José António Gomes

José António Gomes é professor de literatura no Instituto Politécnico do Porto e tem trabalhado no âmbito da formação de professores. Fez uma tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa que viria a publicar sob o título de A Poesia na Literatura para a Infância (Porto, Edições Asa, 1993). Além dos eu trabalho de investigação e ensino, colabora em várias publicações (Expresso, Jornal de Letras, Vértice, etc.) como crítico de literatura infanto-juvenil. Colaborou em várias obras colectivas ligadas à literatura infanto-juvenil, de que se destaca o volume Do Dragão ao Pai Natal – Olhares sobre a Literatura para a Infância (Campo das Letras, 1999). É presidente da APPLIJ, secção portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People).

Obras – Crítica: Literatura para Crianças e Jovens – Alguns Percursos (Editorial Caminho, 1991); Folhas em Maré Alta – Livros Portugueses para Crianças e Jovens (1991-1992) (IPLL, 1992). Poesia: Setembro (em co-autoria, Edições Plenilúnio, 1984); A Força da Fuga do Olhar (Fim de Século, 1991); Conto Estrelas em Ti – 17 Poetas Escrevem para a Infância (coordenação; Campo das Letras, 2000).