Letras & Letras

Crónicas


Nueiba: Histórias Rudimentares



Homenagem aos Mártires da Normandia

Os Estudantes da Tâmega English School da Universidade de Rotary em Chaves juntaram-se num evento comemorativo para prestar homenagem aos mártires que deram a vida pela libertação da Europa no âmbito do Dia da Decisão (D-Day, em inglês) também conhecido por Desembarque na Normandia. Uma cerimónia que teve lugar no passado fim de semana no restaurante Ever Family. 

Faz agora 70 anos que as Forças dos Aliados compostas por Americanos, Canadianos, Britânicos e Franceses, entre outros, desembarcaram na Normandia com o objetivo de resgatar a França e subsequentemente a Europa das garras nazis, o que veio a acontecer. Foi a maior operação anfíbia de que há memória. Entre as dezenas de milhar de vítimas que deram corajosamente as suas vidas pela liberdade, sem a qual o mundo teria sido bem diferente, fez-se questão de relembrar num tributo especial os seis malogrados: quatro canadianos e dois ingleses, que morreram na fronteira entre Tourém e Calvos de Randín, Ourense. O avião proveniente de Gibraltar, em que viajavam, transportando abastecimentos para os Aliados, roçou no Larouco e acabou por despenhar-se na Raia. A aeronave ficou feita pedaços causando um grande incêndio que durou seis horas. Na aldeia raiana podem ver-se ainda hoje restos do avião perdido dos Aliados.

Para além dos alunos e professores da instituição, estiveram presentes na cerimónia outros convidados, entre eles, representantes do Rotary Club, da Marinha Norte-Americana e da Galiza que usaram da palavra.

A cerimónia serviu também para alertar a comunidade sobre o rumo que a Europa e o Mundo estão a tomar.

O Nueiba, 9 de junho de 2014

Voltar à página inicial de Histórias Rudimentares

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras