António de Macedo

António de Macedo

«A inclinação para o maravilhoso, inata a todos os homens em geral, o meu particular apreço pelas impossibilidades, a inquietação do meu cepticismo habitual, o meu desprezo pelo que sabemos e o meu respeito pelo que ignoramos — eis as motivações que me levaram a viajar pelos espaços imaginários.»

Barão de Gleichen (Séc. XVIII)

António de Macedo nasceu, em Lisboa, em 5 de Julho de 1931. No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar ao cinema, à literatura, à pesquisa de músicas de vanguarda. Especializou-se na investigação das religiões comparadas, das tradições esotéricas, de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações.

Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários e programas televisivos, bem como filmes de longa-metragem entre as quais se destacam Domingo à Tarde (1965), Nojo aos Cães (1970), A Promessa (1972), O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1976), Os Abismos da Meia-Noite (1982), Os Emissários de Khalôm (1987), A Maldição de Marialva (1989), Chá Forte com Limão (1993), etc.

Entre os seus livros contam-se, no ensaísmo, A Evolução Estética do Cinema (1959-1960), Da Essência da Libertação (1961), Instruções Iniciáticas (1999) e Laboratório Mágico (2002), e, na ficção, O Limite de Rudzky (1992), Contos do Androthélys (1993), Sulphira & Lucyphur (1995), A Sonata de Cristal (1996), Erotosofia (1998) e O Cipreste Apaixonado (2000).

Tem leccionado em diversas instituições de ensino desde 1970: no IADE, na Universidade Lusófona, na Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.

Foi um dos promotores dos «Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais», que se iniciaram em 1996, e de cuja Comissão Coordenadora tem feito parte.


Obras de António de Macedo:

1. Principais filmes:

1962 – VERÃO COINCIDENTE, curta-metragem

1963 – NICOTIANA, curta-metragem

1965 – DOMINGO À TARDE, longa-metragem

1967 – SETE BALAS PARA SELMA, longa-metragem

1969 – ALMADA-NEGREIROS VIVO HOJE, curta-metragem

1970 – NOJO AOS CÃES, longa-metragem

1972 – A PROMESSA, longa-metragem

1975 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, longa-metragem

1975 – FATIMA STORY, telefilme

1976 – AS HORAS DE MARIA, longa-metragem

1976 – O OUTRO TEATRO, telefilme

1978 – O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO, longa-metragem

1983 – OS ABISMOS DA MEIA-NOITE, longa-metragem

1987 – OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM, longa-metragem

1988 – FERNANDO LANHAS - OS 7 ROSTOS, telefilme

1989 – A MALDIÇÃO DE MARIALVA, longa-metragem

1992 – O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS, série-TV

1993 – CHÁ FORTE COM LIMÃO, longa-metragem

1996 – SANTO ANTÓNIO DE TODO O MUNDO, telefilme

1. Ensaio:

A EVOLUÇÃO ESTÉTICA DO CINEMA, vol. 1 1959, vol. 2 1960

DA ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO, 1961, 2.ª ed. 2002

INSTRUÇÕES INICIÁTICAS, 1999, 2.ª ed. 2000, Ed. HUGIN

LABORATÓRIO MÁGICO, 2002, Ed. HUGIN

 NEOPROFETISMO E A NOVA GNOSE, 2003, Ed. HUGIN

3. Teatro:

A POMBA, 1983

A NOVA ILUSÃO, 1984

O OSSO DE MAFOMA, 1989

4. Ficção:

O LIMITE DE RUDZKY, contos 1992

CONTOS DO ANDROTHÉLYS, romance 1993

SULPHIRA & LUCYPHUR, romance 1995

A SONATA DE CRISTAL, romance 1996

EROTOSOFIA, romance 1998

O CIPRESTE APAIXONADO, romance 2000


Entrevista no Triplov por Estela Guedes: ANTÓNIO DE MACEDO: "OS REINOS MÁGICOS ESTÃO AQUI MESMO"


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