Letras & Letras

Recensões


Literatura e Arte (Uma Antologia)
Eça de Queirós
(ed. org. por Beatriz Berrini)
Lisboa, Relógio díÁgua, 2000

Eça de Queirós: Literatura e Arte

No ano em que se celebra o I Centenário da Morte de Eça de Queirós, é muito oportuna a antologia didáctica agora organizada por B. Berrini, professora brasileira de Literatura Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica (PUC, de São Paulo), e editada ao abrigo do programa do IPLB de "Obras Clássicas da Literatura Portuguesa". Entre os maiores méritos da publicação, saliente-se a louvável iniciativa de facultar ao leitor interessado, comum ou especialista, os relevantes textos crítico-doutrinários de Eça. Como reparo, destaque-se a ausência de identificação da origem bibliográfica dos textos, lacuna apenas ultrapassável por um leitor mais esclarecido.

Autora de outros conhecidos estudos sobre o escritor português – no domínio da fotobiografia, do ensaio, da edição brasileira da Obra Completa (4 vols., Nova Aguilar) e até da edição crítica (O Mandarim) –, apresenta-nos aqui uma preciosa antologia dos dispersos textos críticos e doutrinários de Eça. De facto, o escritor não deixou nenhuma obra de natureza reflexiva sobre a Literatura ou a Arte. Além da sumária exposição dos pontos de vista na correspondência particular e do hábito de encarnar as suas ideias artísticas em personagens romanescas, Eça legou-nos um apreciável conjuntos de textos que aqui aparecem em forma integral ou em extractos, agrupados por temas, além de individual e adequadamente comentados.

Muitas vezes publicados como artigos de jornal, cartas ou prefácios, são textos reveladores dos interesses e da evolução estético-literária de Eça, onde nos fala, por exemplo, da Arte, da Literatura, do Realismo, de autores vários, de tendências estéticas, e até das suas próprias obras de ficção. A reflexão artística e literária do escritor sobre movimentos, autores e obras do seu tempo constitui um indispensável manancial ideológico para compreender a sua criação ficcional.

Cândido Martins, Outubro de 2000

Voltar à página inicial

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras