Ruy Ventura

Ruy Ventura nasceu em Portalegre a 27 de Dezembro de 1973, tendo vivido até aos 21 anos em Carreiras, aldeia da Serra de São Mamede. É mestre em Estudos Portugueses (Literatura Portuguesa Contemporânea) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Ex-docente da Escola Superior de Educação de Portalegre, onde leccionou Literatura Portuguesa, Metodologia do Ensino do Português e Literatura Tradicional, é actualmente professor em Sesimbra.

Tem, até ao momento, três livros de poesia publicados: Arquitectura do Silêncio (Difel, 2000), com prefácio de José do Carmo Francisco, galardoado com o Prémio Revelação – Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores e do Instituto do Livro e das Bibliotecas, com um júri constituído por Fiama Hasse Pais Brandão, Fernando Pinto do Amaral e Urbano Tavares Rodrigues; sete capítulos do mundo (Black Sun Editores, 2003); e Assim se deixa uma casa (Alma Azul, 2003), em edição bilingue (português e castelhano), com tradução e prefácio de Antonio Sáez Delgado. Colaborou – com Joaquim Cardoso Dias, Pedro Sena-Lino e José Mário Silva – na obra colectiva Malcata 7 Geografias (Alma Azul, 2003) com a sequência poética intitulada o lugar a palavra.

Organizou ainda a antologia Poetas e Escritores da Serra de S. Mamede (Castelo de Vide, Marvão e Portalegre), dado a lume em 2002 pelas edições Amores Perfeitos.

Poemas seus estão traduzidos para castelhano e francês, prevendo-se para breve a tradução para italiano e húngaro.

Como investigador, tem publicadas várias separatas e artigos, nomeadamente sobre o romanceiro, o cancioneiro e a narrativa tradicionais, sobre a poesia oral autorada, sobre temas literários e várias figuras da cultura portuguesa (Branquinho da Fonseca, José Duro, etc.) e ainda sobre a toponímia.

Tem colaboração poética, ensaística e de outra índole dispersa por diversas publicações periódicas.

Nas revistas:

Espacio / Espaço Escrito (Badajoz, Espanha), Dimensão (Uberaba, Brasil), Diversos (Bruxelas, Bélgica), Baluerna (Cáceres, Espanha), A Xanela (Betanzos, Espanha), Sol XXI (Lisboa), A Cidade (Portalegre), Ibn Maruán (Marvão), Callipole (Vila Viçosa), Célula Cinzenta (Lisboa), Alma Azul (Coimbra), Saudade (Amarante), etc..

Nos jornais:

JL (Lisboa), Artes e Artes (Lisboa), Jornal de Notícias (Porto), O Mirante (Santarém), Diário do Sul (Évora), Correio Beirão (Moimenta da Beira), O Distrito de Portalegre (Portalegre), O Pregão (Castelo de Vide), Correio do Alentejo (Elvas), Notícias de Elvas (Elvas), Serpa Informação (Serpa), 24 Horas (Lisboa), Sporting (Lisboa), Notícias da Amadora (Amadora), O Zurara (Mangualde), etc..

Nos suplementos culturais:

Opção Cultural (in Jornal Opção, Goiânia – Brasil), Suplemento Açoriano de Cultura (in Correio dos Açores, Ponta Delgada), Alma Nova (in O Mirante, Santarém), Quarto Crescente (in A União, Angra do Heroísmo), Vento Norte (in Diário Insular, Angra do Heroísmo), Miradouro (in Notícias de Elvas, Elvas), Suplemento Cultural (in Serpa Informação, Serpa), Nave (in Correio Beirão, Moimenta da Beira), Fanal (in O Distrito de Portalegre, Portalegre), etc..

Colaborou ainda nos volumes de actualização do Dicionário de Literatura (org. Jacinto do Prado Coelho), coordenados por Ernesto José Rodrigues. Prefaciou ou posfaciou livros de Gérard Calandre, Orlando Neves, Nicolau Saião, José do Carmo Francisco, etc..

Tradutor de poesia, é autor da versão portuguesa da antologia 20 Poetas Espanhóis do Século XX, organizada por Antonio Sáez Delgado, e de um livro de poemas deste autor castelhano (Dias, Fumo), recentemente publicado pela Alma Azul, de Coimbra. Trabalha neste momento na tradução de A Árvore-das-Borboletas, do poeta belga de língua flamenga Anton van Wilderode.

Para além disto, tem realizado diversas palestras sobre literatura, poesia portuguesa contemporânea, poesia oral com autor, tradução, etc. em diversas localidades portuguesas e espanholas. Tem participado também em vários encontros internacionais de poetas, no país e no estrangeiro.

Coordenou, entre Março de 2000 e Junho de 2003, com Nicolau Saião e João Garção, o suplemento cultural Fanal, inserto no jornal O Distrito de Portalegre.

Escreveram sobre a poesia de Ruy Ventura vários escritores e críticos: Jorge Listopad, José Mário Silva, Carlos Garcia de Castro, Nicolau Saião, Andreia Brites, Manuel G. Simões, José Vieira, Rui Lage, José do Carmo Francisco, João Garção, Luís Filipe Maçarico, Joaquim Montezuma de Carvalho, J. O. Travanca-Rêgo, Pedro Sena-Lino, Levi Condinho, etc..