Luís Carmelo

Luís Carmelo nasceu no dia 25 de Agosto de 1954 em Évora. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas / Variante de Estudos Portugueses na Universidade de Utreque, Holanda, em 1990, doutorando-se em 1995 na mesma universidade com a dissertação La représentation du réel dans des textes prophétiques de la littérature aljamiado-morisque (análise semiótica de textos proféticos do século XVI, com incidência num quadro de alteridade islamo-cristã). Actualmente é professor da Universidade Autónoma de Lisboa, onde lecciona "Ontologia da Modernidade!" na Pós-Graduação "Artes e Modernidade", "Literatura Profética" na Pós-Graduação "Teoria e Criação Literária-II", "Semiótica", "Filmologia" e opção de "Escrita Criativa" na "Licenciatura de Ciências da Comunicação". A par do trabalho de investigação e ensino, tem-se dedicado à escrita.

Obras publicadas – Ficção: Entre o Eco do Espelho (Peregrinação, Baden, 1986; Peregrinação (tradução inglesa parcial, revista New Wave, 20, Un. Colorado, Boulder); Cortejo do Litoral Esquecido (Vega, Lisboa, 1988); No Princípio Era Veneza (Vega, Lisboa, 1990; 2ªedição,idem, 1997); Sempre Noiva (Vega, Lisboa, 1996); A Falha (Editorial Notícias, Lisboa, 1998; tradução espanhola, Editora Hirú, S. Sebastian); As Saudades do Mundo (Editorial Notícias, Lisboa, 1999); O Cometa (novela, DN-A Julho 1999); O Trevo de Abel (romance, Editorial Notícias, 2000). Poesia: Fio de Prumo (Terramar, Torres Verdas-Lisboa, 1981); Vão Interior do Rio (Atelier 18, Amesterdão, 1982); Ângulo Raso (Atelier 18, Amesterdão, 1983). Ensaio: Tetralogia Lusitana de Almeida Faria (Prémio de Ensaio da A.P.E 1988, Un.Utreque, Holanda, 1988); La Répresentation du réel dans des textes de la littérature aljamiado-morisque (Un. Utreque, Holanda, 1995); Sob o Rosto Da Europa - ensaio de semiótica da cultura e antologia de textos sobre o sul, Pendor, Évora-Lisboa (parte deste ensaio publicado em Português e Inglês, sob o título Sul em Encontros de Fotografia de Coimbra, Coimbra,199); Anjos e Meteoros - ensaio sobre a instantaneidade (Editorial Notícias, Lisboa, 1999).

O autor está representado na Breve Antologia dos Poetas Portugueses na Holanda (CCPH, Amesterdão, 1985).

Elaborou dois guiões cinematográficos, um para o videograma Do tamanho do mundo de Carlos Galiza, do álbum Do tamanho do mundo, 1998, Ataegina) e outro para o filme A Falha, adaptação do romance homónimo. O filme encontra-se em fase de preparação pelo realizador João Mário Grilo.

- Consultar a página pessoal do autor

Ensaios do autor disponíveis na Internet:

• A estética como desconotação praticada pela modernidade
  • A comunicação profética e a codificação das ortodoxias - O caso da alteridade islamo-cristã
  • A catástrofe dos moriscos hispânicos, ou uma memória sem memória
  • Anjos e Meteoros. Ensaio sobre a instantaneidade
  • A semiose aljamiada e o reverso do século de ouro ibérico
  • As portas do Paraíso
  • Breve crónica de uma primeira nostalgia do cinema
  • Descrição e continuidades: al-Andalus e poesia do século XX
  • Do fim perpétuo à névoa do futuro
  • José M. Rodrigues ou a apurada cristalização da aura