Rita Ferro

Rita Maria Roquette de Quadros Ferro Ochôa nasceu em Lisboa, em 26 de Fevereiro de 1955, filha do escritor António Quadros e de Paulina Roquette Ferro e neta dos escritores Fernanda de Castro e António Ferro. Em 1997, deixa Lisboa e muda-se para São João da Ribeira (distrito de Santarém). Estudou design de interiores no "Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing" (IADE). Para além de escritora e cronista, é criativa de publicidade. Frequentou estágios profissionais na área do marketing no Brasil, Espanha, E.U.A. e Reino Unido, e foi professora de publicidade redigida no IADE. Tem mantido colaborações continuadas na imprensa, nomeadamente nas revistas "Ler", "Marie Claire" e "TV Guia" e nos jornais "A Capital" e "Semanário"; e colabora actualmente no jornal "Diário de Notícias" (aos domingos e segundas-feiras). Em 1994, apresentou um programa na RTP2, intitulado "Quem conta um conto", conjuntamente com o jornalista Mário Zambujal. Realizou crónicas radiofónicas: na TSF, "Conversas de escárnio e maldizer", em 1994; e na Rádio Renascença "Conversas de sala", Janeiro/Março de 1998.

Publicou nove livros: "O Nó na Garganta" (romance), ed. Contexto, 1990, lançado no Convento do Beato, Lisboa, com apresentação da professora doutora Clara Rocha; 3ª ed., 1992, 238 págs.; "O Vestido de Lantejoulas" (romance), ed. Contexto, Novembro de 1991; 3ª ed. Março de 1994, 231 págs.; . "O Vento e a Lua - História de uma Vagabunda" (romance), ed. Contexto, Fev 1992; 5ª ed. Mar 2000; 294 págs.; "Por Tudo e por Nada" (crónicas), ed. Contexto, 1994, lançado no IADE, Palácio Pombal, Lisboa, com apresentação da escritora Inês Pedrosa; 2ª ed. 1994; 224 págs.; "Uma Mulher não Chora" (romance), ed. Contexto, Setembro de 1997, lançado no Grémio Literário, Lisboa, com apresentação da drª. Joana Varela, directora da revista "Colóquio-Letras"; 23ª ed. Setembro de 2000; 201 págs.; "Desculpe lá, Mãe" (registo epistolar, troca de correspondência com a filha Marta Gautier), ed. Contexto, Novembro de 1998, lançado no "Spazio Evasione", com a apresentação da jornalista Laurinda Alves; 17ª ed. Jul 2000; 262 págs.; "Retrato de uma Família", fotobiografia sobre Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros, em co-autoria com a irmã Mafalda Ferro (até agora divulgado exclusivamente no Clube do Livro, passará, eventualmente, para as livrarias), 1999, 274 págs., lançado no Palácio Foz, Lisboa, com apresentação do Prof. Guilherme de Oliveira Martins; "Os Filhos da Mãe" (romance), ed. Contexto, Fevereiro de 2000, lançado na "Salsa Latina", Lisboa, com apresentação do Dr. Nuno M. Rocha (psicólogo); 5ª ed. Julho de 2000; 222 págs.; "Por Instinto" (crónicas), Editorial Notícias, Novembro de 2000.

Tem como projectos 1 guião televisivo e 2 peças de teatro ("O Bom Partido" e "Merda, Estou Lúcido"). Ainda no âmbito do teatro, em Maio de 2000, foi estreada em Valongo (Porto), a peça "O Menino dos Olhos Grandes", de Júnior Sampaio, a partir de crónicas de sua autoria.

Alguns textos de sua autoria foram incluídos noutras obras, como: "Intendente e Anjos", in "O Mistério de Lisboa", selecção de textos de autores portugueses sobre Lisboa, Editora Relógio d’Água, 1994; "Nós, Mães", in "Mãe", selecção de textos temáticos, Maria Teresa Horta, 1998, Círculo de Leitores, 1998; Verbete em Enciclopédia "Personalidades da Costa do Estoril" Vol.II, de Joaquim António Pereira Baraona.