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Introdução à Análise do Texto Literário
Cesare Segre
Lisboa, Ed. Estampa, 2000

Introdução à Análise do Texto Literário
de Cesare Segre

Estamos diante de uma magistral introdução ao estudo do texto literário, um admirável guião para compreender e explicar o fenómeno literário. O seu autor é um reputado teórico literário e semioticista italiano, com uma extensa e reconhecida bibliografia. Por isso, sendo uma das pouquíssimas obras com esta natureza propedêutica em língua portuguesa, trata-se de uma referência imprescindível a quem (alunos, professores e demais interessados) pretende familiarizar-se com os actualizados conceitos e metodologias de explicação do texto literário.

Alguns dos trabalhos mais representativos da actividade teórico-crítica de Cesare Segre estão já traduzidos para português. É o caso, por exemplo, de Os Signos e a Crítica e de As Estruturas e o Tempo, ambos editados em São Paulo, pela Ed. Perspectiva (1974 e 1986, respectivamente). Além destas obras, outros brilhantes trabalhos de síntese de C. Segre encontram-se publicados na edição portuguesa da Enciclopédia Einaudi, vol. 17, intitulado Literatura – Texto (Lisboa, IN-CM, 1989). Tal como outros trabalhos do autor, este clássico dos Estudos Literários actuais, finalmente editado em Portugal, conta já com edições para várias línguas, como o inglês ou o castelhano.

Esta obra propedêutica compõem-se de duas partes bem delimitadas, mas sem nunca pôr em causa uma articulação coerente. A primeira, mais didáctica (A Análise do Texto Literário), foi originalmente escrita para figurar no vol. IV de uma obra intitulada Letteratura Italiana, de A. Asor Rosa. Nesta primeira etapa, C. Segre conduz o leitor, com admiráveis clareza e segurança, ao longo de quatro capítulos (A Comunicação; O Texto; Os Conteúdos Textuais; e Historização), para a reflexão sobre uma série de processos, técnicas e estratégias de análise textual. Sem a complexidade das problematizações teoréticas, aprofundadas em outras obras do autor, mas sem cair em simplismos pedagógicos, o actualizado programa didáctico geral e os respectivos modelos interpretativos desenvolvidos por C. Segre nesta obra são, aliás, claramente afirmados e justificados na introdução à edição portuguesa: "procurei esboçar um programa geral de operações aplicáveis ao texto literário, de modo a encarar progressivamente os problemas que este coloca (nos seus aspectos formais e na elaboração dos conteúdos) ou que colocam as suas relações com o contexto cultural e com a história" (p. 9).

Na segunda parte, mais teorizante (Temas da Actividade Literária), o leitor é confrontado com oito trabalhos monográficos, onde o autor expõe, em sínteses admiráveis, alguns conceitos fundamentais do texto literário, problematizados pela teorização literária contemporânea e aqui apresentados alfabeticamente: Discurso, Ficção, Géneros, Narração / Narratividade, Poética, Estilo, Tema / Motivo, Texto – capítulos já publicados originalmente na Enciclopédia Einaudi, e traduzidos para português, no referido vol. 17 da mesma obra.

Cândido Martins, Outubro de 2000

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