José Leon Machado

BIOGRAFIA DO AUTOR


José Leon Machado nasceu em Braga no dia 25 de Novembro de 1965. Estudou na Escola Secundária Sá de Miranda e licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga. Frequentou o mestrado na Universidade do Minho, tendo-o concluído com uma dissertação sobre literatura comparada. Actualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística Portuguesa. Tem colaborado em vários jornais e revistas com crónicas, contos e artigos de crítica literária. A par do seu trabalho de investigação e ensino, tem-se dedicado à escrita literária, especialmente à ficção. Influenciado pelos autores clássicos greco-latinos e pelos autores anglo-saxónicos, a sua escrita é simples e concisa, afastando-se em larga medida da escrita de grande parte dos autores portugueses actuais, que considera, segundo uma entrevista recente, «na sua maioria ou barrocamente ilegíveis com um público constituído por meia dúzia de iluminados, ou bacocamente amorfos com um público mal formado por um analfabetismo de séculos.»

Ganhou vários prémios literários, de que se destacam o Prémio Edmundo Bettencourt 2001 da Câmara Municipal do Funchal com a obra Os Incompatíveis (contos, Campo das Letras, 2002) e o Grande Prémio de Literatura DST 2002 com a obra Fluviais (contos, Campo das Letras, 2001).

Principais temas e motivos nas suas obras de ficção: povos pré-românicos; romanização; Descobrimentos portugueses; a Primeira República (1910-1926); a participação dos Portugueses na Primeira Grande Guerra; Ditadura do Estado Novo; exploração do volfrâmio; guerra colonial; provincianismo e aldeanismo; Minho e Trás-os-Montes; tradições e folclore; religião e clericalismo; ensino e educação; vida académica; amor, sexualidade e adultério; Biologia e Astronomia; outros mundos; universo.



LISTA DAS OBRAS:

Ficção:

Poesia

Teatro

Literatura Infantil

Crónicas e crítica literária

Autobiografia

Cartas



OUTRAS PÁGINAS DE E SOBRE O AUTOR:


Voltar ao catálogo

Contactos | © 2013-2016 José Leon Machado