«A inclinação para o maravilhoso, inata a todos os homens em geral, o meu particular apreço pelas impossibilidades, a inquietação do meu cepticismo habitual, o meu desprezo pelo que sabemos e o meu respeito pelo que ignoramos — eis as motivações que me levaram a viajar pelos espaços imaginários.»
Barão de Gleichen (Séc. XVIII)
António de Macedo nasceu, em Lisboa, em 5 de Julho de 1931. No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar ao cinema, à literatura, à pesquisa de músicas de vanguarda. Especializou-se na investigação das religiões comparadas, das tradições esotéricas, de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações.
Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários e programas televisivos, bem como filmes de longa-metragem entre as quais se destacam Domingo à Tarde (1965), Nojo aos Cães (1970), A Promessa (1972), O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1976), Os Abismos da Meia-Noite (1982), Os Emissários de Khalôm (1987), A Maldição de Marialva (1989), Chá Forte com Limão (1993), etc.
Entre os seus livros contam-se, no ensaísmo, A Evolução Estética do Cinema (1959-1960), Da Essência da Libertação (1961), Instruções Iniciáticas (1999) e Laboratório Mágico (2002), e, na ficção, O Limite de Rudzky (1992), Contos do Androthélys (1993), Sulphira & Lucyphur (1995), A Sonata de Cristal (1996), Erotosofia (1998) e O Cipreste Apaixonado (2000).
Tem leccionado em diversas instituições de ensino desde 1970: no IADE, na Universidade Lusófona, na Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.
Foi um dos promotores dos «Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais», que se iniciaram em 1996, e de cuja Comissão Coordenadora tem feito parte.
Obras de António de Macedo:
1. Principais filmes:
1962 – VERÃO COINCIDENTE, curta-metragem
1963 – NICOTIANA, curta-metragem
1965 – DOMINGO À TARDE, longa-metragem
1967 – SETE BALAS PARA SELMA, longa-metragem
1969 – ALMADA-NEGREIROS VIVO HOJE, curta-metragem
1970 – NOJO AOS CÃES, longa-metragem
1972 – A PROMESSA, longa-metragem
1975 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, longa-metragem
1975 – FATIMA STORY, telefilme
1976 – AS HORAS DE MARIA, longa-metragem
1976 – O OUTRO TEATRO, telefilme
1978 – O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO, longa-metragem
1983 – OS ABISMOS DA MEIA-NOITE, longa-metragem
1987 – OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM, longa-metragem
1988 – FERNANDO LANHAS - OS 7 ROSTOS, telefilme
1989 – A MALDIÇÃO DE MARIALVA, longa-metragem
1992 – O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS, série-TV
1993 – CHÁ FORTE COM LIMÃO, longa-metragem
1996 – SANTO ANTÓNIO DE TODO O MUNDO, telefilme
1. Ensaio:
A EVOLUÇÃO ESTÉTICA DO CINEMA, vol. 1 1959, vol. 2 1960
DA ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO, 1961, 2.ª ed. 2002
INSTRUÇÕES INICIÁTICAS, 1999, 2.ª ed. 2000, Ed. HUGIN
LABORATÓRIO MÁGICO, 2002, Ed. HUGIN
NEOPROFETISMO E A NOVA GNOSE, 2003, Ed. HUGIN
3. Teatro:
A POMBA, 1983
A NOVA ILUSÃO, 1984
O OSSO DE MAFOMA, 1989
4. Ficção:
O LIMITE DE RUDZKY, contos 1992
CONTOS DO ANDROTHÉLYS, romance 1993
SULPHIRA & LUCYPHUR, romance 1995
A SONATA DE CRISTAL, romance 1996
EROTOSOFIA, romance 1998
O CIPRESTE APAIXONADO, romance 2000
Entrevista no Triplov por Estela Guedes: ANTÓNIO DE MACEDO: "OS REINOS MÁGICOS ESTÃO AQUI MESMO"