Letras & Letras

Notas de apresentação


De Marx a Darwin: A Desconfiança das Ideologias

De repente Darwin faz anos, e Portugal, descobrindo-se modernaço e europeu, põe-se em bicos de pés a celebrá-lo com entusiasmo, esquecido já do avozinho Marx a quem ainda há pouco beijava ternamente. (Neo)darwinistas explicam-lhe o comportamento humano, pois a ciência justifica agora a nossa animalidade, visto verdade e ciência serem, na sua percepção, irmãs gémeas, ou sinónimas, para usarmos mais rigorosa linguagem.

Este livro pretende apenas levantar questões, interrogar-nos sobre as implicações teóricas (sobretudo no domínio da ética) do paradigma darwinista que no universo intelectual suplantou hoje o marxismo como explicação última do mundo. Não nos iludamos sobre a razão contida na frase de Theodosius Dobzhansky: "Nada em biologia faz sentido excepto à luz do evolucionismo." Mas os equívocos abundam por todo o lado, porque aquilo que nos chega por moda não tem peso de convicção. Para além de Marx e Darwin, há reflexões a fazer que nos ajudem a assentar um pouco os pés no chão e a perceber melhor o que à nossa volta é ainda escuro. Para não nos deixarmos cair em buracos negros desintegrando o nosso universo interior, como na cena final de 2001: Odisseia no Espaço.

De Marx a Darwin: A Desconfiança das Ideologias, de Onésimo Teotónio Almeida, Lisboa, Gradiva, 2009, 184 pp.


O Segredo de Leonardo Volpi

O Segredo de Leonardo Volpi é o primeiro romance do poeta e crítico literário Fernando Pinto do Amaral. Está o autor de parabéns. Pelo enredo, pelo desenho das personagens, pela correcção sintáctica, pela linguagem poética e, sobretudo, pelas vozes. Como um contrabaixo discreto, mas sempre presente, vão-se ouvindo as vozes de Eça na ironia com que o autor descreve a "fina" sociedade lisboeta; de Vergílio Ferreira nas reflexões profundas e amargas sobre a frágil condição humana, nas suas contradições e na sua ânsia de absoluto; de David Mourão-Ferreira e Vitorino Nemésio no modo como descreve a alma feminina; de Thomas Mann de A Montanha Mágica... Para não falar das vozes que se fazem ouvir com nitidez, como a de Tom Jobim e de Aznavour. J.B.M.

O Segredo de Leonardo Volpi, de Fernando Pinto do Amaral, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2009, 302 pp.


Voltar à página inicial das Notas de Apresentação

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras