Lugar de Cidadelhe  
Cidadelhe | Parada | Album de Fotografias | Lindoso | Ponte da Barca | Romarias Sem Sol | Onde Ficar | Artesanato | Caça e Pesca | Gastronomia | Livro de Visitas | Mapa da Região
Barragem
Castelo
Espigueiros
Cronologia
Feira Medieval

Lindoso é a freguesia de maior área do concelho de Ponte da Barca (cerca de 4120 hectares), no distrito de Viana do Castelo, fazendo fronteira com Espanha. Estende-se pela vertente Norte da Serra Amarela e pela Serra do Cabril, na margem esquerda do rio Lima.

É uma zona de relevos elevados, com 1365,5 metros no vértice da Louriça, onde está instaladas as antenas do retransmissor do Muro.

Vales profundos cortam a montanha descendo até cerca de 250 metros de altitude, conduzindo abundantes águas ao leito encaixado de vertentes abruptas do rio Lima, características que justificaram o recente aproveitamento hidroeléctrico do Alto-Lindoso.

É uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, com neve até à Primavera e temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200mm.

Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

Castelo Afonsino (classificado monumento nacional), reconstruído por D. Dinis, em 1278, com baluartes e torre de menagem, alterado na época da Restauração.

Largo dos Espigueiros (classificado IIP), ao lado do castelo. Conjunto de espigueiros que vem sempre referido, com destaque e com gravura obrigatória, em todos os livros de arquitectura popular nacionais ou mundiais. Alguns dos espigueiros têm dois andares, sendo todos construídos em granito (mesmo os balaústres das aberturas) e encimados por cruzes ou signos de Salomão.

Na Igreja, construção simples de origem românica, muito alterada por recente remodelação, pode observar-se um prato de cobre lavrado, renascentista.

O soberano rei D. Dinis gostou tanto do castelo pela primeira vez que lá se deslocou, que repetiu a visita mais algumas vezes. Continua a lenda: "Tão alegre e primoroso o achou, que logo Lindoso se chamou".

O topónimo Lindoso poderia muito bem derivar desta lenda mas na verdade deriva de Limitosum, aparece pela primeira vez referido nas inquirições de 1258.

O concelho de Lindoso recebeu foral de D. Manuel em 5/10/1514, contava no séc. XVIII 151 vizinhos (fogos) e a freguesia era, do ponto de vista eclesiástico, uma abadia do padroado real.

Dos séc. XIV ao XVI forma alcaides do castelo os araújos, pois vieram desta família que era senhora da Terra de Araújo junto do lugar de S. Martin de Loleos, na fronteira portuguesa. As armas da família Araújo da Galiza, são descritas de formas muito diversas, mas em alguns dos escudos figura uma torre ou um castelo.

 

 

Copyright © 2008 Nuno Gonçalves