Letras & Letras

Notas de apresentação


O Mundo da Criança

Com o objectivo de preencher uma lacuna no panorama editorial português, a Editora McGraw-Hill de Portugal acaba de publicar a tradução para a língua portuguesa da obra O Mundo da Criança (8ª ed.), da autoria de Diane E. Papalia, Sally Wendkos Olds e Ruth Duskin Feldman.

Esta obra apresenta uma visão cronológica do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança nos seus vários contextos de vida. Esta perspectiva é construída através de uma revisão sistemática e crítica das teorias do desenvolvimento e através da apresentação das múltiplas e actuais investigações do desenvolvimento da criança e suas aplicações na vida quotidiana.

Pela grande diversidade dos temas e pela forma como as matérias são exploradas e estruturadas, trata-se de uma obra que vai ao encontro das necessidades de diferentes cursos, para além de interessar a educadores, profissionais da área, pais, e a todos aqueles que se interessam pelo Mundo da Criança.

As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 – Acerca do mundo da criança: história, teoria e métodos de investigação. Parte I – O Início: Capítulo 2 – A criação de uma nova vida: concepção, hereditariedade e ambiente; Capítulo 3 – Gravidez e desenvolvimento pré-natal; Capítulo 4 – Nascimento e recém-nascido. Parte II – Infância: Capítulo 5 – Desenvolvimento físico e saúde durante os três primeiros anos de vida; Capítulo 6 – Desenvolvimento cognitivo nos três primeiros anos de vida; Capítulo 7 – Desenvolvimento psicossocial nos três primeiros anos de vida. Parte III- Período pré-escolar: Capítulo 8 – Desenvolvimento físico e saúde no período pré-escolar; Capítulo 9 – Desenvolvimento cognitivo no período pré-escolar; Capítulo 10 – Desenvolvimento psicossocial no período pré-escolar. Parte IV – Período escolar: Capítulo 11 – Desenvolvimento físico e saúde no período escolar; Capítulo 12 – Desenvolvimento cognitivo no período escolar; Capítulo 13 – Desenvolvimento psicossocial no período escolar. Parte V- Adolescência: Capítulo 14 – Desenvolvimento físico e saúde na adolescência; Capítulo 15 – Desenvolvimento cognitivo na adolescência; Capítulo 16 – Desenvolvimento psicossocial na adolescência.

Diane E. Papalia, Sally Wendkos Olds e Ruth Duskin Feldman, O Mundo da Criança, 8ª ed., coordenação da tradução e revisão técnica: Isabel Soares, McGraw-Hill, 2001.


Perturbações da Ansiedade na Infância

Na obra Perturbações da Ansiedade na Infância, da autoria de Enrique Echeburúa Odroziola, é feita a descrição sistemática das perturbações mais importantes, tal como fobias escolares, ansiedade de separação e perturbações obsessivo-compulsivas. São propostos instrumentos de avaliação mais adequados e são apresentadas as técnicas terapêuticas mais conceituadas actualmente.

As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 – A ansiedade e os medos na infância; Capitulo 2 – Classificação e epidemiologia das perturbações da ansiedade na infância; Capítulo 3 – Perturbações fóbicas; Capítulo 4 – Perturbações da ansiedade sem evitamento específico; Capítulo 5 – Outras perturbações da ansiedade; Capítulo 6 – Etiologia das perturbações da ansiedade na infância; Capítulo 7 – Avaliação das perturbações da ansiedade na infância; Capítulo 8 – Tratamento das perturbações da ansiedade na infância; Capítulo 9 – Conclusões.

Enrique Echeburúa Odroziola, Perturbações da Ansiedade na Infância, colecção Prevenir Educando. Tradução e revisão técnica: Marina Serra Lopes, McGraw-Hill, 2001.


Dislexia, Disortografia e Disgrafia

Na obra Dislexia, Disortografia e Disgrafia, da autoria de Rosa Maria Rivas Torres e Pilar Fernández, são analisados os aspectos cruciais da abordagem dos problemas específicos da linguagem. São apresentados os diferentes tipos de dificuldade, as suas características e manifestações e a sua evolução. São apresentadas propostas para a reeducação de crianças com dificuldades especiais e ajudas pedagógicas através de exemplos práticos.

As matérias tratadas são as seguintes: Parte 1– Dislexia: Capítulo 1 – Dislexia. Algumas características; Capitulo 2 – Modelos explicativos. Como lêem e escrevem as crianças?; Capítulo 3 – Avaliação. Como detectar a dislexia?; Capitulo 4 – Intervenção. A reeducação da dislexia. Parte II - Disortografia: Capitulo 5 – Conceitos de disortografia; Capítulo 6 – Avaliação da disortografia; Capítulo 7 – Intervenção e reeducação. Parte III Disgrafia: Capítulo 8 – Conceito de disgrafia; Capítulo 9 – Avaliação da disgrafia; Capítulo 10 – Intervenção e reeducação.

Rosa Maria Rivas Torres e Pilar Fernández, Dislexia, Disortografia e Disgrafia, colecção Prevenir Educando. Tradução e revisão técnica: João A: Lopes, McGraw-Hill, 2001.


Hiperactividade

Na obra Hiperactividade, da autoria de Immaculada Moreno García, são analisados o fenómeno da hiperactividade, a epidemiologia e o percurso evolutivo, os factores que contribuem para o seu aparecimento. São propostas formas de tratamento e orientações práticas para lidar com crianças hiperactivas.

As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 – O que é a hiperactividade?; Capítulo 2 – Epidemiologia e percurso evolutivo hiperactividade; Capítulo 3 – Como explicar a hiperactividade infantil?; Capítulo 4 – Avaliação da hiperactividade; Capítulo 5 – Tratamento da hiperactividade; Capítulo 6 – Orientações práticas para lidar com a criança hiperactiva.

Immaculada Moreno García, Hiperactividade, colecção Prevenir Educando. Tradução e revisão técnica: Jorge Ávila de Lima, McGraw-Hill, 2001.


Conduta Anti-Social

Na obra Conduta Anti-Social, da autoria de Alan E. Kazdin e Gualbero Buela-Casal, é analisado o fenómeno dos comportamentos anti-sociais. É explicado o seu aparecimento, fala-se da prevenção e tratamento, são apresentados de exemplos reais e linhas de investigação sobre esta problemática.

As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 – Introdução à natureza do problema; Capítulo 2 – Factores de risco da conduta anti-social; Capítulo 3 – Diagnóstico e avaliação; Capítulo 4 – Tratamentos actuais; Capítulo 5 – Prevenção; Capítulo 6 – Novas linhas e modelos de investigação.

Alan E. Kazdin e Gualbero Buela-Casal, Conduta Anti-Social, colecção Prevenir Educando. Tradução e revisão técnica: Jorge Ávila de Lima, McGraw-Hill, 2001.


Voltar à página inicial das Notas de Apresentação

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras