Um Passeio pela Ribeira Lima ... ao encontro das Romarias Sem Sol

 

Iniciamos o circuito junto à Barragem do Alto Lindoso, que se localiza na freguesia no Lindoso. Esta freguesia é conhecida em todo o país por albergar a maior albufeira da Península Ibérica, não goza apenas por isso de importância e destaque. Desde sempre famosa tem a confirmá-lo o seu rico património arquitectónico que ostenta com muita honra há centenas e centenas de anos, muito antes de D. Afonso Henriques fundar a nossa nacionalidade. Figuras rupestres no lugar de Parada, Cidadelhe com os seus vestígios de ocupação romana e uma ponte assim como uma Ara dedicada a Hércules, também a atestarem a ocupação dos romanos na freguesia.

 

O topónimo Lindoso deriva de Limitosum (limes-ites).O castelo reconstruído em 1278 serviu á defesa de Lindoso e de Portugal e é motivo de orgulho do seu povo. Os espigueiros, são uma marca de bom gosto e arte em granito.

Seus lugares principais: Cidadelhe, Parada e Castelo. Circundando a freguesia, em plena Serra e Parque da Peneda-Gerês estão as vizinhas Britelo e Ermida a poente, a Espanha a nascente, o rio Lima a norte, e ao sul o conselho de Terras de Bouro.

Anterior                         Próximo

Página realizada por: Nuno Gonçalves

Envie o seu comentário ou sugestão para: lindoso@um.geira.pt