unidade 8 Os lugares onde vivemos

Unidade 9 – As actividades económicas

Unidade 10 – Ocupação dos tempos livres

Unidade 11 – O mundo mais perto de nós

Aulas Previstas -  14 Blocos e meio (29 aulas)

  

 

Disciplina de inglês

6.º Ano A e B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER

 

- Analisar/ compreender um texto/ imagem;

- Descrever e relatar acções/ acontecimentos presentes e passados;

- Expressar sentimentos;

- Dar opiniões – concordar ou discordar;

- Ler com expressividade;

- Estabelecer afinidades/ diferenças entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;

- Conhecer e aplicar, em situação, estruturas pragmáticas da língua Inglesa;

- Utilizar correctamente as normas de funcionamento da Língua Inglesa;

- Produzir diferentes tipos de textos.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

GRAMMAR

 

·        Verb to be

·        Personal pronouns (subject)

·        Prepositions of time

·        Cardinal numbers

·        Verb have got

·        What colour…?

·        How old…?

·        Articles (a, an, the, zero article)

·        Where…from?

·        What nationality…?

·        Possessive adjectives

·        Possessive pronouns

·        There is/are

·        Present simple

·        Personal pronouns (object)

·        Word formation (-er, -ist)

·        Adverbs of frequency

·        Present continuous

COMMUNICATION/VOCABULARY

 

·        Greeting people

·        Telling the time

·        Describing people

·        Saying the colours

·        Talking about clothes

·        Talking about animals

·        Asking where people are from

·        Talking about nationalities

·        Describing houses

·        Types of houses

·        Expressing likes, dislikes and preferences

·        Family

·        Jobs

·        Talking about events in the present

·        Daily routine

·        Talking about the frequency of some activities

·        Talking about what people are doing

·        Talking about what people usually do

6ª A e 6ª B                    Aulas Previstas -  36              Blocos – 13 de 90’ / 10 de 45’  

 

2.º Período

GRAMMAR

·        Present continuous

·        Question tags

·        Plurals

·        Past simple of the verb to be

·        When/ Where were you born?

·        There was/were

·        Past simple – regular verbs

·        Directions

·        Prepositions of place

·        Past simple – irregular verbs

·        Regular and irregular verbs in the past

COMMUNICATION/VOCABULARY

 

 

 

  • Talking about the past

  • Talking about birthdays and dates

  • Talking about places, shops and buildings

  • Giving directions

  • Talking about accidents and ailments

  • Talking about actions in the past

 

 6º A                Aulas Previstas - 31                Blocos – 10 de 90’ / 11 de 45’

                                            6º B               Aulas Previstas - 29               Blocos – 10 de 90’ / 9 de 45’

 

3.º Período

·        Countable and uncountable nouns

·        How much? and How many?

·        Much, many, a lot of

·        Every, all

 

·        Connectors

·        Indefinite determiners (some, any, no)

·        Question tags

·        Past simple

·        Word formation: adverbs of manner

·        Word formation: adjectives (prefix –un)

·        Modals (can, must, may, would)

·        Imperative

·        Talking about food

·        Talking about quantities

·        Asking for and giving prices

 

 

·        Describing people from the past

·        Talking about clothes

·        Talking about actions in the past

 

·        The environment

·        Saying what people can or must do

·        Asking for permission

·        Ordering or suggesting actions

6ª A e 6ª B                    Aulas Previstas - 27                 Blocos – 9 de 90’ / 9 de 45

 

 

Disciplina de Língua Portuguesa

6.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados (CG 5);

-  Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável (CG 6);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa  CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns (CG 9).

 

Compreensão e expressão oral

-  Ouvir, atentamente, pequenas exposições, instruções de trabalho e textos do património literário do oral, seguindo o fio condutor dos mesmos;

-  Compreender instruções para a execução de determinada acção;

-  Seleccionar e reter a informação necessária ao objectivo visado;

-  Adequar o discurso em função do interlocutor;

-  Utilizar formas de tratamento e de delicadeza adequadas a contextos sociais diversificados;

-  Narrar situações vividas ou imaginadas de forma a prender a atenção dos ouvintes;

-  Usar vocabulário diversificado e preciso;

-  Fazer curtas exposições previamente preparadas em contexto de sala de aula;

-  Formular questões com clareza de forma adequada à situação e ao interlocutor e com pertinência relativamente ao assunto;

-  Interpelar e opinar acerca de diversos textos;

-  Responder a questões sobre informação recebida.

        

      Leitura

-  Ler com clareza e fluência;

-  Identificar as ideias importantes de um texto e as relações entre as mesmas;

-  Procurar num texto a informação necessária à concretização de uma tarefa;

-  Seleccionar a estratégia de leitura adequada ao objectivo em vista;

-  Estabelecer relações de comparação entre textos;

-  Localizar e seleccionar, num texto, a informação necessária para a resolução de questões;

-  Pesquisar, de forma orientada, assuntos, previamente, seleccionados;

-  Extrair e condensar informação;

-  Ler em voz alta, restituindo ao ouvinte o significado do texto;

-  Ler obras integrais, contos e poemas;

-  Utilizar guiões de leitura.

Expressão escrita

-  Dominar as técnicas base da escrita;

-  Escrever com correcção ortográfica;

-  Dominar as principais regras de translineação e de pontuação;

-  Aplicar regras de parágrafo e período;

-  Aplicar correctamente a pontuação do diálogo;

-  Usar vocabulário variado;

-  Responder correctamente a questionários;

-  Usar frases complexas para relatar sequências;

-  Estabelecer relações de tempo, causa e condicionais;

-  Produzir textos escritos, adequando-os ao objectivo, à situação e ao destinatário;

-  Produzir textos livres e orientados com correcção, criatividade e vocabulário diversificado;

-  Exprimir correctamente os nexos temporais;

-  Apresentar uma caligrafia legível e cuidada.

     Funcionamento da Língua

-  Conhecer os aspectos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão;

-  Aplicar, correctamente, as normas de funcionamento da língua portuguesa.

 

2-       Conteúdos

1.º Período

 

Temáticos

 

· Textos do património literário oral.

 

· Escrita para a apropriação de técnicas e modelos.

  

   · Carta.

   ·Contos tradicionais.

   · Texto narrativo.

 

Funcionamento da Língua

 

-  Extensão silábica;

-  Pontuação: Sinais de pontuação;

-  Configuração gráfica: Parágrafo;

-  Sinais gráficos;

-  Acentuação;

- Ortografia/ Translineação;

- Palavras variáveis e invariáveis;

- Classes e subclasses de palavras: nomes, adjectivos, determinantes, quantificadores;

     Verbo: Conjugações (1ª, 2ª e 3ª);

   Verbos regulares e irregulares;

   Tempos simples, modos e formas nominais;

- Frase simples: entoação, tipo e forma, grupos nominal e verbal;

  - Funções sintácticas: sujeito, predicado, complemento directo e indirecto.

 -Concordância;

 -Relações entre palavras: relações semânticas, fonéticas e gráficas;

   Concordância.

-    - Gramática da narrativa.

                     6º A  Aulas Previstas: 59 – Blocos 24 de 90’ / 11 de 45 ;                       6.º B  Aulas Previstas – 28 Blocos (56 aulas)

 

2.º Período

Temáticos

 

      · Histórias.: “O Rei Rique e outras histórias” de Ilse Losa

 

 · Contos tradicionais.

 

 · Fábulas.

 

     · Narrativa.

 

Funcionamento da Língua

 

-  Classes de palavras: adjectivos, pronomes, interjeições, preposições, advérbios;

     Verbos: tempos compostos do modo indicativo; radical, tema e vogal temática;

- Processo de formação de palavras: derivação e composição;

- Onomatopeias/palavras onomatopaicas

  - Funções sintácticas acessórias.

              6º A - Aulas Previstas: 49  – Blocos  19 de 90’ / 11 de 45’ ;                               6º B  Aulas previstas – 25,5 Blocos (51 aulas)

                              

3.º Período

Temáticos

 

· Narrativa – Análise da obra: “ Ulisses” de Maria Alberta Menéres

 

· Poema

 

Funcionamento da Língua

 

  - Verbo: Conjugação Pronominal

     Conjunção

-  Comunicação verbal: locutor, interlocutor, ouvinte e contexto situacional;

-  Relato do discurso: discurso directo e indirecto.

                6ºA - Aulas Previstas: 45 – Blocos 18 de 90’ / 9 de 45’ ;                                      6º B Aulas previstas – 25 Blocos (50 aulas)

 

                   Nota: Os conteúdos leccionados, em cada período, serão aplicados e avaliados ao longo do ano.

 

 

matemática

6.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NÚMEROS E CÁLCULO
O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais positivos, das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

 

A aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

 

O reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional em problemas diversos;

 

A aptidão para trabalhar com percentagens e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.

 

GEOMETRIA
A predisposição para identificar propriedades de figuras geométricas, nomeadamente em triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem como para justificar e comunicar os raciocínios efectuados;

A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e para descrever figuras geométricas;

A aptidão para resolver e formular problemas que envolvam relações entre os conceitos de perímetro e de área, em diversos contextos;

A aptidão para calcular áreas de rectângulos, triângulos e círculos, assim como volumes de paralelepípedos, recorrendo ou não a fórmulas, em contexto de resolução de problemas.
 

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

A compreensão das noções de frequência absoluta e relativa, assim como a aptidão para calcular estas frequências em situações simples;

A compreensão das noções de moda e de média aritmética, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas;

A sensibilidade para criticar argumentos baseados em dados de natureza quantitativa.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS

 

Adição e subtracção de números racionais; propriedades comutativa e associativa da adição.

Expressões numéricas.

 

CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS 

 

Quadriláteros

Simetria em relação a uma recta

Construção de triângulos.

Aulas Previstas - 46           23 Blocos

 

2.º Período

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

 

Multiplicação de números racionais; propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtracção.

Potência de expoente natural.

Inverso de um número.

Divisão de números racionais.

Expressões numéricas.

 

PROPORCIONALIDADE DIRECTA

 

Constante de proporcionalidade directa.

Proporções.

Percentagem.

Escala.

Aulas Previstas - 42            21 Blocos

 

3.º Período

ESTATÍSTICA

 

Recolha, organização e interpretação de dados.

Moda e média aritmética.

 

ÁREAS .VOLUMES. CILINDRO DE REVOLUÇÃO

 

Áreas do: Triângulo; Paralelogramo; Círculo.

Volume do cilindro.

Planificação da superfície do cilindro.

Perímetro do círculo.

 

NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO

 

Números inteiros relativos

Representação na recta numérica.

Comparação e ordenação

Valor absoluto.

Aulas Previstas -  40             20 Blocos

 

 

matemática

6.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 NÚMEROS E CÁLCULO
O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais positivos, das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

 

A aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

 

O reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional em problemas diversos;

 

A aptidão para trabalhar com percentagens e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.

 

GEOMETRIA
A predisposição para identificar propriedades de figuras geométricas, nomeadamente em triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem como para justificar e comunicar os raciocínios efectuados;

A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e para descrever figuras geométricas;

A aptidão para resolver e formular problemas que envolvam relações entre os conceitos de perímetro e de área, em diversos contextos;

A aptidão para calcular áreas de rectângulos, triângulos e círculos, assim como volumes de paralelepípedos, recorrendo ou não a fórmulas, em contexto de resolução de problemas.
 

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

A compreensão das noções de frequência absoluta e relativa, assim como a aptidão para calcular estas frequências em situações simples;

A compreensão das noções de moda e de média aritmética, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas;

A sensibilidade para criticar argumentos baseados em dados de natureza quantitativa.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS

 

Adição e subtracção de números racionais; propriedades comutativa e associativa da adição.

Expressões numéricas.

 

CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS 

 

Quadriláteros

Simetria em relação a uma recta

Construção de triângulos.

Aulas Previstas -       50           25 Blocos

 

2.º Período

MULTIPICAÇÃO E DIVISÃO

 

Multiplicação de números racionais; propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtracção.

Potência de expoente natural.

Inverso de um número.

 

Divisão de números racionais.

Expressões numéricas.

 

PROPORCIONALIDADE DIRECTA

 

Constante de proporcionalidade directa.

Proporções.

Percentagem.

Escala.

Aulas Previstas -    42             21 Blocos

 

3.º Período

ESTATÍSTICA

 

Recolha, organização e interpretação de dados.

Moda e média aritmética.

 

ÁREAS .VOLUMES. CILINDRO DE REVOLUÇÃO

 

Áreas do: Triângulo; Paralelogramo; Círculo.

Volume do cilindro.

Planificação da superfície do cilindro.

Perímetro do círculo.

 

NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO

 

Números inteiros relativos

Representação na recta numérica.

Comparação e ordenação

Valor absoluto.

Aulas Previstas -     40             20 Blocos

 

 

Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos