Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

 

DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 8º ano

 

 

ÁREA DE PROJECTO

8º Ano

  1. Competências Essenciais

COMPETÊNCIAS GERAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8- Realizar actividade de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

  • Questionar a realidade observada;

  • Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

  • Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

  • Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

  • Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

  • Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

  • Valorizar as diferentes formas de linguagem;

  • Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

  • Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

  • Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

  • Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

  • Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do trabalho de Grupo;

  • Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectos visados;

  • Realizar tarefas por iniciativa própria;

  • Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

  • Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

  • Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

  • Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros;

  • Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

  1. CONTEÚDOS

1º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A 12 Blocos  (24 aulas)

                                         Turma B 11 Blocos (22aulas)

 

2º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A 9 Blocos (18 aulas)

                                          Turma B 10 Blocos (20 aulas)

 

3º Período

 

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A 8 Blocos ( 16 aulas)

                                          Turma B 8 Blocos (16 aulas)

 

 

Ciência Físico-químicas

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano

Cger2. Usar das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger6 Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Cger8. Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Coopera com outros em tarefas e projectos comuns

 

• Reconhecimento da necessidade de tratamento de materiais residuais, para evitar a sua acumulação, considerando as dimensões económicas, ambientais, políticas e éticas.

 

• Reconhecimento da importância da criação de parques naturais e protecção das paisagens e da conservação da variabilidade de espécies para a manutenção da qualidade ambiental.

• Tomada de decisão face a assuntos que preocupam as sociedades, tendo em conta factores ambientais, económicos e sociais.

• Divulgação de medidas que contribuam para a sustentabilidade na Terra

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Natureza corpuscular da matéria.

- Estado gasoso

-Átomos e moléculas

-Substancias elementares e compostas

-A Linguagem dos químicos.

-Iões

-Reacções químicas.

Lei de Lavoisier

Aulas Previstas -  12                Blocos (  24   aulas)

 

2.º Período

- Velocidade das reacções químicas

-As soluções aquosas e o seu carácter acido, básico ou neutro.

-O pH das soluções aquosas.

-Reacções entre soluções acidas e básicas.

- Reacções de Precipitação.

-Produção, propagação e recepção do som

-Ondas sonoras.

 

Aulas Previstas -   10               Blocos (   20    aulas)

 

3.º Período

-Propriedades do Som

-Propagação do som.

-Reflexão, absorção e refracção do som

-O que é a luz

-Luz e cor

-Raios luminosos

-Reflexão da luz.

-Imagens dos espelhos.

-Refracção da luz

-As lentes

-Atmosfera terrestre

-Temperatura e humidade do ar

-Pressão atmosférica

-Massas e superfícies frontais

Cartas do tempo

 

Aulas Previstas -    9             Blocos (    18   aulas)

 

 

CIÊNCIAS NATURAIS

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Realiza trabalho cooperativo e independente.

Analisa e interpreta tabelas e gráficos.

Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio

Observa criticamente o meio envolvente.

Organiza e gere informação recolhida.

Actua  de forma autónoma, solidária, responsável e criativa.

Realiza actividades experimentais a partir de problemas contextualizados.

Utiliza a lógica na resolução de problemas.

Planifica e executa pequenas pesquisas.

Comunica os resultados do trabalho de pesquisa elaborado.

Utiliza o conhecimento científico nas tarefas diárias.

Utiliza os recursos naturais de forma sustentável.

Actua como cidadão/ consumidor ecologicamente consciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Evidencia conhecimento específico sobre os ecossistemas, sua dinâmica, conservação e perturbação.

Reconhece a importância de factores abióticos para os seres vivos.

Reconhece diferentes tipos de relações bióticas.

Compreende o modo como se dá o fluxo de energia os ecossistemas.

Explica como se processa a circulação de matéria nos ecossistemas.

Opera os conceitos de cadeia e rede alimentar e de pirâmide ecológica.

Relaciona produtores com consumidores e decompositores.

Interpreta ciclos biogeoquímicos.

Compreende a evolução dos ecossistemas – sucessões primárias e secundárias.

Reconhece as causas de perturbação e destruição dos ecossistemas.

Relaciona poluentes e poluição com a perturbação do funcionamento dos ecossistemas.

Relaciona efeito de estufa, destruição da camada de ozono, alterações climáticas, extinção de espécies, desflorestação, introdução de espécies exóticas, caça destrutiva e poluição e bioacumulação.

Relaciona exploração de recursos materiais e energéticos com sustentabilidade.

Distingue recursos naturais renováveis e não renováveis.

Compreende a importância do tratamento dos resíduos, da aplicação de regra dos 3 R, da responsabilidade individual, da educação ambiental, agricultura biológica, gestão de recursos e do desenvolvimento sustentável.

Conhece áreas protegidas e a sua importância.

Relaciona áreas protegidas, conservação de valores naturais,   como espécies  e sítios com interesse geológico.

Reconhece a importância de princípios ecológicos como o da

precaução.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.

Factores abióticos : água, salinidade, luz, temperatura e solo.

Relações bióticas intra e inter-específicas.

Fluxo de energia nos ecossistemas.

Cadeias e redes alimentares. Níveis tróficos.

Aulas Previstas -                12  Blocos (   24  aulas)

 

2.º Período

Pirâmides ecológicas – de números e de biomassa.

Crescimento das populações.

Instalação e evolução dos ecossistemas. Sucessão ecológica.

Causas da perturbação do equilíbrio dos ecossistemas.

Bioacumulação.

Aulas Previstas -     13   Blocos (    26  aulas)

 

3.º Período

Recursos naturais renováveis e não renováveis.

Impacte da intervenção humana na Biosfera.

Gestão sustentável dos recursos.

Recursos energéticos e naturais. Ciclos de matéria.

Protecção e conservação da Natureza.

Áreas protegidas em Portugal.

Aulas Previstas -              9    Blocos ( 18  aulas)

 

 

Educação Física

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

Cger7. Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma e criativa.

Cger9. Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

·        Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e específica.

·        Conhecer e interpretar factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança.

·        Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…

·        Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva, etc.

·        Cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as regras não só como jogador, mas também como árbitro.

·        Compor, realizar e analisar, da Ginástica, as destrezas elementares de acrobacia, dos saltos, do solo e de outros aparelhos, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os critérios de correcção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com estes critérios.

·        Realizar e analisar, do Atletismo, saltos, lançamentos, corridas e marcha, cumprindo correctamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

·        Realizar com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares dos jogos de raquetas, garantindo a iniciativa e ofensividade em participações “individuais” e “a pares”, aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.

 

  1. Conteúdos/Competências de Acção

1.º Período

Andebol

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em situação de jogo reduzido e formal:

    • Contra-ataque:

      • Desmarcação rápida; Ocupação equilibrada do espaço de jogo; Finalização em situação de contra-ataque directo ou apoiado.

    • Ataque organizado:

      • Compensação ofensiva; Desmarcação após passe; Contornar o adversário directo em drible; Fixa a acção do adversário;

    • Na defesa:

      • Atitude defensiva; intercepção da bola; impedir/dificultar a progressão.

    • Como guarda-redes:

      • Enquadramento com a bola; Início do contra-ataque.

  • Acções técnicas:

      • São aplicadas/exercitadas nos diferentes contextos de exercitação para ser possível abordar os conteúdos relativos às acções tácticas enunciadas.

 

Ginástica de Solo

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em Sequência:

    • Rolamento à frente (RF) com os membros inferiores (MI) afastados; RF saltado; Rolamento à retaguarda (RR) com os MI unidos e em extensão; Apoio facial invertido (AFI); Roda; Avião; Ponte e/ou espargata; Elementos de ligação (saltos, voltas, afundos, …).

  • Em exercício critério:

    • Rodada, RR com passagem por AFI.

 

Ginástica de Aparelhos

  • Cavalo: Salto de eixo – transversal/longitudinal; salto entre-mãos - transversal

  • Mini-trampolim: Salto em extensão; Salto engrupado; pirueta vertical.

Aulas Previstas – 13 Blocos de 90’ + 12 blocos de 45’                 Blocos (38 aulas)

 

2.º Período

Badminton

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em situação de jogo:

    • Posição base; Deslocamentos; Serviço curto e comprido; clear;Serviço curto e comprido; Clear; Remate; Lob; Amorti.

 

Voleibol

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em situação de jogo reduzido 4x4:

    • Serviço por baixo; Serviço por cima; Recepção em manchete; Na sequência da recepção executa passe para o companheiro ou envia para o campo adversário ao segundo toque.

Aulas Previstas – 10 Blocos de 90’ + 12 blocos de 45’                 Blocos (32 aulas)

 

3.º Período

Voleibol

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em situação de jogo reduzido 4x4:

    • Serviço por baixo; Serviço por cima; Recepção em manchete; Na sequência da recepção executa passe para o companheiro ou envia para o campo adversário ao segundo toque.

  • Em exercício critério:

    • Remate após passe do companheiro; Defesa baixa do remate adversário.

 

Futebol/Futsal

  • Desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas

  • Em situação de jogo reduzido e formal:

    • Recepção da bola e enquadramento ofensivo de modo a ser possível:

      • Rematar; Passar a um companheiro em desmarcação; Conduzir a bola para rematar ou passar.

    • Desmarcação para oferecer linhas de passe em ruptura ou em apoio

    • Marcação do adversário directo após a perda da bola por parte da sua equipa.

    • Como guarda-redes:

      • Enquadramento com a bola; passe para um companheiro desmarcado.

  • Acções técnicas:

      • São aplicadas/exercitadas nos diferentes contextos de exercitação para ser possível abordar os conteúdos relativos às acções tácticas enunciadas.

Aulas Previstas – 9 Blocos de 90’ + 10 blocos de 45’                 Blocos (28 aulas)

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. O mundo dos primeiros cristãos

  2. O grupo dos seguidores de Jesus

  3. Pentecostes, o nascimento da Igreja

  4. A vida dos primeiros cristãos

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. A expansão da Igreja

  2. A Igreja, hoje

  3. Para quê a Igreja?

  4. A Igreja, Povo de Deus

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. A origem das celebrações cristãs

  2. As celebrações da Igreja

  3. A grandeza de ser cristão

  4. A dignidade da pessoa

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

 

Educação Tecnológica

8º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

4-     Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

5-     Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

6-     Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

7-     Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

8-     Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

9-     Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Acumulação e transformação de energia

Compreender que é necessária a existência de energia para produzir trabalho

Conhecer diferentes fontes de energia

Identificar diferentes formas de energia

Conhecer as normas de segurança de utilização técnica da electricidade

Conhecer e identificar a simbologia eléctrica

Construir pequenas montagens e instalações eléctricas

 

. Estruturas resistentes

Identificar as características que as estruturas resistentes devem ter para cumprirem a sua função técnica;

Reconhecer que a economia dos materiais aplicados a uma estrutura é favorável dos pontos de vista técnico, económico, ambiental e estético;

Aptidão para distinguir forças de tracção, compressão e flexão;

Analisar e compreender a influência da disposição geométrica dos elementos sobre a capacidade da resistência das estruturas.

 

. Os materiais

Conhecer as principais características das grandes

Famílias dos materiais.

Aptidão para escolher materiais de acordo com o preço, aspecto, propriedades físicas e características técnicas.

Conhecer os principais materiais básicos segundo as suas aplicações técnicas, nomeadamente materiais de construção, materiais de ligação, materiais de recobrimento, etc.

Utilizar os materiais tendo em conta as normas de segurança específicas.

Sensibilizar os materiais tendo em conta as normas de segurança específicas.

Sensibilizar perante o impacto ambiental e social produzido pela exploração, transformação e desperdício de materiais no possível esgotamento dos recursos naturais.

 

. Informação, Comunicação e Representação Gráfica

Reunir, validar e organizar informação potencialmente útil para abordar problemas técnicos simples e obtida a partir de fontes diversas (análise de objectos, sistemas, ambientes, documentação escrita e visual, pareceres de especialistas, etc.).

Recorrer ao uso da tecnologia informática para planificação e apresentação dos projectos.

Utilizar as tecnologias da informação e da comunicação disponíveis, nomeadamente a Internet.

Realizar e apresentar diferentes informações orais e escritas, utilizando diferentes suportes e diversas técnicas de comunicação adequadas aos contextos.

 

. Fabricação – Construção

Identificar racionalmente os instrumentos  

Conhecer os dispositivos de segurança de ferramentas e máquinas.

Valorizar o sentido do rigor e da precisão.

Aptidão para interpretar instruções de funcionamento de aparelhos e equipamentos comuns do quotidiano (montagem, fixação, instalação, funcionamento/uso e manutenção).

Construir operadores tecnológicos recorrendo a materiais e a técnicas básicas.

Sequencializar as operações técnicas necessárias para a fabricação – construção de um objecto.

. As medidas

Utilizar com correcção os instrumentos de controlo e medida.

Aptidão para efectuar e relacionar medidas de grandeza.

Aptidão para ler instrumentos de medida com aplicações técnicas.

Reconhecer que a precisão dimensional e a lubrificação são necessárias ao bom funcionamento de mecanismos.

Predisposição para o uso de medidas rigorosas com tolerância, distinguindo o erro relativo do erro absoluto.

 

. Movimento e mecanismos

Aptidão para verificar que não existe movimento sem estrutura;

Analisar estruturas com movimento procedentes de diferentes momentos da história;

Identificar os diferentes tipos de transmissão e transformação de movimento: circular/circular; circular/rectilíneo; rectilíneo/circular.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

. Acumulação e transformação da energia

. Estruturas resistentes

. Os materiais

Aulas Previstas - 13 Blocos ( 26 aulas)

 

2.º Período

. Informação, Comunicação e Representação Gráfica

. Fabricação – Construção

Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas)

 

3.º Período

. As medidas

. Movimento e mecanismos

Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas)

 

 

educação visual

8.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; 

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

Cger4. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

Cger6. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

Cger7. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

Cger8. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

01. Conceber organizações espaciais, dominando regras elementares da composição.

 

02. Desenvolver a capacidade de representação e de expressão através do desenho geométrico.

 

03. Reconhecer e identificar modos e agentes no processo da educação visual e as suas manifestações mais significativas.

 

04. Entender o Design como uma metodologia. Identificar factores que determinam a forma dos objectos.

 

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

A - Representação do espaço 

B - Perspectiva de observação (perspectiva cónica).

Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas)

 

2.º Período

C - Axonometrias. 

D - Sistema Europeu ou Método do Cubo Envolvente.

Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas)

 

3.º Período

E - Comunicação Visual 

F - Design.

Aulas Previstas - 09 Blocos (18 aulas)

 

 

educação visual

8.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

 

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

 

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

 

Cger4. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

 

Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

 

Cger6. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

 

Cger7. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

 

Cger8. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

 

Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

 

01. Conceber organizações espaciais, dominando regras elementares da composição.

 

02. Desenvolver a capacidade de representação e de expressão através do desenho geométrico.

 

03. Reconhecer e identificar modos e agentes no processo da educação visual e as suas manifestações mais significativas.

 

04. Entender o Design como uma metodologia. Identificar factores que determinam a forma dos objectos.

 

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

A - Representação do espaço.

B - Perspectiva de observação (perspectiva cónica).

Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas)

 

2.º Período

C - Axonometrias.

D - Sistema Europeu ou Método do Cubo Envolvente.

Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas)

 

3.º Período

E - Comunicação Visual.

F - Design.

Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas)

 

 

Estudo Acompanhado 

(Plano de leitura - Língua Portuguesa)

8º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

9- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreensão oral/ Expressão oral

    • Ouvir atentamente exposições e instruções de trabalho;

    • Responder a questões sobre informação recebida;

    • Reproduzir ideias essenciais de relatos, exposições, diálogos, textos lidos;

    • Pedir, dar e receber informações, tendo em conta a situação e o interlocutor;

    • Exprimir - se de forma desbloqueada e autónoma em função de objectivos comunicativos diversificados;

    • Intervir oportunamente;

    • Usar vocabulário diversificado e preciso;

    • Ouvir e ter em conta as opiniões dos outros;

    • Utilizar diversas técnicas de comunicação: diálogo, apresentação de trabalhos individuais e em grupo;

    • Saber escutar criticamente discursos orais;

 

 

Leitura

·        Ler com expressividade e fluência;

·        Criar autonomia e hábitos de leitura;

·        Apreciar progressivamente a faceta estética do texto literário;

·        Descodificar sentidos implícitos,

·        Conhecer as chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos;

·        Ler obras integrais sugeridas pela professora;

·        Utilizar guiões de leitura;

·        Reconhecer a estrutura e caracterizar a linguagem própria de cada texto;

·        Dividir e delimitar os momentos da narrativa;

·        Caracterizar personagens e fazer a sua classificação;

·        Distinguir caracterização directa e indirecta;

·        Classificar o narrador;

·        Identificar e caracterizar espaços e tempos;

·        Reconhecer a estrutura da narrativa;

·        Estabelecer sequências de acontecimentos;

·        Detectar a organização das sequências narrativas;

·        Distinguir narrativa aberta e narrativa fechada;

·        Distinguir os diferentes modos de apresentação da narrativa;

·        Identificar, explicar e aplicar recursos expressivos;

·        Reconhecer os diferentes modos de expressão;

·        Exprimir e justificar opiniões pessoais sobre textos lidos;

·        Comparar textos de género literário diferente e temática idêntica;

·        Apreciar progressivamente a beleza e estética do texto literário.

 

 Escrita

·        Produzir textos por iniciativa própria;

·        Produzir diferentes tipos de escrita, com finalidades e objectivos diversos;

·        Respeitar o tema da expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;

·        Respeitar as margens da folha;

·        Praticar o aperfeiçoamento de texto em trabalho individual, de pares, pequenos grupos ou trabalho colectivo;

·        Utilizar técnicas de registo e organização da informação e do trabalho;

·        Apresentar uma caligrafia legível e cuidada;

·        Utilizar correctamente as maiúsculas e minúsculas;

·        Aplicar correctamente as regras da ortografia, translineação e pontuação;

·        Aplicar as regras de construção de parágrafo e período;

·        Encadear correctamente as partes de um texto;

·        Utilizar um vocabulário diversificado e preciso;

·        Usar multifuncionalmente a escrita;

·        Manter o caderno diário organizado e em dia;

 

  1. Conteúdos

1.º Período

   Apreciação critica de discursos orais variados

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Valores estéticos e simbólicos;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Aulas Previstas - 8º A - 10 aulas

                               8º B -  10  aulas

 

2.º Período

  .Apreciação critica de discursos orais variados

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Valores estéticos e simbólicos;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Aulas Previstas -  8º A  12 aulas

                                8º B  11 aulas

 

3.º Período

  Apreciação critica de discursos orais variados

  • Leitura orientada - leitura de obras integrais;

  • Sentido global;

  • Recepção afectiva e estética;

  • Tema ou temas;

  • Intencionalidade comunicativa;

  • Valores estéticos e simbólicos;

  • Recursos expressivos;

  • Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Aulas Previstas - 8º A    10 aulas

                                8º B   10  aulas

 

 

ESTUDO ACOMPANHADO

(MATEMÁTICA)

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

-  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano (CG 1);

-  Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar (CG 2);

-  Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio (CG 3);

-  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);

-  Realizar actividades de forma autónoma e criativa (CG 8);

-  Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns       (CG 9).

 

 

-  Articular conhecimentos e saberes para compreensão de situações e/ou problemas;

-  Utilizar e relacionar saberes científicos das diversas áreas disciplinares;

-  Planear e organizar actividades de aprendizagem;

-  Revelar hábitos e métodos de trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;

-  Mostrar-se responsável e autónomo na realização das actividades;

-  Comunicar, discutir e defender opiniões pessoais, respeitando a intervenção dos colegas;

-  Identificar acontecimentos principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;

-  Saber exprimir dúvidas e dificuldades;

-  Identificar situações problemáticas;

-  Escolher e aplicar estratégias de resposta a situações problemáticas.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Equações de 1.º grau

- Equações literais

- M.D.C e M.M.C

- Decomposição de figuras

- Teorema de Pitágoras

- Sequências

Aulas Previstas: 8.º A – 6.5 Blocos (13 aulas); 8.º B – 6  Blocos (12 aulas)

 

2.º Período

- Funções

- Notação Científica

- Potências de base 10

- Semelhança de triângulos

- Lugares geométricos

Aulas Previstas: 8.º A – 5 Blocos (10 aulas); 8.º B – 6 Blocos (12 aulas)

 

3.º Período

- Translações

- Estatística

Aulas Previstas: 8.º A – 5 Blocos (10 aulas); 8.º B – 5 Blocos (10 aulas)

 

 

Formação Cívica

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

- Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade.

- Questionar a realidade observada.

- Confrontar diferentes perspectivas face a um problema.

- Propor situações de intervenção que constituam tomada de decisão face a um problema.

Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas.

- Usar a língua portuguesa no respeito de regras pelo seu funcionamento.

- Respeitar as ideias dos colegas.

- Respeitar as regras para o uso dos espaços.

 

2-     Conteúdos

1.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares

Aulas Previstas -           5 Blocos (10 aulas) 8.ºA / 6 Blocos (12 aulas)- 8.ºB

 

2.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares.

Aulas Previstas -   5,5 Blocos (11 aulas) 8.ºA / 5,5 Blocos ( 11 aulas) – 8.º B

 

3.º Período

- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.

- Resolução de Problemas da Turma.

- Preparação de Actividades Extracurriculares.

Aulas Previstas -  5 Blocos (10 aulas) 8.ºA / 4,5 Blocos ( 9  aulas) – 8.ºB

 

 

Francês

8.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.    

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.              

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa 

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa    

. Produzir diferentes tipos de texto                     

  

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

Les jeunes :

 Les jeunes s' occupent

 Les jeunes communiquent

 Les jeunes s' alimentent

 Les jeunes achètent

 Les jeunes se promènent             

-Temps verbaux:

 Présent

 P. Composé

 Imparfait

 Futur

 Conditionnel présent

 Impératif

 - Déterminants possessifs.

 - Déterminants / pronoms démonstratifs.

 - Expression de la cause.

 - Pronoms personnels (COD et COI); en et y.

 - Partitifs.

 - Forme négative / interrogative (révision).

 - Expression de la négacion.

 - Adverbes de manière

 - Verbes pronominaux

 - Degré des adjectifs

 - Discours indirect (1)                    

Aulas

previstas

1.º

2.º

3.º

24 aulas

20 aulas

20 aulas

 

 

Francês

8.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.                              

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.              

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa                                                              

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa         

. Produzir diferentes tipos de texto                    

 

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

Les jeunes :

 Les jeunes s' occupent

 Les jeunes communiquent

 Les jeunes s' alimentent

 Les jeunes achètent

 Les jeunes se promènent             

-Temps verbaux:

 Présent

 P. Composé

 Imparfait

 Futur

 Conditionnel présent

 Impératif

 - Déterminants possessifs.

 - Déterminants / pronoms démonstratifs.

 - Expression de la cause.

 - Pronoms personnels (COD et COI); en et y.

 - Partitifs.

 - Forme négative / interrogative (révision).

 - Expression de la négacion.

 - Adverbes de manière

 - Verbes pronominaux

 - Degré des adjectifs

 - Discours indirect (1)                    

Aulas

previstas

1.º

2.º

3.º

24 aulas

18 aulas

20 aulas

 

 

Geografia

8.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

- Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C. Geral 3)

- Adopta metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. (C. Geral 5)

 - Pesquisa, selecciona e organiza informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. Geral 6)

- Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões. (C. Geral 7)

- Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa. (C. Geral 8)

- Coopera com outros em tarefas e projectos comuns. (C. Geral 9)

A localização:

Ser capaz de:

- Comparar representações diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;

- Ler e interpretar globos, mapas, e plantas de várias escalas, utilizando a legenda, a escala e as coordenadas geográficas;

- Localizar Portugal e a Europa no Mundo, completando e construindo mapas;

- Localizar lugares utilizando plantas e mapas de diferentes escalas;

- Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.

O conhecimento de lugares e regiões:

Ser capaz de:

- Utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos;

- Formular e responder a questões geográficas (Onde se localiza? Como se distribui? Porque se localiza/distribui deste modo? Porque sofre alterações?), utilizando atlas, fotografias aéreas, bases de dados, CD-ROM e Internet;

- Discutir aspectos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de televisão, filmes, videogramas, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;

- Comparar distribuições de fenómenos naturais e humanos, utilizando planisférios e mapas de diferentes escalas;

- Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os que são mais importantes na sua localização;

- Seleccionar as características dos fenómenos geográficos responsáveis pela alteração das localizações;

- Realizar pesquisas documentais sobre a distribuição irregular dos fenómenos naturais e humanos a nível nacional, europeu e mundial, utilizando um conjunto de recursos que incluem material audiovisual, CD-ROM, Internet, notícias da imprensa escrita, gráficos e quadros de dados estatísticos;

- Seleccionar e utilizar técnicas gráficas, tratando a informação geográfica de forma clara e adequada em gráficos (lineares, histogramas, sectogramas, pirâmides etárias), mapas (de manchas ou outros) e diagramas;

- Desenvolver a utilização de dados/índices estatísticos, tirando conclusões a partir de exemplos reais que justifiquem as conclusões apresentadas;

- Problematizar as situações evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e/ou orais simples e ou em material audiovisual;

- Utilizar técnicas e instrumentos adequados de pesquisa em trabalho de campo (mapas, entrevistas, inquéritos), realizando o registo da informação geográfica;

- Analisar casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando recursos, técnicas e conhecimentos geográficos.

O dinamismo das inter-relações entre espaços:

Ser capaz de:

- Interpretar, analisar e problematizar as inter-relações entre fenómenos naturais e humanos evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e ou orais simples e ou material audiovisual;

- Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, reflectindo sobre as soluções possíveis;

- Reflectir criticamente sobre a qualidade ambiental do lugar/região, sugerindo acções concretas e viáveis que melhorem a qualidade ambiental desses espaços;

- Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tema 3 – População e Povoamento

- Evolução da População e comportamento dos indicadores demográficos

- Distribuição da População e factores explicativos

- Mobilidade da População e suas consequências

Aulas Previstas - 12  Blocos (24 aulas)

 

2.º Período

Continuação do tema 3 - População e Povoamento

- Áreas de fixação humana

Tema 4 – Actividades Económicas

- Actividades económicas:

-         recursos, processos de produção e sustentabilidade.

- Os sectores de actividade:

-         A exploração dos recursos do subsolo;

-         Os recursos alimentares:

               - Agricultura;

       - Pesca;

       - Indústria.

Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas)

 

3.º Período

Continuação do Tema 4  - Actividades Económicas

- Actividades económicas:

-         recursos, processos de produção e sustentabilidade.

- Actividades do Sector Terciário:

      - Os Serviços;

      - Turismo;

      - Redes de Transporte e Comunicação.

Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas)

 

  

Geografia

8.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

- Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. (C. Geral 3)

- Adopta metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. (C. Geral 5)

 - Pesquisa, selecciona e organiza informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C. Geral 6)

- Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões. (C. Geral 7)

- Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa. (C. Geral 8)

- Coopera com outros em tarefas e projectos comuns. (C. Geral 9)

A localização:

Ser capaz de:

- Comparar representações diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;

- Ler e interpretar globos, mapas, e plantas de várias escalas, utilizando a legenda, a escala e as coordenadas geográficas;

- Localizar Portugal e a Europa no Mundo, completando e construindo mapas;

- Localizar lugares utilizando plantas e mapas de diferentes escalas;

- Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.

O conhecimento de lugares e regiões:

Ser capaz de:

- Utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos;

- Formular e responder a questões geográficas (Onde se localiza? Como se distribui? Porque se localiza/distribui deste modo? Porque sofre alterações?), utilizando atlas, fotografias aéreas, bases de dados, CD-ROM e Internet;

- Discutir aspectos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de televisão, filmes, videogramas, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;

- Comparar distribuições de fenómenos naturais e humanos, utilizando planisférios e mapas de diferentes escalas;

- Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os que são mais importantes na sua localização;

- Seleccionar as características dos fenómenos geográficos responsáveis pela alteração das localizações;

- Realizar pesquisas documentais sobre a distribuição irregular dos fenómenos naturais e humanos a nível nacional, europeu e mundial, utilizando um conjunto de recursos que incluem material audiovisual, CD-ROM, Internet, notícias da imprensa escrita, gráficos e quadros de dados estatísticos;

- Seleccionar e utilizar técnicas gráficas, tratando a informação geográfica de forma clara e adequada em gráficos (lineares, histogramas, sectogramas, pirâmides etárias), mapas (de manchas ou outros) e diagramas;

- Desenvolver a utilização de dados/índices estatísticos, tirando conclusões a partir de exemplos reais que justifiquem as conclusões apresentadas;

- Problematizar as situações evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e/ou orais simples e ou em material audiovisual;

- Utilizar técnicas e instrumentos adequados de pesquisa em trabalho de campo (mapas, entrevistas, inquéritos), realizando o registo da informação geográfica;

- Analisar casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando recursos, técnicas e conhecimentos geográficos.

O dinamismo das inter-relações entre espaços:

Ser capaz de:

- Interpretar, analisar e problematizar as inter-relações entre fenómenos naturais e humanos evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e ou orais simples e ou material audiovisual;

- Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, reflectindo sobre as soluções possíveis;

- Reflectir criticamente sobre a qualidade ambiental do lugar/região, sugerindo acções concretas e viáveis que melhorem a qualidade ambiental desses espaços;

- Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tema 3 – População e Povoamento

- Evolução da População e comportamento dos indicadores demográficos

- Distribuição da População e factores explicativos

- Mobilidade da População e suas consequências

Aulas Previstas - 12  Blocos (24 aulas)

 

2.º Período

Continuação do tema 3 - População e Povoamento

- Áreas de fixação humana

Tema 4 – Actividades Económicas

- Actividades económicas:

-         recursos, processos de produção e sustentabilidade.

- Os sectores de actividade:

-         A exploração dos recursos do subsolo;

-         Os recursos alimentares:

               - Agricultura;

       - Pesca;

       - Indústria.

Aulas Previstas - 9 Blocos ( 18 aulas)

 

3.º Período

Continuação do Tema 4  - Actividades Económicas

- Actividades económicas:

-         recursos, processos de produção e sustentabilidade.

- Actividades do Sector Terciário:

      - Os Serviços;

      - Turismo;

      - Redes de Transporte e Comunicação.

Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas)

 

 

História

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano

Cger2 Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Cger8. Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Coopera com outros em tarefas e projectos comuns.

 

1. Tratamento de informação/Utilização de Fontes.

2. Comunicação em História.

3. Compreensão Histórica:

     a) temporalidade;

     b) espacialidade;

     c) contextualização.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Conclusão dos conteúdos do 7.º ano

Cultura, arte e religião

Crises e revolução no século XIV

 

Início dos conteúdos do 8.º Ano

E – Expansão e mudança nos séculos XV e XVI

O expansionismo europeu

Renascimento e Reforma

Aulas Previstas – 17 Blocos (34 aulas)

 

2.º Período

O Império Português e a concorrência internacional

F – Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII

Absolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens

O antigo regime português na 1.ª metade do século XVIII

A cultura e o iluminismo em Portugal face à Europa

G – O arranque da Revolução Industrial e o triunfo das revoluções liberais

A Revolução Agrícola e o arranque da Revolução Industrial

Aulas Previstas – 16 Blocos (32 aulas)

 

3.º Período

As Revoluções Liberais

H – A civilização industrial no século XIX

O mundo industrializado no século XIX

O caso português

Novos modelos culturais.

Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas)

 

  

inglês

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER

 

- Analisar/ compreender um texto/ imagem;

- Descrever e relatar acções/ acontecimentos presentes, passados e futuros;

- Expressar sentimentos;

- Dar opiniões – concordar ou discordar;

- Escrever cartas informais;

- Ler com expressividade;

- Estabelecer afinidades/ diferenças entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;

- Conhecer e aplicar, em situação, estruturas pragmáticas da língua Inglesa;

- Utilizar correctamente as normas de funcionamento da Língua Inglesa;

- Produzir diferentes tipos e textos.

  

  1. Conteúdos

1.º Período

TOPIC

 

Spare time

 

 

 

 

 

 

 

 

Sports and Friends

GRAMMAR

 

  • Present simple

  • Present continuous

  • Nouns

  • Compound nouns

  • Past simple

  • Personal pronouns

  • Reflexive pronouns

  • Plural form of nouns

 

  • Position of adjectives

  • Adjective+preposition

  • Past continuous

  • Adverbs of manner

  • Adjective and adverb degrees

  • The Future (will and going to)

Aulas Previstas -                 8ºA: 35     -     8ºB: 32

 

2.º Período

TOPIC

 

Food and Health

 

 

 

 

 

 

Fashion

GRAMMAR

 

  • Modal verbs

  • Countable and uncountable nouns

  • Who / which / that

  • Some / any / no

  • Present Perfect

  • Imperative

 

  • Reported Speech

  • Wh- questions

  • Reported questions

  • Verbs followed by preposition

  • Suffixes

Aulas Previstas -                  8ªA: 30   -     8ºB: 29

 

3.º Período

TOPIC

 

The Media

 

 

 

 

 

Interesting Places

GRAMMAR

 

  • Gerund

  • Infinitive

  • Many, much, a lot of

  • Present perfect continuous

  • The passive voice

 

  • Prepositions of movement

  • If-clauses type 1 and 2

  • Connectors

Aulas Previstas -       8ªA: 24   -     8ºB: 25        

 

 

Língua Portuguesa

8º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;

5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

9- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreensão oral/ Expressão oral

    • Ouvir atentamente exposições e instruções de trabalho;

    • Responder a questões sobre informação recebida;

    • Reproduzir ideias essenciais de relatos, exposições, diálogos, textos lidos;

    • Pedir, dar e receber informações, tendo em conta a situação e o interlocutor;

    • Exprimir - se de forma desbloqueada e autónoma em função de objectivos comunicativos diversificados;

    • Intervir oportunamente;

    • Usar vocabulário diversificado e preciso;

    • Ouvir e ter em conta as opiniões dos outros;

    • Utilizar diversas técnicas de comunicação: diálogo, apresentação de trabalhos individuais e em grupo;

    • Saber escutar criticamente discursos orais;

    •  Utilizar formas de tratamento e fórmulas de delicadeza adequadas a contextos sociais diversificados.

 

Leitura 

·        Ler com expressividade e fluência;

·        Ler obras integrais sugeridas pela professora;

·        Utilizar guiões de leitura;

·        Identificar o assunto tratado numa: noticia, entrevista, banda desenhada;

·        Reconhecer a estrutura e caracterizar a linguagem própria de cada texto;

·        Dividir e delimitar os momentos da narrativa;

·        Caracterizar personagens e fazer a sua classificação;

·        Distinguir caracterização directa e indirecta;

·        Classificar o narrador;

·        Identificar e caracterizar espaços e tempos;

·        Reconhecer a estrutura da narrativa;

·        Estabelecer sequências de acontecimentos;

·        Detectar a organização das sequências narrativas;

·        Distinguir narrativa aberta e narrativa fechada;

·        Distinguir os diferentes modos de apresentação da narrativa;

·        Ler, memorizar e declamar poemas;

·        Aplicar noções básicas de versificação;

·        Identificar, explicar e aplicar recursos expressivos;

·        Identificar as principais características do texto dramático;

·        Distinguir actos, cenas, apresentação, conflito, desenlace;

·        Verificar a ausência do narrador;

·        Reconhecer os diferentes modos de expressão.

 

 Escrita

·        Produzir textos por iniciativa própria;

·        Estimular a imaginação e a criatividade;

·        Produzir diferentes tipos de escrita, com finalidades e objectivos diversos;

·        Respeitar o tema da expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;

·        Respeitar as margens da folha;

·        Apresentar uma caligrafia legível e cuidada;

·        Utilizar correctamente as maiúsculas e minúsculas;

·        Aplicar correctamente as regras da ortografia, translineação e pontuação;

·        Aplicar as regras de construção de parágrafo e período;

·        Encadear correctamente as partes de um texto;

·        Utilizar um vocabulário diversificado e preciso;

·        Manter o caderno diário organizado e em dia;

·        Consultar gramáticas, prontuários e dicionários para resolver problemas linguísticos detectados.

 

Funcionamento da Língua

·        Reconhecer processos de enriquecimento do léxico;

·        Estabelecer relações de forma e/ou sentido entre palavras;

·        Distinguir e identificar diferentes classes de palavras;

·        Sistematizar os conhecimentos relativos às conjugações dos verbos regulares e irregulares;

·        Distinguir os diferentes tipos e formas de frase;

·        Distinguir e identificar as palavras ou expressões que, numa oração, desempenham funções essenciais ou acessórias;

·        Analisar frases sintacticamente;

·        Distinguir as formas de ligação de orações;

·        Identificar e utilizar diferentes modos de representação do discurso;

·        Transformar discurso directo em indirecto e vice - versa;

·        Conhecer e aplicar os sinais de pontuação;

·        Reconhecer a importância das regras da sintaxe tendo em vista a valorização do texto de outrem e a sua própria produção.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  Narrativas e Outros Textos

  • Apreciação critica de discursos orais variados;

  • Análise da estrutura e funcionamento do Manual possibilitando o conhecimento das grandes linhas do Programa da disciplina;

  • Leitura orientada - Texto narrativo ( leitura de excertos e de uma obra integral);

 

Funcionamento da Língua

  • Compreensão e aplicação de regras gramaticais;

  • A Palavra;

  • Classes e subclasses de palavras;

  • Frase e oração;

  • O Discurso.

Aulas Previstas - Turma A -  23 Blocos (46 aulas)

                              Turma B -  2o Blocos ( 40 aulas)

 

 

2.º Período

Poemas e Outros Textos

  • .Apreciação critica de discursos orais variados;

  • Leitura orientada - Texto narrativo ( leitura de excertos e de uma obra integral);

  • Leitura orientada e recreativa de poemas;

  • Actividades de escrita criativa - oficinas de poesia;

  • Contacto com o património poético oral e tradicional;

  • Noções de versificação.

.

Funcionamento da Língua

  • Compreensão e aplicação de regras gramaticais;

  • A Palavra;

  • Classes e subclasses de palavras;

  • Frase e oração;

  • O Discurso.

Aulas Previstas - Turma A -  21   Blocos (42  aulas)

                                                                                         Turma B - 22   Blocos (44 aulas)

 

3.º Período

Peças de Teatro e Outros Textos

  • Apreciação critica de discursos orais variados;

  • Leitura orientada - Texto narrativo ( leitura de excertos);

  • Leitura orientada, compreensão e interpretação de textos Dramáticos;

  • Leitura dramatizada;

  • Transformação de texto narrativo em texto dramático;

  • Características do texto dramático.

 

Funcionamento da Língua

  • Compreensão e aplicação de regras gramaticais;

  • A Palavra;

  • Classes e subclasses de palavras;

  • Frase e oração;

  • O Discurso.

Aulas Previstas - Turma A 17  Blocos (34  aulas)

                                                                                             Turma B 17             Blocos (34  aulas)

 

 

Matemática

8.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Competência Geral 1

 

Competência Geral 2

 

Competência Geral 3

 

Competência Geral 5

 

Competência Geral 6

 

Competência Geral 7

 

Competência Geral 8

 

Competência Geral 9

Aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

Aptidão para operar com potências e para compreender a escrita de números em notação científica;

Reconhecimento do significado de fórmulas no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução de problemas;

Aptidão para usar equações como meio de representar situações problemáticas e para resolver equações, assim como para realizar procedimentos algébricos simples;

Aptidão para realizar construções geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas;

Compreensão do conceito de forma de uma figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras semelhantes;

Aptidão para resolver problemas geométricos através de construções, assim como para justificar os processo utilizados;

Aptidão para resolver problemas geométricos através de construções, nomeadamente envolvendo semelhança de triângulos, assim como para justificar os processos utilizados;

Predisposição para identificar transformações geométricas e sensibilidade para relacionar a geometria com a arte e com a técnica;

Reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e aptidão para resolver problemas no contexto de tais situações;

Reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros e racionais, das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

Aptidão para trabalhar com valores aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou situação em estudo;

Compreensão das noções de moda, média aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas;

Sensibilidade para decidir quais as medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar um dada situação;

Sentido crítico face à apresentação tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e afirmações baseadas em amostras não representativas.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Equações do 1º grau

Equações com fracções: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois números

Equações literais

Equações do tipo

 

Decomposição de figuras

Área do paralelogramo e do trapézio

Teorema de Pitágoras no plano e no espaço

 

Semelhança de triângulos

Relação entre áreas e perímetros de figuras semelhantes

Teorema de Pitágoras e semelhança de triângulos

Aulas Previstas – Turma A: 25 Blocos (50 aulas); Turma B: 24 Blocos (48 aulas)

 

2.º Período

Potências de expoente inteiro; operações com potências

Potências de base 10

Notação científica

Aplicação da escrita de números em notação científica

 

Sequências

Definição de função

Domínio e contradomínio de uma função

Formas de definir uma função

Representação gráfica de funções; gráficos de rectas

Função afim

Leitura, interpretação e construção de gráficos de viagem

Gráficos em contexto real

 

Monómios e polinómios

Adição algébrica de monómios e polinómios

Produto de polinómios

Casos notáveis da multiplicação

Equações de grau superior ao primeiro; Lei do Anulamento do Produto

Factorização de um polinómio

Aulas Previstas – Turma A e B: 18 Blocos (36 aulas)

 

3.º Período

Lugares geométricos no plano

Circunferência e círculo

Mediatriz de um segmento de recta

Bissectriz de um ângulo

Lugares geométricos no espaço

Disjunção e conjunção de condições

 

Movimento de translação

Translação como transformação geométrica

Vectores e translações

Soma de dois vectores; translação composta de duas translações

 

População e amostra; variáveis estatísticas

Tabelas e gráficos

Pictogramas

Dados agrupados em classes

Histogramas; polígonos de frequência

Organização e apresentação de dados

Medidas de tendência central: média, moda e mediana

Aulas Previstas – Turma A: 19 Blocos (38aulas); Turma B: 20 Blocos (40aulas)

 

Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos