Página Inicial

Apresentação       Actividades        Proj. Educativo        Alunos/Turmas        Publicações       MTA       Espaços       Diversos

 

DIVERSOS - Conteúdos a leccionar em 2006/07 - 9º ano

 

ÁREA DE PROJECTO

9º Ano  

  1. Competências Essenciais

COMPETÊNCIAS GERAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3- Usar correctamente a língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8- Realizar actividade de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

  • Questionar a realidade observada;

  • Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

  • Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

  • Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

  • Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

  • Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens;

  • Valorizar as diferentes formas de linguagem;

  • Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

  • Usar a língua Portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

  • Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

  • Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

  • Rentabilizar as tecnologias de informação e comunicação nas tarefas do trabalho de Grupo;

  • Auto-avaliar as aprendizagens realizadas, confrontando o trabalho produzido com os objectos visados;

  • Realizar tarefas por iniciativa própria;

  • Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

  • Participar em actividades de grupo, respeitando as regras do Trabalho de Grupo;

  • Manifestar sentido responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;

  • Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros;

  • Avaliar e ajustar os métodos de Trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados.

 

 

  1. CONTEÚDOS

 

1º Período

 Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A    11  aulas

                                         Turma B    13   aulas

 

2º Período

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A   9   aulas

                                         Turma B   13    aulas

 

3º Período

. Trabalhos de grupo subordinados a um tema seleccionado no início do período.

 

AULAS PREVISTAS – Turma A   16   aulas

                                         Turma B   14    aulas

 

 

Ciências Físico-Químicas

9.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

• Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

• Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

• Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

• Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

• Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

• Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

·  Conhecimento: substantivo, processual ou metodológico, epistemológico

·  Raciocínio

·  Comunicação

·  Atitudes

·  Reconhecimento da necessidade de uma análise crítica face às questões éticas de algumas das aplicações científicas e tecnológicas.

·  Conhecimento das normas de segurança e de higiene na utilização de materiais e equipamentos e laboratório e de uso comum, bem como respeito pelo seu cumprimento.

·  Compreensão de como a Ciência e a Tecnologia têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida.

·  Compreensão do modo como a sociedade pode condicionar, e tem condicionado, o rumo dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde e segurança global.

·  Valorização de atitudes de segurança e de prevenção como condição essencial em diversos aspectos relacionados com a qualidade de vida.

·  Discussão sobre a importância da aquisição de hábitos individuais e comunitários que contribuam para a qualidade de vida.

·  Avaliação de aspectos de segurança associados, quer à utilização de aparelhos e equipamentos, quer a infraestruturas e trânsito.

·  Reconhecimento da contribuição da Química para a qualidade de vida, quer na explicação das propriedades dos materiais que nos rodeiam, quer na produção de novos materiais.

·  Avaliação e gestão de riscos e tomada de decisão face a assuntos que preocupam as sociedades, tendo em conta factores ambientais, económicos e sociais.            

  

  1. Conteúdos

1.º Período

Evolução do conceito de átomo

Como são os átomos

Número de massa e número atómico

Iões

Massas dos átomos e Massa atómica relativa

Elementos químicos e isótopos

Tabela Periódica dos elementos

Regularidades dos elementos revelados através dos seus compostos

Semelhanças nas propriedades de substâncias elementares

Como são as moléculas

Massa molecular relativa

Ligação entre os átomos

Covalente simples, dupla e tripla

A importância dos compostos que contêm o elemento carbono

Aulas Previstas – 18 Blocos (36 aulas)

 

2.º Período

Referencial. Deslocamento. Distância percorrida

Velocidade

Aceleração

Movimento rectilíneo uniforme

Movimento rectilíneo uniformemente variado

Distâncias de travagem e de segurança rodoviária

Efeitos das forças nos corpos

Inércia

Atrito

Pressão

Lei Fundamental da Dinâmica

Quantidade de movimento e Impulso

Impulsão. Princípio de Arquimedes

Equilíbrio dos corpos apoiados e segurança de veículos

Aulas Previstas – 15 Blocos (30 aulas)

 

3.º Período

Energia eléctrica

Regras de segurança

Circuitos eléctricos

Elementos de um circuito

Associação dos elementos de um circuito

Intensidade, Diferença de potencial e resistência da corrente

Corrente eléctrica e campo magnético

Bons e maus condutores da corrente eléctrica

Unidade pratica de energia eléctrica

Utilização da energia

Componentes electrónicos

Aulas Previstas – 12 Blocos (24 aulas)

 

 

Ciências Naturais

9.º Ano

1.     Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

           Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

           Usar adequadamente linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

            Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

            Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

            Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

            Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

            Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

            Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

            Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

- Compreender o conceito de saúde.

- Identificar alguns indicadores do estado de saúde pública.

- Compreender que a saúde e a qualidade de vida implicam um a relação connosco, com os outros e com o ambiente.

- Identificar comportamentos que interferem com o funcionamento do organismo.

- Conhecer medidas de prevenção para a saúde.

- Conhecer cuidados de higiene pessoal e social.

- Compreender o conceito de puberdade.

- Conhecer a morfologia e fisiologia geral do sistema reprodutor humano.

- Conhecer o ciclo sexual feminino.

- Indicar o papel das hormonas na regulação masculina e feminina.

- Compreender o conceito de fecundação.

- Conhecer métodos anticoncepcionais.

- Conhecer algumas doenças sexualmente transmissíveis e o seu modo de propagação.

- Compreender a noção de herança biológica.

- Identificar situações de transmissão de características em seres vivos.

- Conhecer o DNA.

- Compreender o mecanismo de determinação do sexo na espécie humana.

- Localizar o material genético na célula.

- Reconhecer a contribuição do desenvolvimento do conhecimento científico na área da Genética.

- Referir algumas consequências da manipulação de material genético.

- Compreender que existam restrições na investigação científica.

Conhecer a constituição do sistema nervoso.

- Conhecer a constituição do sistema hormonal.

- Compreender o funcionamento do sistema neuro-hormonal.

- Compreender o desempenho do sistema neuro-hormonal na coordenação do organismo.

- Conhecer hábitos de vida saudáveis.

- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada como factor de saúde.

- Referir algumas consequências resultantes de uma alimentação desequilibrada.

- Conhecer aspectos básicos da morfologia do sistema digestivo.

- Compreender a fisiologia do sistema digestivo.

- Conhecer a importância da digestão.

- Explicar o destino das substâncias resultantes da digestão.

- Conhecer os diferentes constituintes do sangue e respectivas funções.

- Conhecer a morfofisiologia do sistema cardio-respiratório.

- Relacionar a estrutura e função dos diferentes vasos sanguíneos.

- Compreender o funcionamento do coração.

- Explicar o ciclo cardíaco.

- Explicar a circulação pulmonar e a circulação sistémica.

- Conhecer o mecanismo de formação da linfa.

- Compreender os mecanismos responsáveis pela ventilação pulmonar.

- Explicar o fenómeno da hematose pulmonar.

- Compreender o conceito de metabolismo.

- Conhecer aspectos básicos da morfologia do sistema excretor.

- Compreender a fisiologia do sistema excretor.

- Conhecer a unidade funcional do rim.

- Explicar o processo de formação de urina.

- Conhecer comportamentos que interferem no equilíbrio do organismo.

- Conhecer comportamentos que interferem no equilíbrio do organismo.

- Conhecer alguns efeitos sobre a integridade física e/ou psíquica resultantes do consumo de substâncias nocivas para o organismo.

- Assumir uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometem o equilíbrio do organismo.

- Compreender alguns assuntos que preocupam as sociedades.

- Compreender que o avanço da Ciência e da Tecnologia tem implicações na qualidade de vida das populações.

- Reconhecer e avaliar riscos e benefícios envolvidos no progresso científico e tecnológico.

- Compreender que a tomada de decisão envolve o debate de factores ambientais, económicos e sociais.

- Exploração de materiais audiovisuais.

- Exploração de textos e notícias como ponto de partida para o debate de ideias.

- Explicar a circulação pulmonar e a circulação sistémica.

- Conhecer o mecanismo de formação da linfa.

- Compreender os mecanismos responsáveis pela ventilação pulmonar.

- Explicar o fenómeno da hematose pulmonar.

- Compreender o conceito de metabolismo.

- Conhecer aspectos básicos da morfologia do sistema excretor.

- Compreender a fisiologia do sistema excretor.

- Conhecer a unidade funcional do rim.

- Explicar o processo de formação de urina.

- Conhecer comportamentos que interferem no equilíbrio do organismo.

- Conhecer comportamentos que interferem no equilíbrio do organismo.

- Conhecer alguns efeitos sobre a integridade física e/ou psíquica resultantes do consumo de substâncias nocivas para o organismo.

- Assumir uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometem o equilíbrio do organismo.

- Compreender alguns assuntos que preocupam as sociedades.

- Compreender que o avanço da Ciência e da Tecnologia tem implicações na qualidade de vida das populações.

- Reconhecer e avaliar riscos e benefícios envolvidos no progresso científico e tecnológico.

  

  1. Conteúdos

 

1.º Período

1. Saúde individual e comunitária

1.1.Desenvolvimento do conceito de saúde

1.2.Medidads para a promoção da saúde

1.3.Indicadores do estado de saúde de uma população

2. Sexualidade e transmissão da vida

2.1.Transmissão da vida

2.2.Noções Básicas de hereditariedade

Aulas Previstas – 13 Blocos (26 aulas)

Avaliação sumativa – 2aulas

 

 

2.º Período

1.O Organismo humano em equilíbrio

1.1.Sistema neuro-hormonal

1.2.Sistema digestivo – digestão de alimentos e absorção de nutrientes

1.3.Sistema circulatório

Aulas Previstas – 10 Blocos (20 aulas)

Avaliação sumativa – 2aulas

 

 

3.º Período

1. O Organismo humano em equilíbrio

1.1.Estrutura e função do sistema respiratório

1.2.Sistema excretor

2.Opções que interferem no equilíbrio do organismo

2.1. Drogas e comportamentos alimentares

Aulas Previstas – 8 Blocos (16 aulas)

Avaliação sumativa – 2aulas

 

 

Educação Física

9.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usa correctamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

Cger7. Adopta estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma e criativa.

Cger9. Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo como espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

·        Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente da resistência geral de longa e média durações; da força resistente; da força rápida; da velocidade de reacção simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência; da flexibilidade, das destrezas geral e específica.

·        Conhecer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física, de uma forma autónoma, no seu quotidiano

·        Conhecer e interpretar factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança.

·        Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo…

·        Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e preparação ética desportiva, etc.

·        Interpretar crítica e correctamente os acontecimentos na esfera da cultura física, compreendendo as actividades físicas e as condições da sua prática e aperfeiçoamento como elementos de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em geral.

·        Identificar e interpretar os fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos da aptidão física das populações e das possibilidades de prática das modalidades da cultura física.

·        Cooperar com os companheiros para o alcance do objectivo dos Jogos Desportivos Colectivos, realizando com oportunidade e correcção as acções técnico-tácticas elementares em todas as funções, conforme a oposição em cada fase do jogo, aplicando as regras não só como jogador, mas também como árbitro.

·        Realizar e analisar, do Atletismo, saltos, lançamentos e corridas, cumprindo correctamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

 

  1. Conteúdos/Competências de Acção

1.º Período

Andebol

  • Passe/Recepção – Passe de ombro (parado e em movimento), o Passe picado (parado e em movimento) e o Passe de Pulso (parado e em movimento);

  • Drible – Drible de progressão com mudanças de direcção; Drible de protecção com mudanças de direcção;

  • Remate

  • Mudança de direcção

  • Finta

  • Contra-ataque directo

  • Situação de Jogo 5 x 5 e/ou 7 x 7 – Enquadra-se ofensivamente com a baliza; - Quando se encontra a defender coloca-se entre a bola e a baliza; - Finaliza em suspensão; - Desmarca-se criando linhas de passe ofensivas; - Sai rapidamente para o contra-ataque quando a sua equipa recupera a bola. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Atletismo

  • Corrida de velocidade – 50m

  • Corrida de resistência – 10’

  • Corrida de estafetas

  • Lançamento do peso –Técnica Parry O’Brien)

Aulas Previstas – 9ºA = 10x90’ + 12x45’ = 32 aulas / 9ºB = 10x90’ + 12x45’ = 32 aulas

2.º Período

Natação

  • Desenvolvimento das capacidades coordenativas em piscina com pé, em situação do exercício ou de jogo:

  • Coordena e combina a inspiração/expiração em diversas situações propulsivas de pernas e braços.

  • Realiza os modos de respiração dos estilos crol, costas e bruços associados aos movimentos propulsivos.

  • Coordena a expiração com a imersão

  • Desloca-se em posição dorsal e ventral

  • Salta de cabeça a partir da posição de pé

  • Nada rudimentarmente no estilo crol, no estilo de costas, e no estilo de bruços

  • Inicia percursos com partida em salto, (deslize profundo em bruços, superficial e intermédio em crol e costas)

  • Utiliza as técnicas de viragem de acordo com a especificidade do estilo que está a nadar.

Voleibol

  • Movimentos básicos; Posição Base; Deslocamentos: Executa os movimentos básicos segundo as regras e de forma tecnicamente correcta.

  • Serviços: Serviço por baixo; - Serviço por cima.

  • Passe: Consegue efectuar 20 toques em auto-passe.

  • Manchete

  • Remate

  • Em situação de Jogo 4x4: Assume posição básica na execução das acções técnicas; age em função da trajectória da bola, da sua posição em campo, da posição dos companheiros de equipa e do momento da jogada (recepção, passe ou ataque). Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 9ºA = 11x90’ + 11x45’ = 33 aulas / 9ºB = 10x90’ + 9x45’ = 29 aulas

 

3.º Período

Futsal

  • Passe – Executa o passe – Com a parte interna do pé, externa e peito do pé.

  • Recepção – Executa a recepção com o peito ou com a cabeça.

  • Finta – Executa a finta: - Com as diferentes partes do pé; - Não olhando só para a bola.

  • Remate: - Executa o remate com o pé: - Com as diferentes partes do pé.

  • Intercepção – Executa a intercepção: - antecipando-se à recepção do adversário.

  • Pressão – Executa a pressão: - Sobre o jogador com bola reduzindo o seu espaço ofensivo.

  • Jogo 5x5 – Executa, em situação de jogo 5x5: - Todos os elementos técnicos referidos; - Não vira as costas à bola; - Abre linhas de passe; - Ocupa racionalmente o espaço. Utiliza os gestos técnicos adequados ao momento do jogo.

Aulas Previstas – 9ºA = 7x90’ + 6x45’ = 22 aulas / 9ºB = 7x90’ + 7x45’ = 23 aulas

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica

9.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de  estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

9. Compreender a importância do fenómeno religioso como parte integrante do indivíduo e da sociedade.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. O que é a religião?

  2. Para que serve a religião?

  3. Religiões do Extremo Oriente: Hinduísmo e Budismo

Aulas Previstas – 11 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. As religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo

  2. A novidade de Jesus

6. Jesus, mensagem e vida

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. As religiões na História (I)

  2. As religiões na História (II)

  3. A religião na nossa sociedade

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica

9.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas quotidianos.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e
à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

Cger10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

 

1. Saber estar consigo e gostar de si como ser em desenvolvimento.

3. Reconhecer-se como ser único e singular, capaz de fazer opções assertivas e de assumir a responsabilidade dos seus actos.

4. Fundamentar a priorização dos valores e dar razões das escolhas pessoais.

5. Conhecer o mundo e pensar criticamente a realidade.

6. Valorizar a cooperação e agir na sociedade de forma criativa e solidária.

7. Respeitar e valorizar os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de estar.

8. Reconhecer e promover o valor do património histórico, ecológico, cultural e humano.

9. Compreender a importância do fenómeno religioso como parte integrante do indivíduo e da sociedade.

10. Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Católica na construção da História.

11. Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Cristã.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

  1. O que é a religião?

  2. Para que serve a religião?

  3. Religiões do Extremo Oriente: Hinduísmo e Budismo

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

2.º Período

  1. As religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo

  2. A novidade de Jesus

6. Jesus, mensagem e vida

Aulas Previstas – 10 aulas (45 minutos)

 

3.º Período

  1. As religiões na História (I)

  2. As religiões na História (II)

  3. A religião na nossa sociedade

Aulas Previstas – 9 aulas (45 minutos)

 

 

educação visual

9.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

Cger4. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

Cger5. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

Cger6. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

Cger7. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

Cger8. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

Cger9. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

01. Compreender a figura humana e as suas relações básicas de estrutura, proporção, anatomia e antropometria.

Compreender o rosto humano como uma estrutura proporcionada, modulada e simétrica.

 

02. Representar a forma recorrendo a um critério coerente e fundamentado de organização dos elementos visuais.

 

03. Desenvolver a capacidade de representação e de expressão através do desenho geométrico.

 

04. Desenvolver a capacidade de representação e de expressão através de diferentes técnicas e materiais.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

A - Figura Humana e Rosto.

 

B - Representação de objectos.

Aulas Previstas – 16,5 Blocos (33 aulas)

 

2.º Período

C - Geometria Plana.

 

D - Axonometrias, Método Europeu e Perspectiva cónica.

Aulas Previstas – 15 Blocos (30 aulas)

 

3.º Período

E - Sistema de Dupla Projecção Ortogonal.

 

F - Técnicas e materiais.

Aulas Previstas - 13 Blocos (26 aulas)

 

 

Educação Visual

9º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

 

Competências Gerais

Competências Específicas

1-     Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

2-     Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

3-     Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.

4-     Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

5-     Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável.

6-     Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

7-     Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

8-     Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

9-     Relacionar harmoniosamente o corpo com espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. 

 

 

- Compreender a figura humana e as suas relações básicas de    

   estrutura, proporção, anatomia e antropometria.

  Saber representar o movimento. Compreender o rosto humano

  como uma estrutura proporcionada, modulada e simétrica.

- Representar a forma recorrendo a um critério coerente e

   fundamentado de organização dos elementos visuais.

- Desenvolver a capacidade de representação e de expressão

  através do desenho geométrico.

- Desenvolver a capacidade de representação e de expressão

  através de diferentes técnicas e materiais.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Figura Humana e Rosto

- Representação de objectos

Aulas Previstas - 16 Blocos ( 32 aulas)

 

2.º Período

- Geometria Plana

- Perspectiva Cónica

- Axonometrias

- Método Europeu 

Aulas Previstas - 16 Blocos ( 32 aulas)

 

3.º Período

- Sistema de Dupla Projecção Ortogonal

- Técnicas e Materiais

Aulas Previstas - 13 Blocos ( 26 aulas)

 

 

Estudo Acompanhado

9º. Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1 – Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

CG2 – Usar adequadamente linguagem das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

CG3 – Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

CG5 – Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados.

CG6 – Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

CG8 – Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

CG9 – Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

 

- Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade;

- Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema;

- Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e necessidades;

- Usar diferentes estratégias de compreensão;

- Reflectir sobre personagens, acontecimentos, temas e ideias-chave;

- Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens;

- Valorizar as diferentes formas de linguagem;

- Valorizar e apreciar a língua portuguesa;

- Usar a língua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

- Promover o gosto pelo uso correcto da língua portuguesa;

- Pesquisar, seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função de questões, necessidades ou problemas a resolver.

- Realizar tarefas por iniciativa própria;

- Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa;

- Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaço de intervenção aos seus parceiros.

 

 

  1. Conteúdos

1.º Período

- Experiências de leitura/ escrita a partir de obras de autores seleccionados.

- Partilha e construção de significados a partir das leituras realizadas.

- Realização de actividades a partir de necessidades/interesses manifestados.

Aulas Previstas – 9º A 12 aulas

                               9º B 11 aulas

 

2.º Período

- Experiências de leitura/ escrita a partir de obras de autores seleccionados.

- Partilha e construção de significados a partir das leituras realizadas.

- Realização de actividades a partir de necessidades /interesses manifestados.

Aulas Previstas – 9º A 12 aulas

                               9º B 11 aulas

 

3.º Período

 - Experiências de leitura/ escrita a partir de obras de autores seleccionados.

- Partilha e construção de significados a partir das leituras realizadas.

- Realização de actividades a partir de necessidades/ interesses manifestados.

Aulas Previstas – 9º A   8 aulas

                                9º B 10 aulas

 

 

Francês

9.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.      

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.              

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa  

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa      

. Produzir diferentes tipos de texto                                              

 

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

-  Les métiers

 - Les professions

 - Les valeurs artistiques et la jeunesse

 - Le parc européen du volcanisme, Vulcania

 - Les formes de pollution

 - Préservation de l' environnement

 - Les parcs naturels

 - Centres scientifiques et technologiques

 - Scientifiques français

 - Les cafés de Paris

 - Cinéma français

 - Le Centre Pompidou                  

-Temps verbaux: Les temps de l' indicatif

 - Le subjonctif Présent

 - Le Conditionnel

 - Les pronoms personnels

 - Les pronoms relatifs

 - L' accord du participe passé

 - Expressions temporelles / but / cause / opposition / condition

Aulas

previstas

1.º

2.º

3.º

22 aulas

20 aulas

16 aulas

 

  

Francês

9.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

. Analisar / Compreender um texto / Imagem.                            

. Descrever e relatar acções / Acontecimentos presentes e passados.  

. Expressar sentimentos.                                                               

. Dar opiniões - Concordar ou discordar.                                   

. Escrever cartas informais.                                              

. Ler com expressividade.                                                             

. Estabelecer afinidades / Diferenças entre aspectos cultura da nossa sociedade e de países de língua francesa.

. Conhecer e aplicar, em situação estruturas pragmáticas da língua francesa  

. Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua francesa   

. Produzir diferentes tipos de texto                                              

 

2-     Conteúdos

 

Conteúdos: Thémes

Structures grammaticales

-  Les métiers

 - Les professions

 - Les valeurs artistiques et la jeunesse

 - Le parc européen du volcanisme, Vulcania

 - Les formes de pollution

 - Préservation de l' environnement

 - Les parcs naturels

 - Centres scientifiques et technologiques

 - Scientifiques français

 - Les cafés de Paris

 - Cinéma français

 - Le Centre Pompidou                  

-Temps verbaux: Les temps de l' indicatif

 - Le subjonctif Présent

 - Le Conditionnel

 - Les pronoms personnels

 - Les pronoms relatifs

 - L' accord du participe passé

 - Expressions temporelles / but / cause / opposition / condition

Aulas

previstas

1.º

2.º

3.º

22 aulas

22 aulas

16 aulas

 

 

Geografia

9.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

 

 

Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;

Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informático;

Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico, fazendo uso das aplicações informáticas usuais;

Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas operativos de ambiente gráfico;

Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;

Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de comunicação em tempo real;

Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;

Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de apresentações;

Cooperar em grupo na realização de tarefas;

Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Actividades Económicas

Redes de Transporte e de Telecomunicações

- Diferentes modos de transporte.

- Contrastes no desenvolvimento das redes de transporte.

- A importância das telecomunicações.

Ambiente e Sociedade

Impactes ambientais da acção humana.

 - População e ambiente.

Aulas Previstas – 24         12 Blocos

 

2.º Período

Ambiente e Sociedade

1. Impactes ambientais da acção humana.

 - População e ambiente.

Aulas Previstas – 22               11 Blocos

 

3.º Período

Ambiente e Sociedade

 2. Desenvolvimento Sustentável.

- Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Contrastes de Desenvolvimento

1. Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento

- Diferentes níveis de desenvolvimento.

2. Interdependência entre espaços com diferentes Níveis de Desenvolvimento.

 - Obstáculos ao desenvolvimento e procura de soluções.

 - Metas de desenvolvimento.

Aulas Previstas -   16               8 Blocos

 

 

inglês

9º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CGs 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUVIR / FALAR / ESCREVER / LER

 

- Analisar/compreender um texto/imagem;

-Descrever e relatar acções/acontecimentos presentes, passados e futuros;

- Expressar sentimentos;

- Dar opiniões – concordar ou discordar;

- Escrever cartas formais e informais;

- Ler com expressividade;

- Estabelecer afinidades/diferenças entre aspectos culturais da nossa sociedade e de países de língua Inglesa;

- Conhecer e aplicar, em situação, estruturas pragmáticas da língua Inglesa;

- Utilizar correctamente as normas de funcionamento da língua Inglesa;

- Produzir diferentes tipos de texto.

 

  1. Conteúdos:                                                                                                                      

1.º Período

  TOPICS                                                                                          GRAMMAR

- Travelling                                                                                        - Past Simple

- Cinema/Music                                                                                 - Adjectives: - formation

- Health and Fitness                                                                                              - compound adjectives

                                                                                                         - Used to + infinitive

                                                                                                         - Past Continuous/Past Simple

                                                                                                         - Present Perfect Simple and Continuous

                                                                                                         - Past Perfect

                                                                                                          - If Clauses: Type 1 / 2 / 3

Aulas Previstas -  36

 

2.º Período

   TOPICS                                                                                      GRAMMAR

- Dependencies: - smoking                                                               - Contrast clauses

                            - alcoholism                                                        - Reported Speech

                            - drug addiction                                                   - Modal Verbs

- Jobs and Careers: applying for a job                                                - Noun suffixes

                                                                                                      - Infinitive with TO and without TO / Gerund

                                                                                                      - Relative Pronouns: Defining/Non Defining relative clauses

                                                                                                      - Rephrasing

Aulas Previstas -  30

 

3.º Período

   TOPICS                                                                                      GRAMMAR

- Technological Developments:- computers                                       - Passive Voice: the idiomatic passive

                                                  - mobile phones                           - Rephrasing

Aulas Previstas -  24

NOTA: Ao longo do ano, as professoras integrarão um projecto “eTwinning” transversal com a disciplina de TIC.

 

 

Língua Portuguesa

9.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreensão do oral

1-     Compreensão de formas complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

2-     Capacidade de extrair informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral, cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos prolongados

3-     Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos

 

Expressão oral

1-      Fluência e adequação da expressão oral em contextos formais

2-      Capacidade de utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como estratégia de adesão, de oposição e de persuasão

3-      Conhecimento vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

 

Leitura

1-     Fluência de leitura e eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista

2-     Capacidade para reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades informativas deste

3-     Conhecimento das chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.

 

Expressão Escrita

1-     Naturalidade e correcção no uso multifuncional do processo de escrita.

2-     Capacidade para usar multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes da função, forma e destinatário.

3-     Conhecimento dos géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos produtos do processo de escrita.

 

Funcionamento da Língua

1-       Conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.

2-       Capacidade de reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.

3-       Conhecimento sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua.

 

2-     Conteúdos

1.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      Género dramático

§       Estudo da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

§      Biografia e bibliografia de Gil Vicente

§      Marcas genéricas

§      A dupla finalidade do teatro vicentino

§      Tipos de cómico

§      Níveis de língua

§      Intemporalidade e universalidade

§      Funcionamento da Língua

§      Recursos estilísticos

§      Origem e evolução da língua

§      Processos de enriquecimento vocabular

§      Fenómenos fonéticos

§      Discurso directo/ indirecto

§      Tempos verbais

§       Revisão de conteúdos leccionados em anos lectivos anteriores

Aulas Previstas -              22 Blocos  ( 44   aulas)

 

2.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      O Texto Poético

§      Leitura orientada de poemas

§      Identificação de sentidos implícitos e explícitos

§      Identificação do tema e do assunto

§      Recursos expressivos

§      A Narrativa Épica

§      Bibliografia de Camões

§      Renascimento, Classicismo e Humanismo

§      Contextualização da obra

§      Fontes

§      Estrutura da Epopeia

§      Planos Narrativos

§      Técnica Narrativa

§      Valores estéticos e simbólicos

§      Recursos expressivos

 

 Funcionamento da Língua

§      Relações de forma e/ ou sentido entre palavras

§      Classes de palavras

§      Elementos essenciais e acessórios da frase

§      Revisão de conteúdos leccionados em anos anteriores

§      Tipos/ Formas de frase

Aulas Previstas -     22 Blocos   (44  aulas)

 

3.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      Texto Narrativo

§      Texto literário/ não literário

§      “O Tesouro”, de Eça de Queirós e “A Torre da Má Hora”, de Manuel da Fonseca

§      Bibliografia do autor

§      Estrutura do conto

§      Categorias da narrativa

§      Modos de expressão

§      O resumo/ reconto

§      Funcionamento da Língua

§      Classe de palavras

§      Formação de palavras

§      Coordenação/ subordinação

§      Funções sintácticas

§      Revisão de conteúdos leccionados

Aulas Previstas -               18 Blocos ( 36  aulas)

 

 

Língua Portuguesa

9.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

CG2- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

CG3- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

CG5- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

CG6- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

CG7- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

CG8- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

CG9- Cooperar com os outros em tarefas e projectos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreensão do oral

1-     Compreensão de formas complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

2-     Capacidade de extrair informação de discursos de diferentes géneros formais e públicos do oral, cuja complexidade e duração exijam focalização da atenção por períodos prolongados

3-     Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente para realizar diferentes objectivos comunicativos

 

Expressão oral

1-      Fluência e adequação da expressão oral em contextos formais

2-      Capacidade de utilização de recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como estratégia de adesão, de oposição e de persuasão

3-      Conhecimento vocabular e gramatical requerido nos géneros formais e públicos do oral necessários para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

 

Leitura

1-     Fluência de leitura e eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista

2-     Capacidade para reconstruir mentalmente o significado de um texto (Literário e não literário) em função da relevância e da hierarquização das unidades informativas deste

3-     Conhecimento das chaves linguísticas e textuais que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos.

 

Expressão Escrita

1-     Naturalidade e correcção no uso multifuncional do processo de escrita.

2-     Capacidade para usar multifuncionalmente a escrita, com a consciência das escolhas decorrentes da função, forma e destinatário.

3-     Conhecimento dos géneros textuais e das técnicas de correcção e aperfeiçoamento dos produtos do processo de escrita.

 

Funcionamento da Língua

1-       Conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português.

2-       Capacidade de reflexão linguística com objectivos cognitivos gerais e específicos.

3-       Conhecimento sistematizado dos aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Português padrão, pela apropriação de metodologias de análise da língua.

 

2-     Conteúdos

1.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      Género dramático

§       Estudo da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

§      Biografia e bibliografia de Gil Vicente

§      Marcas genéricas

§      A dupla finalidade do teatro vicentino

§      Tipos de cómico

§      Níveis de língua

§      Intemporalidade e universalidade

§      Funcionamento da Língua

§      Recursos estilísticos

§      Origem e evolução da língua

§      Processos de enriquecimento vocabular

§      Fenómenos fonéticos

§      Discurso directo/ indirecto

§      Tempos verbais

§       Revisão de conteúdos leccionados em anos lectivos anteriores

Aulas Previstas -              22 Blocos  ( 44   aulas)

 

2.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      O Texto Poético

§      Leitura orientada de poemas

§      Identificação de sentidos implícitos e explícitos

§      Identificação do tema e do assunto

§      Recursos expressivos

§      A Narrativa Épica

§      Bibliografia de Camões

§      Renascimento, Classicismo e Humanismo

§      Contextualização da obra

§      Fontes

§      Estrutura da Epopeia

§      Planos Narrativos

§      Técnica Narrativa

§      Valores estéticos e simbólicos

§      Recursos expressivos

 

 Funcionamento da Língua

§      Relações de forma e/ ou sentido entre palavras

§      Classes de palavras

§      Elementos essenciais e acessórios da frase

§      Revisão de conteúdos leccionados em anos anteriores

§      Tipos/ Formas de frase

Aulas Previstas -     22 Blocos   (44  aulas)

 

3.º Período

Conteúdos Temáticos

 

§      Texto Narrativo

§      Texto literário/ não literário

§      “O Tesouro”, de Eça de Queirós e “A Torre da Má Hora”, de Manuel da Fonseca

§      Bibliografia do autor

§      Estrutura do conto

§      Categorias da narrativa

§      Modos de expressão

§      O resumo/ reconto

§      Funcionamento da Língua

§      Classe de palavras

§      Formação de palavras

§      Coordenação/ subordinação

§      Funções sintácticas

§      Revisão de conteúdos leccionados

Aulas Previstas -               18 Blocos ( 36  aulas)

 

 

Matemática

9.º Ano

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

Competência Geral 1

 

Competência Geral 2

 

Competência Geral 3

 

Competência Geral 5

 

Competência Geral 6

 

Competência Geral 7

 

Competência Geral 8

 

Competência Geral 9

Aptidão para trabalhar com valores aproximados de números reais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo;

Aptidão para operar com potências e para compreender a escrita de números em notação científica;

Reconhecimento do significado de fórmulas no contexto de situações concretas e a aptidão para usá-las na resolução de problemas;

Aptidão para usar equações como meio de representar situações problemáticas e para resolver equações, assim como para realizar procedimentos algébricos simples;

Aptidão para realizar construções geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas;

Compreensão do conceito de forma de uma figura geométrica e reconhecimento das relações entre elementos de figuras semelhantes;

Aptidão para resolver problemas geométricos através de construções, assim como para justificar os processo utilizados;

Aptidão para resolver problemas geométricos através de construções, nomeadamente envolvendo semelhança de triângulos, assim como para justificar os processos utilizados;

A tendência para procurar invariantes em figuras geométricas e para utilizar modelos geométricos na resolução de problemas reais;

Predisposição para identificar transformações geométricas e sensibilidade para relacionar a geometria com a arte e com a técnica;

Reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e inversa e aptidão para resolver problemas no contexto de tais situações;

Reconhecimento dos conjuntos dos números inteiros, racionais e reais das diferentes formas de representação dos elementos desses conjuntos e das relações entre eles, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um deles e a aptidão para usá-las em situações concretas;

Compreensão das noções de moda, média aritmética e mediana, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas;

A compreensão das noções de conjectura, teorema e demonstração, assim como das consequências do uso de diferentes definições;

A predisposição para procurar entender a estrutura de um problema e a aptidão para desenvolver processos de resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas;

A aptidão para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos;

A predisposição para raciocinar matematicamente, isto é, para explorar situações problemáticas, procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações, pensar de maneira lógica;

Sensibilidade para decidir quais as medidas de tendência central são mais adequadas para caracterizar um dada situação;

Sentido crítico face à apresentação tendenciosa de informação sob a forma de gráficos enganadores e afirmações baseadas em amostras não representativas;

A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem das probabilidades em casos simples;

A compreensão da noção de probabilidade e a aptidão para calcular a probabilidade de um acontecimento em casos simples.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

A linguagem das probabilidades

A escala das probabilidades

Cálculo da probabilidade de um acontecimento; Lei de Laplace

Frequência relativa e probabilidade

 

Os números irracionais; conjunto dos números reais

Operações e problemas com números reais

Inequações e intervalos de números reais; monotonia da adição

Intersecção e reunião de intervalos de números reais; conjunção e disjunção de condições

 

Equações do 1º grau com duas incógnitas

Resolução gráfica e analítica de um sistema

Classificação e resolução de sistemas

Resolução de problemas formando e resolvendo sistemas de equações

Aulas Previstas – 24 Blocos (48 aulas)

 

2.º Período

Operações com polinómios; casos notáveis da multiplicação; factorização

Resolução de equações do 2º grau incompletas; Lei do Anulamento do Produto

Equações do 2º grau completas; fórmula resolvente

Resolução de problemas do 2º grau

 

Proporcionalidade inversa

Função de proporcionalidade inversa

Leitura e interpretação de gráficos

Representação gráfica de funções

 

Razões trigonométricas de um ângulo agudo

A calculadora e a trigonometria

Resolução de triângulos rectângulos

Relação entre as razões trigonométricas do mesmo ângulo

Aulas Previstas – Turma A e B: 20 Blocos (40 aulas)

 

 

3.º Período

Ângulos numa circunferência

Ângulos ao centro e ângulos inscritos numa circunferência

Rectas e circunferência; tangente a uma circunferência

Polígonos; ângulos de um polígono

Área de um polígono regular

Rotações e outras isometrias

 

Sólidos geométricos

Áreas e volumes de sólidos: prismas e cilindros; pirâmides e cones; superfícies esférica e esfera

Critérios de paralelismo e perpendicularidade

Construção da geometria

Aulas Previstas –16 Blocos (32 aulas)

 

 

Tecnologias de informação e comunicação

9.º Ano Turma A

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;

Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informático;

Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico, fazendo uso das aplicações informáticas usuais;

Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas operativos de ambiente gráfico;

Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;

Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de comunicação em tempo real;

Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;

Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de apresentações;

Cooperar em grupo na realização de tarefas;

Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Introdução aos Sistemas Operativos.

Internet.

Aulas Previstas - 24                12 Blocos

 

2.º Período

Processamento de Texto.

Folha de Cálculo.

Criação de Apresentações.

Aulas Previstas – 18               9  Blocos

 

3.º Período

Criação de página Web.

Desenvolvimento de projectos: Vídeo e Imagem.

Aulas Previstas -   16               8  Blocos

 

 

Tecnologias de informação e comunicação

9.º Ano Turma B

  1. Competências Essenciais

Competências Gerais

Competências Específicas

 

Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Cger2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Cger3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

Cger5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de

aprendizagem adequadas a  objectivos visados.

Cger6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a   transformar em conhecimento mobilizável.

Cger7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de    problemas e à tomada de decisões.

Cger8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e   criativa.

Cger9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.

 

 

 

Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação na tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual;

Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos computadores, de modo a poder tomar decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informático;

Utilizar as funções básicas do sistema operativo de ambiente gráfico, fazendo uso das aplicações informáticas usuais;

Evidenciar proficiência na utilização e configuração de sistemas operativos de ambiente gráfico;

Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;

Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, do correio electrónico e das ferramentas de comunicação em tempo real;

Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação da internet, com vista a uma selecção criteriosa da informação;

Utilizar um processador de texto e um aplicativo de criação de apresentações;

Cooperar em grupo na realização de tarefas;

Aplicar as suas competências em TIC em contextos diversificados.

 

  1. Conteúdos

1.º Período

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Introdução aos Sistemas Operativos.

Internet.

Aulas Previstas – 26                13 Blocos

 

2.º Período

Processamento de Texto.

Folha de Cálculo.

Criação de Apresentações.

Aulas Previstas – 20               10 Blocos

 

3.º Período

Criação de página Web.

Desenvolvimento de projectos: Vídeo e Imagem.

Aulas Previstas -   16               8 Blocos

 

Página Inicial                 Apresentação                  Actividades                  Projecto Educativo                   Alunos/Turmas
Publicações                 MTA                 Espaços/Instalações                 Diversos