DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 7º ano
ÁREA DE PROJECTO
7º Ano
-
Competências Essenciais
COMPETÊNCIAS GERAIS |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e
tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano.
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para
comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
CG8- Realizar actividade de forma autónoma,
responsável e criativa.
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos comuns.
|
-
Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e
curiosidade;
-
Questionar a realidade observada;
-
Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma
situação ou problema;
-
Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e
para a resolução de problemas;
-
Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e
técnicas aos contextos e necessidades;
-
Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente
diferentes linguagens;
-
Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras
linguagens;
-
Valorizar as diferentes formas de linguagem;
-
Valorizar e apreciar a língua portuguesa;
-
Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;
-
Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;
-
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável;
-
Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do
trabalho de Grupo;
-
Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho
produzido com os objectos visados;
-
Realizar tarefas por iniciativa própria;
-
Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;
-
Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de
Grupo;
-
Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo
seu trabalho e pelo dos outros;
-
Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando
espaço de intervenção aos seus parceiros;
-
Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às
necessidades do grupo e aos objectivos visados.
|
-
CONTEÚDOS
1º Período
|
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 13 Blocos ( 26 aulas)
Turma B 11 Blocos
(22 aulas) |
2º Período
|
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 9 Blocos (18 aulas)
Turma B 9 Blocos
(18 aulas) |
3º Período
|
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 8 Blocos (16 aulas)
Turma B 7 Blocos (14
aulas) |
Ciências Físico-químicas
7.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1)
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
2)
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar.
3)
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio.
5)
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
6)
Pesquisar,
seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento
mobilizável.
7)
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
8)
Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
9)
Cooperar com outros
em tarefas e projectos comuns.
10)
Relacionar
harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
-
Compreensão global da
constituição e da caracterização do Universo e do Sistema Solar e da
posição que a terra ocupa nesse sistema.
-
Compreensão de que o
conhecimento sobre o Universo se deve a sucessivas teorias científicas,
muitas vezes contraditórias e polémicas
-
Discussão sobre a
importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no
conhecimento sobre o Universo, o Sistema Solar e a Terra
-
Reconhecimento de que
novas ideias geralmente encontram oposição de outros indivíduos e grupos
por razões sociais, políticas e religiosas;
-
Reconhecimento da
necessidade de trabalhar com unidades específicas, tendo em conta as
distâncias no Universo;
-
Utilização de escalas
adequadas para a representação do Sistema Solar
-
Conhecimento sobre a
caracterização do Universo e a interacção sistémica entre componentes
-
Compreensão de que os
seres vivos estão integrados no sistema Terra, participando nos fluxos de
energia e nas trocas de matéria
-
Reconhecimento de que
fenómenos que ocorrem na Terra resultam da interacção do sistema Sol,
Terra e Lua;
-
Reconhecimento da
importância de se interrogar sobre as características do Universo e sobre
as explicações da Ciência e da Tecnologia relativamente aos fenómenos que
lhes estão associados;
-
Identificação de
causas e consequências dos movimentos dos corpos celestes;
-
Reconhecimento de que
a diversidade dos materiais, seres vivos e fenómenos existentes na Terra é
essencial para a vida no planeta;
-
Reconhecimento do
contributo da Ciência para a compreensão da diversidade e das
transformações que ocorrem na Terra;
-
Classificação dos
materiais existentes na Terra, utilizando critérios diversificados;
-
Reconhecimento de
unidades estruturais comuns, apesar da diversidade de características e
propriedades existentes no mundo material;
-
Compreensão de que,
apesar da diversidade dos materiais e de seres vivos, existem unidades
estruturais;
-
Compreensão da
importância das medições, classificações e representações como forma de
olhar para o mundo perante a sua diversidade e complexidade;
-
Compreensão das
transformações que contribuem para a dinâmica da Terra e das consequências
a nível ambiental e social;
-
Reconhecimento de que
na Terra ocorrem transformações de materiais por acção física, química,
biológica e geológica, indispensáveis para a manutenção da vida na Terra;
-
Reconhecimento do
contributo da Ciência para a compreensão da diversidade e das
transformações que ocorrem na Terra;
-
Explicação de alguns
fenómenos biológicos e geológicos, atendendo a processos físicos e
químicos; |
2-
Conteúdos
1.º Período |
Tema A – Terra no espaço |
Aulas Previstas – aulas |
2.º Período |
Tema A – Terra no espaço
Tema B – Terra em transformação |
Aulas Previstas – aulas |
3.º Período |
Tema B – Terra em transformação |
Aulas Previstas - aulas |
Ciências Naturais
7.º Ano
1.
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano.
Usar adequadamente linguagem
das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Pesquisar, seleccionar e
organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
Realizar actividades de
forma autónoma, responsável e criativa.
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
Relacionar harmoniosamente
o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal promotora da saúde e da
qualidade de vida.
|
Conhecimento sobre a
caracterização do Universo e interacção sistemática entre componentes.
Reconhecimento de que na
Terra ocorrem transformações de materiais por acção física, química,
biológica e geológica, indispensáveis para a manutenção da vida na Terra.
Compreensão de que os seres
vivos estão integrados no sistema Terra, participando nos fluxos de
energia e nas trocas de matéria.
Compreensão de que, apesar
da diversidade de materiais e de seres vivos, existe uma unidade
estrutural e funcional.
Reconhecimento da
interligação dos vários componentes de um ecossistema.
Reconhecimento da
importância de protecção ao ecossistema.
Discussão sobre a
importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no
conhecimento sobre o Universo, o Sistema Solar e a Terra.
Conhecimento sobre a
caracterização do Universo e interacção sistemática entre componentes.
Identificação de modelos
subjacentes a explicações científicas.
Reconhecimento de que novas
ideias geralmente encontram oposição de outros indivíduos e grupos por
razões sociais, políticas e religiosas.
Explicação de alguns
fenómenos biológicos e geológicos, atendendo a processos físicos e
químicos.
Discussão sobre a
importância do avanço do conhecimento científico no conhecimento da vida
na Terra.
Reconhecimento da
importância dos fósseis para a datação de terrenos e caracterização de
ambientes passados.
Reconhecimento da
importância dos achados fósseis para o estabelecimento da Teoria da
Evolução.
Discussão sobre a
importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no
conhecimento sobre a estrutura interna da Terra.
Utilização de modelos na
representação de estruturas, sistemas e transformações.
Classificação dos materiais
existentes na Terra, utilizando critérios diversificados.
Apresentação de
explicações científicas que vão para além dos dados, não emergindo
simplesmente a partir deles, mas envolve pensamento criativo.
Identificação de causas e
consequências do movimento das placas litosféricas.
Discussão sobre a
importância do avanço do conhecimento científico e tecnológico no
conhecimento sobre a actividade vulcânica e actividade sísmica.
Utilização de escalas
adequadas para a avaliação dos sismos.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
1. Terra no Espaço
1.1.Terra – Um planeta com vida
1.2.Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente
2. Terra em Transformação
2.1. A Terra conta a sua história
2.1.1. Fósseis e sua importância para a
reconstituição da história da Terra
2.1.2. Grandes etapas na história da Terra |
Aulas Previstas – 16/2
Blocos ( 33 aulas)
Avaliação Sumativa – 2 aulas |
2.º Período |
1. A dinâmica interna da Terra
1.1. Deriva dos continentes e tectónica de
placas
1.2. Ocorrência de falhas e dobras
2. Consequências da dinâmica interna da
Terra
2.1. Actividade vulcânica: riscos e
benefícios
2.2. Actividade sísmica: riscos e
protecção das populações
3. Estrutura interna da Terra
3.1 Contributo da Ciência e da Tecnologia
para a estrutura interna da Terra
3.2. Modelos propostos. |
Aulas Previstas – 16/2
Blocos ( 33 aulas)
Avaliação Sumativa – 2 aulas |
3.º Período |
1. Dinâmica externa da Terra
1.1. Rochas, testemunhos da actividade da
Terra
1.2. Rochas magmáticas, sedimentares e
metamórficas: génese e constituição; ciclo das rochas
1.3. Paisagens geológicas |
Aulas Previstas – 15/2
Blocos ( 31 aulas)
Avaliação Sumativa – 2 aulas |
Estudo Acompanhado
(Língua
Portuguesa – Plano de leitura)
7º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano;
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio;
5- Adoptar metodologias personalizadas de
trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para transformar em conhecimento mobilizável;
7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
8- Realizar actividades de forma autónoma,
responsável e criativa;
9- Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
|
Leitura
·
Ler com expressividade e
fluência;
·
Ler obras integrais
sugeridas pela professora;
·
Utilizar guiões de leitura;
·
Reconhecer a estrutura e
caracterizar a linguagem própria de cada texto;
·
Dividir e delimitar os
momentos da narrativa;
·
Caracterizar personagens e
fazer a sua classificação;
·
Classificar o narrador;
·
Identificar e caracterizar
espaços e tempos;
·
Reconhecer a estrutura da
narrativa;
·
Estabelecer sequências de
acontecimentos;
·
Detectar a organização das
sequências narrativas;
·
Distinguir narrativa aberta
e narrativa fechada;
·
Distinguir os diferentes
modos de apresentação da narrativa;
·
Identificar, explicar e
aplicar recursos expressivos;
·
Distinguir actos, cenas,
apresentação, conflito, desenlace;
·
Verificar a ausência do
narrador;
·
Reconhecer os diferentes
modos de expressão.
Escrita
·
Produzir textos por
iniciativa própria;
·
Estimular a imaginação e a
criatividade;
·
Respeitar o tema da
expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;
·
Respeitar as margens da
folha;
·
Apresentar uma caligrafia
legível e cuidada;
·
Utilizar correctamente as
maiúsculas e minúsculas;
·
Aplicar correctamente as
regras da ortografia, translineação e pontuação;
·
Aplicar as regras de
construção de parágrafo e período;
·
Encadear correctamente as
partes de um texto;
·
Utilizar um vocabulário
diversificado e preciso. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Apreciação critica de discursos orais
variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos
|
Aulas Previstas - 7º A 12 Aulas
7º B 10
aulas |
2.º Período |
Apreciação critica de discursos orais
variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos.
|
Aulas Previstas - 7º A 10 aulas
7ª B 12
aulas |
3.º Período |
Apreciação critica de discursos orais
variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos.
|
Aulas Previstas - 7º A 11 aulas
7º B 10
aulas |
ESTUDO ACOMPANHADO
(Matemática)
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar (CG 2);
-
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio (CG 3);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9).
|
-
Articular conhecimentos e
saberes para compreensão de situações e/ou problemas;
-
Utilizar e relacionar
saberes científicos das diversas áreas disciplinares;
-
Planear e organizar
actividades de aprendizagem;
-
Revelar hábitos e métodos de
trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;
-
Mostrar-se responsável e
autónomo na realização das actividades;
-
Comunicar, discutir e
defender opiniões pessoais, respeitando a intervenção dos colegas;
-
Identificar acontecimentos
principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;
-
Saber exprimir dúvidas e
dificuldades;
-
Identificar situações
problemáticas;
-
Escolher e aplicar
estratégias de resposta a situações problemáticas.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
- Números Racionais
- Semelhança de Figuras |
Aulas Previstas: 7.º A – 6 Blocos (12
aulas); 7.º B – 6 Blocos (12 aulas) |
2.º Período |
- Equações
- Proporcionalidade directa |
Aulas Previstas: 7.º A – 6 Blocos (12
aulas); 7.º B – 4.5 Blocos (9 aulas) |
3.º Período |
- Do Espaço ao Plano
- Estatística |
Aulas Previstas: 7.º A – 5 Blocos (10
aulas); 7.º B – 5 Blocos (10 aulas) |
Educação Física
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem
adequadas a objectivos visados.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma e criativa.
Cger9.
Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
·
Elevar o nível funcional das
capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da
resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força
rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de
deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e
específica.
·
Conhecer e interpretar
factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e
aplicar regras de higiene e de segurança.
·
Participar activamente em
todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…
·
Analisar e interpretar a
realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os
conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva,
etc.
·
Cooperar com os companheiros
para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando
com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em
todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as
regras não só como jogador, mas também como árbitro.
·
Compor, realizar e analisar,
da Ginástica, as destrezas elementares de acrobacia, dos saltos, do solo e
de outros aparelhos, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os
critérios de correcção técnica, expressão e combinação, e apreciando os
esquemas de acordo com estes critérios.
·
Realizar e analisar, do
Atletismo, saltos, lançamentos, corridas e marcha, cumprindo correctamente
as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como
praticante, mas também como juiz.
·
Realizar com oportunidade e
correcção as acções técnico-tácticas elementares dos jogos de raquetas,
garantindo a iniciativa e ofensividade em participações “individuais” e “a
pares”, aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro. |
-
Conteúdos/Competências de Acção
1.º Período |
Badminton
-
Pega da raquete
-
Posição-base.
-
Deslocamentos
-
Batimentos por baixo:
Serviços – curto e comprido;
Lob;
Clear; Drive:
Ginástica
·
Elabora e executa uma
sequência gímnica utilizando os seguintes elementos:
-
Rolamento Frente
Engrupado; Rolamento Retaguarda Engrupado; Rolamentos Frente e
Retaguarda MI afastados; Rolamento Saltado; Apoio Facial Invertido de
braços e de cabeça; Ponte e/ou espargata; Elementos de ligação
(saltos, voltas, afundos, vela …).
|
Aulas Previstas – 7ºA = 10x90’ + 12x45’
= 32 aulas / 7ºB = 12x90’ + 12x45’ = 36 aulas |
2.º Período |
Atletismo
-
Corrida de velocidade
– 50m
-
Corrida de resistência
– 10’
-
Corrida de estafetas
-
Salto em Altura
– Técnica de tesoura
-
Basquetebol
-
Movimentos básicos
– Posição base; - Paragens e rotações sobre um apoio: Executa os
movimentos básicos segundo as regras e de forma tecnicamente correcta.
-
Passe:
- de peito; - picado.
-
Recepção
-
Drible
– Progressão e protecção
|
Aulas Previstas – 7ºA = 10x90’ + 9x45’
= 29 aulas / 7ºB = 11x90’ + 9x45’ = 31 aulas |
3.º Período |
Basquetebol
-
Lançamentos – Em apoio; na passada.
-
Jogo 3x3 – Executa, em situação de jogo 3x3: - Todos os
elementos técnicos referidos; - Não vira as costas ao cesto; - Abre
linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço.
Voleibol
-
Movimentos básicos;
- Posição Base; - Deslocamentos: Executa os movimentos básicos segundo
as regras e de forma tecnicamente correcta.
-
Serviço por baixo
-
Passe:
Consegue efectuar 15 toques em auto-passe.
-
Manchete
-
Jogo 2x2 e/ou Jogo 4x4: Assume posição básica na
execução das acções técnicas. Utiliza os gestos técnicos adequados ao
momento do jogo.
|
Aulas Previstas – 7ºA = 11x90’ + 10x45’
= 32 aulas / 7ºB = 11x90’ + 10x45’ = 32 aulas |
Educação Moral e Religiosa Católica
7.º Ano A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
2. Assumir a sexualidade na construção do seu projecto
de realização humana.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Estou diferente
-
Os obstáculos a vencer
|
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
Os meus deveres
-
O perdão
|
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
A esperança
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
Educação Moral e Religiosa Católica
7.º Ano B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
2. Assumir a sexualidade na construção do seu projecto
de realização humana.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Estou diferente
-
Os obstáculos a vencer
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
Os meus deveres
-
O perdão
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
A esperança
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
Educação Tecnológica
7º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano;
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio;
4-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados;
5-
Pesquisar,
seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento
mobilizável;
6-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
7-
Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa;
8-
Cooperar com outros
em tarefas e projectos comuns;
9-
Relacionar
harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
. Tecnologia e Sociedade
Compreender que a natureza e evolução da
tecnologia resultam do processo histórico.
Conhecer e apreciar a importância da
tecnologia, como resposta às necessidades humanas.
Reconhecer e avaliar criticamente o
impacto e as consequências dos sistemas tecnológicos sobre os indivíduos,
a sociedade e o ambiente.
Escolher, seleccionar e negociar os
produtos e serviços na perspectiva de práticas sociais respeitadores de um
ambiente equilibrado e saudável.
Fazer escolhas acertadas, enquanto
consumidor, seleccionando e eliminando aquilo que é prejudicial ao
ambiente.
. Processo Tecnológico
Aptidão para identificar e apresentar as
necessidades e as oportunidades tecnológicas de correntes de observação e
investigação de contextos sociais e comunitários.
Reunir, validar e organizar informação
potencialmente útil para abordar problemas técnicos simples, obtida a
partir de fontes diversas (análise de objectos, sistemas e de ambientes
existentes, documentação escrita e visual – pareceres de especialistas,
etc.).
Exprimir o pensamento e as técnicas
através de um esboço e esquemas gráficos.
. O objecto técnico
Conhecer e caracterizar o ciclo de vida
dos objectos técnicos.
Aptidão para analisar o principio do
funcionamento dos objectos técnicos.
Compreender a importância de materiais e
processos utilizados no fabrico de objectos técnicos.
Aptidão para estudar o objecto técnico,
considerando a análise morfológica, estrutural, funcional e técnica.
Avaliar o desempenho do objecto técnico
relativamente às suas funções de uso.
Redesenhar um objecto existente procurando
a sua melhoria estrutural e de uso.
. Os materiais
Conhecer as principais características das
grandes famílias dos materiais.
Aptidão para comparar as características e
aplicações técnicas em diferentes materiais.
Aptidão para escolher materiais de acordo
com o preço, aspecto, propriedades físicas e características técnicas.
Reconhecer os principais materiais básicos
segundo as suas aplicações técnicas, nomeadamente materiais de construção,
materiais de ligação, materiais de recobrimento, etc.
Utilizar os materiais tendo em conta as
normas de segurança específicas.
Sensibilidade perante o impacto ambiental
e social produzido pela exploração, transformação e desperdício de
materiais no possível esgotamento dos recursos naturais. |
-
Conteúdos
1.º Período |
. Tecnologia e Sociedade
. Processo Tecnológico |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
. O objecto técnico |
Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas) |
3.º Período |
. Os materiais |
Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas) |
Educação Visual
7º Ano Turma A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar.
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio.
4-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
5-
Pesquisar,
seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento
mobilizável.
6-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
7-
Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
8-
Cooperar com outros
em tarefas e projectos comuns.
9-
Relacionar
harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
- Entender e distinguir os fenómenos da
Visão e da Percepção.
- Identificar e estudar os elementos da
Linguagem Visual,
enquanto definidores de forma.
- Conhecer e aplicar as Técnicas do
Desenho Rigoroso.
- Compreender a Estrutura não apenas como
suporte de uma
forma, mas também como princípio
organizador dos
elementos que a constituem.
- Entender a Técnica da
Tridimensionalidade como um
instrumento ou processo de trabalho.
- Perceber os mecanismos da Luz / Cor,
síntese aditiva e
síntese subtractiva, contraste e
harmonia e suas implicações
Funcionais.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
- Ver e Perceber
- Elementos da Linguagem Visual |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
- Desenho Rigoroso
- Estrutura – Módulo e Padrão |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
3.º Período |
- Volume e Tridimensionalidade
- Cor / Luz |
Aulas Previstas - 10 Blocos ( 20 aulas) |
educação visual
7.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
Cger4. Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
Cger6. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
Cger7. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
Cger8. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida. |
01. Entender e distinguir os fenómenos da
visão e da percepção.
02. Identificar e estudar os elementos da
linguagem visual, enquanto definidores de forma.
03. Conhecer e aplicar as técnicas do
desenho rigoroso.
04. Compreender a estrutura não apenas
como suporte de uma forma, mas também como princípio organizador dos
elementos que a constituem.
05. Entender a técnica da
tridimensionalidade como um instrumento ou processo de trabalho.
06. Perceber os mecanismos perceptivos da
luz-cor, síntese aditiva e síntese subtractiva, contraste e harmonia e
suas implicações funcionais.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
A - Ver e Perceber.
B - Elementos da linguagem visual. |
Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas) |
2.º Período |
C - Desenho rigoroso.
D - Estrutura, módulo e padrão. |
Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas) |
3.º Período |
E - Volume e Tridimensionalidade.
F - Luz/Cor. |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
Formação Cívica
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos;
|
- Prestar atenção a situações e problemas
manifestando envolvimento e curiosidade.
- Questionar a realidade observada.
- Confrontar diferentes perspectivas face
a um problema.
- Propor situações de intervenção que
constituam tomada de decisão face a um problema.
Pôr em acção procedimentos necessários
para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas.
- Usar a língua portuguesa no respeito de
regras pelo seu funcionamento.
- Respeitar as ideias dos colegas.
- Respeitar as regras para o uso dos
espaços. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares |
Aulas Previstas - 10 aulas |
2.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares. |
Aulas Previstas - 11 aulas |
3.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares. |
Aulas Previstas - 10 aulas |
Francês
7.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua
francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de
texto |
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
- Identification
personnelle.
- Caractérisation physique et
psychologique.
- Alimentation, hygiène et
santé
- La
famille
- L' environnement
- L' école et les
groupes |
.Mots interrogatifs / forme
interrogative
.Les
présentatifs
.Verbes du premier, deuxième et
troisième groupes / être / Avoir /
pronominaux /
impersonnels
.L' indéfini
on
.Temps: présent / impératif /
imparfait / passé composé / futur proche /
passé
récent
.Articles définis / indéfinis /
contractés
.Le genre et le nombre des noms
et des adjectifs
.Le
comparatif
.Le masculin et le féminin des
professions
.Les déterminants démonstratifs
/ possessifs
.Expressions de
temps
.L' article
partitif
.L' expression de l'
obligation: il faut
.Les pronoms
relatifs
.Pronoms personnels sujet /
toniques
.Les prépositions: pays /
villes / moyens de transport
.L' expression de la cause:
parce que / car / à cause de
.La négation / l' expression de
la négation
.Les numéros cardinaux et
ordinaux
|
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
32 aulas |
32 aulas |
30 aulas |
Francês
7.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua
francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de
texto |
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
- Identification
personnelle.
- Caractérisation physique et
psychologique.
- Alimentation, hygiène et
santé
- La
famille
- L' environnement
- L' école et les
groupes |
.Mots interrogatifs / forme
interrogative
.Les
présentatifs
.Verbes du premier, deuxième et
troisième groupes / être / Avoir /
pronominaux /
impersonnels
.L' indéfini
on
.Temps: présent / impératif /
imparfait / passé composé / futur proche /
passé
récent
.Articles définis / indéfinis /
contractés
.Le genre et le nombre des noms
et des adjectifs
.Le
comparatif
.Le masculin et le féminin des
professions
.Les déterminants démonstratifs
/ possessifs
.Expressions de
temps
.L' article
partitif
.L' expression de l'
obligation: il faut
.Les pronoms
relatifs
.Pronoms personnels sujet /
toniques
.Les prépositions: pays /
villes / moyens de transport
.L' expression de la cause:
parce que / car / à cause de
.La négation / l' expression de
la négation
.Les numéros cardinaux et
ordinaux
|
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
34 aulas |
30 aulas |
32 aulas |
Geografia
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Usa
correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para
estruturar o pensamento próprio. (C. Geral
3)
|
-
Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como
referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.
-
Analisar casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando
recursos, técnicas e conhecimentos geográficos.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Tema 1 – A Terra: Estudos e
Representações
Unidade 1
–
Representar a superfície terrestre
A
Geografia
1.1. Observar, localizar, descrever e
interpretar a paisagem
1.2. Formas de representação da
Superfície Terrestre
1.3. A escala: da realidade ao mapa
Unidade 2 –
Localização geográfica
2.1. A localização relativa
2.2. A localização absoluta
Unidade 3
– Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
3.1. Acidentes geográficos naturais |
Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas) |
2.º Período |
Continuação do estudo do
Tema 1 – A Terra: Estudos e Representações
Unidade 3
– Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
3.2. O mundo político
Tema 2 –
Meio Natural
Unidade 1
– Clima e Formações Vegetais
1.1.
Estado de tempo e clima
Elementos e factores do clima
1.2. Climas, biomas e produções agrícolas |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
3.º Período |
Continuação do estudo do
Tema 2 – Meio Natural
Unidade 2
– O Relevo
2.1.
Grandes conjuntos de relevo
2.2. Dinâmica das bacias hidrográficas
2.3. Dinâmica do litoral
Unidade 3
– Riscos e Catástrofes Naturais
3.1. Riscos naturais
3.2. Portugal: área de risco?
3.3. Protecção e prevenção de riscos |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
História
7.º ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano
Cger2
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger8.
Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Coopera com outros em tarefas e projectos comuns. |
a) temporalidade;
|
-
Conteúdos
1.º Período |
A. - Das Sociedades Recolectoras às
Primeiras Civilizações
Sociedades recolectoras e as primeiras
sociedades produtoras
Uma civilização dos grandes rios
B – A Herança do Mediterrâneo Antigo
Os gregos no século V a.C. |
Aulas Previstas – 11 Blocos (22 aulas) |
2.º Período |
O mundo romano no apogeu do império
Origem e difusão do cristianismo
C – A formação da cristandade ocidental e
a expansão islâmica
A Europa no século VI ao século IX
A sociedade europeia nos séculos IX a XI |
Aulas Previstas – 11 Blocos (22 aulas) |
3.º Período |
Cristãos e Muçulmanos na Península Ibérica
D – Portugal no contexto europeu dos
séculos XII a XIV
Desenvolvimento económico
Relações sociais e poder político
Lisboa nos circuitos do comércio europeu
Os conteúdos que se seguem serão
leccionados no início do 8.º ano
Cultura, arte e religião
Crises e revolução no século XIV |
Aulas Previstas – 9 Blocos (18 aulas) |
inglês
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
|
OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER
- Analisar/ compreender um texto/ imagem;
- Descrever e relatar acções/
acontecimentos presentes, passados e futuros;
- Expressar sentimentos;
- Dar opiniões – concordar ou discordar;
- Escrever cartas informais;
- Ler com expressividade;
- Estabelecer afinidades/ diferenças entre
aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;
- Conhecer e aplicar, em situação,
estruturas pragmáticas da língua Inglesa;
- Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da Língua Inglesa;
- Produzir diferentes tipos e textos. |
-
Conteúdos
1.º Período |
TOPIC
Remember this?
Friends
-
Sports and activities
-
Family members
-
Word stress
School Rules
-
Clothes
-
School objects
-
Places in a school
Food and Health
-
Food and drink
-
Intonation
|
GRAMMAR
-
Present Simple
-
Question words
-
Adverbs of frequency
-
Object pronouns
|
Aulas Previstas - 7ºA: 36
- 7ºB: 30 |
2.º Período |
TOPIC
TV and leisure
Jobs
-
Jobs and careers
-
Places of work
-
Past simple endings
My town
-
Transport
-
Places in a town
|
GRAMMAR
-
Past simple affirmative
-
Could / couldn’t
|
Aulas Previstas - 7ºA:
31 - 7ºB:33 |
3.º Período |
TOPIC
Home
-
Furniture
-
Parts of a house
-
Types of houses
School activities
Holiday
|
GRAMMAR
-
Present perfect
-
Reported speech
-
Will
afirmative, negative and interrogative
-
First conditional
-
Going to
affirmative, negative and interrogative
-
Future time
expressions
|
Aulas Previstas - 7ºA:
24 - 7ºB:26 |
Língua Portuguesa
7.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG8- Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos;
|
Compreensão do oral
1-
Compreensão de formas
complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a
entrada na vida profissional
2-
Capacidade de extrair
informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral,
cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos
prolongados
3-
Conhecimento das
estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e
implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos
Expressão oral
1-
Fluência e adequação
da expressão oral em contextos formais
2-
Capacidade de
utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como
estratégia de adesão, de oposição e de persuasão
3-
Conhecimento
vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral
necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida
profissional
Leitura
1-
Fluência de leitura e
eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista
2-
Capacidade para
reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não
literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades
informativas deste
3-
Conhecimento das
chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir
sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.
Expressão Escrita
1-
Naturalidade e
correcção no uso multifuncional do processo de escrita.
2-
Capacidade para usar
multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes
da função, forma e destinatário.
3-
Conhecimento dos
géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos
produtos do processo de escrita.
Funcionamento da Língua
1-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.
2-
Capacidade de
reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.
3-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português
padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
- Conteúdos Temáticos
A Narrativa
O Texto Poético
- Conteúdos de Funcionamento da Língua
Tipos e formas de frase
Discurso Directo e Indirecto
Pontuação
Formação de Palavras
O Nome
O Adjectivo
Recursos Expressivos
Palavras homófonas, homógrafas, homónimas
e parónimas
Formação de Palavras
Preposições |
Aulas Previstas - 22
Blocos ( 44 aulas) |
2.º Período |
Conteúdos Temáticos
- A Narrativa (leitura integral de uma
obra)
- O Texto Poético
- Textos da Comunicação Social
- Carta e E-mail
Conteúdos de Funcionamento da Língua
O Verbo
Determinantes/ Quantificadores
Funções Sintácticas
O Pronome
Recursos Expressivos
Advérbio |
Aulas Previstas - 20
Blocos ( 40 aulas) |
3.º Período |
Textos da Comunicação Social
Texto Dramático
As Conjunções
Frase Simples/ Frase Complexas
Recursos Expressivos
Formação de Palavras
Hipónimos e Hiperónimos |
Aulas Previstas - 18
Blocos ( 36 aulas) |
Língua Portuguesa
7.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG8- Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos;
|
Compreensão do oral
1-
Compreensão de formas
complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a
entrada na vida profissional
2-
Capacidade de extrair
informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral,
cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos
prolongados
3-
Conhecimento das
estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e
implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos
Expressão oral
1-
Fluência e adequação
da expressão oral em contextos formais
2-
Capacidade de
utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como
estratégia de adesão, de oposição e de persuasão
3-
Conhecimento
vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral
necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida
profissional
Leitura
1-
Fluência de leitura e
eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista
2-
Capacidade para
reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não
literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades
informativas deste
3-
Conhecimento das
chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir
sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.
Expressão Escrita
1-
Naturalidade e
correcção no uso multifuncional do processo de escrita.
2-
Capacidade para usar
multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes
da função, forma e destinatário.
3-
Conhecimento dos
géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos
produtos do processo de escrita.
Funcionamento da Língua
1-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.
2-
Capacidade de
reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.
3-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português
padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua. |
2-
Conteúdo
1.º Período |
- Conteúdos Temáticos
A Narrativa
O Texto Poético
- Conteúdos de Funcionamento da Língua
Tipos e formas de frase
Discurso Directo e Indirecto
Pontuação
Formação de Palavras
O Nome
O Adjectivo
Recursos Expressivos
Palavras homófonas, homógrafas, homónimas
e parónimas
Formação de Palavras
Preposições |
Aulas Previstas - 24
Blocos ( 48 aulas) |
2.º Período |
Conteúdos Temáticos
- A Narrativa (leitura integral de uma
obra)
- O Texto Poético
- Textos da Comunicação Social
- Carta e E-mail
Conteúdos de Funcionamento da Língua
O Verbo
Determinantes/ Quantificadores
Funções Sintácticas
O Pronome
Recursos Expressivos
Advérbio |
Aulas Previstas - 20
Blocos ( 40 aulas) |
3.º Período |
Textos da Comunicação Social
Texto Dramático
As Conjunções
Frase Simples/ Frase Complexas
Recursos Expressivos
Formação de Palavras
Hipónimos e Hiperónimos |
Aulas Previstas - 20
Blocos ( 40 aulas) |
Matemática
7.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Competência Geral 1
Competência Geral 2
Competência Geral 3
Competência Geral 5
Competência Geral 6
Competência Geral 7
Competência Geral 8
Competência Geral 9 |
Aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números de maneira adequada ao contexto do problema ou da
situação em estudo;
Aptidão para operar com potências;
Reconhecimento do significado de fórmulas
no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução
de problemas;
Reconhecimento de situações de
proporcionalidade directa e aptidão para resolver problemas no contexto de
tais situações.
Aptidão para realizar construções
geométricas;
Compreensão do conceito de forma de uma
figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras
semelhantes;
Aptidão para resolver problemas
geométricos através de construções, assim como para justificar os processo
utilizados;
Aptidão para visualizar e descrever
propriedades e relações geométricas, através da análise e comparação de
figuras, para fazer conjecturas e justificar raciocínios;
Reconhecimento dos conjuntos dos números
inteiros e racionais, das diferentes formas de representação dos elementos
desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das
propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em
situações concretas;
Aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do
problema ou situação em estudo;
Aptidão para operar com potências;
Compreensão das noções de moda, média
aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para
interpretar o que significam em situações concretas;
Sensibilidade para decidir quais das
medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar uma dada
situação;
Sentido crítico face à apresentação
tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e a
afirmações baseadas em amostras não representativas. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Critérios de divisibilidade
Múltiplos e divisores
Números primos e números compostos
Decomposição em factores primos
Números inteiros relativos
Representação de Z na recta numérica
Valor absoluto
Números simétricos
Adição e subtracção de números inteiros
relativos
Adição e subtracção de números racionais
Multiplicação e divisão de números
racionais
Potências de base inteira e expoente
positivo
Potências de números racionais
Regras de operações com potências
Raiz quadrada e raiz cúbica
Figuras semelhantes
Construção de figuras semelhantes
Polígonos semelhantes
Razão de semelhança
Semelhança de triângulos |
Aulas Previstas - 24 Blocos (48 aulas) |
2.º Período |
Expressões com variáveis
Simplificação de expressões com variáveis
Sequências e expressão geradora
Equações: conceitos básicos
Equações equivalentes
Classificação de equações
Equações com parênteses
Resolução de equações
Resolução de problemas utilizando equações
Razão e proporção
Propriedade fundamental das proporções
Resolução de problemas utilizando razões e
proporções
Redução à unidade e regra de três simples
Percentagens
Resolução de problemas utilizando
percentagens
Proporcionalidade directa
Constante de proporcionalidade
Referencial cartesiano
Representação de pontos no plano
Gráficos cartesianos e proporcionalidade
directa
Escalas |
Aulas Previstas – 18 Blocos (36 aulas) |
3.º Período |
Ângulos
Classificação de ângulos
Ângulos verticalmente opostos
Ângulos adjacentes, suplementares e
complementares
Ângulos de lados paralelos
Ângulos de um triângulo
Desigualdade triangular
Relação entre os ângulos e os lados de um
triângulo
Eixos de simetria
Construção e critérios de igualdade de
triângulos
Quadriláteros
Rectas e planos – posições relativas
Áreas e perímetros
Volumes de sólidos
Volumes da pirâmide e do cone
População e amostra
Censo e sondagem
Organização e apresentação de dados
Medidas de tendência central: média, moda
e mediana
Dados agrupados em classes
Histogramas |
Aulas Previstas - 20Blocos (40aulas) |
|