DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 6º ano
Área de projecto
6.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1 – Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
CG2 – Usar adequadamente
linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico
para se expressar.
CG3 –
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
CG6 –
Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
CG8 – Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
CG9 – Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
|
- Prestar atenção a situações e problemas
manifestando envolvimento e curiosidade;
- Questionar a realidade observada;
- Identificar e articular saberes e
conhecimentos para compreender uma situação ou problema;
- Pôr em acção procedimentos necessários
para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;
- Utilizar formas de comunicação
diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e
necessidades;
- Comunicar, discutir e defender ideias
próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;
- Traduzir ideias e informações expressas
numa linguagem para outras linguagens;
- Valorizar as diferentes formas de
linguagem;
- Valorizar e apreciar a língua
portuguesa;
- Usar a língua portuguesa no respeito de
regras do seu funcionamento;
- Promover o gosto pelo uso correcto da
língua portuguesa;
- Pesquisar, seleccionar, organizar e
interpretar informação de forma crítica em função de questões,
necessidades ou problemas a resolver.
- Rentabilizar as tecnologias da
informação e comunicação nas tarefas do Trabalho de Grupo;
- Auto-avaliar as aprendizagens
realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectivos visados.
- Realizar tarefas por iniciativa própria;
- Responsabilizar-se por realizar
integralmente uma tarefa;
- Participar em actividades de grupo,
respeitando as regras do Trabalho de Grupo;
- Manifestar sentido de responsabilidade,
de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
- Comunicar, discutir e defender
descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus
parceiros.
- Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho
à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos
visados. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Trabalhos em Grupo subordinados ao tema –
À Descoberta de autores(as) portugueses(as):
- Pesquisa e elaboração da biografia de um
autor. |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
Trabalhos em Grupo:
- Leitura de uma obra do autor(a)
trabalhado(a) no 1º Período;
- Redacção de um texto acerca da obra,
para ser representado. |
Aulas Previstas - 11 Blocos (21 aulas) |
3.º Período |
Trabalhos em Grupo:
- Ensaio e representação da peça escrita
no 2º Período. |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas) |
Área de projecto
6.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1 – Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
CG2 – Usar adequadamente
linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico
para se expressar.
CG3 –
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
CG6 –
Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
CG8 – Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
CG9 – Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
|
- Prestar atenção a situações e problemas
manifestando envolvimento e curiosidade;
- Questionar a realidade observada;
- Identificar e articular saberes e
conhecimentos para compreender uma situação ou problema;
- Pôr em acção procedimentos necessários
para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;
- Utilizar formas de comunicação
diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e
necessidades;
- Comunicar, discutir e defender ideias
próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;
- Traduzir ideias e informações expressas
numa linguagem para outras linguagens;
- Valorizar as diferentes formas de
linguagem;
- Valorizar e apreciar a língua
portuguesa;
- Usar a língua portuguesa no respeito de
regras do seu funcionamento;
- Promover o gosto pelo uso correcto da
língua portuguesa;
- Pesquisar, seleccionar, organizar e
interpretar informação de forma crítica em função de questões,
necessidades ou problemas a resolver.
- Rentabilizar as tecnologias da
informação e comunicação nas tarefas do Trabalho de Grupo;
- Auto-avaliar as aprendizagens
realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectivos visados.
- Realizar tarefas por iniciativa própria;
- Responsabilizar-se por realizar
integralmente uma tarefa;
- Participar em actividades de grupo,
respeitando as regras do Trabalho de Grupo;
- Manifestar sentido de responsabilidade,
de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
- Comunicar, discutir e defender
descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus
parceiros.
- Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho
à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos
visados. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Trabalhos em Grupo subordinados ao tema –
À Descoberta de autores(as) portugueses(as):
|
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
Trabalhos em Grupo:
- Leitura de uma obra do autor(a)
trabalhado(a) no 1º Período;
- Redacção de um texto acerca da obra,
para ser representado. |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas) |
3.º Período |
Trabalhos em Grupo:
- Ensaio e representação da peça escrita
no 2º Período. |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
Ciências da Natureza
6 .º Ano
1.
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-Respeitar a diversidade de indivíduos e
grupos, a biodiversidade, o ambiente e o património cultural; (C. Geral 1)
- Pesquisar, seleccionar e organizar a
informação para a transformar em conhecimento mobilizável; (C. Geral 6)
- Usar correctamente a língua portuguesa
para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;
(C. Geral 3)
- Utilizar os processos e
conhecimentos científicos/tecnológicos apropriados para compreender a
realidade sócio-cultural; (C. Geral 2)
- Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns. ( C. Geral 9)
|
i
Explicação sobre o funcionamento do corpo humano e sua
relação com problemas de saúde e da sua prevenção.
ii
Reconhecimento que o organismo humano está sujeito a
factores nocivos que podem colocar em risco a sua saúde física e mental.
iii
Compreensão de que o bom funcionamento do organismo decorre
da interacção de diferentes sistemas de órgãos que asseguram a realização
das funções essenciais à vida.
iv
Compreensão da importância da alimentação para o
funcionamento equilibrado do organismo.
v
Discussão sobre a influência da publicidade e da comunicação
social nos hábitos de consumo e na tomada de decisões que tenham em conta
a defesa da saúde e a qualidade de vida. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Trocas
nutricionais entre o organismo e o meio:
§
Os alimentos como
veículo de nutrientes.
§
Órgãos do sistema
digestivo do homem – digestão como processo de obtenção de nutrientes.
§
Características do
sistema digestivo em função do regime alimentar dos animais.
§
Circulação do ar:
- Movimentos respiratórios - ar inspirado e ar expirado.
- Sistema respiratório - pulmões e vias respiratórias.
- Sistema respiratório de um Peixe.
|
Aulas Previstas – 32
Blocos ( 16 aulas)
Nº de blocos para avaliação sumativa: 2 |
2.º Período |
Transporte de nutrientes e
oxigénio até às células
§
O sangue –
importância dos seus constituintes.
§
Evidências da
respiração celular.
§
Relação entre
actividade física e consumo de nutrientes:
§
Eliminação de
produtos da actividade celular
§
Principais
produtos de excreção.
§
Breve
referência à pele e aos órgãos do sistema urinário.
Nas Plantas:
§
Captação de
água e sais minerais.
§
A água e os
sais minerais na planta.
§
As plantas
elaboram o seu alimento - Fotossíntese.
§
Factores
intervenientes na actividade fotossintética Produtos resultantes.
§
Acumulação de
reservas.
§
Importância
das plantas para o mundo vivo - As trocas gasosas nas plantas - qualidade
do ar.
§
As plantas,
fonte de alimento e de matérias-primas. |
Aulas Previstas - 32
Blocos ( 16 aulas)
Nº de blocos para avaliação sumativa: 2 |
3.º Período |
Transmissão da vida
§
Reprodução humana e crescimento
§
Caracteres sexuais.
§
Sistema reprodutor.
§
Fecundação e
desenvolvimento do feto.
§
O nascimento e os primeiros anos de vida
- sua importância.
Reprodução nas
plantas
§
Reprodução por sementes.
§
Polinização, frutificação e
disseminação.
§
Germinação das sementes.
§
Reprodução das plantas sem
flor - reprodução por esporos.
Os Micróbios
§
Micróbios
causadores de doenças.
§
Meios de defesa contra as
agressões microbianas - a prevenção da doença.
Higiene e problemas sociais
§
O tabagismo.
O alcoolismo. Outras drogas.
§
A poluição.
|
Aulas Previstas - 28
Blocos ( 14 aulas)
Nº de blocos para avaliação sumativa: 2 |
Educação Física
6.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
CG3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
CG7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de
problemas e à tomada de decisões.
CG8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
CG9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
CG10. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida. |
1. Elevar o nível funcional das capacidades
condicionais e coordenativas gerais básicas, particularmente da
resistência, velocidade, flexibilidade e destreza.
2. Conhecer e aplicar cuidados higiénicos, bem como as
regras de segurança pessoal, segurança dos companheiros e de preservação
dos recursos materiais
3. Analisar e interpretar a realização
das actividades físicas seleccionadas, utilizando os conhecimentos sobre a
técnica, organização e participação, ética desportiva, etc..
4. Cooperar com os companheiros para o
alcance dos objectivos dos Jogos Desportivos Colectivos, desempenhando com
oportunidade e correcção as acções solicitadas pelas situações de jogo, e
aplicando a ética do jogo e respeitando as suas regras.
5. Na Ginástica, compor e realizar as
destrezas elementares de solo e mini-trampolim em esquemas individuais,
aplicando os critérios de correcção técnica e expressão artística.
6. No Atletismo, realizar as corridas e
saltos, segundo padrões simplificados, e cumprindo as exigências técnicas
e regulamentares elementares.
7. Realizar com oportunidade e correcção
as acções técnico-tácticas elementares do Badminton, garantindo a
iniciativa e ofensividade em participações «individuais» e a «pares»,
aplicando as regras do jogo como jogador e como árbitro. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Atletismo
Resistência; Velocidade; Salto em altura
-
Badminton
Posição Base; Deslocamentos; Pega na
raquete; Lob; Clear; Serviço curto e comprido. |
Aulas Previstas: 6ºA - 32 aulas
6ºB – 36 aulas(45 minutos) |
2.º Período |
-
Ginástica
No solo: rolamento à frente; rolamento à
retaguarda; pino de cabeça; roda; avião; ponte.
-
Voleibol
Regras básicas: dois toques, transporte,
violação do campo adversário, rotação dos jogadores, número de toques por
equipa, toque na rede.
Acções técnicas: passe por cima, manchete,
serviço por baixo. |
Aulas Previstas: 6ºA – 35 aulas
6ºB – 34 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
Andebol
Regras básicas: início e recomeço do jogo;
formas de jogar a bola; regra dos dribles; regra dos passos; violações da
área do guarda-redes; faltas contra adversários.
Acções técnicas: passe e recepção; drible;
remate em apoio; remate em salto; remate em suspensão; fintas.
-
Ginástica
No mini-trampolim: salto de vela; salto
de carpa; salto engrupado; salto com meia-pirueta; mortal à frente.
No bock: salto-de-eixo; salto entre-mãos |
Aulas Previstas: 6ºA - 31 aulas
6ºB – 32 aulas (45 minutos) |
Educação Musical
6.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida. |
1. Interpretação e Comunicação
- Domínio de práticas vocais e
instrumentais diferenciadas.
2. Criação e Experimentação
- Compreensão e utilização de diferentes
conceitos, códigos e convenções para a criação de pequenas peças musicais.
3. Percepção Sonora e Musical
- Reconhecimento de estruturas, efeitos e
qualidades dos sons.
- Identificação e utilização de
estruturas musicais.
4. Culturas Musicais nos contextos
- Identificação de estilos e géneros
musicais tendo em conta os enquadramentos socioculturais do passado e do
presente.
- Conhecimento e valorização do
património artístico - musical nacional. |
-
Conteúdos
1.º Período |
UNIDADE 1 – “MÚSICA EXTRA - EUROPEIA”
- Panorâmica geral da música tradicional
do mundo extra – europeu e instrumentos mais característicos
- Música monorrítmica e polirrítmica
- Estudo da semicolcheia
- Síncopa
- Ritmos pontuados
- Intervalos melódicos e harmónicos
- Interpretação de melodias em flauta |
Aulas Previstas - 14 Blocos (28 aulas) |
2.º Período |
UNIDADE 2 – “ MÚSICA NA EUROPA”
- Panorâmica geral da música europeia e
instrumentos mais característicos
- Apresentação da música por países
- Conhecimento das raízes da música
europeia e sua relação com a evolução da história
- Compositores mais importantes dos países
abordados
- Forma “Rondó”, cânone
- Função das alterações musicais
- Modo maior e menor
- Interpretação de melodias em flauta |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas) |
3.º Período |
UNIDADE 3 – “ MÚSICA PORTUGUESA”
- Música tradicional portuguesa e
instrumentos mais característicos
- Apresentação das músicas em todas as
regiões do território nacional e ilhas da Madeira e dos Açores
- Agrupamentos musicais
- Monofonia e polifonia
- Ostinato rítmico e melódico
- Interpretação de melodias em flauta |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas) |
Educação Moral e Religiosa Católica
6.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
A Comunidade Cristã
-
A Igreja, Povo de Deus
-
Ao serviço dos outros
-
Por todo o mundo
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
Viver como pessoas
-
Viver como cristãos
-
Seguir Jesus
-
O amor ao próximo
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
O compromisso cristão
-
Um mundo para todos
-
A vida não tem fim
-
Filhos de Deus e irmãos
|
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
Educação Moral e Religiosa Católica
6.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
A Comunidade Cristã
-
A Igreja, Povo de Deus
-
Ao serviço dos outros
-
Por todo o mundo
|
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
Viver como pessoas
-
Viver como cristãos
-
Seguir Jesus
-
O amor ao próximo
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
O compromisso cristão
-
Um mundo para todos
-
A vida não tem fim
-
Filhos de Deus e irmãos
|
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
Educação Visual e Tecnológica
6º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
* - Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
* - Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
* - Usar correctamente a língua Portuguesa
para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.
* - Adaptar metodologias personalizadas de
trabalho e de aprendizagem, adequadas a objectos visados.
* - Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
* - Adaptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
* - Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
* - Cooperar com os outros em tarefas e
projectos comuns.
|
. Fruição – Contemplação
Reconhecer a importância das artes visuais
como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano.
Reconhecer a importância do espaço natural
e construído, público e privado.
Conhecer o património artístico, cultural
e natural da sua região, como um valor da afirmação da identidade nacional
e encarar a sua preservação como um dever cívico.
Identificar e relacionar as diferentes
manifestações das artes visuais no seu contexto histórico e sócio –
cultural de âmbito nacional e internacional.
Reconhecer e dar valor a formas
artísticas de diferentes culturas, identificando o universal e o
particular.
. Produção – Criação
Utilizar diferentes meios expressivos de
representação.
Compreender e utilizar diferentes modos de
dar forma baseados na observação das criações da natureza e do homem.
Realizar produções plásticas usando os
elementos da comunicação e da forma visual.
Usar diferentes tecnologias da imagem na
realização plástica.
Interpretar os significados expressivos e
comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação.
. Reflexão – Interpretação
Reconhecer a permanente necessidade de
desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes.
Desenvolver o sentido de apreciação
estética e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no
âmbito das artes visuais.
Compreender mensagens visuais expressas em
diversos códigos.
Analisar criticamente os valores de
consumo veiculados nas mensagens visuais.
Conhecer os conceitos e terminologias das
artes visuais. |
-
Conteúdos
1.º Período |
. Observar, Planear, Projectar
.
Comunicação Visual
|
Aulas Previstas - 24 Blocos ( 48 aulas) |
2.º Período |
. Geometria – Traçados Geométricos
. Materiais e Técnicas de Expressão |
Aulas Previstas - 21 Blocos ( 42 aulas) |
3.º Período |
. Gramática Visual |
Aulas Previstas - 20 Blocos ( 40 aulas) |
ESTUDO ACOMPANHADO
6.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar (CG 2);
-
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio (CG 3);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9).
|
-
Articular conhecimentos e
saberes para compreensão de situações e/ou problemas;
-
Usar formas de comunicação
verbal diversificadas, adequando-as aos contextos;
-
Utilizar e relacionar
saberes científicos das diversas áreas disciplinares;
-
Planear e organizar
actividades de aprendizagem;
-
Usar as suas competências
comunicativas para interpelar, reflectir e opinar;
-
Revelar hábitos e métodos de
trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;
-
Mostrar-se responsável e
autónomo na realização das actividades;
-
Organizar e registar
informação;
-
Comunicar, discutir e
defender opiniões pessoais, respeitando a intervenção dos colegas;
-
Usar a língua portuguesa,
respeitando as regras do seu funcionamento;
-
Identificar acontecimentos
principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;
-
Saber exprimir dúvidas e
dificuldades;
-
Identificar situações
problemáticas;
-
Escolher e aplicar
estratégias de resposta a situações problemáticas. |
-
Conteúdos
1.º Período |
o
Atenção/concentração e
memorização sensorial;
o
Estudo: organização do
espaço, gestão e rentabilização do tempo, condições ambientais e
psicológicas…;
o
Interpretação de enunciados;
o
Reforço ortográfico;
o
Consolidação de
conhecimentos;
o
Comunicação e expressão;
o
Tratamento de informação:
recolher, organizar, condensar, resumir…;
o
Leitura de textos: poemas e
obras integrais;
o
Análise de obras;
o
Factores de ordenação
sequencial;
o
Estratégias de raciocínio na
resolução de situações problemáticas;
o
Adição e subtracção de
números racionais; propriedades comutativa e associativa da adição;
o
Expressões numéricas;
o
Quadriláteros;
o
Simetria em relação a uma
recta;
o
Construção de triângulos. |
Aulas Previstas: 6.º A – 12,5 Blocos
(25 aulas); 6.º B – 11,5 Blocos (23 aulas) |
2.º Período |
o
Abreviaturas;
o
Selecção de informação em
contexto;
o
Comunicação e expressão;
o
Fases de estudo de um texto;
o
Ficha de leitura;
o
Reconstrução do texto;
o
Verbos introdutores do
relato do discurso;
o
Leitura e análise de obras;
o
Raciocínio lógico-matemático;
o
Multiplicação de números
racionais;
o
Potência de expoente
natural;
o
Inverso de um número;
o
Divisão de números
racionais;
o
Expressões numéricas;
o
Constante de
proporcionalidade directa;
o
Proporções;
o
Percentagem;
o
Escala; |
Aulas Previstas: 6.º A – 11 Blocos (22
aulas); 6.º B – 10 Blocos (20 aulas) |
3.º Período |
o
Técnica do cartaz;
o
Produção de texto: resumo,
diálogo, poema…;
o
Questionário;
o
Biografia/autobiografia;
o
Leitura/Análise de obras;
o
Dramatização;
o
Visita à Biblioteca.
o
Estatística: Moda e média
aritmética;
o
Áreas do: Triângulo;
Paralelogramo; Círculo;
o
Volume do cilindro;
o
Planificação da superfície
do cilindro;
o
Perímetro do círculo. |
Aulas Previstas: 6.º A – 10 Blocos (20
aulas); 6.º B – 10 Blocos (20 aulas) |
Formação Cívica
6.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar
(CG 2);
-
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio (CG 3);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9). |
-
Manifestar atitudes de
respeito na relação com os outros;
-
Reconhecer a dignidade da
pessoa na sua diversidade e diferença;
-
Capacidade de diálogo e
comunicação interpessoal;
-
Cooperação, activa e
responsável;
-
Manifestar-se um cidadão
tolerante, participativo e solidário;
-
Usar formas de tratamento de
acordo com as normas sociais de respeito e correcção;
-
Participar construtivamente
no trabalho, expressando e debatendo opiniões;
-
Reconhecer os seus direitos
e deveres e agir em coerência com eles;
-
Promover uma dinâmica de
bem-estar geral e convivência agradável;
-
Avaliar o seu desempenho.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
o
Conhecimento de si e dos
outros;
o
Relação interpessoal;
o
Normas de convivência
social;
o
Regras do diálogo. |
Aulas
Previstas: 6º A – 6 Blocos (12 aulas) 6.º B
– 6 Blocos (12 aulas) |
2.º Período |
o
Regras de civismo;
o
Liberdade individual;
o
O direito à diferença;
o
Direitos e deveres do
cidadão. |
Aulas Previstas:
6º A – 4,5 Blocos (9 aulas) 6.º B – 5
Blocos (10 aulas) |
3.º Período |
o
Interculturalidade;
o
Discriminação;
o
Agentes de paz. |
Aulas Previstas: 6º A –
4,5 Blocos (9 aulas) 6.º B – 5 Blocos
(10 aulas) |
História
e Geografia de Portugal
6.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. G. 6)
- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar. (C. G. 2)
- Usar correctamente a língua portuguesa
para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C.
G. 3)
- Mobilizar saberes culturais, científicos
e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano. (C. G. 1)
|
Tratamento de
informação/Utilização de Fontes
Utilização de técnicas de Investigação
Ser capaz de:
-
Observar e descrever aspectos da realidade física e social.
- Realizar e participar em visitas de
estudo/trabalho.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Conteúdos do Programa do
5º Ano
Continuação do Tema 2 – Do
século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)
Unidade 18 –
Lisboa Quinhentista
Unidade 19
– O tempo dos Filipes e a Restauração
Conteúdos do Programa do 6º Ano
Tema 3 – Do Portugal do século XVIII à
consolidação da sociedade liberal
Unidade 1 –
Portugal no século XVIII
Unidade 2 –
1820 e o triunfo dos liberais
Unidade 3 –
Portugal na segunda metade do século XIX |
Aulas Previstas - 18 Blocos (36 aulas) |
2.º Período |
Tema 4 – O século XX
Unidade 3 –
Portugal na segunda metade do século XIX
Unidade 4 – A Revolução Republicana
Unidade 5 –
Os anos da ditadura
Unidade 6 –
O 25 de Abril e a construção da democracia |
Aulas Previstas - 14 Blocos e meio (29
aulas) |
3.º Período |
Tema 4 – O século XX
Unidade 7
– A população portuguesa no limiar do século XXI
Unidade 8
– Os lugares onde vivemos
Unidade 9 –
As actividades económicas
Unidade 10 –
Ocupação dos tempos livres
Unidade 11 –
O mundo mais perto de nós |
Aulas Previstas - 14 Blocos e meio
Blocos (29 aulas) |
História e Geografia de Portugal
6.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. G. 6)
- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar. (C. G. 2)
- Usar correctamente a língua portuguesa
para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C.
G. 3)
- Mobilizar saberes culturais, científicos
e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano. (C. G. 1)
|
Tratamento de
informação/Utilização de Fontes
Utilização de técnicas de Investigação
Ser capaz de:
-
Observar e descrever aspectos da realidade física e social.
- Realizar e participar em visitas de
estudo/trabalho.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Conteúdos do Programa do
5º Ano
Continuação do Tema 2 – Do
século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVII)
Unidade 18 –
Lisboa Quinhentista
Unidade 19
– O tempo dos Filipes e a Restauração
Conteúdos do Programa do 6º Ano
Tema 3 – Do Portugal do século XVIII à
consolidação da sociedade liberal
Unidade 1 –
Portugal no século XVIII
Unidade 2 –
1820 e o triunfo dos liberais
Unidade 3 –
Portugal na segunda metade do século XIX |
Aulas Previstas - 16 Blocos (32 aulas) |
2.º Período |
Tema 4 – O século XX
Unidade 3 –
Portugal na segunda metade do século XIX
Unidade 4 – A Revolução Republicana
Unidade 5 –
Os anos da ditadura
Unidade 6 –
O 25 de Abril e a construção da democracia |
Aulas Previstas - 16 Blocos e meio
(33 aulas) |
3.º Período |
Tema 4 – O século XX
Unidade 7
– A população portuguesa no limiar do século XXI
Unidade 8
– Os lugares onde vivemos
Unidade 9 –
As actividades económicas
Unidade 10 –
Ocupação dos tempos livres
Unidade 11 –
O mundo mais perto de nós |
Aulas Previstas - 14 Blocos e meio (29
aulas) |
Disciplina de inglês
6.º Ano A e B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
|
OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER
- Analisar/ compreender um texto/ imagem;
- Descrever e relatar acções/
acontecimentos presentes e passados;
- Expressar sentimentos;
- Dar opiniões – concordar ou discordar;
- Ler com expressividade;
- Estabelecer afinidades/ diferenças entre
aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;
- Conhecer e aplicar, em situação,
estruturas pragmáticas da língua Inglesa;
- Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da Língua Inglesa;
- Produzir diferentes tipos de textos. |
-
Conteúdos
1.º Período |
GRAMMAR
·
Verb to be
·
Personal pronouns (subject)
·
Prepositions of time
·
Cardinal numbers
·
Verb have got
·
What colour…?
·
How old…?
·
Articles (a, an, the,
zero article)
·
Where…from?
·
What nationality…?
·
Possessive adjectives
·
Possessive pronouns
·
There is/are
·
Present simple
·
Personal pronouns (object)
·
Word formation (-er, -ist)
·
Adverbs of frequency
·
Present continuous |
COMMUNICATION/VOCABULARY
·
Greeting people
·
Telling the time
·
Describing people
·
Saying the colours
·
Talking about clothes
·
Talking about animals
·
Asking where people are from
·
Talking about nationalities
·
Describing houses
·
Types of houses
·
Expressing likes, dislikes
and preferences
·
Family
·
Jobs
·
Talking about
events in the present
·
Daily routine
·
Talking about
the frequency of some activities
·
Talking about
what people are doing
·
Talking about
what people usually do |
6ª A e 6ª B Aulas
Previstas - 36 Blocos – 13 de 90’ / 10 de 45’
|
2.º Período |
GRAMMAR
·
Present continuous
·
Question tags
·
Plurals
·
Past simple of
the verb to be
·
When/ Where
were you born?
·
There
was/were
·
Past simple –
regular verbs
·
Directions
·
Prepositions
of place
·
Past simple –
irregular verbs
·
Regular and
irregular verbs in the past |
COMMUNICATION/VOCABULARY
-
Talking about the past
-
Talking about birthdays
and dates
-
Talking
about places, shops and buildings
-
Giving
directions
-
Talking
about accidents and ailments
-
Talking
about actions in the past
|
6º A Aulas Previstas -
31 Blocos – 10 de 90’ / 11 de 45’
6º B Aulas
Previstas - 29 Blocos – 10 de 90’ / 9 de 45’ |
3.º Período |
·
Countable and uncountable
nouns
·
How much?
and How many?
·
Much, many,
a lot of
·
Every, all
·
Connectors
·
Indefinite
determiners (some, any, no)
·
Question tags
·
Past simple
·
Word
formation: adverbs of manner
·
Word
formation: adjectives (prefix –un)
·
Modals (can,
must, may, would)
·
Imperative |
·
Talking about
food
·
Talking about
quantities
·
Asking for and
giving prices
·
Describing
people from the past
·
Talking about
clothes
·
Talking about
actions in the past
·
The
environment
·
Saying what
people can or must do
·
Asking for
permission
·
Ordering or
suggesting actions |
6ª A e 6ª B Aulas
Previstas - 27 Blocos – 9 de 90’ / 9 de 45 |
Disciplina de Língua Portuguesa
6.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar (CG 2);
-
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio (CG 3);
-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados (CG 5);
-
Pesquisar, seleccionar e
organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável (CG
6);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma, responsável e criativa CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9).
|
Compreensão e expressão oral
-
Ouvir, atentamente, pequenas
exposições, instruções de trabalho e textos do património literário do
oral, seguindo o fio condutor dos mesmos;
-
Compreender instruções para
a execução de determinada acção;
-
Seleccionar e reter a
informação necessária ao objectivo visado;
-
Adequar o discurso em função
do interlocutor;
-
Utilizar formas de
tratamento e de delicadeza adequadas a contextos sociais diversificados;
-
Narrar situações vividas ou
imaginadas de forma a prender a atenção dos ouvintes;
-
Usar vocabulário
diversificado e preciso;
-
Fazer curtas exposições
previamente preparadas em contexto de sala de aula;
-
Formular questões com
clareza de forma adequada à situação e ao interlocutor e com pertinência
relativamente ao assunto;
-
Interpelar e opinar acerca
de diversos textos;
-
Responder a questões sobre
informação recebida.
Leitura
-
Ler com clareza e fluência;
-
Identificar as ideias
importantes de um texto e as relações entre as mesmas;
-
Procurar num texto a
informação necessária à concretização de uma tarefa;
-
Seleccionar a estratégia de
leitura adequada ao objectivo em vista;
-
Estabelecer relações de
comparação entre textos;
-
Localizar e seleccionar, num
texto, a informação necessária para a resolução de questões;
-
Pesquisar, de forma
orientada, assuntos, previamente, seleccionados;
-
Extrair e condensar
informação;
-
Ler em voz alta, restituindo
ao ouvinte o significado do texto;
-
Ler obras integrais, contos
e poemas;
-
Utilizar guiões de leitura.
Expressão escrita
-
Dominar as técnicas base da
escrita;
-
Escrever com correcção
ortográfica;
-
Dominar as principais regras
de translineação e de pontuação;
-
Aplicar regras de parágrafo
e período;
-
Aplicar correctamente a
pontuação do diálogo;
-
Usar vocabulário variado;
-
Responder correctamente a
questionários;
-
Usar frases complexas para
relatar sequências;
-
Estabelecer relações de
tempo, causa e condicionais;
-
Produzir textos escritos,
adequando-os ao objectivo, à situação e ao destinatário;
-
Produzir textos livres e
orientados com correcção, criatividade e vocabulário diversificado;
-
Exprimir correctamente os
nexos temporais;
-
Apresentar uma caligrafia
legível e cuidada.
Funcionamento da Língua
-
Conhecer os aspectos
fundamentais da estrutura e do uso do português padrão;
-
Aplicar, correctamente, as
normas de funcionamento da língua portuguesa. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
Temáticos
· Textos do património
literário oral.
· Escrita para a
apropriação de técnicas e modelos.
·
Carta.
·Contos
tradicionais.
· Texto narrativo.
Funcionamento da Língua
-
Extensão
silábica;
-
Pontuação:
Sinais de pontuação;
-
Configuração
gráfica: Parágrafo;
-
Sinais
gráficos;
-
Acentuação;
- Ortografia/
Translineação;
- Palavras variáveis e
invariáveis;
- Classes e subclasses de
palavras: nomes, adjectivos, determinantes, quantificadores;
Verbo: Conjugações
(1ª, 2ª e 3ª);
Verbos regulares e
irregulares;
Tempos simples, modos e
formas nominais;
- Frase simples: entoação,
tipo e forma, grupos nominal e verbal;
- Funções sintácticas:
sujeito, predicado, complemento directo e indirecto.
-Concordância;
-Relações entre palavras:
relações semânticas, fonéticas e gráficas;
Concordância.
-
-
Gramática da narrativa. |
6º
A Aulas Previstas: 59 – Blocos 24 de 90’ / 11 de 45
; 6.º B Aulas Previstas – 28 Blocos (56 aulas) |
2.º Período |
Temáticos
· Histórias.: “O
Rei Rique e outras histórias” de Ilse Losa
· Contos tradicionais.
· Fábulas.
· Narrativa.
Funcionamento da Língua
-
Classes de
palavras: adjectivos, pronomes, interjeições, preposições, advérbios;
Verbos: tempos
compostos do modo indicativo; radical, tema e vogal temática;
- Processo de formação de
palavras: derivação e composição;
- Onomatopeias/palavras
onomatopaicas
- Funções sintácticas
acessórias. |
6º A -
Aulas Previstas: 49 – Blocos 19 de 90’ / 11 de 45’
; 6º B Aulas previstas – 25,5 Blocos (51
aulas) |
3.º Período |
Temáticos
· Narrativa – Análise da
obra: “ Ulisses” de Maria Alberta Menéres
· Poema
Funcionamento da Língua
- Verbo: Conjugação
Pronominal
Conjunção
-
Comunicação
verbal: locutor, interlocutor, ouvinte e contexto situacional;
-
Relato do
discurso: discurso directo e indirecto. |
6ºA - Aulas
Previstas: 45 – Blocos 18 de 90’ / 9 de 45’
; 6º B Aulas previstas – 25 Blocos (50
aulas) |
Nota: Os conteúdos
leccionados, em cada período, serão aplicados e avaliados ao longo do ano.
matemática
6.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de
decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal
e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
NÚMEROS E CÁLCULO
O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais positivos,
das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e
das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das
operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações
concretas;
A aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do
problema ou da situação em estudo;
O reconhecimento de situações de
proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional
em problemas diversos;
A aptidão para trabalhar com percentagens
e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.
GEOMETRIA
A predisposição para identificar propriedades de figuras geométricas,
nomeadamente em triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem
como para justificar e comunicar os raciocínios efectuados;
A aptidão para realizar construções
geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e para descrever figuras
geométricas;
A aptidão para resolver e formular
problemas que envolvam relações entre os conceitos de perímetro e de área,
em diversos contextos;
A aptidão para calcular áreas de
rectângulos, triângulos e círculos, assim como volumes de paralelepípedos,
recorrendo ou não a fórmulas, em contexto de resolução de problemas.
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES
A compreensão das noções de frequência
absoluta e relativa, assim como a aptidão para calcular estas frequências
em situações simples;
A compreensão das noções de moda e de
média aritmética, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar
o que significam em situações concretas;
A sensibilidade para criticar argumentos
baseados em dados de natureza quantitativa. |
-
Conteúdos
1.º Período |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS
Adição e subtracção de números racionais;
propriedades comutativa e associativa da adição.
Expressões numéricas.
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS
Quadriláteros
Simetria em relação a uma recta
Construção de triângulos. |
Aulas Previstas - 46 23
Blocos |
2.º Período |
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Multiplicação de números racionais;
propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação em
relação à adição e à subtracção.
Potência de expoente natural.
Inverso de um número.
Divisão de números racionais.
Expressões numéricas.
PROPORCIONALIDADE DIRECTA
Constante de proporcionalidade directa.
Proporções.
Percentagem.
Escala. |
Aulas Previstas - 42 21
Blocos |
3.º Período |
ESTATÍSTICA
Recolha, organização e interpretação de
dados.
Moda e média aritmética.
ÁREAS .VOLUMES. CILINDRO DE REVOLUÇÃO
Áreas do: Triângulo; Paralelogramo;
Círculo.
Volume do cilindro.
Planificação da superfície do cilindro.
Perímetro do círculo.
NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: ADIÇÃO E
SUBTRACÇÃO
Números inteiros relativos
Representação na recta numérica.
Comparação e ordenação
Valor absoluto. |
Aulas Previstas - 40 20
Blocos |
matemática
6.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de
decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal
e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
NÚMEROS E CÁLCULO
O reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais positivos,
das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e
das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das
operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações
concretas;
A aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do
problema ou da situação em estudo;
O reconhecimento de situações de
proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional
em problemas diversos;
A aptidão para trabalhar com percentagens
e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.
GEOMETRIA
A predisposição para identificar propriedades de figuras geométricas,
nomeadamente em triângulos, em quadriláteros e em sólidos geométricos, bem
como para justificar e comunicar os raciocínios efectuados;
A aptidão para realizar construções
geométricas, nomeadamente ângulos e triângulos, e para descrever figuras
geométricas;
A aptidão para resolver e formular
problemas que envolvam relações entre os conceitos de perímetro e de área,
em diversos contextos;
A aptidão para calcular áreas de
rectângulos, triângulos e círculos, assim como volumes de paralelepípedos,
recorrendo ou não a fórmulas, em contexto de resolução de problemas.
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES
A compreensão das noções de frequência
absoluta e relativa, assim como a aptidão para calcular estas frequências
em situações simples;
A compreensão das noções de moda e de
média aritmética, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar
o que significam em situações concretas;
A sensibilidade para criticar argumentos
baseados em dados de natureza quantitativa. |
-
Conteúdos
1.º Período |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS
Adição e subtracção de números racionais;
propriedades comutativa e associativa da adição.
Expressões numéricas.
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS
Quadriláteros
Simetria em relação a uma recta
Construção de triângulos. |
Aulas Previstas - 50 25
Blocos |
2.º Período |
MULTIPICAÇÃO E DIVISÃO
Multiplicação de números racionais;
propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação em
relação à adição e à subtracção.
Potência de expoente natural.
Inverso de um número.
Divisão de números racionais.
Expressões numéricas.
PROPORCIONALIDADE DIRECTA
Constante de proporcionalidade directa.
Proporções.
Percentagem.
Escala. |
Aulas Previstas - 42 21
Blocos |
3.º Período |
ESTATÍSTICA
Recolha, organização e interpretação de
dados.
Moda e média aritmética.
ÁREAS .VOLUMES. CILINDRO DE REVOLUÇÃO
Áreas do: Triângulo; Paralelogramo;
Círculo.
Volume do cilindro.
Planificação da superfície do cilindro.
Perímetro do círculo.
NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: ADIÇÃO E
SUBTRACÇÃO
Números inteiros relativos
Representação na recta numérica.
Comparação e ordenação
Valor absoluto. |
Aulas Previstas - 40 20
Blocos |
|