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Notas de apresentação


Educação: Um Desafio aos Pais, de Rudolf Dreikurs

A Editora McGraw-Hill de Portugal acaba de publicar a tradução para a língua portuguesa da obra Educação: Um Desafio aos Pais, da autoria do médico psiquiatra infantil Rudolf Dreikurs e traduzido e revisto tecnicamente pela professora Maria Teresa Marfins Gonçalves da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Como pano de fundo para a acção educativa das famílias, Dreikurs apela a uma profunda consciência democrática, deixando conselhos muito práticos e acessíveis, sem deixar de aprofundar os temas que nos propõe. Mostra-nos como se pode estabelecer a democracia nas nossas casas, escolas, infantários, etc., como se pode formar adultos felizes e capazes de viverem na sociedade democrática de hoje.

Todos sabemos que educar uma criança é, hoje em dia, uma tarefa heróica, quase uma arte. Mas, não se pode esperar ter sucesso sem esforço para aprender as suas ferramentas. Esta obra pretende ser um contributo para o sucesso de todos aqueles que interagem com o mundo da criança: professores, estudantes das áreas de ensino e psicologia, educadores, psicólogos, pais e futuros pais, etc. A obra está dividida em duas partes:

Parte I – O Contexto Psicológico, com os seguintes capítulos: Capítulo 1 – A situação dos pais – Amor / Ansiedade / Expectativas / Exigências / O conflito de gerações / O sentimento de inferioridade dos pais / Os pais são as vítimas / O que sabem os pais sobre educação? / Educando os educadores / A posição da mãe / A posição do pai / A posição dos avôs. Capítulo 2 – A situação do filho – O plano de vida / Hereditariedade / Interesse social / Insegurança social / Sentimento de inferioridade e desencorajamento / A luta pela superioridade / Consciência / A constelação familiar

Parte II – Os Métodos de Educação, com os seguintes capítulos: Capítulo 3 – Os métodos eficientes / Manutenção da ordem / Evitando o conflito / Encorajamento / O conselho familiar. Capítulo 4 – Os erros mais comuns na educação das crianças / Estragar o filho com mimos / Falta de amor / Afecto excessivo / Retirar o afecto / Ansiedade / Assustar a criança / Supervisão excessiva / Conversa excessiva / Negligência / Insistência / Obter promessas / "Esforça-te" / Retaliação / Insistência na obediência cega / Criticas constantes / Censurar / Depreciação / Severidade extrema / Mortificação / Castigo físico. Capítulo 5 – Situações educativas específicas / Adaptação especial / Primeiras experiências / Alimentação do bebé / Desmame / Actividade motora precoce / Aprendizagem nos cuidados de higiene / A primeira independência / Viver no mundo dos crescidos / Jogo / Vestir / Falar / Limpeza / Hábitos alimentares / Trabalhos domésticos / "Destronar a criança" / A primeira sociedade da criança / O início da escola / Doença temporária / Adversidades/ Mudanças na situação externa / Insucessos / Conflito familiar / "Parceiros silenciosos" / Esclarecimento sexual / Tratar a criança de acordo com a idade / Puberdade / Enfraquecimento dos laços parentais

Parte III – A Criança Difícil, com os seguintes capítulos: Capítulo 6 – Compreender os filhos / Mecanismos de procura de atenção / Métodos activo-construtivos / Metodos activo-destrutivos / Métodos passivo-construtivos / Métodos passivo-destrutivos / Luta pelo poder / Vingar-se / Demonstração de inadaptação / Reacções patológicas. Capítulo 7 – Orientação e readaptação. Apresentação de casos.

Rudolf Dreikurs, Educação: Um Desafio aos Pais, Lisboa, McGraw-Hill, 2001. Tradução e revisão técnica: Maria Teresa Marfins Gonçalves.


Manual de Psicossociologia das Organizações, de José Maria Carvalho Ferreira et alii

A Editora McGraw-Hill acaba de publicar a obra Manual de Psicossociologia das Organizações coordenada pelos professores José Maria Carvalho Ferreira do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e António Caetano e José Gonçalves das Neves do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Mais do que nunca compreender o funcionamento das organizações é fundamental; indivíduos e grupos são obrigados a sobreviver num esquema de representatividade sócio-organizacional, produzindo, distribuindo e consumindo bens e serviços. Para além disso, têm de executar tarefas, tomar decisões, controlar e coordenar funções, apropriar-se e difundir informação que é crucial para a eficácia das organizações.

Esta obra oferece ao leitor os conhecimentos básicos que integram os objectos científicos da Psicologia e da Sociologia no âmbito das organizações para além de colocar pistas para um estudo mais aprofundado desta temática.

Apresenta as perspectivas teóricas sobre as organizações mais relevantes; as características e as potencialidades dos indivíduos e dos grupos enquanto factores de acção individual e colectiva no seio das organizações e o funcionamento das organizações de uma forma global.

Interessa a todos os estudantes que necessitem de uma formação teórica básica neste domínio e a todos os profissionais que estão relacionados com o processo de liderança e de tomada de decisão nas empresas, instituições e organizações de Estado e da sociedade civil.

José Maria Carvalho Ferreira et alii, Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa, McGraw-Hill, 2001.


Geometria, de Barnett Rich

A Editora McGraw-Hill acaba de publicar a obra Geometria – Curso Intensivo, de Barnett Rich. A tradução e revisão técnica esteve a cargo de António Monteiro, professor da Universidade Lusíada.

O livro inclui a resolução detalhada de problemas para cada tópico, apresenta sugestões para dominar a Geometria, tornando-se num instrumento útil para quem pretenda fazer exame nesta disciplina.

A obra trata os seguintes temas: Rectas, ângulos e triângulos; Raciocínio dedutivo; Triângulos congruentes; Rectas paralelas, distâncias e somas de ângulos; Trapézios e paralelogramos; Circunferências; Semelhança; Áreas; Polígonos regulares e circunferências; Construções. Contém no final dois apêndices: Apêndice A – Fórmulas para referência; Apêndice B – Demonstrações de teoremas importantes.

Barnett Rich, Geometria, Lisboa, McGraw-Hill, 2001. Tradução e revisão técnica de António Monteiro.


Álgebra Linear e Geometria Analítica, de António Monteiro

Esta obra publicada pela Editora McGraw-Hill apresenta, de forma sistemática, os temas normalmente constantes das disciplinas de Álgebra Linear e Geometria Analítica, que integram os planos curriculares de diversos cursos universitários: Matemática, Física, Engenharia, Informática, Agronomia, Economia, etc. O autor, António Monteiro, é docente na Universidade Lusíada, secção de Lisboa.

É um livro que pretende esclarecer todas as dúvidas e procura estimular e desenvolver as capacidades de raciocínio abstracto. A matéria é exposta com todo o pormenor, o que torna a obra facilmente compreensível, não se exigindo pré-requisitos especiais para além de um conhecimento elementar da Teoria de Conjuntos.

Os leitores poderão melhorar os seus conhecimentos se acompanharem o estudo com o livro de exercícios Álgebra Linear e Geometria Analítica Problemas e Exercícios, do mesmo autor, inserido na colecção Schaum. Neste encontrarão uma extensa selecção de exercícios, de dificuldade variável que, acompanhando de perto o texto, permite sistematizar e testar os conhecimentos adquiridos.

António Monteiro, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Lisboa, McGraw-Hill, 2001.


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