Condutas Agressivas na Idade Escolar
Na obra Condutas Agressivas na Idade Escolar, acabada de lançar pela editora McGraw-Hill, da autoria de Fuensanta Cerezo Ramírez, é analisado o fenómeno da agressividade na idade escolar, as raízes, o contexto e os determinantes sociais, assim como os instrumentos de avaliação do fenómeno.
As matérias tratadas são as seguintes: Introdução: reflexões sobre a agressividade social; Parte I Aproximação à agressividade humana; Capítulo 1 Conotações da agressividade humana; Capítulo 2 A agressividade na infância; Parte II A sala de aula, quadro institucional de relações Sociais entre iguais; Capítulo 3 A sala de aula, quadro institucional de socialização, interacção e integração; Capítulo 4 Clima Social do grupo na sala de aula; Parte III O problema da agressividade e dos maus tratos entre alunos; Capítulo 5 Aproximações ao problema da agressividade entre alunos; Capítulo 6 A agressividade social entre alunos; Capítulo 7 Como enfrentar o problema da agressão entre os alunos; Capítulo 8 O projecto SAVE Sevilha Anti-Violência Escolar; Leituras recomendadas; Bibliografia.
Fuensanta Cerezo Ramírez, Condutas Agressivas na Idade Escolar, tradução e revisão técnica: Jorge Ávila de Lima (Universidade dos Açores), Lisboa, McGraw-Hill, 2001.
Na obra Atraso Mental, acabada de lançar pela editora McGraw-Hill, da autoria de Miguel Ángel Verdugo Alonso e Belén G. Bermejo, são analisadas as dificuldades de adaptação e as dificuldades sociais, a elaboração de programas para a aprendizagem de condutas de integração comunitária; a visão actualizada da compreensão do atraso mental, a sua avaliação e intervenção interdisciplinar; as diferentes abordagens à intervenção de uma maneira prática e ilustrada com exemplos.
As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 Pessoas com atraso mental: uma mudança de paradigma; Capitulo 2 Competências de adaptação e competências sociais Capítulo 3 Problemas de comportamento: descrição; e avaliação; Capítulo 4 Problemas de comportamento: procedimentos de intervenção; Capítulo 5 Perturbações psicológicas; Apêndices; Leituras recomendadas; Bibliografia.
Miguel Ángel Verdugo Alonso e Belén G. Bermejo, Atraso Mental, tradução e revisão técnica: Maria Teresa Gonçalves (Escola Superior de Educação de Viana do Castelo), Lisboa, McGraw-Hill, 2001.
Problemas de Alimentação na Criança
Na obra Problemas de Alimentação na Criança, acabada de lançar pela editora McGraw-Hill, da autoria de Aurora Gavino Lázaro, são analisados os problemas de alimentação, os vários tipos de sintomas, o que se deve ou não fazer e as técnicas e tratamentos.
As matérias tratadas são as seguintes: Capítulo 1 Em que consistem os problemas alimentares; Capítulo 2 O meu filho come mal, por onde hei-de começar?; Capítulo 3 Já sei que estou perante um problema, e agora?; Capítulo 4 O meu filho recusa comer; Capítulo 5 O tempo e a comida; Capítulo 6 Os vómitos na infância; Leituras recomendadas; Bibliografia.
Aurora Gavino Lázaro, Problemas de Alimentação na Criança, tradução e revisão técnica de Luís Miguel Neto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), Lisboa, McGraw-Hill, 2001.
Na obra A Criança com Medo de Falar, acabada de lançar pela editora McGraw-Hill, da autoria de José Olivares Rodríguez, são analisadas as consequências que derivam do facto de a criança ter medo de falar aproveitamento escolar e falta de competências sociais básicas , o que fazer para prevenir o problema, assim como as formas de detectar e tratar com prontidão e a eficácia dos tratamentos.
As matérias abordadas são as seguintes: Capítulo 1 Os medos na infância e na adolescência; Capítulo 2 O medo inadequado de falar; Capítulo 3 Razões para o medo de falar; Capítulo 4 O que podemos fazer para ajudar; Capítulo 5 Porque motivo deve solicitar-se a ajuda de um profissional; Capítulo 6 Ponha-se à prova; Leituras recomendadas; Bibliografia.
José Olivares Rodríguez, A Criança com Medo de Falar, tradução e revisão técnica de Luís Miguel Neto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa), Lisboa, McGraw-Hill, 2001.
Na obra Anorexia e Bulimia, acabada de lançar pela editora McGraw-Hill, da autoria de Rosa Maria Raich, são analisados os factores que levam ao aparecimento da doença e os transtornos psicológicos, é explicado como detectar os sintomas, a evolução da doença e os programas terapêuticos mais eficazes para o tratamento.
As matérias abordadas são as seguintes: Capítulo 1 Breve história da Mónica e Ester; Capítulo 2 O que se passa comigo?; Capítulo 3 Porque se passa isto comigo?; Capítulo 4 Como posso saber se sofro de um distúrbio alimentar?; Capítulo 5 O que posso fazer para sair disto?; Leituras recomendadas; Bibliografia.
Rosa Maria Raich, Anorexia e Bulimia, tradução e revisão técnica de Luís Miguel Neto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa), Lisboa, McGraw-Hill, 2001.