Projecto Vercial

Risoleta C. Pinto Pedro


Risoleta C. Pinto Pedro

Risoleta C. Pinto Pedro nasceu em S. Vicente e Ventosa, Elvas. Fez uma licenciatura em Literatura e actualmente lecciona na Escola S. Artística António Arroio. Publicou os seguintes livros: A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro, de ficção narrativa, da Câmara de Sintra, edição da Câmara Municipal de Sintra, Dezembro de 1996, O Corpo e a Tela, Hugin Editores, Lisboa, Julho de 1997, O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL 1994, Ficção, Difel, Lisboa, Maio de 1998, A Compreensão da Lua, Hugin Editores, Lisboa, Abril de 1999, O Arquitecto, Hugin Editores, Lisboa, Março de 2002, Venite In Silentio, Unicepe, Porto, Setembro de 2004, Contos de Azul e Terra, romance, em co-autoria com Raquel Gonçalves, Hugin, Lisboa, Novembro de 2004, O Homem da Minha Vida, Padrões Culturais Ed, 2009, O Sol do Tarot de Sintra, romance, Indícios de Oiro, 2009, Adelaide Cabete e a Palavra Encontrada, História de uma Fundadora, Padrões Culturais Editora, 2010

Participou ainda nas seguintes publicações: “O Teatro é como as Cerejas”, in Uma questão de Tempo, de Jaime Salazar Sampaio, Hugin Editores, 1999, “Um Pai Natal de Sonho”, in Contos Eróticos de Natal, Hugin, Lisboa, 2000, “O Pintor sem Rosto”, in O Homem em Trânsito, Histórias de Intimidade e de Mistério, col. Minimezas,  Indícios de Oiro, Lisboa, 2002, O Achamento do Brasil, uma Ópera em Banda Desenhada, 2004 e Conquistador, 2008 (libretos), Foco Musical, Lisboa, Poema “Conquista-me” in Dez Anos de Inquietação,  CD dos Negros de Luz, concebido e produzido por Jorge Salgueiro, compositor e director do mesmo. Ed. Tradisom, 2005, Revista Saudade, 2002, "Do Chão ao Céu" in Jardins de Fogo, Apenas Livros, 2006, "Jardineiros de Sol", in Da Natureza, F Odemira, 2009, "Da Música" in Divina Música, Antologia de Poesia sobre Música, 2009, "Roda, roda, cabacinha..." in Manga Ancha, nº 3, 2010.

Foram-lhe atribuídos dois prémios de poesia da Sociedade da Língua Portuguesa.  Tem escrito para teatro (TE-ATO de Leiria), para música (compositor paulo Brandão) e ainda em parceria com o compositor Jorge Salgueiro escreveu cantata, ópera, canção, musical e textos para bailado. Estes últimos textos foram criados para várias coreografias multidisciplinares da Companhia de Dança “Amalgama”. Assinou uma crónica semanal, Quarta-Crescente no Programa “Despertar dos Músicos”, da RDP – Antena 2. Tem escrito, nuns casos regularmente, noutros pontualmente, crónicas para jornais, revistas (O Professor, da Ed Caminho, Revista História) e para páginas electrónicas de literatura e artes, assim como tem tido participação em catálogos de artes plásticas, conferências e colóquios.



Voltar à página inicial

Site apoiado pelo Alfarrábio da Universidade do Minho | © 1996-2015 Projecto Vercial