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DIVERSOS - Critérios Gerais de Avaliação para 2006/07

 

Procura-se que a avaliação seja um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e que certifique as aquisições realizadas pelos alunos.

Na avaliação intervêm todos os professores envolvidos, com particular responsabilidade para o professor titular da turma, no 1º ciclo, e os professores que integram o Conselho de Turma, nos 2º e 3º ciclos.

Nas reuniões de avaliação não estão presentes os representantes dos pais, nem dos alunos.

 

 

 

Pré-Escolar

A avaliação no jardim-de-infância, é feita através do desenrolar do processo de aprendizagem, mais que do produto final.

Instrumentos: registos de incidentes críticos, registo fotográfico, interacções adulto/criança, produções.

 

 

 

1º Ciclo

Instrumentos de avaliação

·        Boletim Individual de Avaliação

·        Registo Biográfico

·        Registo de Avaliação

·        Fichas de Avaliação

·        Fichas de Trabalho

·        Relatórios para alunos/as com dificuldades de aprendizagem

·        Planos de Recuperação

·        Fichas de Auto-avaliação (a partir do 2º ano)

·        Relatórios Analíticos para os/as alunos/as que não transitam.

 

Intervenientes na avaliação

·        Professor/a titular e professores/as das restantes áreas

·        Aluno/a através da auto-avaliação

·        Conselho de Docentes que acompanha todo o processo (cognitivo, afectivo, comportamental) dos/as alunos/as ao longo do ano

·        Encarregados/as de educação

·        Serviços especializados de apoio educativo e psicológica, em situações especiais (psicólogos, terapeutas da fala, …)

·        Conselho Pedagógico, que aprova os critérios gerais de avaliação.

 

Modalidades de Avaliação

·        Avaliação Diagnóstica (ocorrerá sempre que se justifique).

·        Avaliação Formativa (ocorrerá mensalmente e sempre que o/a professor/a achar pertinente).

·         Avaliação Sumativa Interna (ocorrerá no final de cada período, no final do ano lectivo e no final do ciclo) e externa (provas de aferição).

·        Avaliação Extraordinária para os/as alunos/as retidos/as em qualquer ano de escolaridade e que não reúnam as condições necessárias à sua progressão.

 

Efeitos da avaliação sumativa

·        A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou não do/a aluno/a, expressa através das menções de Transitou ou Não Transitou, no final de cada ano. No final de cada ciclo será expressa através das menções Aprovado ou Não Aprovado.

·        A decisão da progressão do/a aluno/a será tomada em Conselho de Docentes.

·        Deve ser ponderado o perfil global do/a aluno/a em situação de retenção.

·        Nos anos não terminais de ciclo, a decisão de progressão de um/a aluno/a deve ser tomada por unanimidade quando se verifique que não desenvolveu as competências essenciais a Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.

·        A retenção traduz-se na repetição do ano em causa. Compete ao/à professor/a titular elaborar o relatório analítico que identifique as competências não desenvolvidas do/a aluno/a.

 

Componentes avaliadas

A avaliação no 1º ciclo é essencialmente contínua.

 

Domínio Cognitivo

·        Actividades desenvolvidas na sala de aula 

·        Trabalhos de casa

·        Trabalhos de grupo

·        Pesquisa e trabalhos de investigação

·        Fichas formativas

·        Fichas de avaliação sumativa

 

Domínio de Atitudes

·        Assiduidade/ pontualidade

·        Empenho e participação nas actividades

·        Sentido de responsabilidade em todas as tarefas

·        Autonomia/criatividade

·        Atenção/postura na sala de aula

·        Cuidado e manutenção de espaços e materiais

·        Conhecimento e actuação segundo regras estabelecidas, critérios e normas de conduta de boas práticas de intervenção social

·        Relação com os outros (colegas, professores e funcionários)

·        Capacidade de saber estar e saber escutar

·        Trabalho de grupo (desempenho individual e interacção com o grupo)

·        Organização

·        Espírito crítico

·        Intervenções oportunas e correctas

·        Cumprimento do Regulamento Interno do Colégio.

 

 

 

2º e 3º Ciclos

Legislação Aplicável:

·        Decreto-Lei nº 6/2001 de 18 de Janeiro

·        Decreto-Lei nº 209/2002 de 17 de Outubro

·        Despacho Normativo nº 1/2005, de 5 de Janeiro

·        Esclarecimentos sobre o Despacho Normativo n.º1/2005, de 5 de Janeiro do Gabinete do Secretário de Estado de Educação

·        Despacho Normativo nº 31/2005 de 12 de Maio

·        Despacho Normativo nº 50/2005 de 9 de Novembro

·        Circular 7/2006

·        Despacho Normativo n.º 18/2006 de 14 de Março

·        Despacho Normativo n.º 22/2006 de 31 de Março

·        Declaração de Rectificação n.º 25/2006 de 21 de Abril

 

Princípios a ter em conta:

·        Transparência e rigor;

·        Valorização da evolução de cada aluno/a ao longo do ano e do ciclo.

 

Objecto: A avaliação incide sobre as competências e aprendizagens definidas no currículo nacional para as diversas áreas e disciplinas de cada ciclo, expressas no PCE e no PCT.

 

Instrumentos de registo de avaliação:

·        Pautas

·        Registo Biográfico

·        Ficha de Registo individual

·        Ficha de Auto-avaliação dos/as alunos/as no final do ano

·        Relatórios Intercalares, para alunos/as com mais de três níveis negativos, ou níveis negativos a Língua Portuguesa e Matemática, com carácter facultativo e provisório no caso dos 5º e 7º anos, no primeiro momento de avaliação intercalar

·        Fichas de Avaliação Intercalar, para todos/as os/as alunos/ as, excepto para os de 5º e 7º anos de escolaridade, no primeiro momento de avaliação intercalar

·        Plano de Recuperação para os/as alunos/as com três ou mais níveis inferiores a três, a implementar a partir das intercalares de Novembro.

·        Plano de Acompanhamento para os/as alunos/as que não transitem ou não aprovem e que são convertidos em Planos de Recuperação logo no início do ano lectivo subsequente.

·        Plano de Desenvolvimento aplicável aos /as alunos/as que revelem capacidades excepcionais de aprendizagem.

 

Intervenientes na avaliação:

·        Professor/a, que propõe, na sua disciplina, a avaliação para cada aluno de acordo com os critérios de avaliação que regem a sua área curricular.

·        Aluno/a, através da auto-avaliação. No final de cada período em cada disciplina e área curricular não disciplinar e, no final do ano, através de uma Ficha de Auto-avaliação global.

·        Conselho de Turma, que ao longo do ano lectivo acompanha o processo de desenvolvimento cognitivo, comportamental e afectivo de cada aluno/a; no final de cada período aprova a avaliação proposta por cada professor/a e se pronuncia; no final de cada ano, sobre a transição/aprovação de cada aluno/a.

·        Encarregado/a de Educação que, nos momentos de avaliação intercalar e no final de cada período ao ser informado pelo/a Director/a de Turma dos progressos registados, tem oportunidade de se pronunciar; no caso de segunda retenção no mesmo ciclo é chamado a dar o seu parecer; no final de cada ano lectivo poderá recorrer da avaliação nos termos dos pontos 66 e 70 do Despacho Normativo 1/2005.

·        Conselho Pedagógico, que aprova os critérios gerais de avaliação e os critérios por departamento; a modalidade, matriz e datas de realização das provas globais do 9º ano. Pronuncia-se sobre as situações de uma segunda retenção; decide sobre os pedidos de revisão da avaliação interpostos pelos/as Encarregados/as de Educação. Avalia os Planos de Recuperação, Acompanhamento e Desenvolvimento.

·        Serviços especializados de apoio educativo e de orientação psicológica, em situações especiais.

·        Direcção Pedagógica, assegura os recursos humanos e materiais necessários à execução dos Planos de Recuperação, Acompanhamento e Desenvolvimento.

 

Modalidades de Avaliação:

Diagnóstica – Poderá ocorrer sempre que o/a professor/a julgar conveniente articulada com a formativa.

Formativa     – Nos momentos intercalares:

1º Período – Novembro

2º Período – Fevereiro

3º Período – Maio (para os alunos/as com dificuldades)

·        Apreciação qualitativa do progresso de cada aluno/a, a nível de aproveitamento, comportamento, participação e trabalhos, através de uma menção qualitativa.

·        Elaboração de Planos para os/as alunos/as com três ou mais níveis negativos ou com níveis negativos a Língua Portuguesa e a Matemática, diagnosticando as dificuldades e propondo estratégias de trabalho visando a sua superação.

·        Os/as alunos/as que frequentam o 5.º e 7.º anos de escolaridade não serão avaliados individualmente no primeiro momento de avaliação intercalar, em Novembro.

Sumativa    

a) Interna – Realiza-se no final de cada período lectivo, ano lectivo e ciclo.

·        Em cada período

o       Apreciação global do progresso do/a aluno/a, de acordo com os critérios de avaliação de cada disciplina, que se traduz na atribuição de um nível (de 1 a 5).

o       Nas Áreas Curriculares não Disciplinares traduz-se numa síntese descritiva e na menção qualitativa de Não Satisfaz, Satisfaz e Satisfaz Bem.

o       No domínio das atitudes e comportamentos os/as alunos/as são avaliados/as qualitativamente num conjunto de itens.

o       No primeiro período dos 5º e 7º anos de escolaridade, a avaliação sumativa assumirá um carácter quantitativo.

·        No final de ano

o       Apreciação global das aprendizagens e das competências desenvolvidas pelo/a aluno/a

o       Decisão de transição de ano

o       Verificação das condições de admissão aos exames de 9º ano

·        No final do 3º ciclo, inclui a realização de uma prova global ou de um trabalho final que possui uma ponderação de 25% sobre a nota final em cada área curricular, à excepção de Língua Portuguesa e Matemática.

b) Externa

4.º e 6.º Anos

·                  Provas de Avaliação Aferida a Língua Portuguesa e Matemática da responsabilidade do Ministério da Educação.

 

9.º Ano

·        É da responsabilidade do Ministério da Educação e faz-se mediante a realização de exames nacionais às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, incidindo sobre as aprendizagens e competências do 3º ciclo.

·        Estes exames terão o peso de 30% sobre a nota final.

·        Não serão admitidos a exame os/as alunos/as contemplados nos nºs 42 e 43 do Despacho Normativo 1/2005.

 

Extraordinária para o/a aluno/a retido/a anteriormente e que não possua condições necessárias à sua progressão.

 

 

Escala de classificação

 

NÍVEL

PERCENTAGEM

MENÇÃO QUALITATIVA

1

De 0% a 19%

Não Satisfaz

2

De 20% a 49%

Não Satisfaz

3

De 50% a 74%

Satisfaz

4

De 75% a 89%

Satisfaz Bastante

5

De 90% a 100%

Excelente

 

 

Efeitos da avaliação sumativa

·        A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou não do/a aluno/a, expressa através das menções de Transitou, ou Não transitou, no final de cada ano, e de Aprovado/a ou Não aprovado/a, no final de ciclo.

·        A decisão de progressão dos/as alunos/as é uma decisão pedagógica e tomada pelo Conselho de Turma, sempre que considere que:

o       O/a aluno/a desenvolveu as competências necessárias para prosseguir os estudos, nos anos terminais de ciclo, salvaguardando as disposições legisladas para o 9º ano.

o       As competências demonstradas pelo/a aluno/a permitem o desenvolvimento das competências essenciais definidas para o final do respectivo ciclo, nos anos não terminais de ciclo.

·        Deve ser ponderado o perfil global do/a aluno/a em situação de retenção.

·        Nos anos não terminais de ciclo, a decisão de progressão de um/a aluno/a deve ser tomada por unanimidade quando se verifique que não desenvolveu as competências essenciais a:

o       Língua Portuguesa, Matemática e outra disciplina;

o       Quatro disciplinas, desde que não integrem cumulativamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;

o       Três disciplinas e Área de Projecto, desde que não integrem cumulativamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

·        Quando a decisão não for tomada por unanimidade, deverá proceder-se a nova reunião de Conselho de Turma na qual a decisão de progressão, devidamente fundamentada, deverá ser tomada por dois terços dos/as professores/as que integram o Conselho de Turma.

·        No final do 2º ciclo, a decisão de progressão de um/a aluno/a deve ser tomada por unanimidade quando se verifique que não desenvolveu as competências essenciais a:

o       Língua Portuguesa e Matemática;

o       Três disciplinas;

o       Duas disciplinais e Área de Projecto, desde que não integrem cumulativamente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

·        Quando a decisão não for tomada por unanimidade, deverá proceder-se a nova reunião de Conselho de Turma na qual a decisão de progressão, devidamente fundamentada, deverá ser tomada por dois terços dos/as professores/as que integram o Conselho de Turma.

·        No final do 3º ciclo – O aluno não progride e obtém a menção de Não aprovado, quando se verifique que não desenvolveu as competências essenciais a:

o       Língua Portuguesa e Matemática;

o       Três disciplinas;

o       Duas disciplinas e Área de Projecto.

·        A retenção traduz-se na repetição de todas as áreas disciplinares e disciplinas em que o/a aluno/a ficou retido. Compete ao Conselho de Turma elaborar um Relatório analítico que identifique as competências não desenvolvidas pelo/a aluno/a.

 

 

 

critérios de avaliação por departamentos disciplinares

 

 

Departamento de Línguas

Língua Portuguesa; Francês; Inglês.

 

Domínio Cognitivo

Componente escrita – expressão e compreensão – 85% – Língua Portuguesa.

                                                                                   – 80% – Inglês e Francês

 

Esta componente engloba todo e qualquer exercício relativo à interpretação e criação de mensagens escritas, independentemente da dimensão dos enunciados, podendo ir desde uma simples frase até ao texto propriamente dito. Não se circunscreve, portanto, às fichas de avaliação sumativa, abarcando todos os exercícios feitos individualmente ou em grupo.

Componente oral – expressão e compreensão – 10% – Língua Portuguesa

                                                                             – 15% – Inglês e Francês

 

Saber comunicar / saber ouvir / saber falar:

Correcção morfo-sintáctica, vocabular e semântica;

Clareza;

Coerência;

Pertinência;

Poder de síntese;

Capacidade de distinguir o essencial do acessório...

O departamento atribuiu 10%/15% a esta componente devido a condicionalismos respeitantes à personalidade (inibição/timidez) de alguns alunos, bem como ao número de elementos por turma que nem sempre permite ajuizar correctamente o desempenho dos alunos.

Domínio de Atitudes

Atitudes e valores – 5%

Interesse/empenho nas actividades (manifestado, por exemplo, através dos trabalhos de casa);

Postura/Atenção nas aulas;

Organização;

Autonomia/iniciativa;

Comportamento e atitudes em relação aos outros, respeito pelas opiniões e trabalhos de outrem;

Assiduidade e pontualidade;

Sentido de responsabilidade;

Cumprimento do regulamento interno

Nota: Em caso de dúvida no nível a atribuir na avaliação do final do período, esta última componente tornar-se-á decisiva, assim como a evolução/estabilidade em termos de aprendizagem.

 

 

Departamento de Ciências humanas e Sociais

História e Geografia de Portugal; História; Geografia.

Domínio Cognitivo

Avaliação escrita – 80%

Realiza as fichas de avaliação sumativa, nas quais são factores de valorização:

o uso correcto da Língua Portuguesa e a capacidade de organizar e estruturar as respostas[1];

correcção científica dos factos expostos para a abordagem das questões;

relevância dos factos expostos para a abordagem das questões.

Domínio de Atitudes

Trabalhos – 6%

Realiza os trabalhos de casa solicitados.

Realiza as fichas de avaliação formativa.

Coopera nos trabalhos de grupo: emite opinião, ouve a opinião dos/as outros/as e envolve-se em todo o processo de concepção, realização e apresentação dos trabalhos.

Realiza de forma autónoma, criativa e organizada os trabalhos de pesquisa.

Realiza os trabalhos de pesquisa com correcção científica.

Comportamento – 5%

Respeita o/a professor/a e os/as colegas.

Respeita o ambiente de trabalho: não perturba com conversas, brincadeiras, gestos e outras atitudes menos correctas e é pontual.

Empenho – 4%

Demonstra interesse pela disciplina, questionando, participando e investigando.

Tem o caderno diário organizado.

Traz o material necessário à aula.

Participação – 5%

Intervém de modo oportuno e correcto.

Está atento/a.

Permite que os/as outros/as intervenham.

Solicita a palavra sempre que pretende intervir.

 

Ponderação do Peso de Cada Período na Avaliação de Final de Ano:

No 1º Período a avaliação global dos alunos traduzirá o resultado da aplicação dos critérios acima definidos.

No 2º e 3º Período propõe-se que a avaliação contemple os critérios acima definidos e a aplicação de uma média ponderada, na qual o 1º Período terá peso 1; o 2º Período peso 2:

e 3.º Período terá, também, o peso 2:

 

[1] Cada teste, a nível de conteúdos, terá a cotação de 96%, os restantes 4% são atribuídos a este indicador.

 

 

Departamento de Ciências Exactas e da Natureza

Matemática; Ciências Físico-Químicas; Ciências Naturais; Tecnologias de Informação e Comunicação.

Domínio Cognitivo:

Avaliação escrita – 85%

Domínio de Atitudes

Comportamento – 5%

Participação/empenho (sala de aula) – 5%

Trabalhos propostos (casa e/ou sala de aula) – 5%

 

Cada ficha de avaliação escrita terá 3% da cotação reservados à avaliação da expressão escrita da Língua Portuguesa.

 

Avaliação Final de cada período:

1º Período: Avaliação global atribuída de acordo com os critérios acima definidos.

2º Período: Avaliação global atribuída de acordo com os critérios acima definidos e de acordo com a seguinte média ponderada:

3º Período: Avaliação global atribuída de acordo com os critérios acima definidos e de acordo com a seguinte média ponderada:

 

 

Departamento de Expressões

Educação Física; Educação Musical; Educação Visual; Educação Visual e Tecnológica; Educação Tecnológica

 

Educação Física

Domínio Motor – (DM) – 60% – execução das tarefas práticas propostas na aula;

Domínio Cognitivo – (DC) – 25% – realização de testes escritos e/ou trabalhos;

Domínio das Atitudes e Comportamentos – (AC) – 15% – empenho, relação com os colegas e o professor, realização de tarefas organizativas e de controlo da actividade,...

 

Nos casos em que os alunos tenham dispensa, total ou parcial, da componente prática da disciplina (devidamente comprovada por Atestado Médico), a avaliação será efectuada de acordo com a fórmula: (45%xDC)+(55%xAC);

 

No 9º ano de escolaridade, no 3º período, os parâmetros de avaliação são:

  • Domínio Motor – (DM) – 70%;

  • Domínio das Atitudes e Comportamentos – (AC) – 30%.

 

Educação Musical

Domínio Cognitivo – 50%

Avaliação de conhecimentos na sala de aula – 15%

Avaliação escrita – 35%

Domínio de Atitudes – 25%

Interesse e participação – 10%

Comportamento – 15%

Domínio da Interpretação Vocal e Instrumental – 25%

 

Educação Visual

Domínio das atitudes, comportamento, interesse – 20 %

Atitudes, valores, assiduidade, pontualidade, persistência, respeito pelos outros, relação professor/a – aluno/a, zelo e manutenção dos materiais, responsabilidade, autonomia, iniciativa, organização, métodos de trabalho, capacidade de observação, capacidade de intervenção, progresso realizado.

Cumprimento dos trabalhos propostos na aula/domínio de técnicas e materiais – 60 %

Capacidade de ver e observar; compreensão e utilização das linguagens específicas.

Conhecimento e utilização das técnicas expressivas.

Produção e reelaboração das mensagens visuais.

Leitura de documentos do Património cultural e artístico.

Capacidade de trabalhar em grupo.

Domínio cognitivo – 20 %

Aplicação de conceitos sobre os diferentes conteúdos leccionados na execução de projectos de trabalho de natureza diversa.

 

Educação Visual e Tecnológica; Educação Tecnológica

Domínio Cognitivo – 25%

Aplicação de conceitos sobre os diferentes conteúdos leccionados, na execução de projectos de trabalho de natureza diversa.

Domínio de Materiais/Técnicas – 60%

Aplicação de conhecimentos, capacidade de criar e de executar projectos de natureza diversa, sentido estético, organização, trabalho de grupo/individual, etc.

Domínio de Atitudes – 15%

Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, autonomia, respeito pelos outros, espírito crítico, espírito de entreajuda, capacidade de observação, capacidade de intervenção, capacidade de pesquisa, etc.

 

 

Departamento da Fé

Educação Moral Religiosa e Católica

 Domínio Cognitivo – 50%

Fichas de avaliação sumativa – 20%

Fichas de trabalho/Trabalhos individuais – 10%

Trabalhos de grupo / Trabalhos de pesquisa – 10%

Manifestar conhecimento dos conteúdos e exprimir-se de forma correcta e clara – 10%

Domínio de Atitudes – 50%

Ser pontual e assíduo – 5%

Manifestar um comportamento adequado aos diferentes espaços – 15%

Manifestar interesse e empenho nas actividades propostas – 10%

Fazer-se acompanhar do material escolar – 5%

Participar e cooperar com os outros – 10%

Intervir de forma oportuna – 5%

 

 

 

 

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