Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

 

DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 7º ano

 

 

ÁREA  DE  PROJECTO

7º Ano

  1. Competências Essenciais

COMPETÊNCIAS  GERAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8- Realizar actividade de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

  • Questionar a realidade observada;

  • Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

  • Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

  • Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

  • Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

  • Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

  • Valorizar as diferentes formas de linguagem;

  • Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

  • Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

  • Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

  • Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

  • Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do trabalho de Grupo;

  • Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectos visados;

  • Realizar tarefas por iniciativa própria;

  • Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

  • Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

  • Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

  • Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros;

  • Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

  1. CONTEÚDOS

1º Período

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A   13  Blocos  ( 26 aulas)

                                Turma B  11  Blocos (22 aulas)

 

2º Período

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A    9 Blocos (18 aulas)

                                   Turma B    9 Blocos (18 aulas)

 

3º Período

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A  8 Blocos (16 aulas)

                                  Turma B 7 Blocos (14 aulas)

 

 

Ciências Físico-químicas

7.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

1)    Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

2)    Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

3)    Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

5)     Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

6)     Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

7)     Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

8)     Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

9)     Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-          Compreensão global da constituição e da caracterização do Universo e do Sistema Solar e da posição que a terra ocupa nesse sistema.

-          Compreensão de que o conhecimento sobre o Universo se deve a sucessivas teorias científicas, muitas vezes contraditórias e polémicas

-          Discussão sobre a importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no conhecimento sobre o Universo, o Sistema Solar e a Terra

-          Reconhecimento de que novas ideias geralmente encontram oposição de outros indivíduos e grupos por razões sociais, políticas e religiosas;

-          Reconhecimento da necessidade de trabalhar com unidades específicas, tendo em conta as distâncias no Universo;

-          Utilização de escalas adequadas para a representação do Sistema Solar

-          Conhecimento sobre a caracterização do Universo e a interacção sistémica entre componentes

-          Compreensão de que os seres vivos estão integrados no sistema Terra, participando nos fluxos de energia e nas trocas de matéria

-          Reconhecimento de que fenómenos que ocorrem na Terra resultam da interacção do sistema Sol, Terra e Lua;

-          Reconhecimento da importância de se interrogar sobre as características do Universo e sobre as explicações da Ciência e da Tecnologia relativamente aos fenómenos que lhes estão associados;

-          Identificação de causas e consequências dos movimentos dos corpos celestes;

-          Reconhecimento de que a diversidade dos materiais, seres vivos e fenómenos existentes na Terra é essencial para a vida no planeta;

-          Reconhecimento do contributo da Ciência para a compreensão da diversidade e das transformações que ocorrem na Terra;

-          Classificação dos materiais existentes na Terra, utilizando critérios diversificados;

-          Reconhecimento de unidades estruturais comuns, apesar da diversidade de características e propriedades existentes no mundo material;

-          Compreensão de que, apesar da diversidade dos materiais e de seres vivos, existem unidades estruturais;

-          Compreensão da importância das medições, classificações e representações como forma de olhar para o mundo perante a sua diversidade e complexidade;

-          Compreensão das transformações que contribuem para a dinâmica da Terra e das consequências a nível ambiental e social;

-          Reconhecimento de que na Terra ocorrem transformações de materiais por acção física, química, biológica e geológica, indispensáveis para a manutenção da vida na Terra;

-          Reconhecimento do contributo da Ciência para a compreensão da diversidade e das transformações que ocorrem na Terra;

-          Explicação de alguns fenómenos biológicos e geológicos, atendendo a processos físicos e químicos;

 

2-     Conteúdos

1.º Período

 

Tema A – Terra no espaço

Aulas Previstas –  aulas

 

2.º Período

Tema A – Terra no espaço

Tema B – Terra em transformação

Aulas Previstas –  aulas

 

3.º Período

 

Tema B – Terra em transformação

Aulas Previstas -  aulas

 

 

Ciências Naturais

7.º Ano

1.     Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

           Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

           Usar adequadamente linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

            Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

            Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

            Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

            Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

            Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

            Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

            Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Conhecimento sobre a caracterização do Universo e interacção sistemática entre componentes.

            Reconhecimento de que na Terra ocorrem transformações de materiais por acção física, química, biológica e geológica, indispensáveis para a manutenção da vida na Terra.

            Compreensão de que os seres vivos estão integrados no sistema Terra, participando nos fluxos de energia e nas trocas de matéria.

           Compreensão de que, apesar da diversidade de materiais e de seres vivos, existe uma unidade estrutural e funcional.

            Reconhecimento da interligação dos vários componentes de um ecossistema.

            Reconhecimento da importância de protecção ao ecossistema.

           Discussão sobre a importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no conhecimento sobre o Universo, o Sistema Solar e a Terra.

            Conhecimento sobre a caracterização do Universo e interacção sistemática entre componentes.

            Identificação de modelos subjacentes a explicações científicas.

            Reconhecimento de que novas ideias geralmente encontram oposição de outros indivíduos e grupos por razões sociais, políticas e religiosas.

            Explicação de alguns fenómenos biológicos e geológicos, atendendo a processos físicos e químicos.

            Discussão sobre a importância do avanço do conhecimento científico no conhecimento da vida na Terra.

            Reconhecimento da importância dos fósseis para a datação de terrenos e caracterização de ambientes passados.

            Reconhecimento da importância dos achados fósseis para o estabelecimento da Teoria da Evolução.

            Discussão sobre a importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no conhecimento sobre a estrutura interna da Terra.

            Utilização de modelos na representação de estruturas, sistemas e transformações.

            Classificação dos materiais existentes na Terra, utilizando critérios diversificados.

             Apresentação de explicações científicas que vão para além dos dados, não emergindo simplesmente a partir deles, mas envolve pensamento criativo.

            Identificação de causas e consequências do movimento das placas litosféricas.

            Discussão sobre a importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no conhecimento sobre a actividade vulcânica e actividade sísmica.

            Utilização de escalas adequadas para a avaliação dos sismos.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

1. Terra no Espaço

1.1.Terra – Um planeta com vida

1.2.Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

2. Terra em Transformação

2.1. A Terra conta a sua história

2.1.1. Fósseis e sua importância para a reconstituição da história da Terra

2.1.2. Grandes etapas na história da Terra

Aulas Previstas –         16/2        Blocos (     33  aulas)

Avaliação Sumativa – 2 aulas

 

2.º Período

1. A dinâmica interna da Terra

1.1. Deriva dos continentes e tectónica de placas

1.2. Ocorrência de falhas e dobras

2. Consequências da dinâmica interna da Terra

2.1. Actividade vulcânica: riscos e benefícios

2.2. Actividade sísmica: riscos e protecção das populações

3. Estrutura interna da Terra

3.1 Contributo da Ciência e da Tecnologia para a estrutura interna da Terra

3.2. Modelos propostos.

Aulas Previstas –     16/2             Blocos (     33  aulas)

Avaliação Sumativa – 2 aulas

 

3.º Período

1. Dinâmica externa da Terra

1.1. Rochas, testemunhos da actividade da Terra

1.2. Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas: génese e constituição; ciclo das rochas

1.3. Paisagens geológicas

Aulas Previstas –       15/2           Blocos (     31  aulas)

Avaliação Sumativa – 2 aulas

 

 

Estudo Acompanhado

(Língua Portuguesa – Plano de leitura)

7º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

9- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura

·        Ler com expressividade e fluência;

·        Ler obras integrais sugeridas pela professora;

·        Utilizar guiões de leitura;

·        Reconhecer a estrutura e caracterizar a linguagem própria de cada texto;

·        Dividir e delimitar os momentos da narrativa;

·        Caracterizar personagens e fazer a sua classificação;

·        Classificar o narrador;

·        Identificar e caracterizar espaços e tempos;

·        Reconhecer a estrutura da narrativa;

·        Estabelecer sequências de acontecimentos;

·        Detectar a organização das sequências narrativas;

·        Distinguir narrativa aberta e narrativa fechada;

·        Distinguir os diferentes modos de apresentação da narrativa;

·        Identificar, explicar e aplicar recursos expressivos;

·        Distinguir actos, cenas, apresentação, conflito, desenlace;

·        Verificar a ausência do narrador;

·        Reconhecer os diferentes modos de expressão.

  Escrita

·        Produzir textos por iniciativa própria;

·        Estimular a imaginação e a criatividade;

·        Respeitar o tema da expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;

·        Respeitar as margens da folha;

·        Apresentar uma caligrafia legível e cuidada;

·        Utilizar correctamente as maiúsculas e minúsculas;

·        Aplicar correctamente as regras da ortografia, translineação e pontuação;

·        Aplicar as regras de construção de parágrafo e período;

·        Encadear correctamente as partes de um texto;

·        Utilizar um vocabulário diversificado e preciso.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

 Apreciação critica de discursos orais variados

 

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos

Aulas Previstas - 7º A  12  Aulas

                             7º B  10 aulas

 

2.º Período

Apreciação critica de discursos orais variados

 

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Aulas Previstas - 7º A  10  aulas

                             7ª B 12 aulas

 

3.º Período

Apreciação critica de discursos orais variados

 

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Aulas Previstas - 7º A  11 aulas

                             7º B 10 aulas

 

 

ESTUDO ACOMPANHADO

(Matemática)

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns (CG 9).

 

 

-  Articular conhecimentos e saberes para compreensão de situações e/ou problemas;

-  Utilizar e relacionar saberes científicos das diversas áreas disciplinares;

-  Planear e organizar actividades de aprendizagem;

-  Revelar hábitos e métodos de trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;

-  Mostrar-se responsável e autónomo na realização das actividades;

-  Comunicar, discutir e defender opiniões pessoais, respeitando a intervenção dos colegas;

-  Identificar acontecimentos principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;

-  Saber exprimir dúvidas e dificuldades;

-  Identificar situações problemáticas;

-  Escolher e aplicar estratégias de resposta a situações problemáticas.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Números Racionais

- Semelhança de Figuras

Aulas Previstas: 7.º A – 6 Blocos (12 aulas); 7.º B – 6 Blocos (12 aulas)

 

2.º Período

- Equações

- Proporcionalidade directa

Aulas Previstas: 7.º A – 6 Blocos (12 aulas); 7.º B – 4.5 Blocos (9 aulas)

 

3.º Período

- Do Espaço ao Plano

- Estatística

Aulas Previstas: 7.º A – 5 Blocos (10 aulas); 7.º B – 5 Blocos (10 aulas)

 

 

Educação Física

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

Cger7. Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma e criativa.

Cger9. Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

·        Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e específica.

·        Conhecer e interpretar factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança.

·        Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…

·        Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva, etc.

·        Cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as regras não só como jogador, mas também como árbitro.

·        Compor, realizar e analisar, da Ginástica, as destrezas elementares de acrobacia, dos saltos, do solo e de outros aparelhos, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os critérios de correcção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com estes critérios.

·        Realizar e analisar, do Atletismo, saltos, lançamentos, corridas e marcha, cumprindo correctamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

·        Realizar com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares dos jogos de raquetas, garantindo a iniciativa e ofensividade em participações “individuais” e “a pares”, aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.

 

  1. Conteúdos/Competências de Acção

1.º Período

Badminton

  • Pega da raquete

  • Posição-base.

  • Deslocamentos

  • Batimentos por baixo:

           Serviços – curto e comprido; Lob;

  • Batimentos por cima:

Clear; Drive:

Ginástica

·        Elabora e executa uma sequência gímnica utilizando os seguintes elementos:

    • Rolamento Frente Engrupado; Rolamento Retaguarda Engrupado; Rolamentos Frente e Retaguarda MI afastados; Rolamento Saltado; Apoio Facial Invertido de braços e de cabeça; Ponte e/ou espargata; Elementos de ligação (saltos, voltas, afundos, vela …).

Aulas Previstas – 7ºA = 10x90’ + 12x45’ = 32 aulas / 7ºB = 12x90’ + 12x45’ = 36 aulas

 

2.º Período

Atletismo

  • Corrida de velocidade – 50m

  • Corrida de resistência – 10’

  • Corrida de estafetas

  • Salto em Altura – Técnica de tesoura

  • Basquetebol

  • Movimentos básicos – Posição base; - Paragens e rotações sobre um apoio: Executa os movimentos básicos segundo as regras e de forma tecnicamente correcta.

  • Passe: - de peito; - picado.

  • Recepção

  • Drible – Progressão e protecção

  • Lançamentos – Em apoio; na passada.

  • Jogo 3x3 – Executa, em situação de jogo 3x3: - Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas ao cesto; - Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 7ºA = 10x90’ + 9x45’ = 29 aulas / 7ºB = 11x90’ + 9x45’ = 31 aulas

 

3.º Período

Basquetebol

  • Lançamentos – Em apoio; na passada.

  • Jogo 3x3 – Executa, em situação de jogo 3x3: - Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas ao cesto; - Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço.

Voleibol

  • Movimentos básicos; - Posição Base; - Deslocamentos: Executa os movimentos básicos segundo as regras e de forma tecnicamente correcta.

  • Serviço por baixo

  • Passe: Consegue efectuar 15 toques em auto-passe.

  • Manchete

  • Jogo 2x2 e/ou Jogo 4x4: Assume posição básica na execução das acções técnicas. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 7ºA = 11x90’ + 10x45’ = 32 aulas / 7ºB = 11x90’ + 10x45’ = 32 aulas

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica

7.º Ano A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

2. Assumir a sexualidade na construção do seu projecto de realização humana.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. Estou diferente

  2. Os obstáculos a vencer

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. Os meus deveres

  2. O perdão

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. A esperança

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica

7.º Ano B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

2. Assumir a sexualidade na construção do seu projecto de realização humana.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. Estou diferente

  2. Os obstáculos a vencer

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. Os meus deveres

  2. O perdão

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. A esperança

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

  

 

Educação Tecnológica

7º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

4-     Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

5-     Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

6-     Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

7-     Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

8-     Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

9-     Relacionar harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Tecnologia e Sociedade

Compreender que a natureza e evolução da tecnologia resultam do processo histórico.

Conhecer e apreciar a importância da tecnologia, como resposta às necessidades humanas.

Reconhecer e avaliar criticamente o impacto e as consequências dos sistemas tecnológicos sobre os indivíduos, a sociedade e o ambiente.

Escolher, seleccionar e negociar os produtos e serviços na perspectiva de práticas sociais respeitadores de um ambiente equilibrado e saudável.

Fazer escolhas acertadas, enquanto consumidor, seleccionando e eliminando aquilo que é prejudicial ao ambiente.

 

. Processo Tecnológico

Aptidão para identificar e apresentar as necessidades e as oportunidades tecnológicas de correntes de observação e investigação de contextos sociais e comunitários.

Reunir, validar e organizar informação potencialmente útil para abordar problemas técnicos simples, obtida a partir de fontes diversas (análise de objectos, sistemas e de ambientes existentes, documentação escrita e visual – pareceres de especialistas, etc.).

Exprimir o pensamento e as técnicas através de um esboço e esquemas gráficos.

  

. O objecto técnico

Conhecer e caracterizar o ciclo de vida dos objectos técnicos.

Aptidão para analisar o principio do funcionamento dos objectos técnicos.

Compreender a importância de materiais e processos utilizados no fabrico de objectos técnicos.

Aptidão para estudar o objecto técnico, considerando a análise morfológica, estrutural, funcional e técnica.

Avaliar o desempenho do objecto técnico relativamente às suas funções de uso.

Redesenhar um objecto existente procurando a sua melhoria estrutural e de uso.

 

. Os materiais

Conhecer as principais características das grandes famílias dos materiais.

Aptidão para comparar as características e aplicações técnicas em diferentes materiais.

Aptidão para escolher materiais de acordo com o preço, aspecto, propriedades físicas e características técnicas.

Reconhecer os principais materiais básicos segundo as suas aplicações técnicas, nomeadamente materiais de construção, materiais de ligação, materiais de recobrimento, etc.

Utilizar os materiais tendo em conta as normas de segurança específicas.

 Sensibilidade perante o impacto ambiental e social produzido pela exploração, transformação e desperdício de materiais no possível esgotamento dos recursos naturais.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

. Tecnologia e Sociedade

. Processo Tecnológico

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

2.º Período

. O objecto técnico

Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas)

 

3.º Período

. Os materiais

Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas)

 

 

Educação Visual

7º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

4-     Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

5-     Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável.

6-     Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

7-     Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

8-     Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

9-     Relacionar harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. 

 

- Entender e distinguir os fenómenos da Visão e da Percepção.

- Identificar e estudar os elementos da Linguagem Visual, 

  enquanto definidores de forma.

- Conhecer e aplicar as Técnicas do Desenho Rigoroso.

- Compreender a Estrutura não apenas como suporte de uma

   forma, mas também como princípio organizador dos 

   elementos que a constituem.

- Entender a Técnica da Tridimensionalidade como um 

   instrumento ou processo de trabalho.

- Perceber os mecanismos da Luz / Cor, síntese aditiva e

   síntese subtractiva, contraste e harmonia e suas implicações

   Funcionais.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Ver e Perceber

- Elementos da Linguagem Visual

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

2.º Período

- Desenho Rigoroso

- Estrutura – Módulo e Padrão

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

3.º Período

- Volume e Tridimensionalidade

- Cor / Luz

Aulas Previstas - 10 Blocos ( 20 aulas)

 

 

educação visual

7.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

Cger4. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

Cger6. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

Cger7. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

Cger8. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

01. Entender e distinguir os fenómenos da visão e da percepção. 

02. Identificar e estudar os elementos da linguagem visual, enquanto definidores de forma.

03. Conhecer e aplicar as técnicas do desenho rigoroso.

04. Compreender a estrutura não apenas como suporte de uma forma, mas também como princípio organizador dos elementos que a constituem.

05. Entender a técnica da tridimensionalidade como um instrumento ou processo de trabalho.

06. Perceber os mecanismos perceptivos da luz-cor, síntese aditiva e síntese subtractiva, contraste e harmonia e suas implicações funcionais.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

A - Ver e Perceber.

B - Elementos da linguagem visual.

Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas)

 

2.º Período

C - Desenho rigoroso. 

D - Estrutura, módulo e padrão.

Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas)

 

3.º Período

E - Volume e Tridimensionalidade.

F - Luz/Cor.

Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas)

 

  

Formação Cívica

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

 

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

 

 

- Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade.

- Questionar a realidade observada.

- Confrontar diferentes perspectivas face a um problema.

- Propor situações de intervenção que constituam tomada de decisão face a um problema.

Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas.

- Usar a língua portuguesa no respeito de regras pelo seu funcionamento.

- Respeitar as ideias dos colegas.

- Respeitar as regras para o uso dos espaços.

 

2-     Conteúdos

1.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares

Aulas Previstas - 10 aulas

 

2.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares.

Aulas Previstas - 11 aulas

 

3.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares.

Aulas Previstas - 10 aulas

  

 

Francês

7.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.                              

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.              

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa                                                              

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa                                                           

. Produzir diferentes tipos de texto                                              

 

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

- Identification personnelle.                                    

 - Caractérisation physique et psychologique.                    

 - Alimentation, hygiène et santé                                       

 - La famille                                      

 - L' environnement                                     

 - L' école et les groupes                                       

.Mots interrogatifs / forme interrogative                                       

.Les présentatifs                                                                            

.Verbes du premier, deuxième et troisième groupes / être / Avoir /  

pronominaux / impersonnels                                             

.L' indéfini on                                                                      

.Temps: présent / impératif / imparfait / passé composé / futur proche /                                                                                 

passé récent                                                                       

.Articles définis / indéfinis / contractés                                                    

.Le genre et le nombre des noms et des adjectifs                                 

.Le comparatif                                                                                

.Le masculin et le féminin des professions                                             

.Les déterminants démonstratifs / possessifs                                        

.Expressions de temps                                                                             

.L' article partitif                                                                              

.L' expression de l' obligation: il faut                                                        

.Les pronoms relatifs                                                                                 

.Pronoms personnels sujet / toniques                                                      

.Les prépositions: pays / villes / moyens de transport                           

.L' expression de la cause: parce que / car / à cause de                       

.La négation / l' expression de la négation                                              

.Les numéros cardinaux et ordinaux                                                        

Aulas

previstas

 1.º

2.º

3.º

 32 aulas

 32 aulas

 30 aulas

 

 

Francês

7.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.                              

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.              

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa                                                              

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa                                                           

. Produzir diferentes tipos de texto                                              

  

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

- Identification personnelle.                                    

 - Caractérisation physique et psychologique.                    

 - Alimentation, hygiène et santé                                       

 - La famille                                      

 - L' environnement                                     

 - L' école et les groupes                                       

.Mots interrogatifs / forme interrogative                                       

.Les présentatifs                                                                            

.Verbes du premier, deuxième et troisième groupes / être / Avoir /  

pronominaux / impersonnels                                             

.L' indéfini on                                                                      

.Temps: présent / impératif / imparfait / passé composé / futur proche /                                                                                 

passé récent                                                                       

.Articles définis / indéfinis / contractés                                                    

.Le genre et le nombre des noms et des adjectifs                                 

.Le comparatif                                                                                

.Le masculin et le féminin des professions                                             

.Les déterminants démonstratifs / possessifs                                        

.Expressions de temps                                                                             

.L' article partitif                                                                              

.L' expression de l' obligation: il faut                                                        

.Les pronoms relatifs                                                                                 

.Pronoms personnels sujet / toniques                                                      

.Les prépositions: pays / villes / moyens de transport                           

.L' expression de la cause: parce que / car / à cause de                       

.La négation / l' expression de la négation                                              

.Les numéros cardinaux et ordinaux                                                        

Aulas

previstas

1.º

2.º

3.º

34 aulas

30 aulas

32 aulas

 

  

Geografia

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

- Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C. Geral 3)

- Adopta metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. (C. Geral 5)

 - Pesquisa, selecciona e organiza informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. Geral 6)

- Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões. (C. Geral 7)

- Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa. (C. Geral 8)

- Coopera com outros em tarefas e projectos comuns. (C. Geral 9)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A localização:

Ser capaz de:

- Comparar representações diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;

- Ler e interpretar globos, mapas, e plantas de várias escalas, utilizando a legenda, a escala e as coordenadas geográficas;

- Localizar Portugal e a Europa no Mundo, completando e construindo mapas;

- Localizar lugares utilizando plantas e mapas de diferentes escalas;

- Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.

O conhecimento de lugares e regiões:

Ser capaz de:

- Utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos;

- Formular e responder a questões geográficas (Onde se localiza? Como se distribui? Porque se localiza/distribui deste modo? Porque sofre alterações?), utilizando atlas, fotografias aéreas, bases de dados, CD-ROM e Internet;

- Discutir aspectos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de televisão, filmes, videogramas, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;

- Comparar distribuições de fenómenos naturais e humanos, utilizando planisférios e mapas de diferentes escalas;

- Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os que são mais importantes na sua localização;

- Seleccionar as características dos fenómenos geográficos responsáveis pela alteração das localizações;

- Realizar pesquisas documentais sobre a distribuição irregular dos fenómenos naturais e humanos a nível nacional, europeu e mundial, utilizando um conjunto de recursos que incluem material audiovisual, CD-ROM, Internet, notícias da imprensa escrita, gráficos e quadros de dados estatísticos;

- Seleccionar e utilizar técnicas gráficas, tratando a informação geográfica de forma clara e adequada em gráficos (lineares, histogramas, sectogramas, pirâmides etárias), mapas (de manchas ou outros) e diagramas;

- Analisar casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando recursos, técnicas e conhecimentos geográficos.

O dinamismo das inter-relações entre espaços:

Ser capaz de:

- Interpretar, analisar e problematizar as inter-relações entre fenómenos naturais e humanos evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e ou orais simples e ou material audiovisual;

- Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, reflectindo sobre as soluções possíveis.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tema 1 – A Terra: Estudos e Representações

Unidade 1 – Representar a superfície terrestre

A Geografia

1.1. Observar, localizar, descrever e interpretar a paisagem

1.2. Formas de representação da Superfície Terrestre

1.3. A escala: da realidade ao mapa

Unidade 2 – Localização geográfica

2.1. A localização relativa

2.2. A localização absoluta

Unidade 3 – Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre

3.1. Acidentes geográficos naturais

Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas)

 

2.º Período

Continuação do estudo do Tema 1 – A Terra: Estudos e Representações

Unidade 3 – Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre

3.2. O mundo político

Tema 2 – Meio Natural

Unidade 1 – Clima e Formações Vegetais

1.1. Estado de tempo e clima

Elementos e factores do clima

1.2. Climas, biomas e produções agrícolas

Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas)

 

3.º Período

Continuação do estudo do Tema 2 – Meio Natural

Unidade 2 – O Relevo

2.1. Grandes conjuntos de relevo

2.2. Dinâmica das bacias hidrográficas

2.3. Dinâmica do litoral

Unidade 3 Riscos e Catástrofes Naturais

3.1. Riscos naturais

3.2. Portugal: área de risco?

3.3. Protecção e prevenção de riscos

Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas)

 

 

História

7.º ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano

Cger2 Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Cger8. Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Coopera com outros em tarefas e projectos comuns.

 

1. Tratamento de informação/Utilização de Fontes.

2. Comunicação em História.

3. Compreensão Histórica:

     a) temporalidade;

     b) espacialidade;

     c) contextualização.

 

 

  1. Conteúdos

 

1.º Período

A. - Das Sociedades Recolectoras às Primeiras Civilizações

Sociedades recolectoras e as primeiras sociedades produtoras

Uma civilização dos grandes rios

B – A Herança do Mediterrâneo Antigo

Os gregos no século V a.C.

Aulas Previstas – 11 Blocos (22 aulas)

 

 

2.º Período

O mundo romano no apogeu do império

Origem e difusão do cristianismo

C – A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica

A Europa no século VI ao século IX

A sociedade europeia nos séculos IX a XI

Aulas Previstas – 11 Blocos (22 aulas)

 

 

3.º Período

Cristãos e Muçulmanos na Península Ibérica

D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV

Desenvolvimento económico

Relações sociais e poder político

Lisboa nos circuitos do comércio europeu

Os conteúdos que se seguem serão leccionados no início do 8.º ano

Cultura, arte e religião

Crises e revolução no século XIV

Aulas Previstas – 9 Blocos (18 aulas)

 

 

inglês

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER

- Analisar/ compreender um texto/ imagem;

- Descrever e relatar acções/ acontecimentos presentes, passados e futuros;

- Expressar sentimentos;

- Dar opiniões – concordar ou discordar;

- Escrever cartas informais;

- Ler com expressividade;

- Estabelecer afinidades/ diferenças entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;

- Conhecer e aplicar, em situação, estruturas pragmáticas da língua Inglesa;

- Utilizar correctamente as normas de funcionamento da Língua Inglesa;

- Produzir diferentes tipos e textos.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

TOPIC

 

Remember this?

  • Revision: hair and eyes, objects

 

 

Friends

  • Sports and activities

  • Family members

  • Word stress

 

 

School Rules

  • Clothes

  • School objects

  • Places in a school

 

 

Food and Health

  • Food and drink

  • Intonation

 

GRAMMAR

 

 

  • Revision: be, subject pronouns

  • Revision: have got

  • Revision: there’s / there are

 

  • Present Simple

  • Question words

  • Adverbs of frequency

  • Object pronouns

 

 

  • Present continuous

  • Present continuous with future meaning

  • Can / can’t

  • Must / mustn’t

 

 

  • Countable and uncountable nouns

  • Some and any

  • How much / How many…?

  • Should / shouldn’t

Aulas Previstas -      7ºA: 36     -     7ºB: 30           

 

2.º Período

TOPIC

TV and leisure

  • Television programmes

  • Indoor leisure activities

 

Jobs

  • Jobs and careers

  • Places of work

  • Past simple endings

 

My town

  • Transport

  • Places in a  town

GRAMMAR

 

  • Comparatives and superlatives

 

 

 

  • Past simple affirmative

  • Could / couldn’t

 

 

 

  • Past simple negative and interrogative

  • Prepositions of movement

Aulas Previstas -                  7ºA: 31     -     7ºB:33

 

3.º Período

TOPIC

Home

  • Furniture

  • Parts of a house

  • Types of houses

 

School activities

  • School clubs and events

 

Holiday

  • Places to go

  • Adjectives of personality

GRAMMAR

 

  • Past continuous affirmative, negative and interrogative

  • Relative pronouns

 

 

 

  • Present perfect

  • Reported speech

 

  • Will afirmative, negative and interrogative

  • First conditional

  • Going to affirmative, negative and interrogative

  • Future time expressions

Aulas Previstas -                7ºA: 24     -     7ºB:26         

 

  

Língua Portuguesa

7.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Compreensão do oral

1-     Compreensão de formas complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

2-     Capacidade de extrair informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral, cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos prolongados

3-     Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos

 

Expressão oral

1-      Fluência e adequação da expressão oral em contextos formais

2-      Capacidade de utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como estratégia de adesão, de oposição e de persuasão

3-      Conhecimento vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

 

Leitura

1-     Fluência de leitura e eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista

2-     Capacidade para reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades informativas deste

3-     Conhecimento das chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.

 

Expressão Escrita

1-     Naturalidade e correcção no uso multifuncional do processo de escrita.

2-     Capacidade para usar multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes da função, forma e destinatário.

3-     Conhecimento dos géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos produtos do processo de escrita.

 

Funcionamento da Língua

1-       Conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.

2-       Capacidade de reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.

3-       Conhecimento sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua.

 

2-     Conteúdos

1.º Período

- Conteúdos Temáticos

A Narrativa

O Texto Poético

 

- Conteúdos de Funcionamento da Língua

 

Tipos e formas de frase

Discurso Directo e Indirecto

Pontuação

Formação de Palavras

O Nome

O Adjectivo

Recursos Expressivos

Palavras homófonas, homógrafas, homónimas e parónimas

Formação de Palavras

Preposições

Aulas Previstas -           22      Blocos (    44   aulas)

 

2.º Período

Conteúdos Temáticos

 

- A Narrativa (leitura integral de uma obra)

- O Texto Poético

- Textos da Comunicação Social

- Carta e E-mail

 

Conteúdos de Funcionamento da Língua

 

O Verbo

Determinantes/ Quantificadores

Funções Sintácticas

O Pronome

Recursos Expressivos

Advérbio

Aulas Previstas -    20              Blocos (   40    aulas)

 

3.º Período

Textos da Comunicação Social

Texto Dramático

 

 

 

As Conjunções

Frase Simples/ Frase Complexas

Recursos Expressivos

Formação de Palavras

Hipónimos e Hiperónimos

Aulas Previstas -  18               Blocos (  36     aulas)

 

 

Língua Portuguesa

7.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreensão do oral

1-     Compreensão de formas complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

2-     Capacidade de extrair informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral, cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos prolongados

3-     Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos

 

Expressão oral

1-      Fluência e adequação da expressão oral em contextos formais

2-      Capacidade de utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como estratégia de adesão, de oposição e de persuasão

3-      Conhecimento vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

 

Leitura

1-     Fluência de leitura e eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista

2-     Capacidade para reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades informativas deste

3-     Conhecimento das chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.

 

Expressão Escrita

1-     Naturalidade e correcção no uso multifuncional do processo de escrita.

2-     Capacidade para usar multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes da função, forma e destinatário.

3-     Conhecimento dos géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos produtos do processo de escrita.

 

Funcionamento da Língua

1-       Conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.

2-       Capacidade de reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.

3-       Conhecimento sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua.

 

2-     Conteúdo

1.º Período

- Conteúdos Temáticos

A Narrativa

O Texto Poético

 

- Conteúdos de Funcionamento da Língua

 

Tipos e formas de frase

Discurso Directo e Indirecto

Pontuação

Formação de Palavras

O Nome

O Adjectivo

Recursos Expressivos

Palavras homófonas, homógrafas, homónimas e parónimas

Formação de Palavras

Preposições

Aulas Previstas -           24      Blocos (    48   aulas)

 

2.º Período

Conteúdos Temáticos

 

- A Narrativa (leitura integral de uma obra)

- O Texto Poético

- Textos da Comunicação Social

- Carta e E-mail

 

Conteúdos de Funcionamento da Língua

 

O Verbo

Determinantes/ Quantificadores

Funções Sintácticas

O Pronome

Recursos Expressivos

Advérbio

Aulas Previstas -    20              Blocos (   40    aulas)

 

3.º Período

Textos da Comunicação Social

Texto Dramático

 

 

 

As Conjunções

Frase Simples/ Frase Complexas

Recursos Expressivos

Formação de Palavras

Hipónimos e Hiperónimos

Aulas Previstas -  20                Blocos (  40     aulas)

 

Matemática

7.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Competência Geral 1

 

Competência Geral 2

 

Competência Geral 3

 

Competência Geral 5

 

Competência Geral 6

 

Competência Geral 7

 

Competência Geral 8

 

Competência Geral 9

Aptidão para trabalhar com valores aproximados de números de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

Aptidão para operar com potências;

Reconhecimento do significado de fórmulas no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução de problemas;

Reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e aptidão para resolver problemas no contexto de tais situações.

Aptidão para realizar construções geométricas;

Compreensão do conceito de forma de uma figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras semelhantes;

Aptidão para resolver problemas geométricos através de construções, assim como para justificar os processo utilizados;

Aptidão para visualizar e descrever propriedades e relações geométricas, através da análise e comparação de figuras, para fazer conjecturas e justificar raciocínios;

Reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais, das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

Aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou situação em estudo;

Aptidão para operar com potências;

Compreensão das noções de moda, média aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas;

Sensibilidade para decidir quais das medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar uma dada situação;

Sentido crítico face à apresentação tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e a afirmações baseadas em amostras não representativas.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Critérios de divisibilidade

Múltiplos e divisores

Números primos e números compostos

Decomposição em factores primos

Números inteiros relativos

Representação de Z na recta numérica

Valor absoluto

Números simétricos

Adição e subtracção de números inteiros relativos

Adição e subtracção de números racionais

Multiplicação e divisão de números racionais

Potências de base inteira e expoente positivo

Potências de números racionais

Regras de operações com potências

Raiz quadrada e raiz cúbica

 

 

Figuras semelhantes

Construção de figuras semelhantes

Polígonos semelhantes

Razão de semelhança

Semelhança de triângulos

Aulas Previstas - 24 Blocos (48 aulas)

 

2.º Período

Expressões com variáveis

Simplificação de expressões com variáveis

Sequências e expressão geradora

Equações: conceitos básicos

Equações equivalentes

Classificação de equações

Equações com parênteses

Resolução de equações

Resolução de problemas utilizando equações

 

Razão e proporção

Propriedade fundamental das proporções

Resolução de problemas utilizando razões e proporções

Redução à unidade e regra de três simples

Percentagens

Resolução de problemas utilizando percentagens

Proporcionalidade directa

Constante de proporcionalidade

Referencial cartesiano

Representação de pontos no plano

Gráficos cartesianos e proporcionalidade directa

Escalas

Aulas Previstas – 18 Blocos (36 aulas)

 

3.º Período

Ângulos

Classificação de ângulos

Ângulos verticalmente opostos

Ângulos adjacentes, suplementares e complementares

Ângulos de lados paralelos

Ângulos de um triângulo

Desigualdade triangular

Relação entre os ângulos e os lados de um triângulo

Eixos de simetria

Construção e critérios de igualdade de triângulos

Quadriláteros

Rectas e planos – posições relativas

Áreas e perímetros

Volumes de sólidos

Volumes da pirâmide e do cone

 

População e amostra

Censo e sondagem

Organização e apresentação de dados

Medidas de tendência central: média, moda e mediana

Dados agrupados em classes

Histogramas

Aulas Previstas - 20Blocos (40aulas)

 

 

Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos