Projecto Vercial

Maria Cecília Correia


Maria Cecília Correia

Maria Cecília Correia Borges Cabral Castilho (1919-1993) nasceu em Viseu e faleceu em Lisboa. Conhecida nos meios literários por Maria Cecília Correia, dedicou-se sobretudo à Literatura Infantil. Deixou um conjunto de livros inspirados no real, no quotidiano e cujas histórias têm como tema o mundo da criança: a beleza, o sonho e a magia.

Destacam-se na sua obra as Histórias da Minha Rua (Prémio Maria Amélia Vaz de Carvalho), Histórias de Pretos e Brancos, Histórias do Ribeiro, O Coelho Nicolau, Amor Perfeito e O Besouro Amarelo. Para adultos, publicou Pretérito Presente e Presença Viva. Colaborou na revista Modas e Bordados e no Diário Popular. A escritora apoiou várias organizações ligadas à criança, participando com outros escritores na celebração do Dia Internacional do Livro para a Infância e Juventude. Muitos dos seus textos foram inseridos na exposição Brincar Através da Pintura, no Centro Infantil Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian.

Obras: Histórias da Minha Rua, ilustração de Maria Keil, Lisboa, 1957?, 1975, 1977, Portugália Editora, Prémio Maria Amélia Vaz de Carvalho. Histórias de Pretos e Brancos e Histórias da Noite, ilustração de Maria Keil, Lisboa, 1960, Ática. Histórias do Ribeiro, ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Edição da Autora, 1974, 1977, 1984. O Coelho Nicolau, ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Edição da Autora, 1974, 1976. Amor Perfeito, ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Edição da Autora, 1975. Histórias da Minha Casa, ilustração de Maria Keil, Lisboa, Edição da Autora, 1976. O Besouro Amarelo, ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Edição da Autora, 1977. Bom Dia, ilustração de Carlos Barradas, Lisboa, Plátano, 1983. Manhã no Jardim, Lisboa, Plátano, 198-. Pretérito Presente, ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Edição da Autora, 1976. Presença Viva ilustração de António Cabral Castilho, Lisboa, Secretariado da Pastoral das Vocações e do Ensino Religioso Médio, 1987.



Voltar à página inicial

Site apoiado pelo Alfarrábio da Universidade do Minho | © 1996-2015 Projecto Vercial