Letras & Letras

Recensões

A Memória das Sombras
Lauro António
Porto, Campo das Letras, 1998

A Memória das Sombras
de Lauro António

Do conhecido crítico e realizador de cinema Lauro António, saiu, na editora Campo das Letras sediada no Porto, um volume em que são compilados vários textos, a maior parte deles comunicações que o autor fez nos últimos.

São tratados temas tão diversos como a relação do cinema com as novas tecnologias, o cinema em Portugal, os 100 anos do cinema, o problema da colorização dos filmes antigos, a Inquisição, a droga, a juventude, a escola e a violência no cinema.

Lauro António, num tom coloquial de grande entendedor das coisas da sétima arte, vai recordando ao leitor factos que pertencem já ao imaginário da cultura do século XX. Praticamente nada do que diz é novidade para o leitor atento ao fenómeno cinematográfico. No entanto, nunca é demais lembrar.

O livro contém algumas dezenas de fotos a preto e branco retiradas de filmes conhecidos e que enriquecem o grafismo do livro.

O título, Memória das Sombras, é sugestivo, reflectindo bem o conteúdo da obra: uma viagem pela memória do cinema, a arte por excelência dos últimos cem anos.

José Leon Machado, Março de 1998

Voltar à página inicial das Recensões

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras