DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 8º ano
ÁREA DE PROJECTO
8º Ano
-
Competências Essenciais
COMPETÊNCIAS GERAIS |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para
compreender a realidade e para abordar situações e problemas do
quotidiano.
CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma
adequada e para estruturar o pensamento próprio.
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
CG8- Realizar actividade de forma autónoma, responsável e criativa.
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
|
-
Prestar atenção a
situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;
-
Questionar a realidade
observada;
-
Identificar e articular
saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;
-
Pôr em acção
procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a
resolução de problemas;
-
Utilizar formas de
comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos
contextos e necessidades;
-
Comunicar, discutir e
defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes
linguagens;
-
Traduzir ideias e
informações expressas numa linguagem para outras linguagens;
-
Valorizar as diferentes
formas de linguagem;
-
Valorizar e apreciar a
língua portuguesa;
-
Usar a língua Portuguesa
no respeito de regras do seu funcionamento;
-
Promover o gosto pelo uso
correcto da língua portuguesa;
-
Pesquisar, seleccionar e
organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
-
Rentabilizar as
tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do trabalho de
Grupo;
-
Auto-avaliar as
aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os
objectos visados;
-
Realizar tarefas por
iniciativa própria;
-
Responsabilizar-se por
realizar integralmente uma tarefa;
-
Participar em actividades
de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;
-
Manifestar sentido
responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e
pelo dos outros;
-
Comunicar, discutir e
defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos
seus parceiros;
-
Avaliar e ajustar os
métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e
aos objectivos visados.
|
-
CONTEÚDOS
1º Período |
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema
seleccionado no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 12 Blocos (24
aulas)
Turma B 11 Blocos (22aulas) |
2º Período |
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema
seleccionado no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 9 Blocos (18
aulas)
Turma B 10 Blocos (20 aulas) |
3º Período |
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema
seleccionado no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 8 Blocos ( 16
aulas)
Turma B 8 Blocos (16 aulas) |
Ciência Físico-químicas
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano
Cger2.
Usar das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para
se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger6
Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
Cger8.
Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Coopera com outros em tarefas e projectos comuns
|
• Reconhecimento da necessidade de
tratamento de materiais residuais, para evitar a sua acumulação,
considerando as dimensões económicas, ambientais, políticas e éticas.
• Reconhecimento da importância da criação
de parques naturais e protecção das paisagens e da conservação da
variabilidade de espécies para a manutenção da qualidade ambiental.
• Tomada de decisão face a assuntos que
preocupam as sociedades, tendo em conta factores ambientais, económicos e
sociais.
• Divulgação de medidas que contribuam
para a sustentabilidade na Terra |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
Natureza corpuscular da matéria.
- Estado gasoso
-Átomos e moléculas
-Substancias elementares e compostas
-A Linguagem dos químicos.
-Iões
-Reacções químicas.
Lei de Lavoisier |
Aulas Previstas - 12
Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
- Velocidade das reacções químicas
-As soluções aquosas e o seu carácter
acido, básico ou neutro.
-O pH das soluções aquosas.
-Reacções entre soluções acidas e básicas.
- Reacções de Precipitação.
-Produção, propagação e recepção do som
-Ondas sonoras.
|
Aulas Previstas - 10
Blocos ( 20 aulas) |
3.º Período |
-Propriedades do Som
-Propagação do som.
-Reflexão, absorção e refracção do som
-O que é a luz
-Luz e cor
-Raios luminosos
-Reflexão da luz.
-Imagens dos espelhos.
-Refracção da luz
-As lentes
-Atmosfera terrestre
-Temperatura e humidade do ar
-Pressão atmosférica
-Massas e superfícies frontais
Cartas do tempo
|
Aulas Previstas - 9
Blocos ( 18 aulas) |
CIÊNCIAS NATURAIS
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Realiza trabalho cooperativo e
independente.
Analisa e interpreta tabelas e gráficos.
Usar correctamente a língua portuguesa
para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio
Observa criticamente o meio envolvente.
Organiza e gere informação recolhida.
Actua de forma autónoma, solidária,
responsável e criativa.
Realiza actividades experimentais a partir
de problemas contextualizados.
Utiliza a lógica na resolução de
problemas.
Planifica e executa pequenas pesquisas.
Comunica os resultados do trabalho de
pesquisa elaborado.
Utiliza o conhecimento científico nas
tarefas diárias.
Utiliza os recursos naturais de forma
sustentável.
Actua como cidadão/ consumidor
ecologicamente consciente.
|
Evidencia conhecimento específico sobre os
ecossistemas, sua dinâmica, conservação e perturbação.
Reconhece a importância de factores
abióticos para os seres vivos.
Reconhece diferentes tipos de relações
bióticas.
Compreende o modo como se dá o fluxo de
energia os ecossistemas.
Explica como se processa a circulação de
matéria nos ecossistemas.
Opera os conceitos de cadeia e rede
alimentar e de pirâmide ecológica.
Relaciona produtores com consumidores e
decompositores.
Interpreta ciclos biogeoquímicos.
Compreende a evolução dos ecossistemas –
sucessões primárias e secundárias.
Reconhece as causas de perturbação e
destruição dos ecossistemas.
Relaciona poluentes e poluição com a
perturbação do funcionamento dos ecossistemas.
Relaciona efeito de estufa, destruição da
camada de ozono, alterações climáticas, extinção de espécies,
desflorestação, introdução de espécies exóticas, caça destrutiva e
poluição e bioacumulação.
Relaciona exploração de recursos materiais
e energéticos com sustentabilidade.
Distingue recursos naturais renováveis e
não renováveis.
Compreende a importância do tratamento dos
resíduos, da aplicação de regra dos 3 R, da responsabilidade
individual, da educação ambiental, agricultura biológica, gestão de
recursos e do desenvolvimento sustentável.
Conhece áreas protegidas e a sua
importância.
Relaciona áreas protegidas, conservação de
valores naturais, como espécies e sítios com interesse geológico.
Reconhece a importância de princípios
ecológicos como o da
precaução. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Factores abióticos : água, salinidade,
luz, temperatura e solo.
Relações bióticas intra e
inter-específicas.
Fluxo de energia nos ecossistemas.
Cadeias e redes alimentares. Níveis
tróficos. |
Aulas Previstas - 12
Blocos ( 24 aulas) |
2.º Período |
Pirâmides ecológicas – de números e de
biomassa.
Crescimento das populações.
Instalação e evolução dos ecossistemas.
Sucessão ecológica.
Causas da perturbação do equilíbrio dos
ecossistemas.
Bioacumulação. |
Aulas Previstas - 13 Blocos (
26 aulas) |
3.º Período |
Recursos naturais renováveis e não
renováveis.
Impacte da intervenção humana na Biosfera.
Gestão sustentável dos recursos.
Recursos energéticos e naturais. Ciclos de
matéria.
Protecção e conservação da Natureza.
Áreas protegidas em Portugal. |
Aulas Previstas - 9
Blocos ( 18 aulas) |
Educação Física
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem
adequadas a objectivos visados.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma e criativa.
Cger9.
Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
·
Elevar o nível funcional das
capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da
resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força
rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de
deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e
específica.
·
Conhecer e interpretar
factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e
aplicar regras de higiene e de segurança.
·
Participar activamente em
todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…
·
Analisar e interpretar a
realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os
conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva,
etc.
·
Cooperar com os companheiros
para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando
com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em
todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as
regras não só como jogador, mas também como árbitro.
·
Compor, realizar e analisar,
da Ginástica, as destrezas elementares de acrobacia, dos saltos, do solo e
de outros aparelhos, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os
critérios de correcção técnica, expressão e combinação, e apreciando os
esquemas de acordo com estes critérios.
·
Realizar e analisar, do
Atletismo, saltos, lançamentos, corridas e marcha, cumprindo correctamente
as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como
praticante, mas também como juiz.
·
Realizar com oportunidade e
correcção as acções técnico-tácticas elementares dos jogos de raquetas,
garantindo a iniciativa e ofensividade em participações “individuais” e “a
pares”, aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro. |
-
Conteúdos/Competências de Acção
1.º Período |
Andebol
Ginástica de Solo
Ginástica de Aparelhos
|
Aulas Previstas – 13 Blocos de 90’ + 12
blocos de 45’ Blocos (38 aulas) |
2.º Período |
Badminton
Voleibol
|
Aulas Previstas – 10 Blocos de 90’ + 12
blocos de 45’ Blocos (32 aulas) |
3.º Período |
Voleibol
Futebol/Futsal
|
Aulas Previstas – 9 Blocos de 90’ + 10
blocos de 45’ Blocos (28 aulas) |
Educação Moral e Religiosa Católica
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
O
mundo dos primeiros cristãos
-
O
grupo dos seguidores de Jesus
-
Pentecostes, o nascimento da Igreja
-
A
vida dos primeiros cristãos
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
A
expansão da Igreja
-
A
Igreja, hoje
-
Para
quê a Igreja?
-
A
Igreja, Povo de Deus
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
A
origem das celebrações cristãs
-
As
celebrações da Igreja
-
A
grandeza de ser cristão
-
A
dignidade da pessoa
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
Educação Tecnológica
8º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano;
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio;
4-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados;
5-
Pesquisar,
seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento
mobilizável;
6-
Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa;
7-
Cooperar com outros
em tarefas e projectos comuns;
8-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
9-
Relacionar
harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
.
Acumulação e transformação de energia
Compreender que é necessária a existência
de energia para produzir trabalho
Conhecer diferentes fontes de energia
Identificar diferentes formas de energia
Conhecer as normas de segurança de
utilização técnica da electricidade
Conhecer e identificar a simbologia
eléctrica
Construir pequenas montagens e instalações
eléctricas
. Estruturas resistentes
Identificar as características que as
estruturas resistentes devem ter para cumprirem a sua função técnica;
Reconhecer que a economia dos materiais
aplicados a uma estrutura é favorável dos pontos de vista técnico,
económico, ambiental e estético;
Aptidão para distinguir forças de tracção,
compressão e flexão;
Analisar e compreender a influência da
disposição geométrica dos elementos sobre a capacidade da resistência das
estruturas.
. Os materiais
Conhecer as principais características das
grandes
Famílias dos materiais.
Aptidão para escolher materiais de acordo
com o preço, aspecto, propriedades físicas e características técnicas.
Conhecer os principais materiais básicos
segundo as suas aplicações técnicas, nomeadamente materiais de construção,
materiais de ligação, materiais de recobrimento, etc.
Utilizar os materiais tendo em conta as
normas de segurança específicas.
Sensibilizar os materiais tendo em conta
as normas de segurança específicas.
Sensibilizar perante o impacto ambiental e
social produzido pela exploração, transformação e desperdício de materiais
no possível esgotamento dos recursos naturais.
. Informação, Comunicação e Representação
Gráfica
Reunir, validar e organizar informação
potencialmente útil para abordar problemas técnicos simples e obtida a
partir de fontes diversas (análise de objectos, sistemas, ambientes,
documentação escrita e visual, pareceres de especialistas, etc.).
Recorrer ao uso da tecnologia informática
para planificação e apresentação dos projectos.
Utilizar as tecnologias da informação e da
comunicação disponíveis, nomeadamente a Internet.
Realizar e apresentar diferentes
informações orais e escritas, utilizando diferentes suportes e diversas
técnicas de comunicação adequadas aos contextos.
. Fabricação – Construção
Identificar racionalmente os
instrumentos
Conhecer os dispositivos de segurança de
ferramentas e máquinas.
Valorizar o sentido do rigor e da
precisão.
Aptidão para interpretar instruções de
funcionamento de aparelhos e equipamentos comuns do quotidiano (montagem,
fixação, instalação, funcionamento/uso e manutenção).
Construir operadores tecnológicos
recorrendo a materiais e a técnicas básicas.
Sequencializar as operações técnicas
necessárias para a fabricação – construção de um objecto.
. As medidas
Utilizar com correcção os instrumentos de
controlo e medida.
Aptidão para efectuar e relacionar medidas
de grandeza.
Aptidão para ler instrumentos de medida
com aplicações técnicas.
Reconhecer que a precisão dimensional e a
lubrificação são necessárias ao bom funcionamento de mecanismos.
Predisposição para o uso de medidas
rigorosas com tolerância, distinguindo o erro relativo do erro absoluto.
. Movimento e mecanismos
Aptidão para verificar que não existe
movimento sem estrutura;
Analisar estruturas com movimento
procedentes de diferentes momentos da história;
Identificar os diferentes tipos de
transmissão e transformação de movimento: circular/circular;
circular/rectilíneo; rectilíneo/circular. |
-
Conteúdos
1.º Período |
. Acumulação e transformação da energia
. Estruturas resistentes
. Os materiais |
Aulas Previstas - 13 Blocos ( 26 aulas) |
2.º Período |
. Informação, Comunicação e Representação
Gráfica
. Fabricação – Construção |
Aulas Previstas - 12 Blocos ( 24 aulas) |
3.º Período |
. As medidas
. Movimento e mecanismos |
Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas) |
educação visual
8.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
Cger4. Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
Cger6. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
Cger7. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
Cger8. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida. |
01. Conceber organizações espaciais,
dominando regras elementares da composição.
02. Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão através do desenho geométrico.
03. Reconhecer e identificar modos e
agentes no processo da educação visual e as suas manifestações mais
significativas.
04. Entender o Design como uma
metodologia. Identificar factores que determinam a forma dos objectos.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
A - Representação do espaço
B - Perspectiva de observação (perspectiva
cónica). |
Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas) |
2.º Período |
C - Axonometrias.
D - Sistema Europeu ou Método do Cubo
Envolvente. |
Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas) |
3.º Período |
E - Comunicação Visual
F - Design. |
Aulas Previstas - 09 Blocos (18 aulas) |
educação visual
8.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
Cger4. Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
Cger6. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
Cger7. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
Cger8. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida.
|
01. Conceber organizações espaciais,
dominando regras elementares da composição.
02. Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão através do desenho geométrico.
03. Reconhecer e identificar modos e
agentes no processo da educação visual e as suas manifestações mais
significativas.
04. Entender o Design como uma
metodologia. Identificar factores que determinam a forma dos objectos.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
A - Representação do espaço.
B - Perspectiva de observação (perspectiva
cónica). |
Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas) |
2.º Período |
C - Axonometrias.
D - Sistema Europeu ou Método do Cubo
Envolvente. |
Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas) |
3.º Período |
E - Comunicação Visual.
F - Design. |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
Estudo Acompanhado
(Plano de
leitura - Língua Portuguesa)
8º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano;
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio;
5- Adoptar metodologias personalizadas de
trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para transformar em conhecimento mobilizável;
7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
8- Realizar actividades de forma autónoma,
responsável e criativa;
9- Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
|
Compreensão oral/ Expressão oral
-
Ouvir atentamente
exposições e instruções de trabalho;
-
Responder a questões
sobre informação recebida;
-
Reproduzir ideias
essenciais de relatos, exposições, diálogos, textos lidos;
-
Pedir, dar e receber
informações, tendo em conta a situação e o interlocutor;
-
Exprimir - se de forma
desbloqueada e autónoma em função de objectivos comunicativos
diversificados;
-
Intervir oportunamente;
-
Usar vocabulário
diversificado e preciso;
-
Ouvir e ter em conta as
opiniões dos outros;
-
Utilizar diversas
técnicas de comunicação: diálogo, apresentação de trabalhos
individuais e em grupo;
-
Saber escutar
criticamente discursos orais;
Leitura
·
Ler com expressividade e
fluência;
·
Criar autonomia e hábitos de
leitura;
·
Apreciar progressivamente a
faceta estética do texto literário;
·
Descodificar sentidos
implícitos,
·
Conhecer as chaves
linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir
sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos;
·
Ler obras integrais
sugeridas pela professora;
·
Utilizar guiões de leitura;
·
Reconhecer a estrutura e
caracterizar a linguagem própria de cada texto;
·
Dividir e delimitar os
momentos da narrativa;
·
Caracterizar personagens e
fazer a sua classificação;
·
Distinguir caracterização
directa e indirecta;
·
Classificar o narrador;
·
Identificar e caracterizar
espaços e tempos;
·
Reconhecer a estrutura da
narrativa;
·
Estabelecer sequências de
acontecimentos;
·
Detectar a organização das
sequências narrativas;
·
Distinguir narrativa aberta
e narrativa fechada;
·
Distinguir os diferentes
modos de apresentação da narrativa;
·
Identificar, explicar e
aplicar recursos expressivos;
·
Reconhecer os diferentes
modos de expressão;
·
Exprimir e justificar
opiniões pessoais sobre textos lidos;
·
Comparar textos de género
literário diferente e temática idêntica;
·
Apreciar progressivamente a
beleza e estética do texto literário.
Escrita
·
Produzir textos por
iniciativa própria;
·
Produzir diferentes tipos de
escrita, com finalidades e objectivos diversos;
·
Respeitar o tema da
expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;
·
Respeitar as margens da
folha;
·
Praticar o aperfeiçoamento
de texto em trabalho individual, de pares, pequenos grupos ou trabalho
colectivo;
·
Utilizar técnicas de registo
e organização da informação e do trabalho;
·
Apresentar uma caligrafia
legível e cuidada;
·
Utilizar correctamente as
maiúsculas e minúsculas;
·
Aplicar correctamente as
regras da ortografia, translineação e pontuação;
·
Aplicar as regras de
construção de parágrafo e período;
·
Encadear correctamente as
partes de um texto;
·
Utilizar um vocabulário
diversificado e preciso;
·
Usar multifuncionalmente a
escrita;
·
Manter o caderno diário
organizado e em dia; |
-
Conteúdos
1.º Período |
Apreciação critica de discursos
orais variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Valores estéticos e
simbólicos;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos.
|
Aulas Previstas - 8º A - 10 aulas
8º B -
10 aulas |
2.º Período |
.Apreciação critica de discursos
orais variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Valores estéticos e
simbólicos;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos.
|
Aulas Previstas - 8º A 12 aulas
8º B
11 aulas |
3.º Período |
Apreciação critica de discursos orais
variados
-
Leitura orientada -
leitura de obras integrais;
-
Sentido global;
-
Recepção afectiva e
estética;
-
Tema ou temas;
-
Intencionalidade
comunicativa;
-
Valores estéticos e
simbólicos;
-
Recursos expressivos;
-
Escrita para apropriação
de técnicas e modelos.
|
Aulas Previstas - 8º A 10 aulas
8º B
10 aulas |
ESTUDO ACOMPANHADO
(MATEMÁTICA)
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
-
Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano (CG 1);
-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar (CG 2);
-
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio (CG 3);
-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões (CG 7);
-
Realizar actividades de
forma autónoma e criativa (CG 8);
-
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns (CG 9).
|
-
Articular conhecimentos e
saberes para compreensão de situações e/ou problemas;
-
Utilizar e relacionar
saberes científicos das diversas áreas disciplinares;
-
Planear e organizar
actividades de aprendizagem;
-
Revelar hábitos e métodos de
trabalho que facilitam a construção das aprendizagens;
-
Mostrar-se responsável e
autónomo na realização das actividades;
-
Comunicar, discutir e
defender opiniões pessoais, respeitando a intervenção dos colegas;
-
Identificar acontecimentos
principais, estabelecendo a sequência dos mesmos;
-
Saber exprimir dúvidas e
dificuldades;
-
Identificar situações
problemáticas;
-
Escolher e aplicar
estratégias de resposta a situações problemáticas. |
-
Conteúdos
1.º Período |
- Equações de 1.º grau
- Equações literais
- M.D.C e M.M.C
- Decomposição de figuras
- Teorema de Pitágoras
- Sequências |
Aulas Previstas: 8.º A – 6.5 Blocos (13
aulas); 8.º B – 6 Blocos (12 aulas) |
2.º Período |
- Funções
- Notação Científica
- Potências de base 10
- Semelhança de triângulos
- Lugares geométricos
|
Aulas Previstas: 8.º A – 5 Blocos (10
aulas); 8.º B – 6 Blocos (12 aulas) |
3.º Período |
- Translações
- Estatística |
Aulas Previstas: 8.º A – 5 Blocos (10
aulas); 8.º B – 5 Blocos (10 aulas) |
Formação Cívica
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos; |
- Prestar atenção a situações e problemas
manifestando envolvimento e curiosidade.
- Questionar a realidade observada.
- Confrontar diferentes perspectivas face
a um problema.
- Propor situações de intervenção que
constituam tomada de decisão face a um problema.
Pôr em acção procedimentos necessários
para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas.
- Usar a língua portuguesa no respeito de
regras pelo seu funcionamento.
- Respeitar as ideias dos colegas.
- Respeitar as regras para o uso dos
espaços. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares |
Aulas Previstas - 5 Blocos
(10 aulas) 8.ºA / 6 Blocos (12 aulas)- 8.ºB |
2.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares. |
Aulas Previstas - 5,5 Blocos (11
aulas) 8.ºA / 5,5 Blocos ( 11 aulas) – 8.º B |
3.º Período |
- Reflexão, Debates e Trabalhos em Grupo.
- Resolução de Problemas da Turma.
- Preparação de Actividades
Extracurriculares. |
Aulas Previstas - 5 Blocos (10 aulas)
8.ºA / 4,5 Blocos ( 9 aulas) – 8.ºB |
Francês
8.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua
francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de
texto |
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
Les jeunes :
Les jeunes s' occupent
Les jeunes communiquent
Les jeunes s' alimentent
Les jeunes achètent
Les jeunes se
promènent |
-Temps verbaux:
Présent
P. Composé
Imparfait
Futur
Conditionnel présent
Impératif
- Déterminants possessifs.
- Déterminants / pronoms
démonstratifs.
- Expression de la cause.
- Pronoms personnels (COD et
COI); en et y.
- Partitifs.
- Forme négative /
interrogative (révision).
- Expression de la négacion.
- Adverbes de manière
- Verbes pronominaux
- Degré des adjectifs
- Discours indirect
(1) |
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
24 aulas |
20 aulas |
20 aulas |
Francês
8.º Ano Turma B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua
francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de texto
|
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
Les jeunes :
Les jeunes s' occupent
Les jeunes communiquent
Les jeunes s' alimentent
Les jeunes achètent
Les jeunes se
promènent |
-Temps verbaux:
Présent
P. Composé
Imparfait
Futur
Conditionnel présent
Impératif
- Déterminants possessifs.
- Déterminants / pronoms
démonstratifs.
- Expression de la cause.
- Pronoms personnels (COD et
COI); en et y.
- Partitifs.
- Forme négative /
interrogative (révision).
- Expression de la négacion.
- Adverbes de manière
- Verbes pronominaux
- Degré des adjectifs
- Discours indirect
(1) |
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
24 aulas |
18 aulas |
20 aulas |
Geografia
8.º Ano Turma A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Usa
correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para
estruturar o pensamento próprio. (C. Geral
3)
|
-
Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como
referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.
-
Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância
da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o
desenvolvimento sustentável. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Tema 3 –
População e Povoamento
-
Evolução da População e comportamento dos indicadores demográficos
-
Distribuição da População e factores explicativos
-
Mobilidade da População e suas consequências |
Aulas Previstas - 12 Blocos (24 aulas) |
2.º Período |
Continuação do tema 3 -
População e Povoamento
-
Áreas de fixação humana
Tema 4 –
Actividades Económicas
-
Actividades económicas:
-
recursos, processos de produção e sustentabilidade.
- Os
sectores de actividade:
-
A
exploração dos recursos do subsolo;
-
Os
recursos alimentares:
- Agricultura;
- Pesca;
- Indústria. |
Aulas Previstas - 11 Blocos ( 22 aulas) |
3.º Período |
Continuação do Tema 4 -
Actividades Económicas
-
Actividades económicas:
-
recursos, processos de produção e sustentabilidade.
-
Actividades do Sector Terciário:
- Os Serviços;
- Turismo;
- Redes de Transporte e Comunicação. |
Aulas Previstas - 9 Blocos (18 aulas) |
Geografia
8.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
- Usa
correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para
estruturar o pensamento próprio. (C. Geral
3)
|
-
Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como
referência a região do país onde se localiza, o país, a Europa e o Mundo.
-
Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância
da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o
desenvolvimento sustentável. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Tema 3 –
População e Povoamento
-
Evolução da População e comportamento dos indicadores demográficos
-
Distribuição da População e factores explicativos
-
Mobilidade da População e suas consequências |
Aulas Previstas - 12 Blocos (24 aulas) |
2.º Período |
Continuação do tema 3 -
População e Povoamento
-
Áreas de fixação humana
Tema 4 –
Actividades Económicas
-
Actividades económicas:
-
recursos, processos de produção e sustentabilidade.
- Os
sectores de actividade:
-
A
exploração dos recursos do subsolo;
-
Os
recursos alimentares:
- Agricultura;
- Pesca;
- Indústria. |
Aulas Previstas - 9 Blocos ( 18 aulas) |
3.º Período |
Continuação do Tema 4 -
Actividades Económicas
-
Actividades económicas:
-
recursos, processos de produção e sustentabilidade.
-
Actividades do Sector Terciário:
- Os Serviços;
- Turismo;
- Redes de Transporte e Comunicação. |
Aulas Previstas - 10 Blocos (20 aulas) |
História
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano
Cger2
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar
Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger8.
Realiza actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Coopera com outros em tarefas e projectos comuns.
|
a) temporalidade;
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Conclusão dos conteúdos do 7.º ano
Cultura, arte e religião
Crises e revolução no século XIV
Início dos conteúdos do 8.º Ano
E – Expansão e mudança nos séculos XV e
XVI
O expansionismo europeu
Renascimento e Reforma |
Aulas Previstas – 17 Blocos (34 aulas) |
2.º Período |
O Império Português e a concorrência
internacional
F –
Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
Absolutismo e Mercantilismo numa
sociedade de ordens
O antigo regime português na 1.ª metade
do século XVIII
A cultura e o iluminismo em Portugal face
à Europa
G – O arranque da Revolução Industrial e
o triunfo das revoluções liberais
A Revolução Agrícola e o arranque da
Revolução Industrial
|
Aulas Previstas – 16 Blocos (32 aulas) |
3.º Período |
As Revoluções Liberais
H – A civilização industrial no século XIX
O mundo industrializado no século XIX
O caso português
Novos modelos culturais.
|
Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas) |
inglês
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
|
OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER
- Analisar/ compreender um texto/ imagem;
- Descrever e relatar acções/
acontecimentos presentes, passados e futuros;
- Expressar sentimentos;
- Dar opiniões – concordar ou discordar;
- Escrever cartas informais;
- Ler com expressividade;
- Estabelecer afinidades/ diferenças entre
aspectos culturais da nossa sociedade e de países de expressão inglesa;
- Conhecer e aplicar, em situação,
estruturas pragmáticas da língua Inglesa;
- Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da Língua Inglesa;
- Produzir diferentes tipos e textos.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
TOPIC
Spare time
Sports and Friends |
GRAMMAR
-
Present simple
-
Present continuous
-
Nouns
-
Compound nouns
-
Past simple
-
Personal pronouns
-
Reflexive pronouns
-
Plural form of nouns
|
Aulas Previstas - 8ºA:
35 - 8ºB: 32 |
2.º Período |
TOPIC
Food and Health
Fashion |
GRAMMAR
|
Aulas Previstas - 8ªA:
30 - 8ºB: 29 |
3.º Período |
TOPIC
The Media
Interesting Places |
GRAMMAR
-
Prepositions of movement
-
If-clauses type 1 and 2
-
Connectors
|
Aulas Previstas - 8ªA: 24 -
8ºB: 25 |
Língua Portuguesa
8º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano;
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio;
5- Adoptar metodologias personalizadas de
trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para transformar em conhecimento mobilizável;
7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
8- Realizar actividades de forma autónoma,
responsável e criativa;
9- Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
|
Compreensão oral/ Expressão oral
-
Ouvir atentamente
exposições e instruções de trabalho;
-
Responder a questões
sobre informação recebida;
-
Reproduzir ideias
essenciais de relatos, exposições, diálogos, textos lidos;
-
Pedir, dar e receber
informações, tendo em conta a situação e o interlocutor;
-
Exprimir - se de forma
desbloqueada e autónoma em função de objectivos comunicativos
diversificados;
-
Intervir oportunamente;
-
Usar vocabulário
diversificado e preciso;
-
Ouvir e ter em conta as
opiniões dos outros;
-
Utilizar diversas
técnicas de comunicação: diálogo, apresentação de trabalhos
individuais e em grupo;
-
Saber escutar
criticamente discursos orais;
-
Utilizar formas de
tratamento e fórmulas de delicadeza adequadas a contextos sociais
diversificados.
Leitura
·
Ler com expressividade e
fluência;
·
Ler obras integrais
sugeridas pela professora;
·
Utilizar guiões de leitura;
·
Identificar o assunto
tratado numa: noticia, entrevista, banda desenhada;
·
Reconhecer a estrutura e
caracterizar a linguagem própria de cada texto;
·
Dividir e delimitar os
momentos da narrativa;
·
Caracterizar personagens e
fazer a sua classificação;
·
Distinguir caracterização
directa e indirecta;
·
Classificar o narrador;
·
Identificar e caracterizar
espaços e tempos;
·
Reconhecer a estrutura da
narrativa;
·
Estabelecer sequências de
acontecimentos;
·
Detectar a organização das
sequências narrativas;
·
Distinguir narrativa aberta
e narrativa fechada;
·
Distinguir os diferentes
modos de apresentação da narrativa;
·
Ler, memorizar e declamar
poemas;
·
Aplicar noções básicas de
versificação;
·
Identificar, explicar e
aplicar recursos expressivos;
·
Identificar as principais
características do texto dramático;
·
Distinguir actos, cenas,
apresentação, conflito, desenlace;
·
Verificar a ausência do
narrador;
·
Reconhecer os diferentes
modos de expressão.
Escrita
·
Produzir textos por
iniciativa própria;
·
Estimular a imaginação e a
criatividade;
·
Produzir diferentes tipos de
escrita, com finalidades e objectivos diversos;
·
Respeitar o tema da
expressão escrita proposto e todas as indicações dadas;
·
Respeitar as margens da
folha;
·
Apresentar uma caligrafia
legível e cuidada;
·
Utilizar correctamente as
maiúsculas e minúsculas;
·
Aplicar correctamente as
regras da ortografia, translineação e pontuação;
·
Aplicar as regras de
construção de parágrafo e período;
·
Encadear correctamente as
partes de um texto;
·
Utilizar um vocabulário
diversificado e preciso;
·
Manter o caderno diário
organizado e em dia;
·
Consultar gramáticas,
prontuários e dicionários para resolver problemas linguísticos detectados.
Funcionamento da Língua
·
Reconhecer processos de
enriquecimento do léxico;
·
Estabelecer relações de
forma e/ou sentido entre palavras;
·
Distinguir e identificar
diferentes classes de palavras;
·
Sistematizar os
conhecimentos relativos às conjugações dos verbos regulares e irregulares;
·
Distinguir os diferentes
tipos e formas de frase;
·
Distinguir e identificar as
palavras ou expressões que, numa oração, desempenham funções essenciais ou
acessórias;
·
Analisar frases
sintacticamente;
·
Distinguir as formas de
ligação de orações;
·
Identificar e utilizar
diferentes modos de representação do discurso;
·
Transformar discurso directo
em indirecto e vice - versa;
·
Conhecer e aplicar os sinais
de pontuação;
·
Reconhecer a importância das
regras da sintaxe tendo em vista a valorização do texto de outrem e a sua
própria produção.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Narrativas e Outros Textos
-
Apreciação critica de
discursos orais variados;
-
Análise da estrutura e
funcionamento do Manual possibilitando o conhecimento das grandes linhas
do Programa da disciplina;
-
Leitura orientada - Texto
narrativo ( leitura de excertos e de uma obra integral);
Funcionamento da Língua
|
Aulas Previstas - Turma A - 23 Blocos
(46 aulas)
Turma B -
2o Blocos ( 40 aulas)
|
2.º Período |
Poemas e Outros Textos
-
.Apreciação critica de
discursos orais variados;
-
Leitura orientada - Texto
narrativo ( leitura de excertos e de uma obra integral);
-
Leitura orientada e
recreativa de poemas;
-
Actividades de escrita
criativa - oficinas de poesia;
-
Contacto com o património
poético oral e tradicional;
-
Noções de versificação.
.
Funcionamento da Língua
|
Aulas Previstas - Turma A - 21
Blocos (42 aulas)
Turma B - 22 Blocos (44 aulas) |
3.º Período |
Peças de Teatro e Outros Textos
-
Apreciação critica de
discursos orais variados;
-
Leitura orientada - Texto
narrativo ( leitura de excertos);
-
Leitura orientada,
compreensão e interpretação de textos Dramáticos;
-
Leitura dramatizada;
-
Transformação de texto
narrativo em texto dramático;
-
Características do texto
dramático.
Funcionamento da Língua
|
Aulas Previstas - Turma A 17 Blocos
(34 aulas)
Turma B 17 Blocos (34 aulas) |
Matemática
8.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Competência Geral 1
Competência Geral 2
Competência Geral 3
Competência Geral 5
Competência Geral 6
Competência Geral 7
Competência Geral 8
Competência Geral 9 |
Aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do
problema ou da situação em estudo;
Aptidão para operar com potências e para
compreender a escrita de números em notação científica;
Reconhecimento do significado de fórmulas
no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução
de problemas;
Aptidão para usar equações como meio de
representar situações problemáticas e para resolver equações, assim como
para realizar procedimentos algébricos simples;
Aptidão para realizar construções
geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras
geométricas;
Compreensão do conceito de forma de uma
figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras
semelhantes;
Aptidão para resolver problemas
geométricos através de construções, assim como para justificar os processo
utilizados;
Aptidão para resolver problemas
geométricos através de construções, nomeadamente envolvendo semelhança de
triângulos, assim como para justificar os processos utilizados;
Predisposição para identificar
transformações geométricas e sensibilidade para relacionar a geometria com
a arte e com a técnica;
Reconhecimento de situações de
proporcionalidade directa e aptidão para resolver problemas no contexto de
tais situações;
Reconhecimento dos conjuntos dos números
inteiros e racionais, das diferentes formas de representação dos elementos
desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das
propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em
situações concretas;
Aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números racionais de maneira adequada ao contexto do
problema ou situação em estudo;
Compreensão das noções de moda, média
aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para
interpretar o que significam em situações concretas;
Sensibilidade para decidir quais as
medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar um dada
situação;
Sentido crítico face à apresentação
tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e afirmações
baseadas em amostras não representativas. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Equações do 1º grau
Equações com fracções: máximo divisor
comum e mínimo múltiplo comum de dois números
Equações literais
Equações do tipo
![](conteudos_8_ficheiros/image002.gif)
Decomposição de figuras
Área do paralelogramo e do trapézio
Teorema de Pitágoras no plano e no espaço
Semelhança de triângulos
Relação entre áreas e perímetros de
figuras semelhantes
Teorema de Pitágoras e semelhança de
triângulos |
Aulas Previstas – Turma A: 25 Blocos
(50 aulas); Turma B: 24 Blocos (48 aulas) |
2.º Período |
Potências de expoente inteiro; operações
com potências
Potências de base 10
Notação científica
Aplicação da escrita de números em notação
científica
Sequências
Definição de função
Domínio e contradomínio de uma função
Formas de definir uma função
Representação gráfica de funções; gráficos
de rectas
Função afim
Leitura, interpretação e construção de
gráficos de viagem
Gráficos em contexto real
Monómios e polinómios
Adição algébrica de monómios e polinómios
Produto de polinómios
Casos notáveis da multiplicação
Equações de grau superior ao primeiro; Lei
do Anulamento do Produto
Factorização de um polinómio |
Aulas Previstas – Turma A e B: 18
Blocos (36 aulas) |
3.º Período |
Lugares geométricos no plano
Circunferência e círculo
Mediatriz de um segmento de recta
Bissectriz de um ângulo
Lugares geométricos no espaço
Disjunção e conjunção de condições
Movimento de translação
Translação como transformação geométrica
Vectores e translações
Soma de dois vectores; translação composta
de duas translações
População e amostra; variáveis
estatísticas
Tabelas e gráficos
Pictogramas
Dados agrupados em classes
Histogramas; polígonos de frequência
Organização e apresentação de dados
Medidas de tendência central: média, moda
e mediana |
Aulas Previstas – Turma A: 19 Blocos
(38aulas); Turma B: 20 Blocos (40aulas) |
|