DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 9º ano
ÁREA DE PROJECTO
9º Ano
-
Competências Essenciais
COMPETÊNCIAS GERAIS |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e
tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano.
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para
comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
CG8- Realizar actividade de forma autónoma,
responsável e criativa.
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos comuns.
|
-
Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e
curiosidade;
-
Questionar a realidade observada;
-
Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma
situação ou problema;
-
Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e
para a resolução de problemas;
-
Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e
técnicas aos contextos e necessidades;
-
Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente
diferentes linguagens;
-
Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras
linguagens;
-
Valorizar as diferentes formas de linguagem;
-
Valorizar e apreciar a língua portuguesa;
-
Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;
-
Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;
-
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável;
-
Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do
trabalho de Grupo;
-
Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho
produzido com os objectos visados;
-
Realizar tarefas por iniciativa própria;
-
Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;
-
Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de
Grupo;
-
Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo
seu trabalho e pelo dos outros;
-
Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando
espaço de intervenção aos seus parceiros;
-
Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às
necessidades do grupo e aos objectivos visados.
|
-
CONTEÚDOS
1º Período |
Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 11 aulas
Turma B
13 aulas |
2º Período |
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 9 aulas
Turma B
13 aulas |
3º Período |
. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado
no início do período. |
|
AULAS PREVISTAS – Turma A 16 aulas
Turma B
14 aulas |
Ciências Físico-Químicas
9.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências
Gerais |
Competências
Específicas |
• Mobilizar saberes culturais, científicos
e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano.
• Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
• Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
• Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões.
• Realizar actividades de forma autónoma,
responsável e criativa.
• Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
|
·
Conhecimento: substantivo,
processual ou metodológico, epistemológico
·
Raciocínio
·
Comunicação
·
Atitudes
·
Reconhecimento
da necessidade de uma análise crítica face às questões éticas de algumas
das aplicações científicas e tecnológicas.
·
Conhecimento das
normas de segurança e de higiene na utilização de materiais e equipamentos
e laboratório e de uso comum, bem como respeito pelo seu cumprimento.
·
Compreensão de
como a Ciência e a Tecnologia têm contribuído para a melhoria da qualidade
de vida.
·
Compreensão do
modo como a sociedade pode condicionar, e tem condicionado, o rumo dos
avanços científicos e tecnológicos na área da saúde e segurança global.
·
Valorização de
atitudes de segurança e de prevenção como condição essencial em diversos
aspectos relacionados com a qualidade de vida.
·
Discussão sobre
a importância da aquisição de hábitos individuais e comunitários que
contribuam para a qualidade de vida.
·
Avaliação de
aspectos de segurança associados, quer à utilização de aparelhos e
equipamentos, quer a infraestruturas e trânsito.
·
Reconhecimento
da contribuição da Química para a qualidade de vida, quer na explicação
das propriedades dos materiais que nos rodeiam, quer na produção de novos
materiais.
·
Avaliação e
gestão de riscos e tomada de decisão face a assuntos que preocupam as
sociedades, tendo em conta factores ambientais, económicos e sociais.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
Evolução do
conceito de átomo
Como são os átomos
Número de massa e número atómico
Iões
Massas dos átomos e Massa atómica relativa
Elementos químicos e isótopos
Tabela Periódica dos elementos
Regularidades dos elementos revelados
através dos seus compostos
Semelhanças nas propriedades de
substâncias elementares
Como são as moléculas
Massa molecular relativa
Ligação entre os átomos
Covalente simples, dupla e tripla
A importância dos compostos que contêm o
elemento carbono |
Aulas Previstas – 18 Blocos (36 aulas) |
2.º Período |
Referencial. Deslocamento. Distância
percorrida
Velocidade
Aceleração
Movimento rectilíneo uniforme
Movimento rectilíneo uniformemente variado
Distâncias de travagem e de segurança
rodoviária
Efeitos das forças nos corpos
Inércia
Atrito
Pressão
Lei Fundamental da Dinâmica
Quantidade de movimento e Impulso
Impulsão. Princípio de Arquimedes
Equilíbrio dos corpos apoiados e segurança
de veículos |
Aulas Previstas – 15 Blocos (30 aulas) |
3.º Período |
Energia eléctrica
Regras de segurança
Circuitos eléctricos
Elementos de um circuito
Associação dos elementos de um circuito
Intensidade, Diferença de potencial e
resistência da corrente
Corrente eléctrica e campo magnético
Bons e maus condutores da corrente
eléctrica
Unidade pratica de energia eléctrica
Utilização da energia
Componentes electrónicos |
Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas) |
Ciências Naturais
9.º Ano
1.
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
Usar adequadamente
linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico
para se expressar.
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar
pensamento próprio.
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Pesquisar, seleccionar e
organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
Realizar actividades de
forma autónoma, responsável e criativa.
Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
Relacionar harmoniosamente
o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal promotora da saúde e da
qualidade de vida.
|
- Compreender o conceito de saúde.
- Identificar alguns indicadores do
estado de saúde pública.
- Compreender que a saúde e a qualidade
de vida implicam um a relação connosco, com os outros e com o ambiente.
- Identificar comportamentos que
interferem com o funcionamento do organismo.
- Conhecer medidas de prevenção para a
saúde.
- Conhecer cuidados de higiene pessoal e
social.
- Compreender o conceito de puberdade.
- Conhecer a morfologia e fisiologia
geral do sistema reprodutor humano.
- Conhecer o ciclo sexual feminino.
- Indicar o papel das hormonas na
regulação masculina e feminina.
- Compreender o conceito de fecundação.
- Conhecer métodos anticoncepcionais.
- Conhecer algumas doenças sexualmente
transmissíveis e o seu modo de propagação.
- Compreender a noção de herança
biológica.
- Identificar situações de transmissão de
características em seres vivos.
- Conhecer o DNA.
- Compreender o mecanismo de determinação
do sexo na espécie humana.
- Localizar o material genético na
célula.
- Reconhecer a contribuição do
desenvolvimento do conhecimento científico na área da Genética.
- Referir algumas consequências da
manipulação de material genético.
- Compreender que existam restrições na
investigação científica.
Conhecer a constituição do sistema
nervoso.
- Conhecer a constituição do sistema
hormonal.
- Compreender o funcionamento do sistema
neuro-hormonal.
- Compreender o desempenho do sistema
neuro-hormonal na coordenação do organismo.
- Conhecer hábitos de vida saudáveis.
- Compreender a importância de uma
alimentação equilibrada como factor de saúde.
- Referir algumas consequências
resultantes de uma alimentação desequilibrada.
- Conhecer aspectos básicos da morfologia
do sistema digestivo.
- Compreender a fisiologia do sistema
digestivo.
- Conhecer a importância da digestão.
- Explicar o destino das substâncias
resultantes da digestão.
- Conhecer os diferentes constituintes do
sangue e respectivas funções.
- Conhecer a morfofisiologia do sistema
cardio-respiratório.
- Relacionar a estrutura e função dos
diferentes vasos sanguíneos.
- Compreender o funcionamento do coração.
- Explicar o ciclo cardíaco.
- Explicar a circulação pulmonar e a
circulação sistémica.
- Conhecer o mecanismo de formação da
linfa.
- Compreender os mecanismos responsáveis
pela ventilação pulmonar.
- Explicar o fenómeno da hematose
pulmonar.
- Compreender o conceito de metabolismo.
- Conhecer aspectos básicos da morfologia
do sistema excretor.
- Compreender a fisiologia do sistema
excretor.
- Conhecer a unidade funcional do rim.
- Explicar o processo de formação de
urina.
- Conhecer comportamentos que interferem
no equilíbrio do organismo.
- Conhecer comportamentos que interferem
no equilíbrio do organismo.
- Conhecer alguns efeitos sobre a
integridade física e/ou psíquica resultantes do consumo de substâncias
nocivas para o organismo.
- Assumir uma atitude crítica face aos
comportamentos que comprometem o equilíbrio do organismo.
- Compreender alguns assuntos que
preocupam as sociedades.
- Compreender que o avanço da Ciência e
da Tecnologia tem implicações na qualidade de vida das populações.
- Reconhecer e avaliar riscos e
benefícios envolvidos no progresso científico e tecnológico.
- Compreender que a tomada de decisão
envolve o debate de factores ambientais, económicos e sociais.
- Exploração de materiais audiovisuais.
- Exploração de textos e notícias como
ponto de partida para o debate de ideias.
- Explicar a circulação pulmonar e a
circulação sistémica.
- Conhecer o mecanismo de formação da
linfa.
- Compreender os mecanismos responsáveis
pela ventilação pulmonar.
- Explicar o fenómeno da hematose
pulmonar.
- Compreender o conceito de metabolismo.
- Conhecer aspectos básicos da morfologia
do sistema excretor.
- Compreender a fisiologia do sistema
excretor.
- Conhecer a unidade funcional do rim.
- Explicar o processo de formação de
urina.
- Conhecer comportamentos que interferem
no equilíbrio do organismo.
- Conhecer comportamentos que interferem
no equilíbrio do organismo.
- Conhecer alguns efeitos sobre a
integridade física e/ou psíquica resultantes do consumo de substâncias
nocivas para o organismo.
- Assumir uma atitude crítica face aos
comportamentos que comprometem o equilíbrio do organismo.
- Compreender alguns assuntos que
preocupam as sociedades.
- Compreender que o avanço da Ciência e
da Tecnologia tem implicações na qualidade de vida das populações.
- Reconhecer e avaliar riscos e
benefícios envolvidos no progresso científico e tecnológico. |
-
Conteúdos
1.º Período |
1. Saúde individual e comunitária
1.1.Desenvolvimento do conceito de saúde
1.2.Medidads para a promoção da saúde
1.3.Indicadores do estado de saúde de uma
população
2. Sexualidade e transmissão da vida
2.1.Transmissão da vida
2.2.Noções Básicas de hereditariedade |
Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas)
Avaliação sumativa – 2aulas |
2.º Período |
1.O Organismo humano em equilíbrio
1.1.Sistema neuro-hormonal
1.2.Sistema digestivo – digestão de
alimentos e absorção de nutrientes
1.3.Sistema circulatório |
Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas)
Avaliação sumativa – 2aulas |
3.º Período |
1. O Organismo humano em equilíbrio
1.1.Estrutura e função do sistema
respiratório
1.2.Sistema excretor
2.Opções que interferem no equilíbrio do
organismo
2.1. Drogas e comportamentos alimentares |
Aulas Previstas – 8 Blocos (16 aulas)
Avaliação sumativa – 2aulas |
Educação Física
9.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar
adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem
adequadas a objectivos visados.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma e criativa.
Cger9.
Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
Cger10.
Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
·
Elevar o nível funcional das
capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da
resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força
rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de
deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e
específica.
·
Conhecer e aplicar diversos
processos de elevação e manutenção da condição física, de uma forma
autónoma, no seu quotidiano
·
Conhecer e interpretar
factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e
aplicar regras de higiene e de segurança.
·
Participar activamente em
todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…
·
Analisar e interpretar a
realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os
conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva,
etc.
·
Interpretar crítica e
correctamente os acontecimentos na esfera da cultura física, compreendendo
as actividades físicas e as condições da sua prática e aperfeiçoamento
como elementos de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em
geral.
·
Identificar e interpretar os
fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores
limitativos da aptidão física das populações e das possibilidades de
prática das modalidades da cultura física.
·
Cooperar com os companheiros
para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando
com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em
todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as
regras não só como jogador, mas também como árbitro.
·
Realizar e analisar, do
Atletismo, saltos, lançamentos e corridas, cumprindo correctamente as
exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante,
mas também como juiz. |
-
Conteúdos/Competências de Acção
1.º Período |
Andebol
-
Passe/Recepção
– Passe de ombro (parado e em movimento), o Passe picado (parado e em
movimento) e o Passe de Pulso (parado e em movimento);
-
Drible
– Drible de progressão com mudanças de direcção; Drible de protecção com
mudanças de direcção;
-
Remate
-
Mudança de direcção
-
Finta
-
Contra-ataque directo
-
Situação de Jogo 5 x 5
e/ou 7 x 7
– Enquadra-se ofensivamente com a baliza; - Quando se encontra a
defender coloca-se entre a bola e a baliza; - Finaliza em suspensão; -
Desmarca-se criando linhas de passe ofensivas; - Sai rapidamente para o
contra-ataque quando a sua equipa recupera a bola. Utiliza os gestos
técnicos adequados ao momento do jogo.
Atletismo
-
Corrida de velocidade
– 50m
-
Corrida de resistência
– 10’
-
Corrida de estafetas
-
Lançamento do peso
–Técnica Parry O’Brien)
|
Aulas Previstas – 9ºA = 10x90’ + 12x45’
= 32 aulas / 9ºB = 10x90’ + 12x45’ = 32 aulas |
2.º Período |
Natação
-
Desenvolvimento das
capacidades coordenativas em piscina com pé, em situação do exercício ou
de jogo:
-
Coordena e combina a
inspiração/expiração em diversas situações propulsivas de pernas e
braços.
-
Realiza os modos de
respiração dos estilos crol, costas e bruços associados aos movimentos
propulsivos.
-
Coordena a expiração com
a imersão
-
Desloca-se em posição
dorsal e ventral
-
Salta de cabeça a partir
da posição de pé
-
Nada rudimentarmente no
estilo crol, no estilo de costas, e no estilo de bruços
-
Inicia percursos com
partida em salto, (deslize profundo em bruços, superficial e intermédio
em crol e costas)
-
Utiliza as técnicas de
viragem de acordo com a especificidade do estilo que está a nadar.
Voleibol
-
Movimentos básicos;
Posição Base; Deslocamentos: Executa os movimentos básicos segundo as
regras e de forma tecnicamente correcta.
-
Serviços:
Serviço por baixo; - Serviço por cima.
-
Passe:
Consegue efectuar 20 toques em auto-passe.
-
Manchete
-
Remate
-
Em situação de Jogo
4x4: Assume posição básica na execução das acções técnicas; age em
função da trajectória da bola, da sua posição em campo, da posição dos
companheiros de equipa e do momento da jogada (recepção, passe ou
ataque). Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.
|
Aulas Previstas – 9ºA = 11x90’ + 11x45’
= 33 aulas / 9ºB = 10x90’ + 9x45’ = 29 aulas |
3.º Período |
Futsal
-
Passe
– Executa o passe – Com a parte interna do pé, externa e peito do pé.
-
Recepção – Executa a recepção com o peito ou com a cabeça.
-
Finta
– Executa a finta: - Com as diferentes partes do pé; - Não olhando só
para a bola.
-
Remate: - Executa o remate com o pé: - Com as diferentes
partes do pé.
-
Intercepção – Executa a intercepção: - antecipando-se à
recepção do adversário.
-
Pressão – Executa a pressão: - Sobre o jogador com bola
reduzindo o seu espaço ofensivo.
-
Jogo 5x5
– Executa, em situação de jogo 5x5: - Todos os elementos técnicos
referidos; - Não vira as costas à bola; - Abre linhas de passe; - Ocupa
racionalmente o espaço. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento
do jogo.
|
Aulas Previstas – 9ºA = 7x90’ + 6x45’ =
22 aulas / 9ºB = 7x90’ + 7x45’ = 23 aulas |
Educação Moral e Religiosa Católica
9.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
9.
Compreender a importância do fenómeno
religioso como parte integrante do indivíduo e da sociedade.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
O que é a religião?
-
Para que serve a
religião?
-
Religiões do Extremo
Oriente: Hinduísmo e Budismo
|
Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
As religiões
monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo
-
A novidade de Jesus
6. Jesus, mensagem e
vida |
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
As religiões na História
(I)
-
As religiões na História
(II)
-
A religião na nossa
sociedade
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
Educação Moral e Religiosa Católica
9.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
Cger7. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e
à tomada de decisões.
Cger8. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa.
Cger9. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns.
Cger10. Relacionar harmoniosamente o
corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da
saúde e da qualidade de vida. |
1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em
desenvolvimento.
3. Reconhecer-se como ser único e
singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade
dos seus actos.
4. Fundamentar a priorização dos valores
e dar razões das escolhas pessoais.
5. Conhecer o mundo e pensar criticamente
a realidade.
6. Valorizar a cooperação e agir na
sociedade de forma criativa e solidária.
7. Respeitar e valorizar os outros na sua
diversidade de seres, culturas e formas de estar.
8. Reconhecer e promover o valor do
património histórico, ecológico, cultural e humano.
9.
Compreender a importância do fenómeno
religioso como parte integrante do indivíduo e da sociedade.
10. Reconhecer a originalidade do
Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da
História.
11. Entender de forma consciente a
proposta da Mensagem Cristã. |
-
Conteúdos
1.º Período |
-
O que é a religião?
-
Para que serve a
religião?
-
Religiões do Extremo
Oriente: Hinduísmo e Budismo
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
2.º Período |
-
As religiões
monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo
-
A novidade de Jesus
6. Jesus, mensagem e
vida |
Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos) |
3.º Período |
-
As religiões na História
(I)
-
As religiões na História
(II)
-
A religião na nossa
sociedade
|
Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos) |
educação visual
9.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1. Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
Cger2. Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
Cger3. Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
Cger4. Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
Cger6. Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
Cger7. Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
Cger8. Cooperar com outros em tarefas e
projectos comuns;
Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo
com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e
da qualidade de vida. |
01. Compreender a figura humana e as suas
relações básicas de estrutura, proporção, anatomia e antropometria.
Compreender o rosto humano como uma
estrutura proporcionada, modulada e simétrica.
02. Representar a forma recorrendo a um
critério coerente e fundamentado de organização dos elementos visuais.
03. Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão através do desenho geométrico.
04. Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão através de diferentes técnicas e materiais. |
-
Conteúdos
1.º Período |
A - Figura Humana e Rosto.
B - Representação de objectos. |
Aulas Previstas – 16,5 Blocos (33
aulas) |
2.º Período |
C - Geometria Plana.
D - Axonometrias, Método Europeu e
Perspectiva cónica. |
Aulas Previstas – 15 Blocos (30 aulas) |
3.º Período |
E - Sistema de Dupla Projecção Ortogonal.
F - Técnicas e materiais. |
Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas) |
Educação Visual
9º Ano Turma B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1-
Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
2-
Usar adequadamente
linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar.
3-
Usar correctamente a
língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o
pensamento próprio.
4-
Adoptar metodologias
personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
5-
Pesquisar,
seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento
mobilizável.
6-
Adoptar estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
7-
Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
8-
Cooperar com outros
em tarefas e projectos comuns.
9-
Relacionar
harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e
interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
|
- Compreender a figura humana e as suas
relações básicas de
estrutura, proporção, anatomia e
antropometria.
Saber representar o movimento.
Compreender o rosto humano
como uma estrutura proporcionada,
modulada e simétrica.
- Representar a forma recorrendo a um
critério coerente e
fundamentado de organização dos
elementos visuais.
- Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão
através do desenho geométrico.
- Desenvolver a capacidade de
representação e de expressão
através de diferentes técnicas e
materiais.
|
-
Conteúdos
1.º Período |
- Figura Humana e Rosto
- Representação de objectos |
Aulas Previstas - 16 Blocos ( 32 aulas) |
2.º Período |
- Geometria Plana
- Perspectiva Cónica
- Axonometrias
- Método Europeu |
Aulas Previstas - 16 Blocos ( 32 aulas) |
3.º Período |
- Sistema de Dupla Projecção Ortogonal
- Técnicas e Materiais |
Aulas Previstas - 13 Blocos ( 26 aulas) |
Estudo Acompanhado
9º. Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1 – Mobilizar saberes
culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano.
CG2 – Usar adequadamente
linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico
para se expressar.
CG3 –
Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio.
CG5 –
Adoptar metodologias personalizadas de
trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.
CG6 –
Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
CG8 – Realizar actividades
de forma autónoma, responsável e criativa.
CG9 – Cooperar com outros em
tarefas e projectos comuns.
|
- Prestar atenção a situações e problemas
manifestando envolvimento e curiosidade;
- Identificar e articular saberes e
conhecimentos para compreender uma situação ou problema;
- Utilizar formas de comunicação
diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e
necessidades;
- Usar diferentes estratégias de
compreensão;
- Reflectir sobre personagens,
acontecimentos, temas e ideias-chave;
- Comunicar, discutir e defender ideias
próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;
- Valorizar as diferentes formas de
linguagem;
- Valorizar e apreciar a língua
portuguesa;
- Usar a língua portuguesa no respeito de
regras do seu funcionamento;
- Promover o gosto pelo uso correcto da
língua portuguesa;
- Pesquisar, seleccionar, organizar e
interpretar informação de forma crítica em função de questões,
necessidades ou problemas a resolver.
- Realizar tarefas por iniciativa própria;
- Responsabilizar-se por realizar
integralmente uma tarefa;
- Comunicar, discutir e defender
descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus
parceiros. |
-
Conteúdos
1.º Período |
- Experiências de leitura/ escrita a
partir de obras de autores seleccionados.
- Partilha e construção de significados a
partir das leituras realizadas.
- Realização de actividades a partir de
necessidades/interesses manifestados. |
Aulas Previstas – 9º A 12 aulas
9º B 11
aulas |
2.º Período |
- Experiências de leitura/ escrita a
partir de obras de autores seleccionados.
- Partilha e construção de significados a
partir das leituras realizadas.
- Realização de actividades a partir de
necessidades /interesses manifestados. |
Aulas Previstas – 9º A 12 aulas
9º B 11
aulas |
3.º Período |
- Experiências de leitura/ escrita a
partir de obras de autores seleccionados.
- Partilha e construção de significados a
partir das leituras realizadas.
- Realização de actividades a partir de
necessidades/ interesses manifestados. |
Aulas Previstas – 9º A 8 aulas
9º B 10
aulas |
Francês
9.º Ano Turma A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua
francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de
texto |
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
- Les métiers
- Les professions
- Les valeurs artistiques et
la jeunesse
- Le parc européen du
volcanisme, Vulcania
- Les formes de pollution
- Préservation de l'
environnement
- Les parcs naturels
- Centres scientifiques et
technologiques
- Scientifiques français
- Les cafés de Paris
- Cinéma français
- Le Centre
Pompidou |
-Temps verbaux: Les temps de l'
indicatif
- Le subjonctif Présent
- Le Conditionnel
- Les pronoms personnels
- Les pronoms relatifs
- L' accord du participe passé
- Expressions temporelles /
but / cause / opposition / condition |
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
22 aulas |
20 aulas |
16 aulas |
Francês
9.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. |
. Analisar / Compreender um texto /
Imagem.
. Descrever e relatar acções /
Acontecimentos presentes e passados.
. Expressar
sentimentos.
. Dar opiniões - Concordar ou discordar.
. Escrever cartas
informais.
. Ler com
expressividade.
. Estabelecer afinidades / Diferenças
entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.
. Conhecer e aplicar, em situação
estruturas pragmáticas da língua francesa
. Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua francesa
. Produzir diferentes tipos de
texto |
2-
Conteúdos
|
Conteúdos: Thémes |
Structures grammaticales |
- Les métiers
- Les professions
- Les valeurs artistiques et
la jeunesse
- Le parc européen du
volcanisme, Vulcania
- Les formes de pollution
- Préservation de l'
environnement
- Les parcs naturels
- Centres scientifiques et
technologiques
- Scientifiques français
- Les cafés de Paris
- Cinéma français
- Le Centre
Pompidou |
-Temps verbaux: Les temps de l'
indicatif
- Le subjonctif Présent
- Le Conditionnel
- Les pronoms personnels
- Les pronoms relatifs
- L' accord du participe passé
- Expressions temporelles /
but / cause / opposition / condition |
Aulas
previstas |
1.º |
2.º |
3.º |
22 aulas |
22 aulas |
16 aulas |
Geografia
9.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de
decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
|
Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de
construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;
Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos
computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição
e/ou remodelação de material informático;
Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico,
fazendo uso das aplicações informáticas usuais;
Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas
operativos de ambiente gráfico;
Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;
Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação
cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de
comunicação em tempo real;
Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da
internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;
Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de
apresentações;
Cooperar em grupo na realização de tarefas;
Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Actividades Económicas
Redes de Transporte e de Telecomunicações
-
Diferentes modos de transporte.
-
Contrastes no desenvolvimento das redes de transporte.
- A importância das telecomunicações.
Ambiente e Sociedade
Impactes ambientais da acção humana.
- População e ambiente. |
Aulas Previstas – 24 12 Blocos
|
2.º Período |
Ambiente e Sociedade
1.
Impactes ambientais da acção humana.
- População e ambiente. |
Aulas Previstas – 22 11
Blocos |
3.º Período |
Ambiente e Sociedade
2.
Desenvolvimento Sustentável.
- Desenvolvimento e Sustentabilidade.
Contrastes de Desenvolvimento
1.
Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento
-
Diferentes níveis de desenvolvimento.
2.
Interdependência entre espaços com diferentes Níveis de Desenvolvimento.
-
Obstáculos ao desenvolvimento e procura de soluções.
- Metas de
desenvolvimento. |
Aulas Previstas - 16 8
Blocos |
inglês
9º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CGs 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
|
OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER
- Analisar/compreender um texto/imagem;
-Descrever e relatar acções/acontecimentos
presentes, passados e futuros;
- Expressar sentimentos;
- Dar opiniões – concordar ou discordar;
- Escrever cartas formais e informais;
- Ler com expressividade;
- Estabelecer afinidades/diferenças entre
aspectos culturais da nossa sociedade e de países de língua Inglesa;
- Conhecer e aplicar, em situação,
estruturas pragmáticas da língua Inglesa;
- Utilizar correctamente as normas de
funcionamento da língua Inglesa;
- Produzir diferentes tipos de texto. |
-
Conteúdos:
1.º Período |
TOPICS
GRAMMAR
-
Travelling
- Past Simple
- Cinema/Music
-
Adjectives: - formation
- Health and
Fitness
-
compound adjectives
-
Used to + infinitive
- Past Continuous/Past Simple
-
Present Perfect Simple and Continuous
- Past Perfect
-
If Clauses: Type 1 / 2 / 3 |
Aulas Previstas - 36 |
2.º Período |
TOPICS
GRAMMAR
- Dependencies: -
smoking
- Contrast clauses
- alcoholism
- Reported Speech
- drug addiction
- Modal Verbs
- Jobs and Careers: applying
for a job
- Noun suffixes
- Infinitive with TO and without TO / Gerund
- Relative Pronouns: Defining/Non Defining
relative clauses
-
Rephrasing |
Aulas Previstas - 30 |
3.º Período |
TOPICS
GRAMMAR
- Technological
Developments:-
computers
- Passive Voice: the
idiomatic passive
- mobile phones -
Rephrasing |
Aulas Previstas - 24 |
NOTA: Ao longo do ano, as professoras integrarão um projecto
“eTwinning” transversal com a disciplina de TIC.
Língua Portuguesa
9.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG8- Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos;
|
Compreensão do oral
1-
Compreensão de formas
complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a
entrada na vida profissional
2-
Capacidade de extrair
informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral,
cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos
prolongados
3-
Conhecimento das
estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e
implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos
Expressão oral
1-
Fluência e adequação
da expressão oral em contextos formais
2-
Capacidade de
utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como
estratégia de adesão, de oposição e de persuasão
3-
Conhecimento
vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral
necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida
profissional
Leitura
1-
Fluência de leitura e
eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista
2-
Capacidade para
reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não
literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades
informativas deste
3-
Conhecimento das
chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir
sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.
Expressão Escrita
1-
Naturalidade e
correcção no uso multifuncional do processo de escrita.
2-
Capacidade para usar
multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes
da função, forma e destinatário.
3-
Conhecimento dos
géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos
produtos do processo de escrita.
Funcionamento da Língua
1-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.
2-
Capacidade de
reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.
3-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português
padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua. |
2-
Conteúdos
1.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
Género dramático
§
Estudo
da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente
§
Biografia e bibliografia de
Gil Vicente
§
Marcas genéricas
§
A dupla finalidade do
teatro vicentino
§
Tipos de cómico
§
Níveis de língua
§
Intemporalidade e
universalidade
§
Funcionamento da Língua
§
Recursos estilísticos
§
Origem e evolução da língua
§
Processos de enriquecimento
vocabular
§
Fenómenos fonéticos
§
Discurso directo/ indirecto
§
Tempos verbais
§
Revisão de conteúdos
leccionados em anos lectivos anteriores |
Aulas Previstas - 22
Blocos ( 44 aulas) |
2.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
O Texto Poético
§
Leitura orientada de poemas
§
Identificação de sentidos
implícitos e explícitos
§
Identificação do tema e do
assunto
§
Recursos expressivos
§
A Narrativa Épica
§
Bibliografia de Camões
§
Renascimento, Classicismo e
Humanismo
§
Contextualização da obra
§
Fontes
§
Estrutura da Epopeia
§
Planos Narrativos
§
Técnica Narrativa
§
Valores estéticos e
simbólicos
§
Recursos expressivos
Funcionamento da Língua
§
Relações de forma e/ ou
sentido entre palavras
§
Classes de palavras
§
Elementos essenciais e
acessórios da frase
§
Revisão de conteúdos
leccionados em anos anteriores
§
Tipos/ Formas de frase |
Aulas Previstas - 22 Blocos (44
aulas) |
3.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
Texto Narrativo
§
Texto literário/ não
literário
§
“O Tesouro”, de Eça de
Queirós e “A Torre da Má Hora”, de Manuel da Fonseca
§
Bibliografia do autor
§
Estrutura do conto
§
Categorias da narrativa
§
Modos de expressão
§
O resumo/ reconto
§
Funcionamento da Língua
§
Classe de palavras
§
Formação de palavras
§
Coordenação/ subordinação
§
Funções sintácticas
§
Revisão de conteúdos
leccionados |
Aulas Previstas - 18
Blocos ( 36 aulas) |
Língua Portuguesa
9.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
CG1- Mobilizar saberes culturais,
científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano;
CG2- Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar;
CG3- Usar correctamente a língua
portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento
próprio;
CG5- Adoptar metodologias personalizadas
de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
CG7- Adoptar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões;
CG8- Realizar actividades de forma
autónoma, responsável e criativa;
CG9- Cooperar com os outros em tarefas e
projectos;
|
Compreensão do oral
1-
Compreensão de formas
complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a
entrada na vida profissional
2-
Capacidade de extrair
informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral,
cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos
prolongados
3-
Conhecimento das
estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e
implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos
Expressão oral
1-
Fluência e adequação
da expressão oral em contextos formais
2-
Capacidade de
utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como
estratégia de adesão, de oposição e de persuasão
3-
Conhecimento
vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral
necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida
profissional
Leitura
1-
Fluência de leitura e
eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista
2-
Capacidade para
reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não
literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades
informativas deste
3-
Conhecimento das
chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir
sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.
Expressão Escrita
1-
Naturalidade e
correcção no uso multifuncional do processo de escrita.
2-
Capacidade para usar
multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes
da função, forma e destinatário.
3-
Conhecimento dos
géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos
produtos do processo de escrita.
Funcionamento da Língua
1-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.
2-
Capacidade de
reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.
3-
Conhecimento
sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português
padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua.
|
2-
Conteúdos
1.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
Género dramático
§
Estudo
da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente
§
Biografia e bibliografia de
Gil Vicente
§
Marcas genéricas
§
A dupla finalidade do
teatro vicentino
§
Tipos de cómico
§
Níveis de língua
§
Intemporalidade e
universalidade
§
Funcionamento da Língua
§
Recursos estilísticos
§
Origem e evolução da língua
§
Processos de enriquecimento
vocabular
§
Fenómenos fonéticos
§
Discurso directo/ indirecto
§
Tempos verbais
§
Revisão de conteúdos
leccionados em anos lectivos anteriores |
Aulas Previstas - 22
Blocos ( 44 aulas) |
2.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
O Texto Poético
§
Leitura orientada de poemas
§
Identificação de sentidos
implícitos e explícitos
§
Identificação do tema e do
assunto
§
Recursos expressivos
§
A Narrativa Épica
§
Bibliografia de Camões
§
Renascimento, Classicismo e
Humanismo
§
Contextualização da obra
§
Fontes
§
Estrutura da Epopeia
§
Planos Narrativos
§
Técnica Narrativa
§
Valores estéticos e
simbólicos
§
Recursos expressivos
Funcionamento da Língua
§
Relações de forma e/ ou
sentido entre palavras
§
Classes de palavras
§
Elementos essenciais e
acessórios da frase
§
Revisão de conteúdos
leccionados em anos anteriores
§
Tipos/ Formas de frase |
Aulas Previstas - 22 Blocos (44
aulas) |
3.º Período |
Conteúdos Temáticos
§
Texto Narrativo
§
Texto literário/ não
literário
§
“O Tesouro”, de Eça de
Queirós e “A Torre da Má Hora”, de Manuel da Fonseca
§
Bibliografia do autor
§
Estrutura do conto
§
Categorias da narrativa
§
Modos de expressão
§
O resumo/ reconto
§
Funcionamento da Língua
§
Classe de palavras
§
Formação de palavras
§
Coordenação/ subordinação
§
Funções sintácticas
§
Revisão de conteúdos
leccionados |
Aulas Previstas - 18
Blocos ( 36 aulas) |
Matemática
9.º Ano
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Competência Geral 1
Competência Geral 2
Competência Geral 3
Competência Geral 5
Competência Geral 6
Competência Geral 7
Competência Geral 8
Competência Geral 9 |
Aptidão para trabalhar com valores
aproximados de números reais de maneira adequada ao contexto do problema
ou da situação em estudo;
Aptidão para operar com potências e para
compreender a escrita de números em notação científica;
Reconhecimento do significado de fórmulas
no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução
de problemas;
Aptidão para usar equações como meio de
representar situações problemáticas e para resolver equações, assim como
para realizar procedimentos algébricos simples;
Aptidão para realizar construções
geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras
geométricas;
Compreensão do conceito de forma de uma
figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras
semelhantes;
Aptidão para resolver problemas
geométricos através de construções, assim como para justificar os processo
utilizados;
Aptidão para resolver problemas
geométricos através de construções, nomeadamente envolvendo semelhança de
triângulos, assim como para justificar os processos utilizados;
A tendência para procurar invariantes em
figuras geométricas e para utilizar modelos geométricos na resolução de
problemas reais;
Predisposição para identificar
transformações geométricas e sensibilidade para relacionar a geometria com
a arte e com a técnica;
Reconhecimento de situações de
proporcionalidade directa e inversa e aptidão para resolver problemas no
contexto de tais situações;
Reconhecimento dos conjuntos dos números
inteiros, racionais e reais das diferentes formas de representação dos
elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a
compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão
para usá-las em situações concretas;
Compreensão das noções de moda, média
aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para
interpretar o que significam em situações concretas;
A compreensão das noções de conjectura,
teorema e demonstração, assim como das consequências do uso de diferentes
definições;
A predisposição para procurar entender a
estrutura de um problema e a aptidão para desenvolver processos de
resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar
estratégias alternativas;
A aptidão para decidir sobre a
razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo
mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos;
A predisposição para raciocinar
matematicamente, isto é, para explorar situações problemáticas, procurar
regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações, pensar
de maneira lógica;
Sensibilidade para decidir quais as
medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar um dada
situação;
Sentido crítico face à apresentação
tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e afirmações
baseadas em amostras não representativas;
A aptidão para entender e usar de modo
adequado a linguagem das probabilidades em casos simples;
A compreensão da noção de probabilidade e
a aptidão para calcular a probabilidade de um acontecimento em casos
simples. |
-
Conteúdos
1.º Período |
A linguagem das probabilidades
A escala das probabilidades
Cálculo da probabilidade de um
acontecimento; Lei de Laplace
Frequência relativa e probabilidade
Os números irracionais; conjunto dos
números reais
Operações e problemas com números reais
Inequações e intervalos de números reais;
monotonia da adição
Intersecção e reunião de intervalos de
números reais; conjunção e disjunção de condições
Equações do 1º grau com duas incógnitas
Resolução gráfica e analítica de um
sistema
Classificação e resolução de sistemas
Resolução de problemas formando e
resolvendo sistemas de equações |
Aulas Previstas – 24 Blocos (48 aulas) |
2.º Período |
Operações com polinómios; casos notáveis
da multiplicação; factorização
Resolução de equações do 2º grau
incompletas; Lei do Anulamento do Produto
Equações do 2º grau completas; fórmula
resolvente
Resolução de problemas do 2º grau
Proporcionalidade inversa
Função de proporcionalidade inversa
Leitura e interpretação de gráficos
Representação gráfica de funções
Razões trigonométricas de um ângulo agudo
A calculadora e a trigonometria
Resolução de triângulos rectângulos
Relação entre as razões trigonométricas do
mesmo ângulo |
Aulas Previstas – Turma A e B: 20
Blocos (40 aulas) |
3.º Período |
Ângulos numa circunferência
Ângulos ao centro e ângulos inscritos numa
circunferência
Rectas e circunferência; tangente a uma
circunferência
Polígonos; ângulos de um polígono
Área de um polígono regular
Rotações e outras isometrias
Sólidos geométricos
Áreas e volumes de sólidos: prismas e
cilindros; pirâmides e cones; superfícies esférica e esfera
Critérios de paralelismo e
perpendicularidade
Construção da geometria |
Aulas Previstas –16 Blocos (32 aulas) |
Tecnologias de informação e comunicação
9.º Ano Turma
A
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de
decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
|
Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de
construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;
Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos
computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição
e/ou remodelação de material informático;
Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico,
fazendo uso das aplicações informáticas usuais;
Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas
operativos de ambiente gráfico;
Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;
Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação
cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de
comunicação em tempo real;
Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da
internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;
Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de
apresentações;
Cooperar em grupo na realização de tarefas;
Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Introdução aos Sistemas Operativos.
Internet. |
Aulas Previstas - 24 12
Blocos |
2.º Período |
Processamento de Texto.
Folha de Cálculo.
Criação de Apresentações. |
Aulas Previstas – 18 9
Blocos |
3.º Período |
Criação de página Web.
Desenvolvimento de projectos: Vídeo e
Imagem. |
Aulas Previstas - 16 8
Blocos |
Tecnologias de informação e comunicação
9.º Ano Turma
B
-
Competências Essenciais
Competências Gerais |
Competências Específicas |
Cger1.
Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a
realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Cger2.
Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural,
científico e tecnológico para se expressar.
Cger3.
Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e
para estruturar pensamento próprio.
Cger5.
Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objectivos
visados.
Cger6.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em
conhecimento mobilizável.
Cger7.
Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de
decisões.
Cger8.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
Cger9.
Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.
|
Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de
construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;
Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos
computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição
e/ou remodelação de material informático;
Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico,
fazendo uso das aplicações informáticas usuais;
Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas
operativos de ambiente gráfico;
Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;
Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação
cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de
comunicação em tempo real;
Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da
internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;
Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de
apresentações;
Cooperar em grupo na realização de tarefas;
Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados. |
-
Conteúdos
1.º Período |
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Introdução aos Sistemas Operativos.
Internet. |
Aulas Previstas – 26 13
Blocos |
2.º Período |
Processamento de Texto.
Folha de Cálculo.
Criação de Apresentações. |
Aulas Previstas – 20 10
Blocos |
3.º Período |
Criação de página Web.
Desenvolvimento de projectos: Vídeo e
Imagem. |
Aulas Previstas - 16 8
Blocos |
|