Letras & Letras

Notas de apresentação


Resistência de Materiais, de William Nash

A Editora MeGraw-Hill acaba de publicar a 4ª edição da obra integrada na colecção Schaum, Resistência de Materiais, da autoria do professor William Nash e traduzido e revisto tecnicamente pelos professores Artur Portela, João Rocha de Almeida e Carlos Tiago Fernandes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Esta obra é dirigida essencialmente a alunos, professores e profissionais da da área da Resistência de Materiais.

A obra contém mais de 600 exercícios resolvidos e propostos. Em cada capítulo, os assuntos começam por ser abordados do ponto de vista teórico, seguindo-se vários problemas de aplicação resolvidos e um conjunto de problemas propostos com solução numérica. Os problemas mais complexos são resolvidos recorrendo às linguagens de programação FORTRAN e BASIC, estando alguns destes programas disponíveis na página da Mcgraw-Hill de Portugal em www.mcgraw-hill.pt, de forma a que o leitor possa testar vários exemplos.

Nos vários capítulos, são tratados os seguintes temas: Tracção e compressão; Estruturas estaticamente indeterminadas. Tracção e compressão; Reservatório de paredes finas; Tensões de corte; Torção; Esforço transverso e momento flector; Baricentros, momentos de inércia e produtos de inércia de áreas planas; Tensões em vigas; Deflexões elásticas de vigas. Método da integração dupla; Flexão elástica de vigas. Método das funções de singularidade; Vigas estaticamente indeterminadas em regime elástico; Tópicos especiais da teoria elástica de vigas; Deformações plásticas em vigas; Colunas; Métodos energéticos; Combinação de tensões; Elementos sujeitos a combinações de esforços. Critérios de rotura.

William Nash: Resistência de Materiais, 4ª ed., Amadora, McGraw-Hill, 2001. Tradução e revisão técnica de Artur Portela, João Rocha de Almeida e Carlos Tiago Fernandes (Ciência).


Administração: Princípios de Gestão Empresarial, de James L. Donnelly, Jr. et alii

Destinada a todos os professores e alunos de Gestão, esta obra apresenta as últimas evoluções na área da gestão, analisando temas como a globalização, a qualidade, a competitividade, a diversidade, a construção de equipas, a ética e a actividade empresarial.

A obra é caracterizada pelos seguintes pontos: cobre os principais temas de gestão; em cada capítulo os leitores podem ver onde estão, onde estiveram e para onde querem ir; a obra apresenta conceitos e teorias que têm sido objectos de extensas pesquisas, fornecendo as bases de utilização de muitas contribuições relevantes prestadas por numerosas disciplinas científicas para a gestão; a exposição das matérias é reforçada com descrições sobre como gestores lidaram com conceitos na resolução de problemas; casos de estudo, questões, exercícios práticos e com recurso à Internet, etc.

Com excepção do primeiro, todos os capítulos se iniciam com a história de uma organização ou gestor colocados perante problemas da vida real, sendo analisada nas páginas seguintes. Em cada um dos capítulos são ainda apresentados exemplos actuais de utilizações reais dos conceitos analisados em cada capítulo e ilustrados e resumidos os pontos mais importantes.

A obra está dividida em cinco partes fundamentais. Na primeira, dedicada à gestão e o ambiente, são tratados os seguintes temas: os gestores e a evolução da gestão; os gestores e seus ambientes; gestão num ambiente global; responsabilidade social e ética da gestão. Na segunda, dedicada à gestão de trabalhos e organizações: planear, organizar, controlar, são tratados os seguintes temas: Gestão da tomada de decisão; a função de planeamento; planeamento estratégico; a função de organização; configuração organizacional; a função de controlo. Na terceira parte, dedicada à gestão de pessoas nas organizações: liderança, são tratados os seguintes temas: Motivação; gestão de grupos de trabalho; liderar pessoas nas organizações; comunicação e negociação; gestão de recursos humanos; mudança organizacional, desenvolvimento e inovação. Na quarta, dedicada à gestão de produção e as operações: planeamento, organização, liderança e controlo, são tratados os seguintes temas: Gestão da produção e das operações; planeamento e controlo da produção e de stocks; gestão da informação para a tomada de decisões. A quinta e última, dedicada tópicos específicos de gestão, são tratados os temas: Actividade empresarial e carreiras de gestão.

A obra apresenta no final um glossário, um índice de nomes/empresas e um índice de assuntos.

James L. Donnelly, Jr. (University of Kentucky), James L. Gibson (University of Kentucky) e John M. Ivancevich (University of Houston): Administração: Princípios de Gestão Empresarial, 10ª ed., Amadora, McGraw-Hill, 2000. Tradução e revisão técnica de Eduardo Clarisseau Mesquita de Abreu e Maria Manuela Lucena e Valle (Ciência).


O Guia Fácil do Autocad 2000i, de Pedro Venceslau

Este manual é dirigido a todos os estudantes e profissionais de arquitectura, design e engenharia que necessitem no seu dia a dia de realizar projectos em AutoCad 2000 e 2000i.

Com o Guia Fácil do AutoCAD versão 2000i, o utilizador aprenderá os conceitos fundamentais do AutoCAD 2000i, assim como as ferramentas mais básicas, evoluindo depois para conceitos mais avançados. Os conceitos são aplicados e desenvolvidos através de exercícios.

Junto com o manual vem ainda uma disquete com os exercícios desenvolvidos ao longo do livro e contém igualmente exercícios de trabalho parcialmente concluídos, permitindo ao utilizador completá-los à medida que vai seguindo a obra.

O autor do manual, Pedro Venceslau, é um profissional do ramo da mecânica que desenvolve a sua actividade profissional utilizando o AutoCAD como ferramenta de trabalho.

Nos vários capítulos, são tratados os seguintes temas: Evolução do CAD; o AutoCAD; Comunicação com o sistema; Execução do desenho Parte II.; O Primeiro desenho; A sessão de trabalho Parte III.; Layers; Cotagem do desenho; Inserir texto no desenho; Comando Hatch; Trabalho com Blocos; Alteração de Propriedades; Completar um desenho; A Internet. O manual apresenta quatro apêndices: Apêndice A – Evolução relativamente à versão 14 e 2000; Apêndice B – Parâmetros dos estilos de cotagem; Apêndice C – Toolbars; Apêndice D – Menus Principais.

Pedro Venceslau: O Guia Fácil do Autocad 2000i, Amadora, McGraw-Hill, 2001 (Ciência).


Voltar à página inicial das Notas de Apresentação

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras