Fernando Venâncio

Fernando Venâncio nasceu em Mértola em 1944. Fez os estudos primários em Lisboa e os estudos secundários no Seminário da Falperra, em Braga. Cursou Filosofia em Vila Nova de Ourém e Teologia em Lisboa. Em 1970, fixa-se em Amsterdão, vindo a formar-se em Linguística Geral na universidade da capital holandesa em 1976. Iniciou dois anos depois actividade universidade no Departamento de Estudos Portugueses em Nimega. Transitou para a Universidade de Utreque em 1984, regressando em 1988 à Universidade de Amsterdão. Doutorou-se em 1995 com a dissertação Estilo e Preconceito. A Língua Literária em Portugal na Época de Castilho (Edições Cosmos, 1998). Traduziu do neerlandês a colectânea de poesia Uma Migalha na Saia do Universo (Assírio & Alvim, 1997) e Um Almoço de Negócios em Sintra de Gerrit Komrij (Asa, 1999). Tem colaborado como cronista e crítico literário em várias publicações, de que se destacam o JL, a revista Ler e Colóquio/Letras. Em 1999, publicou o seu primeiro romance: Os Esquemas de Fradique (Lisboa, Grifo). Em 2001, publicou o segundo romance: El-Rei no Porto (Porto, Edições, Asa). Outras obras: José Saramago: A Luz e o Sombreado (Campo das Letras, 2000), Maquinações e Bons Sentimentos (colectânea de crónicas, Campo das Letras, 2002), Objectos Achado - Ensaios Literários (Caixotim, 2002), Quem Inventou Marrocos: Diários de Viagem (Editora Ausência, 2004), Último Minuete em Lisboa (Assírio & Alvim, 2008).

Outras páginas sobre o autor:

• José Saramago: A Luz e o Sombreado
  • Recensão crítica ao romance Os Esquemas de Fradique