Letras & Letras

Recensões


AA.VV.
Terceiro Centenário da Morte do Padre António Vieira.
Congresso Internacional (Actas)

Braga, Universidade Católica Portuguesa /
Província Portuguesa da Companhia de Jesus, 1999, 3 vols

Terceiro Centenário da Morte do Padre António Vieira - Congresso Internacional (Actas)

As efemérides dos grandes clássicos da Literatura Portuguesa, como o Padre António Vieira (1607-1697), servem para evocar, estudar e homenagear esses escritores, apresentando renovadas perspectivas de leitura das suas obras. Constituem uma ocasião privilegiada para se organizarem eventos colectivos, como exposições e reuniões científicas (palestras, colóquios, congressos), para a reedição da obra do homenageado, a par da publicação de estudos, em ensaios e livros, individuais ou colectivos, em números monográficos de revistas. Durante o recente 3º Centenário da Morte do Padre António Vieira, o Imperador da língua portuguesa (como lhe chamou Fernando Pessoa), aconteceu um pouco de tudo isto.

Enquanto ansiosamente se aguarda a anunciada edição crítica da obra de Vieira – em desenvolvimento no âmbito do Projecto Vieira, da Sociedade Científica da Universidade Católica –, entre as inúmeras publicações desta efeméride, destacam-se três ou quatro: o belíssimo estudo, amplamente ilustrado, de Aníbal Pinto de Castro, António Vieira, Uma Síntese do Barroco Luso-Brasileiro (Lisboa, CTT Correios de Portugal, 1997); a publicação das comunicações apesentadas ao Colóquio Internacional realizado na Faculdade de Letras de Lisboa, de 21-23 de janeiro de 1997, organizada por Margarida Vieira Mendes et alii, Vieira Escritor (Lisboa, Cosmos, 1997); a publicação de números especiais de algumas prestigiadas publicações periódicas, como a revista Brotéria, nº 4/5 (Out./Nov. de 1997), ou a revista Oceanos (nº 30/31, de Abril/Set. de 1997), editada pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos portugueses (CNCDP); e, finalmente, as Actas do Congresso Internacional, organizado na Universidade Católica de Lisboa, de 20 a 23 de Novembro de 1997, recentemente publicadas.

Os três volumes destas Actas que agora se apresentam perfazem um total de cerca de 2100 páginas, distribuídas por 9 conferências plenárias e mais de 130 comunicações. Os intervenientes deste Congresso eram oriundos de 15 países e quase seis dezenas de instituições universitárias ou de investigação. A presidência científica deste Congresso foi superiormente desempenhada pelo Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro (Prof. Catedrático da Universidade de Coimbra). Como dinâmico secretário-geral da Comissão Executiva, esteve o Doutor Nuno da Silva Gonçalves, SJ (actual Director da Faculdade de Filosofia de Braga). Numa simples visualização dos temas abordados e da própria estruturação adoptada nesta publicação das Actas, destaca-se a natureza interdisciplinar dos vários estudos apresentados, História, Literatura, Teologia e Filosofia.

Mais concretamente, conforme se pode ler na própria apresentação as Actas, para corresponder à multímoda riqueza da vida e obra de Vieira, a largueza temática do Congresso distribuiu-se pelos seguintes subtemas: 1. O tempo de Vieira: a sociedade e a cultura de Seiscentos; 2. Aspectos fundamentais da biografia de Vieira (Vieira jesuíta; Vieira e o Brasil; Vieira e a Europa; Vieira, a Inquisição e os cristãos-novos); 3. A acção política e diplomática de Vieira; 4. A acção missionária de Vieira; 5. O discurso literário de Vieira; 6. A mundividência de Vieira (Vieira e a mentalidade religiosa do século XVII; A teologia e a filosofia de Vieira; Profetismo, messianismo e utopia); 7. A recepção de Vieira na cultura portuguesa; 8. A didáctica de Vieira no ensino secundário.

Trezentos anos depois, a obra de Vieira representa paradigmaticamente a fulgurante época do barroco luso-brasileiro, erguendo-se como um monumento imperecível e intemporal da Arte de Seiscentos. Por tudo o que se deixa sugerido, estamos perante uma publicação da maior importância para o estudo da obra e figura do Padre António Vieira, da Literatura e Cultura do seu tempo. Vários trabalhos que integram esta publicação rasgam novos horizontes nos estudos sobre a vida e obra do maior escritor do séc. XVII português. Juntamente com outros argutos estudos (como o de Margarida Vieira Mendes sobre A Oratória Barroca de Vieira), estas Actas constituirão, a partir de agora, uma referência absolutamente imprescindível dos estudos vieirianos.

(Além de estar à venda nas principais livrarias, esta valiosa publicação pode ser adquirida directamente à instituição depositária – a Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Rua de Santa Margarida, C.P. 4710-306 Braga). Pelo interesse prático que pode apresentar, acrescenta-se em anexo, numa ordenação alfabética, a relação dos investigadores participantes neste Congresso Internacional, dos títulos das suas conferências ou comunicações e a respectiva localização nos três volumes das Actas).

ÍNDICE DOS AUTORES

ABREU, Luís Machado de: Paixão e argumentação na oratória do Padre António Vieira - III, 1695-1705.

ALDEN, Dauril: Some Reflections concerning Enigmas of Padre António Vieira - I, 645-651.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de: Vieira e as Missões Religiosas na Amazónia - II, 785-800.

ALONSO DIEZ, Carlos Simón: Documentación acerca del Padre António Vieira existente en la Biblioteca Pública Municipal de Oporto: «O Papel Forte» - I, 631-644.

ÁLVAREZ, José Maurício Saldanha: Retrato do Rio de Janeiro pelo Padre Antônio Vieira - I, 533-544.

ALVES, Dário Moreira de Castro: O Padre António Vieira e o Brasil - I, 481-489.

ALVES, Manuel Isidro Araújo: Discurso de Encerramento do Congresso - I, 53-56.

AMORIM, Maria Norberta: Comportamentos demográficos do século XVII em Portugal- I, 315-341.

ANASTÁCIO, Vanda Maria Coutinho Garrido: Poética e profecia: três sermões de António Vieira - II, 1051-1065.

AUGUSTO, M. Celeste: Elementos para o estudo de alguns aspectos da componente lexical em Vieira

- III, 1747-1759.

ÁVILA, Cristina: O discurso parenético no barroco Mineiro - a influência de Padre Vieira sobre o Sermonário colonial de Minas Gerais - III, 1519-1539.

AZEVEDO, Ana Maria de: Fernão Cardim e António Vieira: o mestre e o discípulo. Dois jesuítas, dois missionános e dois apóstolos do Brasil- I, 429-441.

AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de: Sobre o estilo de Vieira - III, 1677-1682.

BALÇA, Ângela Coelho de Paiva / COSTA, Paulo Jaime Lampreia: Algumas reflexões sobre o estudo da obra de Padre António Vieira, presente nos programas da disciplina de Português - III, 1997-2011.

BARBOSA, Catia Valerio Ferreira: Aprendizado sobre P. António Vieira no Ensino Médio Brasileiro - III, 2013-2020.

BARCELLOS, José Carlos: Hermenêutica bíblica: de Ludolfo da Saxônia a António Vieira - II, 1181-1194.

BECHARA, Evanildo: Padre Antônio Vieira e a língua portuguesa do seu tempo - III, 1541-1549.

BELCHIOR, José Carlos: Discurso inaugural do Congresso - I, 37-39.

BELCHIOR, José Carlos: Homilia proferida na Missa de Encerramento celebrada na igreja de S. Roque - I, 57-60.

BELLINI, Lígia: Os jesuítas e as populações coloniais. Uma abordagem das interações entre tradições culturais no mundo luso-brasileiro, 1500-1600 - I, 281-295.

BINET, Ana Maria de Albuquerque: «A madrugada irreal do Quinto Império» ou o eco da voz profética do P António Vieira na obra de Fernando Pessoa - III, 1845-1854.

BORGES, Charles J., S.J. : O Pensamento social nos Sermões do Padre António Vieira, S.J. Um Homem que aconselhou e curou muita gente - II, 1113-1223.

BORGES, Paulo Alexandre Esteves: A Ideia de Portugal em António Vieira - II, 1321-1329.

BRAGA, Paulo Drumond: Uma rainha de Portugal no tempo de Vieira - I, 377-390.

CALAFATE, Pedro: A mundividência barroca de António Vieira - I, 119-133.

CAMPOS, Flavio de: O sublime e o entendimento dos Néscios: os Sermões de Vieira aos Escravos Africanos - II, 765-772.

CAROLINO, Luís Miguel: O imaginário cosmológico de uma sociedade. Ciência e retórica em António Vieira - II, 1231-1252.

CARREIRA, Adélia Maria Caldas: Os Sermões do Padre António Vieira e a crítica literária da Bíblia - II, 1195-1205.

CARVALHO, José Vaz de, S.J. : Padre António Vieira e a sua acção missionária no Maranhão e Pará - II, 73-784.

CASSEB, Maria José Bueno: Algumas reflexões sobre a «política econômica» defendida por Vieira - II, 677-688.

CASTELO-BRANCO, Fernando: Aspectos da vida social portuguesa nos escritos de Vieira - I, 263-266.

CASTRILLON, Fernando Fernandez: A estátua de Nabucodonosor - III, 1551-1558.

CASTRO, Aníbal Pinto de: Discurso na Sessão de Abertura do Congresso - I, 41-45.

CASTRO, Aníbal Pinto de: A recepção de Vieira na cultura portuguesa - I, 213-229.

CHAMBOULEYRON, Rafael: Os Padres da Companhia na Amazónia: uma leitura do P António Vieira - II, 801-808.

CID, Joaquim Pedro Fernandes Costa: Padre António Vieira. Influência dos transportes na sua vida e obra - I, 521-532.

COHEN, Thomas: Antônio Vieira na Bahia, 1688-1691: As Exhortações pregadas no colégio da Companhia de Jesus - II, 1037-1050.

COSTA, Leonor Freire: O Padre António Vieira e a condenação da caravela. Para a história da Companhia Geral do Comércio do Brasil - I, 653-676.

COSTA, Paulo Jaime Lampreia / BALÇA, Ângela Coelho de Paiva: Algumas reflexões sobre o estudo da obra de Padre António Vieira, presente nos programas da disciplina de Português - III, 1997-2011.

COUTO, Anabela Galhardo: Do olhar e das lágrimas: Vieira e a mundividência barroca - III, 1411-1421.

COYNÉ, André: António Vieira: Prophétisme et Prophétie - II, 835-855.

CUNHA, Antônio Geraldo da: O vocabulário de Vieira: uma visão panorâmica de um projeto em andamento - III, 1449-1470.

CUNHA, Mafalda Ferin: O púlpito como uma tribuna política: a censura dos vícios dos poderosos nos Sermões do Padre António Vieira - III, 1721-1746.

CUNHA, Maria Helena de Melo: Vieira no Ensino Secundário para quê? - III, 2021-2037.

CUNHA, Norberto Amadeu Ferreira Gonçalves da: As concepções físicas do P.e António Vieira e as suas implicações político-sociais - II, 1303-1320.

CUNHA, Washington Dener dos Santos: Missionarismo e educacão: Vieira e as missões no Maranhão - I, 605-610.

DÉCIO, João: Profetismo, messianismos e utopia na Obra do Padre António Vieira - II, 935-944.

DIAS, Mário Ulysses Vianna: O Padre Antônio Vieira: Profeta Barroco e Servo de Deus. Dois aspectos da sua vida: a pública de pregador e a encoberta, de milenarista - I, 587-589.

DIDIER, Hugues: O Padre Vieira e os Exercícios Espirituais - II, 1173-1179.

DOMINGUES, Thereza da Conceição Apparecida: O discurso polifônico do Padre António Vieira: a questão indigenista - II, 1377-1392.

DUARTE, Lélia Maria Parreira: Palavra plena versus palavra vazia: O jogo de Vieira e Femando Pessoa - III, 1933-1942.

ESPÍRITO SANTO, Arnaldo Monteiro do: Aspectos do pensamento de Vieira na Clavis Prophetarum (Em homenagem ao Padre Pereira Gomes, S.J.) - II, 909-718.

FERREIRA, Luiz António: A retórica do silêncio: a natureza persuasiva das metáforas no «Sermão da Sexagésima» - III, 1707-1720.

FERREIRA, Maria Isabel Rodrigues: O mito da decadência e a utopia do Quinto Império em Padre António Vieira - II, 1009-1015.

FERREIRA, Nadiá Paulo: Padre António Vieira: o engenho da palavra a serviço da redenção do homem - III, 1775-1780.

FLORES, Hilda Agnes Hübner: Sermões de Padre Vieira. O imaginário feminino - II, 1157-1171.

FLORES, Moacyr: Padre Antônio Vieira e a escravidão - II, 1289-1301.

FOLCH, Luisa Trias: O milenarismo no Novo Mundo: Jerónimo de Mendieta, Gonzalo Tenorio e António Vieira - II, 995-1008.

FRANCO, José Eduardo: A História de Portugal do Padre Fernando Oliveira e a História do Futuro do Padre António Vieira: Duas utopias em confronto - II, 945-968.

FRANZEN, Beatriz Vasconcelos: António Vieira e a participação dos jesuítas da Província do Brasil no Movimento da Restauração - I, 621-629.

GAMA, José Gonçalves: Vieira e o sentido profético da Cultura Portuguesa - III, 1919-1931.

GAMEIRO, Aires: O Padre António Vieira, defensor da ascendência judia de S. João de Deus. Dados essenciais e recentes da questão - I, 409-427.

GANHO, Maria de Lourdes Sirgado: Santo António de Lisboa nos Sermões do P. António Vieira - II, 1281-1301.

GARCIA, Mário, S.J. : Vieira jesuíta - I, 85-102.

GIL, Maria de Fátima: António Vieira de Fernando Luso Soares: um drama português de inspiração brechtiana - III, 1943-1959.

GONÇALVES, Nuno da Silva: Apresentação - I, 9-10.

GONÇALVES, Nuno da Silva: Discurso na Sessão de Encerramento do Congresso - I, 47-49.

GOULART, Audemaro Taranto: A Inteligência Dialética nos Sermões de Vieira - III, 1471-1494.

GRAMMONT, Guiomar de: Novíssimos, Vanitas e Engano : Alegoria e teatralização nos Sermões de Quarta-Feira de Cinzas do Padre Antônio Vieira - II, 1589-1607.

HANSEN, João Adolfo: Vieira e o Brasil - I, 199-211.

HATHERLY, Ana: Casuística amorosa, disfarce e travesti na «Apologia a favor do R. P António Vieira» - II, 1069-1085.

HEIDEMANN, André: Padre Antônio Vieira: o homem presente num sermão brasileiro: «Pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda» - II, 1423-1448.

HERMANN, Jacqueline: António Vieira e o Sebastianismo: Messianismo régio e transfiguração barroca - II, 919-933.

LÉVI, Florence: Vieira e Espinosa: Duas interpretações opostas da Sagrada Escritura e das profecias? - II, 1147-1156.

LOPES, António, S.J. : Os 74 anos de evolução da «utopia» de Vieira - II, 857-879.

LUGARINHO, Mário César: Profecia como história: Aspectos da historiografia portuguesa - I, 363-376.

LUND, Christopher: António Vieira e Menasseh ben Israel: uma aproximação de dois hermeneutas

- II, 1125-1129.

MARQUES, João Francisco: No bicentenário da morte do P. António Vieira: O juízo positivista de Teófilo Braga - III, 1895-1917.

MARQUES, Maria Theresa Abelha Alves: História e utopia no projeto missionáno de Vieira

- II, 1017-1028.

MARTÍNEZ LOPEZ, Enrique: Vieira y la esclavitud del negro, otra lectura del Sermão da Epifania (1662) - II, 745-764.

MARTINHO, Ana Maria Mão-de-Ferro: A Didáctica de Vieira no Ensino Secundário - III, 1989-1995.

MARTINS, Tarcizo de Lira Paes: Vieira: alguns aspectos de sua visão de Mundo - II, 1363-1376.

MEDINA, Francisco de Borja, SJ: Precursores de Vieira: Jesuítas andaluces y castellanos en favor de los cristianos nuevos - I, 491-519.

MENDES, Patrícia: Duas culturas, dois oradores: Demóstenes e Vieira, pela justiça e pela verdade - III, 1781-1786.

MONTEIRO, Arlete Assumpsão: A modernidade de Vieira: o Brasil e Vieira na época da invasão holandesa - I, 459-463.

MOSCA, Lineide do Lago Salvador: Crise e identidade nacional em Vieira - III, 1683-1693.

MOURA, Ana Maria da Silva: Vieira sob o signo do Império - I, 443-457.

MOURÃO, José Augusto: Uma figura em movimento: a Misericórdia - III, 1663-1676.

MUHANA, Adma: O processo de Vieira na Inquisição - I, 393-407.

NAGEL, Rolf: A edição crítica da Sociedade Científica de Görres da Obra do P. António Vieira - III,1787-1791.

NEVES, António da Silva: Padre António Vieira, bandarrista (Introdução) - II, 881-897.

NEVES, João Alves das: O V Império do P. António Vieira e do Poeta Fernando Pessoa - III,1885-1893.

NOGUEIRA JÚNIOR, José Everaldo: Monofonia e discursividade: as posições de Vieira frente à escravidão - III,1647-1661.

OLIVEIRA, António de: O tempo de Veira: a sociedade e a cultura seiscentista - I, 63-83.

OLIVEIRA, João Vicente Ganzarolli de: Vieira e a imago mundi modema - I, 267-280.

OLIVEIRA, Maria Lúcia Wiltshire de: Aspectos da recepção de Vieira por escritores portugueses oitocentistas - III, 1961-1972.

OLIVEIRA, Silvana Maria Pessôa de: Ideologia e retórica nos sermões de António Vieira - III, 1973- 1985.

PALACÍN, Luís: Vieira: do homem ideal ao Homem socialmente realizado - III, 1793-1800.

PÉCORA, Alcir: Argumentos afetivos nos sermões fúnebres do Padre António - II, 1253-1272.

PELOSO, Silvano: Inéditos de Vieira: a «Clavis Prophetarum» nos manuscritos - III,1399-1410.

PENALVA, Elsa Macedo de Lima: Vieira e a ideia jesuitica de evangelização - II,1029-1036.

PICCHIO, Luciana Stegagno: O Grande e o Pequenino: o Padre António Vieira e Santo António de Lisboa - II, 1131-1145.

PINHEIRO, José Júlio Esteves: A presença de Bandarra no pensamento e na vida de Vieira - I, 545-550.

PINTO, António Vaz, S.J. : A imagem de Deus na obra e acção do P. António Vieira - II, 985-994.

PINTO, Rui Miguel da Costa: O esclavagismo negro no pensamento de Vieira e a sua passagem por Cabo Verde - II, 1101-1112.

PIRES, José Alves, S.J. : Vieira - Visionário e homem de acção - I, 591-604.

PIRES, Maria Isabel Edom: Padre Antônio Vieira: audácia, persuasão e conveniência - III, 1609-1634.

PIRES, Maria Lucí1ia Gonçalves: Mistério e triunfo na oratória de Vieira - I, 103-117.

PONDÉ, Luiz Felipe: Seiscentos: o problema da natureza humana. Vieira e os limites do humanismo renascentista - I, 297-313.

RAMINELLI, Ronald J. : A imagem do índio nos escritos de Vieira - II, 809-822.

REI, José Esteves: As Cartas do P. António Veira e a retórica comunicativo-funcional - uma dimensão pedagógica - III, 1635-1646.

REIS, José Eduardo: O milenarismo utópico de Vieira e a transliteração da ideia de quinto império nos tratados milenaristas seiscentistas ingteses dos Fifth Monarchy Men - II, 969-984.

ROCHA, Afonso Moreira da: O Quinto Império do Padre António Vieira em Sampaio Bruno - III, 1817-1844.

SALDANHA, António Vasconcelos de: Vieira e o dogma da Etemidade do Império Romano - II, 899-907.

SALOMÃO, Sonia Netto: Veira pregador em Roma: os cinco «cansadíssimos sermões da rainha» - III, 1801-1814.

SANTOS, Beatriz Catão Cruz: A Rochela de Portugal. O Sermão do Padre Antônio Vieira e o Maranhão do Século XVII - I, 245-261.

SANTOS, Georgina Silva dos: Padre Vieira e a Rainha Santa: o paradigma isabelino sobre as vestes da Restauração - III, 1577-1587.

SANTOS, Gilda da Conceição: Vieira lido por Jorge de Sena - III, 1867-1883.

SCARPELLI, Marli de Oliveira Fantini: A superposição de espelhos na retórica de Vieira - III, 1761-1774.

SEABRA, Ana de: Os servos de quem Deus se serve: o papel dos cristãos-novos, da economia à utopia - I, 613-620.

SILVA, Carlos Henrique do Carmo: Retórica e discernimento nos Sermões do Padre António Vieira - III, 1495-1518.

SILVA, Lúcio Craveiro da: António Vieira e a História do Futuro - A coerência de uma Vida - II, 1215-1229.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da: Vieira e a questão indígena. Estratégias e conflitos - I, 179-198.

SMULDERS, Frits: Discurso na Sessão de Encerramento do Congresso - I, 51-00.

SMULDERS, Frits: «Que diga o herege, que Deus está holandês?!»; o Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda (1640) em duas versões com diferenças úteis e fúteis - III, 1559- 1576.

SOARES, Maria João: A caminho do Maranhão passando por Cabo Verde: a estada do Padre António Vieira na ilha de Santiago (1652) - I, 563-586

SOUZA, Anna Maria de Mello e: Sermão do Demónio Mudo - II,1087-1099.

SOUZA, Margarete Edul Prado de: Comentários sobre a Morte nos escritos de António Vieira e de D. Francisco Manuel de Melo - II, 1273- 1287.

STRÔNGOLI, Maria Thereza de Queiroz Guimarães: Autoridade e submissão no imaginário do discurso epistolar de Vieira - I, 343-362.

TAVARES, Célia Cristina da Silva: Padre Antônio Vieira e os conflitos entre Jesuítas e Colonos no Estado do Maranhão e Grão-Pará - II, 727-744.

TAVARES, Maria José Ferro: O messianismo na obra do Padre António Vieira - I, 135-164.

TEIXEIRA, António Braz: Todos somos de Deus ou a Questão da Escravatura segundo Padre António Vieira - I, 165-178.

TEIXEIRA, António Moreira: Todos somos de Deus ou a Questão da Escravatura segundo Padre António Vieira - II, 713-725.

VAINFAS, Ronaldo: Vieira e a escravidão africana - II, 823-832.

VALE, Teresa Leonor M. : Vieira em Roma. Agente político, agente cultural - I, 689-706.

VENTURA, António: O Movimento anticlerical português oitocentista perante o Padre António Vieira - III, 1855- 1865.

VERNON, Richard: Vieira e Sor Juana: cartas, sermões e mais enigmas - II, 1331-1342.

VILLEGAS, Juan, S.J. : Palabra de Dios y sermones del P. Vieira - II, 1207-1213.

WEHLING, Arno / WEHLING, Maria José: Vieira e a justiça colonial - I, 465-479.

(Vol. III, pp. 2081-2088)

Cândido Martins, Dezembro de 2000

Voltar à página inicial

Colaboradores | Coordenação | Contactos | © 1997-2015 Letras & Letras