Projecto Vercial

Joaquim Moreira da Silva


Joaquim Moreira da Silva (1886-1960), também conhecido como Poeta Carpinteiro, nasceu, viveu e morreu na aldeia de Vilar, concelho de Vila do Conde. Analfabeto até aos 18 anos, foi numa escola noturna que aprendeu a ler e a escrever, quando deixou a vida de moço de lavoura e rumou ao Porto para aprender a arte de carpinteiro, profissão que passou a exercer. Abraçou, então, os ideias anarquistas, tendo sido um abnegado lutador pela justiça social e tomado a liderança de lutas populares, como, por exemplo, contra o açambarcamento de milho pelos lavradores em tempos de grande fome, aquando da I Guerra Mundial.

A sua extensa obra circulou oralmente, em folhetos de cordel e em folhas volantes. As suas caraterísticas formais correspondem às marcas da poesia popular portuguesa. Predominam as quadras e sextilhas, com rima cruzada e versos de sete sílabas. Muito ao gosto popular são os formatos que o poeta usou (como poemas de mote, adivinhas, cantigas ao desafio, louvações e pasquins), muitos dos temas que abordou (por exemplo, lutas maniqueístas entre o Bem e o Mal, amores contrariados e trágicos) e ingredientes como o humor, a malícia brejeira ou a ironia.

A sua obra foi profundamente marcada pelos ideais de justiça e liberdade por que lutou e por um cunho fortemente anticlerical. Esses ideais de justiça encontram-se particularmente evidentes nos pasquins, muito apreciados pelo povo da sua região, que denunciavam injustiças sociais e os poderosos que as cometiam, ora por iniciativa do próprio poeta, ora a pedido de pessoas que tinham sofrido arbitrariedades.

Foram publicados postumamente os seguintes livros:

Moreira da Silva, Joaquim (1967). A Lira do Povo. Porto: Tipografia do Carvalhido.

Cardoso, Fernando (1977). Poetas Populares Volume 2. Lisboa: Edições Portugalmundo.

Moreira da Silva, Joaquim (1987). Joaquim Moreira da Silva Antologia Poética. Vila do Conde: Câmara Municipal de Vila do Conde.

Moreira da Silva, Joaquim (1998). Poesias – Joaquim Moreira da Silva, o Poeta Carpinteiro. Vila do Conde: Câmara Municipal de Vila do Conde.



Voltar à página inicial

Site apoiado pelo Alfarrábio da Universidade do Minho | © 1996-2023 Projecto Vercial