José Leon Machado

Literatura


O CAVALEIRO DA TORRE INCLINADA

de José Leon Machado

O Cavaleiro da Torre Inclinada, com o subtítulo de "Cenas da Vida Académica", conta as aventuras de um professor a trabalhar numa hipotética universidade portuguesa. Os académicos são, como ele próprio refere, os novos cavaleiros da era moderna. «Assim como os cavaleiros da Idade Média, paladinos da virtude, andavam de terra em terra castigando pelo fio da espada os vilões e os arrogantes, assim nós, paladinos da ciência, andamos de congresso em congresso divulgando o conhecimento e denunciando os charlatães», diz ele a um dos seus colegas. O professor, especialista na história do adultério, vai implementando na sua vida de novo cavaleiro andante os conhecimentos adquiridos. O relacionamento que mantém com colegas espanholas, belgas e brasileiras leva, de uma forma profícua e salutar, ao intercâmbio do saber e ao avanço da ciência. Escrito num tom divertido, mas bastante realista, O Cavaleiro da Torre Inclinada é um romance que retrata a universidade portuguesa, ou pelo menos uma parte dela, e denuncia a praxis de tradição medieval e inquisitorial que faz dela uma das mais retrógradas da Europa.

capa de 'O Cavaleiro da Torre Inclinada'
Título: O Cavaleiro da Torre Inclinada
Autor: José Leon Machado
Género: romance
Edições Vercial, 2009
N.º de páginas: 236
Tamanho: 150 mm x 230 mm
ISBN: 978-972-99038-9-2
Suporte: papel e ebook

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Entrevistas:

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  • Recensões críticas e opiniões sobre a obra:

    O Cavaleiro da Torre Inclinada é um romance divertido e apaixonante, no qual somos levados a lugares e culturas diferentes através da riqueza de detalhes das viagens e aventuras amorosas descritos pelo protagonista, desde as paisagens, até aos pormenores gastronômicos e das sentimentalidades. O professor universitário Marco Túlio Ferreira acaba por seduzir não só as companheiras de congresso, a Brasileira Dulce Nara, as Espanholas Paloma e Maribel, a Belga Christine, mas também o leitor, através da sua personalidade espirituosa, franqueza e sutileza com que trata as situações com os personagens e com ele próprio. Leva-nos a uma reflexão e a um paralelo com as nossas histórias de todos os dias, numa leitura agradável que prende do princípio ao fim.

    Denise Rocha, Junho de 2012

    O romance O Cavaleiro da Torre Inclinada tem três movimentos: No primeiro, uma entrada de leão, que logo me agarrou e me levou a embrenhar na leitura com entusiasmo. No segundo, um abrandamento em planície. Interessante, mas vai abrandando, porque a personagem principal já está revelada no seu todo na primeira parte. As cenas começam a parecer repetidas, apenas mudando de lugar e de pessoas. No terceiro, já mesmo no final, num repente, remata com uma saída completamente inesperada, surpreendente mesmo, dado o que conhecíamos do carácter do protagonista. Uma escrita impecável, a mesma a que o autor já habitou os seus leitores.

    Onésimo Teotónio Almeida, Abril de 2010

    O Cavaleiro da Torre Inclinada retrata de uma forma peculiar a vida num cenário universitário. O protagonista do romance, Marco Túlio Ferreira, é professor numa suposta universidade algures sediada no norte de Portugal. Ao longo da história, vai tendo diversas aventuras amorosas em congressos internacionais, nos quais participa. O livro aborda de forma satírica a presunção dos académicos que se consideram senhores da ciência e da verdade. O autor reflecte sobre temas fortes e polémicos da vida universitária, sempre com uma pitada de humor, agarrando o leitor da primeira à última linha.

    Flávia Martins, Abril de 2010

    O Cavaleiro da Torre Inclinada retrata, numa leitura deliciosa, um conjunto de experiências à volta do ensino superior; as diversas culturas que se unem em prol do saber e da investigação, ainda que, muitas vezes, a personagem principal os ache enfadonhos e pouco proveitosos. Ao longo da trama, o autor pormenoriza os vários locais que visita, quando da sua participação em congressos, com uma realidade admirável, sendo por isso um romance rico em informação histórico-cultural. Marco Túlio Ferreira, a personagem principal, é um homem educado, muito discreto, tanto no seio familiar como a nível profissional. Os affairs em que se envolve não são premeditados. Surgem simplesmente e ele aproveita o momento. Talvez se deva ao facto de cada vez mais as relações estarem fragmentadas. Há quem se dedique mais ao trabalho, há quem se dedique mais aos hobbies, às compras no shopping, à manicura, ao futebol, à pesca submarina... futilidades! No fundo do mar não há unhas postiças nem orgasmos! O romance evapora-se e faz com que a ideia principal seja a procura de afecto. Ao que parece, o Ferreira é um dos procurados, mas também ele vivia uma união infeliz (um tufão a carecer de eriçar), tipicamente português, feita de aparências, até àquele aparato final. Li o livro com grande satisfação, com a imagem do autor sempre presente, porque estava ali, na sua escrita, a cada expressão, a cada momento mais cómico… consciente das dissemelhanças entre o Prof. Marco Túlio Ferreira e o Prof. José Leon Machado.

    Isabel Craveiro, Março de 2010

    La primera sensación como lector es que se trata de una prosa ligera, que se lee con placer. Los espacios narrativos tienen en común el hecho de estar relacionados con el mundo académico: bien en el ámbito universitario, bien en diferentes congresos celebrados en distintas partes de Europa. Estos espacios me son relativamente cercanos, aunque no tanto como quisiera; es decir, comprendo la psicología del "buscacertificados" con el fin de mejorar su carrera profesional, aunque no viva de ello. En cuanto al título de la novela. Me sorprende su ironía. Hay algo de aristocrático y de reto (la consecución del "Santo Grial", el certificado de turno). Se trata de un título peligroso para críticos que no quieran leer la novela. En conjunto, el relato se estructura a través de la relación del Doctor Ferreira con varias mujeres en diferentes congresos. Tan solo en una ocasión sabemos de una antigua relación con una traductora en una biblioteca, pero no sucede en el momento narrativo.

    Me han parecido muy interesantes los distintos comentarios relacionados con las culturas y nacionalidades que aparecen en la novela. Podría nombrar, lo peligroso de las brasileñas en el imaginario colectivo de las mujeres portuguesas. El gusto culinario del protagonista. La visión que éste tiene de la cultura y la falta de interés que tienen para él las ponencias de sus colegas. La visión de los diferentes espacios: León, Bremen, Lisboa, etc.

    El narrador es claramente omnisciente, tal vez por lo cercano que siente el autor el mundo académico y porque éste es muy sospechoso de haber incluido experiencias propias y cercanas en su novela. Esta omnisciencia hace del libro, en cierta medida, una narración tradicional, tan necesitada de hechos maravillosos y sorprendentes. De ahí lo apropiado de la inclusión de "aventuras galantes" en relación con las conquistas sexuales del protagonista, rozando la inverosimilitud. En otras palabras, el narrador se ciñe más a los hechos que a la creación de sensaciones en el lector.

    Me ha gustado también el juego irónico entre la realidad y la fantasía. El personaje llega a hablar de la posibilidad de escribir un libro. Es un mensaje para los lectores que, conozcan la vida del autor en alguna medida, ya que se trata de un profesor universitario y escritor. Por lo tanto el lector puede llegar a confundir la realidad y la fantasía, y no saber si se le narran experiencias inventadas, vividas por el autor o por gente cercana a él. Me parece un juego muy interesante, aunque no llegará a todos los lectores.

    Mi identificación con el personaje no llega hasta el final de la novela. No pretendo con ello decir que la novela esté estructurada en este sentido; se trata de una simple experiencia personal. Durante toda la narración he tenido la sensación de que se trataba de una persona un tanto nihilista, que despreciaba a sus colegas y que tenía una obsesión desmedida por el sexo: su visión del cuerpo femenino desnudo no dista mucho de la visión de cualquier persona vulgar. Sólo alejan su punto de vista con respecto a lo soez su distanciamiento erótico y artístico y su discreción. En relación con este tema, la familia del personaje principal no aparece hasta el final de la novela, en un capítulo extraordinario, donde alcanza su sentido la novela. La histeria de la esposa explica el comportamiento del protagonista, su necesidad de aventuras, no sólo desde un punto de vista sexual, sino también como realización personal. De ahí, el final abierto, otro acierto en mi opinión. No sabemos nada del dificultoso futuro del protagonista en relación con Maribel, pero el lector querría saber más, por un momento no desea que se acabe la novela. Se trata de un recurso muy utilizado en la historia de la literatura; sirva de ejemplo el romancero viejo peninsular.

    En resumen, he disfrutado de una lectura agradable. Al principio me cansaba un poco la estructuración de la novela en relación con los amoríos y las escenas de cama (y mesa); pero con la llegada de Maribel y, sobre todo, con el conocimiento de la vida familiar del protagonista todo se explica y se equilibra. El lector se siente satisfecho de haber leído el libro y, al menos en mi caso, llega a identificarse con el Doctor. Ferreira, un ser despreciativo y sarcástico. Un buen libro, digno de un autor con mayor reconocimiento social.

    Francisco Javier Ochoa Fernández, Fevereiro de 2010

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